Não é possível sufocar · 04/10/2020 - 11h08

Como lidar com o calor intenso e a máscara durante a pandemia


Compartilhar Tweet 1



Com o aumento da temperatura neste início da primavera, muitos se queixam do uso da máscara como prevenção da covid-19, que dificultaria a entrada de ar, comprometendo a respiração. Porém, o infectologista Antonio Bandeira, da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), explica que não é possível sufocar com a máscara.

“As máscaras, especialmente as regulamentadas, como a cirúrgica e a n95, não têm nenhuma possibilidade de causar falta de ar. As máscaras de pano também não podem causar falta de oxigenação, mesmo a de 3 camadas, por mais que ela cole no rosto, pois não faz a vedação completa.”

Segundo ele, o que pode acontecer é um mal estar por conta da presença da máscara. “Não estamos acostumados, você transpira um pouco mais, o ar fica mais quente.”

Além disso, Bandeira afirma que pessoas que trabalham com o público, como recepcionistas, atendentes de consultórios e profissionais da saúde, devem usar, também, o faceshield, o escudo facial, que também protege os olhos.

“Ele é uma cobertura adicional, mas não elimina a necessidade da máscara. Se você espirrar, tossir ou mesmo falar, as gotículas e aerossóis podem passar por baixo da proteção.”


Comentários