Dolorosa para crianças e pais -

Como ajudar o bebê a superar a dor das vacinas: 7 dicas que irão aliviá-la

A época de vacinar o bebê pode ser muito dolorosa tanto para a criança quanto para os pais. Não só as agulhas como também o conteúdo das seringas causa dor momentânea que, algumas vezes, dura um pouco mais. No entanto alguns artifícios podem ajudar a aliviar os sintomas do neném.

Como aliviar a dor da vacina

Fiquem tranquilos

A tranquilidade dos pais pode ser transmitida para a criança. Com essa postura, você evita a ansiedade do bebê e até mesmo a dor, uma vez que os músculos ficam mais relaxados. Você pode ajudar ainda deixando o ambiente da vacina mais acolhedor e lúdico. Cante para os pequenos e, se já são mais grandinhos, você pode criar um jogo.

Compressa gelada

Caso a injeção tenha gerado dor, ou até antes de constatá-la, você pode aplicar um saco com gelo no local para impedir inflamações. Esta é uma medida analgésica que não interfere na ação do conteúdo da vacina. Lembre-se de não colocar o gelo diretamente sobre a pele, use uma toalha.

Massageie a região

Para aliviar a dor, você pode esfregar a pele do bebê delicadamente na região onde foi aplicada a injeção. Massagear a região antes da vacina também podem ajudar. 

Esteja presente

Abrace, beije e dê a mão para o seu filho. Mostre que ele está seguro em sua presença. Isso fará com que o momento da vacina não se torne uma lembrança traumática, facilitando as próximas vezes.

Alimente a criança

Amamentar o bebê durante a vacinação pode diminuir a sensação de dor, já que a mente está focada na alimentação e não na sensação causada pela agulha. Caso não seja possível, o ideal é alimentá-lo logo após a vacina, mas nunca antes já que a criança pode vomitar durante a injeção se estiver com o estômago cheio.

Dois em um

Converse com o médico sobre a possibilidade de aplicar mais de uma vacina na mesma visita. Assim, você evita mais dias de sofrimento ao seu bebê.

Medique apenas com orientação médica

Mesmo com a dor ou até sintomas como febre, o ideal é não medicar a criança sem autorização médica. Segundo um estudo, o uso de paracetamol, por exemplo, pode diminuir a eficácia da vacina. Por isso, o ideal é buscar por métodos que não interfiram na ação da substância.

Fonte: VIX.com

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco