Comuns durante a idade reprodutiva -

Cisto no ovário: o que é, tipos, sintomas e tratamento

Nesta semana, a influenciadora e modelo Hailey Bieber compartilhou que sofre de dores e inchaço causados por um cisto do tamanho de uma maçã no ovário. A notícia acendeu um alerta sobre o problema enfrentado por muitas mulheres. Com informações do Metrópoles.

A presença de um cisto no ovário pode ocorrer em qualquer momento da vida e nem sempre manifesta sintomas característicos. As formações são mais comuns durante a idade reprodutiva e acontecem por fatores como desregulação hormonal e genética, histórico familiar e infecções pélvicas graves.

Os cistos nos ovários geralmente são pequenos e inofensivos, desaparecendo dentro de algumas semanas. Por isso, algumas mulheres nem mesmo notam que existe um problema até identificarem o cisto em um exame de ultrassom. Mas, em alguns casos, a presença deles pode estar acompanhada de dores intensas.

O ginecologista Thiers Soares, especialista em cirurgias ginecológicas, afirma que é raro as pacientes manifestarem algum sintoma fora do habitual durante o ciclo menstrual. Mesmo assim, é importante estar alerta a alguns sinais.

Comentários