Substância anti-inflamatória -

Cientistas desenvolvem pomada que promove a rápida regeneração de feridas

Cientistas da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, desenvolveram um creme inovador à base de melanina sintética, capaz de reparar os danos diários causados à pele, como exposição ao sol, toxinas ambientais e feridas. Com informações doR7.

Foto: Reprodução

Os resultados dessa pesquisa foram publicados na Revista de Medicina Regenerativa. A melanina, responsável pela pigmentação da pele, olhos e cabelos em humanos e animais, desempenha um papel crucial na proteção contra os efeitos nocivos dos raios solares. Ela responde à luz solar aumentando a coloração e neutraliza os radicais livres em reação à poluição ambiental e exposição, fatores associados ao envelhecimento da pele e potencial desenvolvimento de câncer.

Diante desses desafios, os cientistas criaram uma forma sintética de melanina que pode ser aplicada diretamente sobre feridas, acelerando o processo de cicatrização, tanto localmente quanto de forma sistêmica. Essa inovação revela-se eficaz tanto para queimaduras solares quanto para queimaduras químicas.

O método empregado pelos pesquisadores envolveu a criação de nanopartículas sintéticas de melanina, otimizando sua capacidade de neutralização de radicais livres. Em um experimento, os cientistas induziram bolhas em uma amostra de pele humana utilizando um produto químico, resultando na separação das camadas superficiais da pele.

Fonte: R7

Comentários

Trabalhe Conosco