Referência de politraumatismo · 29/11/2021 - 15h52

Central de Transplantes realiza capacitação para profissionais do HUT


Compartilhar Tweet 1



A Central Estadual de Transplantes do Piauí capacitou profissionais de saúde do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), para implantação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.

O HUT foi escolhido por ser a unidade de saúde de referência para politraumatismo e pacientes neurocríticos, como explica a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Piauí, Lourdes Veras. “Não poderíamos trabalhar com o processo de doação sem incluir este hospital de urgência, pois é o local onde mais acontece a capitação de órgãos no estado e quanto mais profissionais desta unidade capacitados para este processo, mais vidas podemos salvar”, reforça a médica.

De acordo com a legislação vigente sobre doação de órgãos e tecidos, todos os hospitais públicos, privados e filantrópicos com mais de 80 leitos devem ter uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, que são responsáveis por organizar o hospital para que seja possível detectar prováveis doadores.

“Esperamos agora um número maior de notificações e doadores, tanto de córnea como de múltiplos órgãos, além de um avanço no diagnóstico de morte encefálica, que é uma oportunidade que as famílias têm para decidir sobre a doação de órgãos. Com isso vamos conseguir diminuir nossa fila de espera por um órgão em nosso estado”, destaca a coordenadora.


Fonte: Governo do Piauí

Comentários