Caminhões da Mamografia já realizaram mais de 48 mil exames em 129 municípios
O programa de realização de exames de mamografia em caminhões adaptados, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em todo o Piauí, alcançou a impressionante marca de 48.333 exames realizados em 129 municípios. Atualmente, esses veículos estão oferecendo atendimento às populações de Barras, União, Canto do Buriti, João Costa e Elesbão Veloso.
Nesta terça-feira (26/09), o serviço inicia em Alvorada do Gurgueia e Palmeira do Piauí, no dia 27 em Campo Alegre e no dia 29 em Colônia do Gurgueia.
Os caminhões adaptados se apresentam como um reforço para os serviços de saúde voltados para as mulheres, uma vez que a mamografia é essencial para o diagnóstico precoce de problemas de saúde nas mamas, possibilitando a identificação precoce de alterações como calcificações, nódulos e tumores, que podem ser malignos ou benignos.
Para ter acesso ao serviço dos caminhões de mamografia as mulheres devem procurar a atenção básica do seu município, para que seja realizado o encaminhamento e agendamento do exame. O serviço é voltado para mulheres com idade entre 40 a 69 anos.
“Esses exames são essenciais para ajudar na prevenção ao câncer de mama", destacou o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Câmpelo.
Cada unidade adaptada tem capacidade de realizar 80 exames de mamografias por dia, o que representa um total de 480 exames diários quando somados todos os veículos. Assim que os resultados dos exames são disponibilizados, os mesmos são encaminhados às secretarias municipais para que os médicos dos municípios façam o encaminhamento adequado de cada paciente que teve acesso ao serviço.
Fonte: AsCom/Sesapi