Pesquisa em 30 países -

Brasileiros foram os que mais engordaram durante a pandemia, aponta pesquisa

Mais da metade (52%) dos brasileiros engordou durante a pandemia. É o que revela uma pesquisa realizada com pessoas de 30 países pelo Instituto Ipsos. Mas não é só isso. Os brasileiros foram os que engordaram mais. As informações são do O Livre. 

No restante dos países pesquisados, cerca de 31% da população ganhou peso. A média de quilos adquiridos durante a pandemia foi de pouco mais de 6kg. Já no Brasil, esse número foi de 6,5kg no mesmo período.

A pesquisa apontou possíveis causas desse ganho de peso: 29% dos brasileiros disseram ter diminuído a frequência de exercícios físicos e 14% afirmaram estar consumindo mais bebidas alcoólicas.

Esteticista cosmetóloga Albenita Jalles acredita que o resultado é um reflexo da maneira como os brasileiros abordaram o novo conjunto de circunstâncias trazido pela pandemia.

“Um dos muitos desafios da covid-19 foi a alteração abrupta nas programações do dia a dia. As pessoas começaram a trabalhar em casa, em muitos casos acompanhadas pelos filhos. Além disso, centros recreativos, academias e parques permaneceram parcial ou totalmente fechados, o que também restringiu as rotinas de exercícios. Para muitos, os níveis de estresse e ansiedade dispararam. Cozinhar, comer e beber se tornaram os principais meios de recompensa”, ela diz.

“Quando o ambiente e a rotina mudam, você pode usar isso como uma oportunidade para dizer ‘vou beber em casa’ ou ‘eu mereço me tratar bem nesses tempos realmente difíceis’. Por isso, a mentalidade é tão importante”, ela completa.

Reflexo do estresse

A especialista lembra ainda que o estresse é um potencializador desse ganho de peso, mesmo entre as pessoas que tentaram manter uma rotina mais saudável.

“O corpo sente o estresse e não perde calorias, porque pensa que precisa de energia para fugir ou lutar”.

E sobre tentar recuperar o corpo de antes, ela lembra que o processo precisa levar em consideração a saúde.

“Não se trata de buscar o bem-estar momentâneo, mas o equilíbrio, por isso, é preciso  ajuda de uma equipe profissional: nutricionistas a psicólogos. A obesidade e a compulsão alimentar, por exemplo, têm causas multifatoriais. Logo, é preciso cuidar não só do físico como também do emocional. Entender quais são os seus gatilhos e traçar um plano de ação. Não é uma jornada fácil”.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco