Delícia na mesa -

Benefícios do chocolate: saiba como inseri-lo na alimentação diária de forma saudável

Foto: Getty Images

O chocolate é um dos doces mais apreciados globalmente. Neste domingo (07/07), é comemorado o Dia Mundial do Chocolate, uma data que remonta à chegada do produto à Europa pelos espanhóis no século 16, quando o chocolate ficou conhecido como "ouro negro". Mas será que o chocolate faz bem ou mal à saúde?

Para alegria dos “chocólatras”, o chocolate, quando consumido com moderação, pode trazer diversos benefícios à saúde e integrar uma dieta equilibrada. Segundo a médica nutróloga Andrea Pereira, cofundadora do Instituto Obesidade Brasil, o chocolate contém antioxidantes importantes, especialmente na versão amarga, que possui maior teor de cacau.

O chocolate amargo é benéfico para a saúde cardiovascular devido aos flavonoides presentes no cacau. “Os chocolates amargos (com mais de 50% de cacau) têm maior potencial para oferecer benefícios cardiovasculares, desde que aliados a uma alimentação equilibrada e prática de atividade física”, afirma Renata Cristina Taveira Azevedo, nutróloga do HSPE. Além disso, ele promove sensação de bem-estar devido ao triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, hormônio que regula humor, sono e apetite.

Para inserir o chocolate na dieta de forma saudável, é essencial escolher a melhor opção e consumi-la moderadamente. “Não é aconselhável ingerir uma barra inteira por dia. Sugiro consumir cerca de 20 a 25 gramas de chocolate amargo por dia, equivalente a dois ou três quadradinhos de uma barra”, recomenda Cristiano Merheb, médico especialista em emagrecimento e vida saudável. Ele também alerta que o consumo deve ser moderado e não próximo à hora de dormir para evitar interrupções na qualidade do sono.

Fonte: CNN

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco