“Foi de um dia para o outro” -

Após uso incorreto de lente de contato cantora fica cega de um olho

A cantora Simone Ribeiro, de 53 anos, lamentavelmente perdeu a visão de um dos seus olhos devido ao uso inadequado de lentes de contato. Ela relata o impacto devastador desse episódio, lembrando como a cegueira ocorreu de forma repentina. Com informações do Metrópoles.

Foto: Reprodução

Simone descobriu que precisava de correção visual em sua vida adulta, porém, não estava satisfeita com sua aparência ao usar óculos. Em busca de uma alternativa estética, ela optou por lentes de contato. Infelizmente, negligenciou os cuidados necessários de higiene e, em outubro do ano passado, contraiu uma bactéria extremamente agressiva.

"Eu dormia com as lentes, mantinha a mesma lente por cinco meses seguidos. Pingava soro fisiológico diretamente no olho e não percebia a gravidade disso", relata a cantora.

De acordo com a oftalmologista Nubia Vanessa, do CBV-Hospital de Olhos, muitos usuários de lentes de contato ainda não estão cientes da importância dos cuidados necessários para o uso dessas lentes. A especialista adverte que a utilização inadequada pode resultar em infecções graves e até mesmo na perda da visão, em casos mais extremos.

A oftalmologista ressalta que, ao surgirem sintomas como vermelhidão, irritação, visão turva ou desconforto nos olhos, é crucial remover imediatamente as lentes e procurar um médico. "Os usuários de lentes de contato devem fazer consultas regulares para garantir uma visão saudável e evitar complicações", enfatiza Nubia.

Simone compartilha sua experiência com uma úlcera na córnea que resultou na perda de visão em um de seus olhos. Ela recorda o momento em que notou que seu olho direito estava verde e, gradualmente, tornou-se branco. Com dificuldades para enxergar, buscou atendimento de emergência no Hospital de Base, onde foi alertada sobre a possibilidade de necessitar de uma prótese ocular.

O diagnóstico revelou uma úlcera de córnea, e Simone passou por um tratamento de cinco meses com antibióticos personalizados para eliminar a bactéria. Embora a úlcera tenha sido tratada com sucesso, a perda de visão permaneceu.

Atualmente, a cantora está na lista de espera para um transplante de córnea, mas a fila para esse procedimento avança lentamente. Ela mantém a esperança de encontrar um doador compatível e, caso isso ocorra, terá uma chance de 90% de recuperar sua visão. A fila de transplante de córneas no Brasil é a segunda maior do país, com cerca de 25 mil pessoas aguardando essa oportunidade.

Fonte: Metrópoles

Comentários

Trabalhe Conosco