Novo aroma · 01/07/2022 - 14h23

Alguns vírus fazem humanos terem cheiro mais gostoso para os mosquitos


Compartilhar Tweet 1



Alguns vírus, como o da zika e da dengue, alteram o cheiro de camundongos e humanos que infectam, para que o novo aroma seja como um “perfume” e atraia os mosquitos. Dessa forma, eles conseguem fazer mais “vítimas”. As informações são do Metrópoles.

    Reprodução

Um estudo de uma equipe de pesquisadores na China suspeitava que a dengue e o zika pudessem manipular os hospedeiros de alguma forma para atrair os insetos certos.

Já havia sido demonstrado anteriormente que tanto a malária quanto a inflamação geral podem mudar o cheiro das pessoas. Os cientistas pensaram então que a infecção viral por dengue e zika poderia fazer a mesma coisa.

Atraídos pelo cheiro

Primeiro, a equipe testou se os mosquitos mostravam preferência por camundongos infectados. E, de fato, quando os mosquitos receberam uma escolha de camundongos saudáveis ​​ou camundongos doentes com dengue, os mosquitos foram mais atraídos pelos camundongos infectados com dengue.

Depois, eles analisaram as moléculas fedorentas na pele de camundongos infectados e saudáveis. A pesquisa, revisada por pares, identificou várias moléculas que eram mais comuns em animais infectados e as testaram individualmente.

PostMídia: (86) 9 8803-2794

Comentários