Confira os detalhes! -

Alepi reforça campanha Novembro Azul para conscientização sobre a saúde masculina

A Lei 6976/17 incluiu no Calendário Oficial do Piauí  a campanha do Novembro Azul com o objetivo de reforçar a importância dos homens cuidarem melhor de sua saúde. A data faz referência ao dia 17/11, que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, mas a conscientização se amplia a cada ano para englobar todas as questões relacionadas à saúde masculina.

A ampliação dos enfoques do Novembro Azul é uma política pública adotada em todos os níveis federativos, como explica a coordenadora Estadual de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, Luciana Sena: “Esse ano o Ministério [da Saúde] lançou um documento orientador focando de novo na questão da integralidade da assistência. Foca também na importância do diagnóstico precoce e do câncer de próstata. Ele sugere trabalhar um tema da saúde sexual e reprodutiva, principalmente a questão do acesso aos métodos contraceptivos que o homem pode acessar e compartilhar com a parceira e também a questão voltada para as ISTs, que são as infecções sexualmente transmissíveis”. Ela acrescenta as preocupações voltadas à saúde psicológica e o combate ao tabagismo.

O líder da bancada do Governo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Dr. Vinícius (PT) explica a importância da campanha: “O Novembro Azul é um movimento de conscientização importante para lembrar os homens que também precisamos cuidar da nossa saúde. Ir ao médico regularmente, sem deixar nada para depois”. 

Foto: Reprodução/ AlepiCampanha implanta a partir de Lei aprovada na Alepi amplia atenção a doenças

Ele lembra que, quando foi diretor do Hospital Infantil Lucídio Portela, buscou estimular o cuidado com os homens desde crianças. “Lançamos uma campanha chamada Novembrinho Azul, que incentiva os meninos a se cuidarem desde cedo, prevenindo o surgimento de doenças na fase adulta. Sabemos que os homens ainda evitam consultas médicas regulares, o que pode agravar doenças como o câncer, mas quando diagnosticadas precocemente, as chances de cura são muito maiores”, explica o parlamentar. O sucesso da campanha fez com que ela fosse incluída no calendário oficial de oito estados e na Câmara Federal.

No entanto, a atenção ao câncer de próstata ainda é importante para a saúde masculina. A recomendação é que os urologistas continuem sendo procurados e, caso necessário, façam os exames que possibilitam um diagnóstico da doença. Um dos procedimentos utilizados é o de PSA (Antígeno Prostático Específico) que utiliza uma pequena amostra de sangue. A Lei 5.796/08 garante que esse teste seja realizado gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Em outros dois momentos, a Alepi reforçou a necessidade de maior atenção aos portadores de câncer de próstata. A Lei 6.645/15 garante a essas pessoas a gratuidade no transporte público intermunicipal. Os piauienses devem procurar as empresas para consultar a disponibilidade de vagas. Já durante a pandemia do coronavírus, a Lei 7.689/21 incluiu essa parcela da população como prioritária na vacinação.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco