• Secretaria de Assistência Social realiza colônia de férias para crianças do SCFV

    A prefeitura municipal de São Pedro do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu durante os dias 26 e 27 de julho a primeira colônia de férias para as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

    Com a administração da secretária Ana Thaysa, a colônia de férias teve como objetivo trabalhar a interação entre os usuários do SCFV Jovem da zona urbana e rural, fazendo com que os usuários fortaleçam seus vínculos de amizade.

    Foi abordado o trabalho em equipe, ressaltando que para se atingir o objetivo desejado é necessário determinação e dedicação entre os membros e que seus esforços estejam direcionados para um único propósito, um só objetivo. Também foi trabalhada a competição saudável que independente dos resultados, todos são vencedores.

     

     

  • Ex-prefeito de São Pedro da Água Branca terá que ressarcir mais de R$ 500 mil ao erário

    A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão manteve sentença da comarca de Imperatriz, que condenou o ex-prefeito de São Pedro da Água Branca, Nerias Teixeira de Sousa, ao pagamento de R$ 582 mil a título de multa civil e ressarcimento aos cofres públicos.

    Pela decisão, ficam também indisponíveis os bens que se encontram atualmente em nome do ex-prefeito e aqueles que se encontravam durante o exercício de 2000, quando exercia o cargo. Ele teve ainda seus direitos políticos suspensos por cinco anos e está proibido de contratar com o Poder Público pelo mesmo prazo.

    A condenação se deu em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público, que acusou Nerias Teixeira de Sousa de cometer atos de improbidade administrativa e pediu a reparação de danos causados ao erário público.

  • Deputado pede Viva Internet para São Pedro da Água Branca

    O deputado Hélio Soares (PMDB) apresentou indicação na Assembleia Legislativa pedindo que a governadora Roseana Sarney determine a instalação do Programa ‘Viva Internet’, rede via wi-fi, no município de São Pedro da Água Branca, reafirmando a política de acesso gratuito à internet como um direito dos cidadãos maranhenses, reduzindo a exclusão digital no Estado.

    O parlamentar esclareceu que o Programa ‘Viva Internet’ está sob a gestão da Secretaria de planejamento e Orçamento (Seplan), e integra as ações do programa de investimentos denominado ‘Viva Maranhão’, idealizado pela governadora Roseana Sarney para modernizar e ampliar, com recursos do BNDES, os serviços da tecnologia da informação e comunicação.

  • MPMA obtém condenação de réus por desvio de dinheiro e compra de votos

    O Ministério Público do Maranhão (MPMA) conseguiu a condenação de cinco pessoas envolvidas no desvio de verbas públicas e na compra de votos na cidade de São Pedro da Água Branca(a 700km de São Luís). Em sentença proferida no último dia 14, o juiz eleitoral Delvan Tavares condenou o ex-prefeito Idelzio Gonçalves de Oliveira (o Juca), Edilane Pereira do Nascimento (esposa do ex-prefeito e secretária de Educação no município à época), Thallis Gonçalves de Oliveira (filho do ex-prefeito), Jaider Barbosa Duarte e Maria Betânia dos Santos Duarte pelos crimes de apropriação/desvio de verbas públicas e corrupção eleitoral.

    O crime foi cometido nas eleições municipais de 2008 e foi descoberto por causa de uma operação da Polícia Federal, chamada de Abutre Eleitoral.

  • Justiça regulamenta o acesso de crianças e adolescentes em espetáculos públicos

    O juiz Delvan Tavares Oliveira divulgou esta semana uma portaria na qual disciplina o acesso e a presença de crianças e adolescentes em espetáculos públicos, locais de jogos, e em locais de consumo de bebida alcoólica na comarca de São Pedro da Água Branca. O juiz é titular da Vara da Infância e Juventude de Imperatriz, e responde pela Vara Única daquela comarca. Ele levou em consideração a necessidade de adotar medidas protetivas, para evitar o cometimento de atos infracionais por crianças e adolescentes e evitar, também, que eles sejam vítimas de crimes.

    “A frequência de menores a esses locais é considerável, daí essa portaria para regulamentar o acesso. Esses locais contribuem, de certa maneira, prejudicando a formação do caráter e da personalidade da criança e do adolescente”.

  • Comefc realiza audiência em São Pedro da Água Branca

    Dando continuidades as ações realizadas pelo Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (COMEFC), será realizado na próxima segunda-feira (24) uma audiência pública no município de São Pedro da Água Branca (783 km distante da capital São Luís), na Câmara Municipal, a partir das 14h. O objetivo da audiência é compartilhar com as comunidades e gestores de 23 cidades maranhenses os problemas enfrentados em suas regiões.

    O COMEFC foi criado para exigir o pagamento das compensações que devem ser destinados aos municípios impactados pela Estrada de Ferro Carajás no Maranhão. Apesar de ser convidada para todas as reuniões estruturadas pelo consórcio, a VALE S.A nunca se pronunciou sobre os questionamentos.

  • Marcado julgamento do ex-prefeito de São Pedro d’Água Branca

    A juíza titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Imperatriz, Suely de Oliveira Santos Feitosa, definiu a pauta do 2º Tribunal do Júri, 1ª reunião ordinária, com quatro julgamentos.

    Entre os julgamentos dessa 1ª pauta, consta o do ex-prefeito Ildézio Gonçalves de Oliveira, o “Juca”, e da ex-primeira dama, Edilane Pereira do Nascimento. O julgamento está marcado para o dia 25 de abril.

    O ex-prefeito e a ex-primeira dama do município de São Pedro d’ Água Branca são acusados de ser os mandantes do assassinato
    do ex-secretário do Meio Ambiente daquele município, Osmar Luna Peixoto, fato ocorrido no dia 10 de setembro de 2007.

    Juca e Edilane chegaram a ser presos, após as investigações feitas pela delegada Nilmar da Gama apontarem que eram os mandantes do crime.

Trabalhe Conosco