Compartilhar Tweet 1



Uma moto modelo Honda/CG 125 FAN, ano 2007, de cor preta e placa LVO-7654, que foi furtada nesta quinta-feira, (08/11), em frente a Companhia da Polícia Militar de São Miguel do Tapuio, foi localizada agora a pouco por policiais militares que realizavam diligencia pela cidade.

O veículo segundo o Capitão Cruz, comandante de policia militar no município, foi localizado nas proximidades de um local denominado boca do lixo, no centro da cidade. Um suspeito que não estava com a motocicleta, será conduzido pra esclarecimentos na Delegacia de Policia Civil de Castelo do Piauí.

 

 


Fonte: Portal Samita
Comentar
Garupa está ferido · 07/11/2018 - 17h06 | Última atualização em 07/11/2018 - 17h18

Jovem de 17 anos morre em acidente de moto em São Miguel do Tapuio


Compartilhar Tweet 1



A Unidade Escolar Dona Rosaura Muniz Barreto suspendeu as aulas, desta segunda-feira (05/11), em virtude da morte do jovem João Ruan Cardoso Alves, de 17 anos de idade, morto em um acidente de motocicleta na noite da sexta-feira (02/11). O jovem estava viajando para a cidade de Assunção do Piauí, que fica a 54 km da cidade de São Miguel do Tapuio. As aulas normalizaram na terça-feira.

João Ruan viajava com um garupa quando perdeu o controle da moto e caiu. Ambos foram socorridos e levados ao Hospital Estadual José Furtado de Mendonça em São Miguel do Tapuio, mas João Ruan não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ao dar entrada na unidade de saúde. O jovem da garupa teve escoriações pelo corpo e segue em observação.

 


Fonte: Campo Maior em Foco
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 5.561 votos e 58,16% dos votos válidos.


Para o Senado, Ciro Nogueira teve 7.309 votos e 40,32%. E Marcelo Castro teve, em São Miguel do Tapuio, 4.865 votos e 28,84% dos votos válidos. 


Os três primeiros colocados para deputado federal, em São Miguel do Tapuio, foram: Flavio Nogueira com 2.023 votos (19,65 %). Capitão Fabio Abreu com 1.156 (11,23%) e Julio Cesar com 717 votos (6,96%).


Os três primeiros colocados para deputado estadual, em São Miguel do Tapuio, foram: Julio Arcoverde 2.681 votos (25,00%); Georgiano com 787 (7,60%); e Dr. Francisco Costa teve 262 votos (2,63%).

 

 

Comentar
Em São Miguel do Tapuio · 18/10/2018 - 13h36 | Última atualização em 18/10/2018 - 17h39

Polícia Militar prende homem com arma de fogo e drogas em São Miguel do Tapuio


Compartilhar Tweet 1



Policiais da 2ª Companhia de Polícia Militar/15º BPM de São Miguel do Tapuio, sob o comando do capitão Cruz, prenderam na manhã desta quarta-feira (17/10), um homem identificado como Antônio Cícero dos Santos, vulgo Cicinho, portando uma arma e certa quantidade de droga.

De acordo com o comandante do policiamento do município, Capitão Cruz, a prisão do individuou aconteceu volta das 06h. Com Cicinho a PM apreendeu certa quantidade de maconha e um revolver calibre .38 com cinco munições.

Após a prisão o indivíduo foi conduzido pelos policiais para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Castelo do Piauí, para realização dos procedimentos legais.

 


Fonte: Portal Samita
Comentar

Reavivar a fé cristã. Reviver memórias. Inspirados pela busca do autoconhecimento, piauienses de Aroazes e Valença realizaram a Cavalgada da Missão neste 29 de setembro de 2018.

A cavalgada reúne uma série de eventos que tem objetivo maior conhecer e divulgar como se deu a formação de nossa sociedade nos anos de 1600 e 1700. A partir deste período, a presença dos bandeirantes, os conflitos com os índios, a chegada dos jesuítas, a formação das fazendas de gado, a vinda dos africanos escravizados para a mão-de-obra, certamente promoveram a transformação da região criando um palco de acontecimentos sociais que, apesar de tão marcantes, foram se apagando com o tempo e que precisam ser resgatados.

Com o envolvimento da população, a Cavalgada da Missão ganha sua importância no calendário turístico do Piauí. É uma festa religiosa que ajuda a colorir a cidade de Aroazes em um clima de confraternização.

Confira mais aqui

 


Fonte: Notícias 180
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Rio São Vitor. Você conhece este rio? Segundo pesquisas e o testemunho dos organizadores da Cavalgada da Missão este é o nome original do que hoje conhecemos por Rio Sambito. O nome atual, portanto vem a ser uma corruptela popular de São Vitor, ou seja, ao longo dos anos o nome foi se transformando até chegar ao atual Sambito.

Pois bem, no vale do Rio Sambito habitavam as sete aldeias dos índios da etnia Aroaque. A entrada dos Bandeirantes para a ocupação da região causou o massacre e a quase extinção dos índios da região. Os sobreviventes que habitavam estas sete aldeias, tidos como “pacificados” foram unidos no mesmo povoamento pela ação da Missão Jesuítica liderada pelo Padre Gabriel Malagrida.

Para ocupar e tornar a colônia produtiva, a coroa portuguesa mandou instalar as primeiras fazendas de gado na região. Daí a necessidade de “catequizar” os índios para formar a mão de obra.

Veja a matéria completa 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Capitaneado pelo desembargador federal Dr. Carlos Brandão, os piauienses estão “escavando” o passado histórico do Piauí de 300 anos atrás. Portugueses se embrenhando nas profundezas dos sertões nordestinos se depararam com os “índios”.

O enfrentamento foi brutal por décadas até que, por volta de 1729, o Padre Gabriel Malagrida, numa missão jesuítica, aldeou os índios Aroazes às margens do Rio Sambito, promovendo um período de pacificação, podendo assim, dar-se o início da instalação as primeiras fazendas de gado que viriam a transformar o Piauhy no maior produtor de carne bovina do Brasil Colônia, segundo informações do desembargador José de Ribamar Oliveira, um dos apoiadores do movimento.

Os jesuítas ergueram na região vários templos sendo que, de um deles, ainda existe uma pedra que está no centro do hoje município de Aroazes.

Conheça mais da história clicando aqui

 

Comentar

Pelo segundo ano seguido, será realizada a Cavalgada da Missão em Aroazes. O evento acontecerá neste sábado (29/09), com aclamação de Nossa Senhora, a representação do Auto da Imaculada, a Virgília das Luzes, com percurso feitos em hinos e hosanas até o largo da Matriz, onde ocorre o encontro entre Nossa Senhora e sua mãe Santa Anna, sob inspiração do Divino Espirito Santo.

A cavalgada é, ao mesmo tempo, uma jornada religiosa e a rememoração dos eventos históricos que ocorreram no período do Brasil Colônia. 

Segundo o desembargador Carlos Brandão, um dos entusiastas da Cavalgada, trata-se de "uma espécie de levante do sertão brasileiro, e de resgate das nossas tradições. A região dos Aroazes (região valenciana) guarda como um sacrário do patrimônio imaterial brasileiro, tradições militares e espirituais do catolicismo dos séculos XVII-XVII. Estamos revivendo nossa história. Daí, a grande importância da Cavalgada".

Clique e veja mais

 

Comentar
Dias 27, 28 e 29 de setembro · 24/09/2018 - 12h54 | Última atualização em 24/09/2018 - 16h39

Aroazes convida a população de São Miguel do Tapuio para participar da Cavalgada da Missão


Compartilhar Tweet 1



A Cavalgada da Missão será realizada pelo município de Aroazes, nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Toda a população de São Miguel do Tapuio e cidades do entorno estão convidadas para o momento.

O evento celebra a formação de um dos primeiros aldeamentos do Piauí, marcada pela presença do bandeirante Domingos Jorge Velho, por volta da segunda metade dos anos 1600, na ocupação dos vastos sertões nordestinos.

O evento traz a marca da religiosidade do povo piauiense. É um resgate da transformação do aldeamento, em 1725, em um Missão Jesuítica, por obra do Padre Gabriel Malagrida, quando os religiosos instalaram-se no lugar com a finalidade de catequizar os habitantes da região.

Resistem ao tempo muitos vestígios dessa história adormecida. Uma pedra do templo construído pelos jesuítas está no centro da cidade. Mas, o que se há de mais valioso é a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida e conservada.

Clique e veja a programação completa

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



No último dia 06 de agosto, o professor Ernandes Soares Araújo, que é natural de São Miguel do Tapuio defendeu sua dissertação de Mestrado em Gestão Pública pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Com um longo currículo, o professor Ernandes, agora Mestre em Gestão Pública UFPI, é graduado em letras/Inglês e Letras/Espanhol pela UESPI e bacharel em Teologia pela FAEPI. Possui especialização em Gestão Escolar e Tecnologias da Educação.

Trabalha como professor efetivo pelo Estado do Piauí e Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí. É coordenador dos cursos de graduação EAD das faculdades INTA, FAEPI E FAMEP nas cidades de Castelo do Piauí, São Miguel do Tapuio, Assunção do Piauí e Buriti dos Montes.

Com o título A PARTICIPAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BURITI DOS MONTES NOS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, a dissertação foi defendida na sala de vídeo 02 no prédio do CCHL – UFPI às 15h.

 

 


Fonte: Portal Samita
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O empresário Nilton Cesar Alves Nogueira, de São Miguel do Tapuio,  o “Cesar do Dezim”, sofreu uma tentativa de homicídio na noite da dessa quarta-feira (01/08), por volta das 19h30.

Conforme relatos de populares, um indivíduo desconhecido de todos na cidade e conduzindo uma moto modelo Broz, cor branca, seguiu o empresário que vinha em seu carro trafegando pelo centro da cidade, quando, ao tentar parar o veículo em frente uma residência foi alvejado por disparos de arma de fogo.

Ao ser baleado, ainda de acordo com populares, o empresário foi socorrido e levado para atendimento médico no hospital local José Furtado de Mendonça, em seguida transferido para uma Unidade de Saúde na capital do Piauí, Teresina (PI). O hospital de São Miguel do Tapuio não divulgou o estado de saúde da vítima.  

Após efetuar os disparos contra o empresário, o acusado fugiu na motocicleta.

O empresário Cesar, ainda de acordo com a polícia,foi submetido a uma cirurgia.

    Fotos: Reprodução

 

 


Fonte: Portal Tapuio Notícias
Comentar

Compartilhar Tweet 1



De acordo com informações divulgadas na ultima terça-feira (10/07), pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pecuária da prefeitura de São Miguel do Tapuio, os agricultores do município que aderiram ao programa na Safra 2016/2017, não receberão o seguro, pois não foram comprovadas perdas agrícola superior a 50% da safra, como determina a Lei.

As perdas agrícolas são comprovadas com base em informações dos laudos de vistoria realizadas por técnico agrícola, penalização hídrica do INMET, índice de suprimento de água para o crescimento vegetal – ISACV/CEMADEN e informações agrícolas do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias - GCEA/IBGE.

 


Fonte: Portal Samita
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O acusado de assassinar cinco pessoas em 30 de outubro de 2014, Clewilson Vieira Matias, conhecido como Chiê, na comunidade Palmeira de Cima, zona rural do município de São Miguel do Tapuio, foi condenado a pena definitiva de 112 anos de reclusão devendo ser cumprida inicialmente em regime fechado.

A decisão, do Tribunal Popular do Júri foi divulgada por volta das 20h30min desta terça-feira (26/06), pelo Juiz de Direito da Comarca de Castelo do Piauí, Dr. Leonardo Brasileiro, que em carácter excepcional assume pela Vara Única da Comarca de São Miguel do Tapuio.

De acordo com a sentença, Clewilson foi condenado a 24 anos de reclusão pelo assassinato de Juvêncio dos Reis da Silva, 22 anos pelo assassinato de Sidney Tavares Silva, 22 anos pelo assassinato de Maria Moreira do Nascimento, 22 anos pelo assassinato de Roberto Brito Bastos Crisóstomo e 22 anos pelo assassinato de Cláudio Barros de Oliveira.

 

 


Fonte: Portal Samita
Comentar
Em São Miguel do Tapuio · 26/06/2018 - 10h47 | Última atualização em 26/06/2018 - 11h44

Começa o julgamento do acusado de chacina no fórum da cidade


Compartilhar Tweet 1



Começa nesta terça-feira (26/06) no Fórum Milton Evaristo de Paiva, o julgamento de Clewilson Vieira Matias, conhecido como Chiê, acusado de cometer uma chacina que, em 30 de outubro de 2014, deixou cinco pessoas mortas na comunidade Palmeira de Cima, zona rural do município de São Miguel do Tapuio.

As vítimas foram Juvêncio dos Reis da Silva (líder comunitário), Sidney Tavares Silva (estudante/neto de Juvêncio), Maria Moreira do Nascimento (esposa do acusado), Roberto Brito Bastos Crisóstomo (professor de informática da rede municipal) e Cláudio Barros de Oliveira (comerciante / compadre do acusado).

Ação penal que será decidida pelo Tribunal Popular do Júri composto por sete pessoas e tem como autor o Ministério Público do Estado do Piauí. A instalação dos trabalhos do Júri aconteceu agora a pouco, na sala das Audiências do Fórum local.

 

 


Fonte: Portal Samita
Comentar
Nesta quarta-feira (03/01) · 03/01/2018 - 09h13 | Última atualização em 03/01/2018 - 10h08

Agência dos Correios de São Miguel do Tapuio é invadida por bandidos durante a madrugada


Compartilhar Tweet 1



A agência dos Correios de São Miguel do Tapuio, cidade localizada a 227 km da capital Teresina, foi invadida por bandidos armados na madrugada desta quarta-feira (03/01). Segundo informações de populares, o fato aconteceu por volta das 3h.

De acordo com o Capitão João da Cruz da 2ª Companhia de Polícia Militar/15º BPM de São Miguel do Tapuio, ele recebeu uma ligação do setor de monitoramento dos correios,  por volta das 3h07, informando sobre o acontecido e que de imediato uma viatura se deslocou para o local, entretanto, nenhum elemento foi encontrado.

Segundo informações do Portal Samita, A única informação que se tem até o momento é de que pelo menos quatro bandidos participaram da ação e que teriam usado um veículo modelo Sedan de cor prata, com placa não identificada.

    Foto: Portal Samita

 


Fonte: Portal Samita
Comentar
Suspeito seria seu companheiro · 20/11/2017 - 14h11 | Última atualização em 20/11/2017 - 16h51

Em São Miguel do Tapuio, mulher é assassinada a golpes de foices


Compartilhar Tweet 1



Uma mulher identificada como Samara Silva Vieira Lima, de apenas 22 anos, natural do município de Aroazes, foi morta a golpes de foice por volta das 7h do último domingo (19/11). Um crime bárbaro que chocou a Zona rural de São Miguel do Tapuio, município localizado a 227 km da capital, Teresina.

O crime ocorreu na localidade Mata Pasto, na região do Mendes, à 96 km da sede do município de São Miguel do Tapuio. Segundo populares, a mulher foi agredida a pedradas e em seguida assassinada com golpe de foice. O suspeito seria o próprio companheiro identificado como Julimar.

Ainda com informações de populares, devido ao profundo golpe na cabeça, a vítima teve perca de massa cefálica e faleceu no local do crime. Uma pessoa que não quis ser identificada, informou que o agressor tinha um histórico de violência contra a sua companheira, inclusive já teria tentado matá-la anteriormente.

 

 


Fonte: Portal Samita
Comentar
Para apresentações natalinas · 17/11/2017 - 11h11

Agenda cultural do Natal Campo Maior está recebendo inscrições


Compartilhar Tweet 1



Já estão abertas as inscrições para a agenda cultural do maior natal do Piauí, o Natal Campo Maior. Quem tiver interesse em se apresentar no palco do Natal com peças de teatro, musicais, corais, apresentações de danças, entre outros, pode se inscrever pelo WhatsApp (86) 9 9988-4905.

Com público estimado em mais de 20 mil famílias de todo o estado, Campo Maior receberá do dia 15 a 30 de dezembro, a Vila do Natal, espaço decorado para visitação totalmente gratuito na praça Valdir Fortes. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Campo Maior e da Secretaria Municipal de Turismo.

Foto: Divulgação

 


Fonte: Oxente
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O bando armado que explodiu o Banco do Brasil de São Miguel do Tapuio, na madruga do ultimo sábado (29/07), fugiu da cidade sem levar dinheiro. É o que disse o major Etevaldo Alves, comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar de Campo Maior, durante entrevista nesta segunda-feira (31/07) ao jornal da Radio São Miguel FM. Na ação, os criminosos explodira o cofre, no entanto, o dinheiro da agência estava nos caixas eletrônicos.

O Major confirmou que o bando ao descobrir que no cofre não tinha dinheiro, teria tentado explodir os caixas eletrônicos, mas os policiais militares revidaram.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Samita
Não levaram dinheiro · 31/07/2017 - 15h41 | Última atualização em 31/07/2017 - 17h27

Bandidos explodem caixa eletrônico no interior do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Um grupo fortemente armado com armas de grosso calibre explodiu na madrugada do último sábado (29/07), a agência do Banco do Brasil de São Miguel do Tapuio, cidade localizada na região centro-norte do Piauí, distante 227 km da capital Teresina. Os criminosos invadiram o estabelecimento bancário por volta das 2h, parte se posicionou em frente a 2ª Companhia de Polícia Militar que fica a poucos metros do local, onde mais tiros foram efetuados, como forma de intimidar os policiais.

Por conta do impacto provocado pelas explosões, moradores vizinhos ao banco também foram abaladas. Segundo informações de populares, a quadrilha fugiu pela PI-115, sentido Assunção do Piauí, mas podem ter seguido pela PI-120, rumo à cidade de Pimenteiras.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Samita

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio pretende gastar 88 mil com a locação de 13 impressoras a laser.

Na última quinta-feira (13/07), o município realiza uma licitação para escolher a empresa que fornecerá os equipamentos.

“Prestação de serviços de locação de Impressoras, Copiadoras e Scanner Planetário, destinados às Secretarias Municipais da Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio – PI, incluindo o fornecimento dos equipamentos serviços de manutenção preventiva e corretiva, reposição de peças e de todo o material de consumo necessário”, explica o edital do pregão.

A prefeitura justifica que há uma grande demanda de impressões no executivo municipal e nas secretarias da administração.

Foto: Divulgação

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Campo Maior em Foco
Estiagem no município · 04/07/2017 - 11h27 | Última atualização em 04/07/2017 - 17h20

São Miguel do Tapuio sofre com a seca e entra em situação de emergência


Compartilhar Tweet 1



O município de São Miguel do Tapuio é um dos 25 municípios do Estado que entraram em situação de emergência por conta da seca. O município sofre com perda da produção agrícola, baixo nível dos reservatórios e pouco volume de chuva.

A decisão do governador Wellington Dias publicada no diário oficial na última segunda-feira (04/06) alega que existem área urbanas e rurais em situação de calamidade por falta de água.

Com o decreto, o governo espera que o governo federal libere recursos para a execução de ações que visem socorrer as populações atingidas.

Com mais 25 cidades em emergência, a lista de cidades nessa situação do Piauí chega a 67.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Governo do Estado do Piauí
Vereador estava presente · 03/07/2017 - 16h08 | Última atualização em 03/07/2017 - 17h28

Vereador Clodomar esteve presente em atividade esportiva no interior do PI


Compartilhar Tweet 1



No ultimo domingo, dia 25 de junho, o vereador Clodomar Alves Mineiro (PTB), acompanhado de sua esposa a professora Erisvalda, prestigiou a grande final da primeira Copa São Pedro, entre as equipes do Mato Grosso e Brasil do Jati, realizada na localidade Cachoeira zona rural do município de São Miguel do Tapuio.

Além do torneio de futebol que envolveu equipes de várias comunidades da região, na grande final aconteceu também o desfile das musas da Copa São Pedro, tendo como vencedora a linda jovem Letícia Maria.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Samita

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Saúde do Ceará emitiu um alerta para notificação imediata de peste bubônica orientando para o risco de registros de casos da doença em 42 cidades do estado, incluindo algumas que fazem divisa com o Piauí.


De acordo com a nota técnica da Secretaria, há focos da doença em municípios localizados na Serra da Ibiapaba e na Chapada do Araripe, que fazem divisa com cidades piauienses nas regiões norte e sudeste do estado. Cidades como Cocal da Estação, São Miguel do Tapuio, Pio IX e Simões estariam na área de ocorrência da doença.

peste bubônica é uma doença pulmonar, infectocontagiosa, provocada pela bactéria Yersinia pestis, que é transmitida ao homem pela pulga através do rato-preto.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal CDP
Vítimas agredidas · 12/06/2017 - 15h29

Bandidos fazem arrastão em praça em São Miguel do Tapuio


Compartilhar Tweet 1



Bandidos fizeram mais um arrastão na noite deste domingo (11/06), na Praça Parque da Cidade, que fica localizada no Centro da cidade de São Miguel do Tapuio. De acordo com informações de populares, os criminosos estavam a pé e chegaram a agredir uma das vítimas.

A ação dos elementos aconteceu por volta das 21h e pelo menos três pessoas tiveram seus aparelhos celulares levados pelos assaltantes. Uma das vítimas sofreu agressão física e devido a sangramento, foi levado para atendimento médico no hospital Estadual José Furtado de Mendonça, na cidade.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Samita
Seguem as investigações · 08/06/2017 - 10h20 | Última atualização em 08/06/2017 - 17h24

Em São Miguel do Tapuio, jovem é assassinado com golpes de faca


Compartilhar Tweet 1



Um jovem de 25 anos de idade foi assassinado a golpes de faca na última quarta-feira (07/06), em São Miguel do Tapuio.

De acordo com informações da Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 22h em frente à quadra de Esporte do Bairro Matadouro, próximo ao Cemitério da Saudade.

A vítima foi identificada como Antonio Carlos Gonçalves Mota, conhecido por Carlinhos, residente nesta cidade.

Segundo informações, Carlinhos foi atingido por golpes de faca do tipo peixeira, foi socorrido para o hospital Estadual José Furtado de Mendonça, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O suspeito fugiu do local logo após o crime.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Samita