Compartilhar Tweet 1



De acordo com informações divulgadas na ultima terça-feira (10/07), pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pecuária da prefeitura de São Miguel do Tapuio, os agricultores do município que aderiram ao programa na Safra 2016/2017, não receberão o seguro, pois não foram comprovadas perdas agrícola superior a 50% da safra, como determina a Lei.

As perdas agrícolas são comprovadas com base em informações dos laudos de vistoria realizadas por técnico agrícola, penalização hídrica do INMET, índice de suprimento de água para o crescimento vegetal – ISACV/CEMADEN e informações agrícolas do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias - GCEA/IBGE.

 


Fonte: Portal Samita
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O acusado de assassinar cinco pessoas em 30 de outubro de 2014, Clewilson Vieira Matias, conhecido como Chiê, na comunidade Palmeira de Cima, zona rural do município de São Miguel do Tapuio, foi condenado a pena definitiva de 112 anos de reclusão devendo ser cumprida inicialmente em regime fechado.

A decisão, do Tribunal Popular do Júri foi divulgada por volta das 20h30min desta terça-feira (26/06), pelo Juiz de Direito da Comarca de Castelo do Piauí, Dr. Leonardo Brasileiro, que em carácter excepcional assume pela Vara Única da Comarca de São Miguel do Tapuio.

De acordo com a sentença, Clewilson foi condenado a 24 anos de reclusão pelo assassinato de Juvêncio dos Reis da Silva, 22 anos pelo assassinato de Sidney Tavares Silva, 22 anos pelo assassinato de Maria Moreira do Nascimento, 22 anos pelo assassinato de Roberto Brito Bastos Crisóstomo e 22 anos pelo assassinato de Cláudio Barros de Oliveira.

 

 


Fonte: Portal Samita
Comentar
Em São Miguel do Tapuio · 26/06/2018 - 10h47 | Última atualização em 26/06/2018 - 11h44

Começa o julgamento do acusado de chacina no fórum da cidade


Compartilhar Tweet 1



Começa nesta terça-feira (26/06) no Fórum Milton Evaristo de Paiva, o julgamento de Clewilson Vieira Matias, conhecido como Chiê, acusado de cometer uma chacina que, em 30 de outubro de 2014, deixou cinco pessoas mortas na comunidade Palmeira de Cima, zona rural do município de São Miguel do Tapuio.

As vítimas foram Juvêncio dos Reis da Silva (líder comunitário), Sidney Tavares Silva (estudante/neto de Juvêncio), Maria Moreira do Nascimento (esposa do acusado), Roberto Brito Bastos Crisóstomo (professor de informática da rede municipal) e Cláudio Barros de Oliveira (comerciante / compadre do acusado).

Ação penal que será decidida pelo Tribunal Popular do Júri composto por sete pessoas e tem como autor o Ministério Público do Estado do Piauí. A instalação dos trabalhos do Júri aconteceu agora a pouco, na sala das Audiências do Fórum local.

 

 


Fonte: Portal Samita
Comentar
Nesta quarta-feira (03/01) · 03/01/2018 - 09h13 | Última atualização em 03/01/2018 - 10h08

Agência dos Correios de São Miguel do Tapuio é invadida por bandidos durante a madrugada


Compartilhar Tweet 1



A agência dos Correios de São Miguel do Tapuio, cidade localizada a 227 km da capital Teresina, foi invadida por bandidos armados na madrugada desta quarta-feira (03/01). Segundo informações de populares, o fato aconteceu por volta das 3h.

De acordo com o Capitão João da Cruz da 2ª Companhia de Polícia Militar/15º BPM de São Miguel do Tapuio, ele recebeu uma ligação do setor de monitoramento dos correios,  por volta das 3h07, informando sobre o acontecido e que de imediato uma viatura se deslocou para o local, entretanto, nenhum elemento foi encontrado.

Segundo informações do Portal Samita, A única informação que se tem até o momento é de que pelo menos quatro bandidos participaram da ação e que teriam usado um veículo modelo Sedan de cor prata, com placa não identificada.

    Foto: Portal Samita

 


Fonte: Portal Samita
Comentar
Suspeito seria seu companheiro · 20/11/2017 - 14h11 | Última atualização em 20/11/2017 - 16h51

Em São Miguel do Tapuio, mulher é assassinada a golpes de foices


Compartilhar Tweet 1



Uma mulher identificada como Samara Silva Vieira Lima, de apenas 22 anos, natural do município de Aroazes, foi morta a golpes de foice por volta das 7h do último domingo (19/11). Um crime bárbaro que chocou a Zona rural de São Miguel do Tapuio, município localizado a 227 km da capital, Teresina.

O crime ocorreu na localidade Mata Pasto, na região do Mendes, à 96 km da sede do município de São Miguel do Tapuio. Segundo populares, a mulher foi agredida a pedradas e em seguida assassinada com golpe de foice. O suspeito seria o próprio companheiro identificado como Julimar.

Ainda com informações de populares, devido ao profundo golpe na cabeça, a vítima teve perca de massa cefálica e faleceu no local do crime. Uma pessoa que não quis ser identificada, informou que o agressor tinha um histórico de violência contra a sua companheira, inclusive já teria tentado matá-la anteriormente.

 

 


Fonte: Portal Samita
Comentar
Para apresentações natalinas · 17/11/2017 - 11h11

Agenda cultural do Natal Campo Maior está recebendo inscrições


Compartilhar Tweet 1



Já estão abertas as inscrições para a agenda cultural do maior natal do Piauí, o Natal Campo Maior. Quem tiver interesse em se apresentar no palco do Natal com peças de teatro, musicais, corais, apresentações de danças, entre outros, pode se inscrever pelo WhatsApp (86) 9 9988-4905.

Com público estimado em mais de 20 mil famílias de todo o estado, Campo Maior receberá do dia 15 a 30 de dezembro, a Vila do Natal, espaço decorado para visitação totalmente gratuito na praça Valdir Fortes. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Campo Maior e da Secretaria Municipal de Turismo.

Foto: Divulgação

 


Fonte: Oxente
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O bando armado que explodiu o Banco do Brasil de São Miguel do Tapuio, na madruga do ultimo sábado (29/07), fugiu da cidade sem levar dinheiro. É o que disse o major Etevaldo Alves, comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar de Campo Maior, durante entrevista nesta segunda-feira (31/07) ao jornal da Radio São Miguel FM. Na ação, os criminosos explodira o cofre, no entanto, o dinheiro da agência estava nos caixas eletrônicos.

O Major confirmou que o bando ao descobrir que no cofre não tinha dinheiro, teria tentado explodir os caixas eletrônicos, mas os policiais militares revidaram.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Samita
Não levaram dinheiro · 31/07/2017 - 15h41 | Última atualização em 31/07/2017 - 17h27

Bandidos explodem caixa eletrônico no interior do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Um grupo fortemente armado com armas de grosso calibre explodiu na madrugada do último sábado (29/07), a agência do Banco do Brasil de São Miguel do Tapuio, cidade localizada na região centro-norte do Piauí, distante 227 km da capital Teresina. Os criminosos invadiram o estabelecimento bancário por volta das 2h, parte se posicionou em frente a 2ª Companhia de Polícia Militar que fica a poucos metros do local, onde mais tiros foram efetuados, como forma de intimidar os policiais.

Por conta do impacto provocado pelas explosões, moradores vizinhos ao banco também foram abaladas. Segundo informações de populares, a quadrilha fugiu pela PI-115, sentido Assunção do Piauí, mas podem ter seguido pela PI-120, rumo à cidade de Pimenteiras.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Samita

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio pretende gastar 88 mil com a locação de 13 impressoras a laser.

Na última quinta-feira (13/07), o município realiza uma licitação para escolher a empresa que fornecerá os equipamentos.

“Prestação de serviços de locação de Impressoras, Copiadoras e Scanner Planetário, destinados às Secretarias Municipais da Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio – PI, incluindo o fornecimento dos equipamentos serviços de manutenção preventiva e corretiva, reposição de peças e de todo o material de consumo necessário”, explica o edital do pregão.

A prefeitura justifica que há uma grande demanda de impressões no executivo municipal e nas secretarias da administração.

Foto: Divulgação

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Campo Maior em Foco
Estiagem no município · 04/07/2017 - 11h27 | Última atualização em 04/07/2017 - 17h20

São Miguel do Tapuio sofre com a seca e entra em situação de emergência


Compartilhar Tweet 1



O município de São Miguel do Tapuio é um dos 25 municípios do Estado que entraram em situação de emergência por conta da seca. O município sofre com perda da produção agrícola, baixo nível dos reservatórios e pouco volume de chuva.

A decisão do governador Wellington Dias publicada no diário oficial na última segunda-feira (04/06) alega que existem área urbanas e rurais em situação de calamidade por falta de água.

Com o decreto, o governo espera que o governo federal libere recursos para a execução de ações que visem socorrer as populações atingidas.

Com mais 25 cidades em emergência, a lista de cidades nessa situação do Piauí chega a 67.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Governo do Estado do Piauí
Vereador estava presente · 03/07/2017 - 16h08 | Última atualização em 03/07/2017 - 17h28

Vereador Clodomar esteve presente em atividade esportiva no interior do PI


Compartilhar Tweet 1



No ultimo domingo, dia 25 de junho, o vereador Clodomar Alves Mineiro (PTB), acompanhado de sua esposa a professora Erisvalda, prestigiou a grande final da primeira Copa São Pedro, entre as equipes do Mato Grosso e Brasil do Jati, realizada na localidade Cachoeira zona rural do município de São Miguel do Tapuio.

Além do torneio de futebol que envolveu equipes de várias comunidades da região, na grande final aconteceu também o desfile das musas da Copa São Pedro, tendo como vencedora a linda jovem Letícia Maria.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Samita

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Saúde do Ceará emitiu um alerta para notificação imediata de peste bubônica orientando para o risco de registros de casos da doença em 42 cidades do estado, incluindo algumas que fazem divisa com o Piauí.


De acordo com a nota técnica da Secretaria, há focos da doença em municípios localizados na Serra da Ibiapaba e na Chapada do Araripe, que fazem divisa com cidades piauienses nas regiões norte e sudeste do estado. Cidades como Cocal da Estação, São Miguel do Tapuio, Pio IX e Simões estariam na área de ocorrência da doença.

peste bubônica é uma doença pulmonar, infectocontagiosa, provocada pela bactéria Yersinia pestis, que é transmitida ao homem pela pulga através do rato-preto.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal CDP
Vítimas agredidas · 12/06/2017 - 15h29

Bandidos fazem arrastão em praça em São Miguel do Tapuio


Compartilhar Tweet 1



Bandidos fizeram mais um arrastão na noite deste domingo (11/06), na Praça Parque da Cidade, que fica localizada no Centro da cidade de São Miguel do Tapuio. De acordo com informações de populares, os criminosos estavam a pé e chegaram a agredir uma das vítimas.

A ação dos elementos aconteceu por volta das 21h e pelo menos três pessoas tiveram seus aparelhos celulares levados pelos assaltantes. Uma das vítimas sofreu agressão física e devido a sangramento, foi levado para atendimento médico no hospital Estadual José Furtado de Mendonça, na cidade.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Samita
Seguem as investigações · 08/06/2017 - 10h20 | Última atualização em 08/06/2017 - 17h24

Em São Miguel do Tapuio, jovem é assassinado com golpes de faca


Compartilhar Tweet 1



Um jovem de 25 anos de idade foi assassinado a golpes de faca na última quarta-feira (07/06), em São Miguel do Tapuio.

De acordo com informações da Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 22h em frente à quadra de Esporte do Bairro Matadouro, próximo ao Cemitério da Saudade.

A vítima foi identificada como Antonio Carlos Gonçalves Mota, conhecido por Carlinhos, residente nesta cidade.

Segundo informações, Carlinhos foi atingido por golpes de faca do tipo peixeira, foi socorrido para o hospital Estadual José Furtado de Mendonça, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O suspeito fugiu do local logo após o crime.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Samita
Aulas no fim de semana · 31/05/2017 - 16h43 | Última atualização em 31/05/2017 - 16h45

Universitários de São Miguel do Tapuio poderão ter transporte gratuito até polo de Castelo


Compartilhar Tweet 1



Estudantes Universitários da cidade de São Miguel do Tapuio matriculados na UAB (Universidade Aberta do Brasil), polo da cidade de Castelo do Piauí, poderão ser beneficiados com transporte escolar gratuito. A ação foi proposta pelo vereador Antonio de Aragão Paiva Junior (PDT), aprovada por unanimidade durante Sessão Ordinária realizada na noite desta sexta-feira (26/05).

De acordo com a proposta contida no Requerimento de Nº 033/2017, o parlamentar solicita que seja enviado expediente ao chefe do executivo municipal, no sentido de disponibilizar transporte gratuito para universitários de São Miguel do Tapuio ao Campus do polo da UAB durante o período das aulas, que ocorrem sempre nos fins de semana (sextas e sábados).

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Samita

Compartilhar Tweet 1



Sessão presidida pelo vereador Djaci Nogueira da Cruz (PTB) e secretariada pelo vereador Antonio Regivaldo Siriano Ferreira (PT), a Câmara Municipal de Vereadores de São Miguel do Tapuio realizou na noite da ultima quinta-feira (25), a segunda sessão ordinária referente aos trabalhos legislativos do mês de maio.

O ato deu início às 19h com a leitura e aprovação da ata da sessão anterior. Em seguida o senhor presidente, vereador Djaci Nogueira, ordenou a leitura das proposições apresentadas pelos Vereadores.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do portal Samita

Policiais Militares da 2ª Companhia de Polícia Militar/15º BPM de São Miguel do Tapuio, conseguiram identificar dois suspeitos de terem assaltado e lesionado com arma branca (faca), um idoso identificado como Francisco Nogueira, residente no Bairro Santa Rita em São Miguel do Tapuio.

A ação teria acontecido na noite do ultimo sábado (13/05) para domingo (14/05), por volta da meia noite. Durante a ação os acusados teriam subtraído alguns objetos da vítima, entre eles uma espingarda modelo bate bucha. Durante a ação a vítima foi lesionada na mão com um golpe de faca.

Após diligencias dois suspeitos foram identificados pela polícia, Ronaldo da Silva Sousa “Ronaldinho”, de 20 anos de idade e Francisco Iraíldo Sobral Silva “Peínha”, de 24 anos.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do portal Samita

Representantes das cidades do Território de Desenvolvimento Carnaubais discutem nesta quarta (10/05) o Plano Estadual de Segurança Pública em Castelo do Piauí no Polo da UAB de Castelo.

Compõe o Território Carnaubais: Campo Maior, Sigefredo Pacheco, Juazeiro, Novo Santo Antônio, São João da Serra, Castelo do Piauí, Buriti dos Montes, São Miguel do Tapuio, Assunção do Piauí, Jatobá, Nossa Senhora de Nazaré, Cocal de Telha, Capitão de Campos, Boqueirão do Piauí, Boa Hora e Cabeceiras.

As plenárias dos Diálogos Territoriais: Segurança, participação e desenvolvimento sustentável é realizada pela Secretaria Segurança Pública do Piauí com a Secretaria de Planejamento - SEPLAN, e a Secretaria de Governo - SEGOV com apoio do PNUD – Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento.

(Equipe Municípios)

Em péssimo estado · 04/05/2017 - 17h14 | Última atualização em 04/05/2017 - 17h15

Vereador solicita recuperação de estrada na zona rural de São Miguel do Tapuio


Compartilhar Tweet 1



O Vereador Francisco Kelson Lima Vieira (PTB), apresentou durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São Miguel do Tapuio, requerimento nº 022/2017, sugerindo ao chefe do executivo municipal, a recuperação de 2 km de estrada na localidade denominada Vereda Pequena, na região do Brejo dos Marianos.

No requerimento o parlamentar justifica a importância da obra solicitada, que visa melhorar o trafego de veículos e também dos moradores que utiliza a estrada na região citada acima.

O Requerimento foi aprovado por unanimidade, cabendo agora a mesa diretora da Câmara enviar para o Excelentíssimo Senhor prefeito Municipal, José Lincoln Sobral Matos, para que o mesmo dentro do possível atenda a proposição do parlamentar.

(Equipe Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Representantes de sindicatos e movimentos sociais participaram na ultima quinta (20/04), de uma Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de São Miguel do Tapuio para debater a reforma da Previdência, proposta pelo governo federal e que se encontra para aprovação no Congresso Nacional.

Além do Secretário Geral da Fetag Piauí, Antonio José da Rocha Oliveira e a Secretária de Formação e Organização Sindical, Maria Pereira, estiveram presentes também na audiência, os advogados da OAB/PI, Dr. Pedro Hilton e Dr. Augusto Pereira e a presidente do SINTE, Jacinta Bandeira e os Vereadores, Regivaldo Siriano Ferreira (PT), Clodomar Alves Mineiro (PTB), Antonio Francisco Pereira da Silva ‘Julieta’ (PSB) e Antonio de Aragão Paiva Junior (PDT).

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações de Portal Samita
13 veículos e 7 pessoas · 24/04/2017 - 15h21 | Última atualização em 24/04/2017 - 15h22

Em São Miguel do Tapuio, operação da Polícia Militar apreende veículos e suspeitos


Compartilhar Tweet 1



Durante os dias (20 e 21/04) o Batalhão da Polícia Militar em Campo Maior realizou, junto às Companhias e GPMs, a “Operação Tiradentes”, em toda a Região dos Carnaubais, em acão que envolveu, ao mesmo tempo, todas as polícias militares do Brasil numa ação conjunta visando coibir crimes e proporcionar maior segurança a população.

A Operação Tiradentes foi organizada pelo Conselho Nacional dos Comandantes Gerais de Polícias Militares e teve 24 horas de duração. No Território dos Carnaubais, a Operação Tiradentes se fez presente nas principais cidades da região como Campo Maior, Barras, Castelo do Piauí e São Miguel do Tapuio

Foram 13 veículos recolhidos por estarem em situação irregular e 07 pessoas foram presas por tráfico de drogas e crimes de trânsito.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Campo Maior em Foco

Compartilhar Tweet 1



O movimento popular que tenta fazer com que o governador autorize a pavimentação asfáltica da PI 120 que liga Pimenteiras a São Miguel do Tapuio vem ganhando força e apoio a cada dia.

Na última sexta-feira (21/04) lideranças politicas dos dois municípios realizaram uma manifestação em Pimenteiras solicitando do governador a imediata autorização da obra que abrirá uma nova fronteira no estado, tendo em vista que a PI 120 irá diminuir e muito o acesso entre as regiões centro sul e a norte do estado e o próprio litoral.

A manifestação realizada em Pimenteiras já aconteceu em São Miguel do Tapuio e de acordo com os coordenadores do movimento denominado de “Asfaltamento da PI 120 Já” varias outras atividades estão marcada com o intuito de sensibilizar o governo do estado.

(Equipe Municípios)


Fonte: Com informações do Portal V1

Compartilhar Tweet 1



Em São Miguel do Tapuio, o prestador de serviço da Agespisa, Dale Freire Alves, de 50 anos de idade, foi encontrado morto, no último sábado (22/04), dentro da casa onde morava no bairro Pedrinha.

O corpo foi encontrado por vizinhos que sentiram mau cheiro vindo da residência do homem. A polícia foi acionada e quando abriu a residência o corpo de Dale Freire se encontrava dentro do quarto da residência e em estado inicial de decomposição.

A polícia informou que membros da família estão cuidando dos procedimentos cabíveis para saber a causa morte de Dale. Ainda conforme a polícia local, provavelmente, a ocorrência da morte tenha acontecido pelo menos 24 horas antes do momento em que ele foi encontrado.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Em São Miguel do Tapuio, um adulto e dois menores de 15 e 17 anos de idade, foram detidos por policiais da 2ª Companhia de Polícia da cidade. Eles são naturais de Castelo do Piauí e estariam realizando assaltos no município.

Uma das ações dos marginais foi à subtração de um aparelho celular na Praça Parque da Cidade. Na ultima segunda (17/04), a AABB foi arrombada e teve subtraído uma TV de 60 polegadas e várias bebidas. Todos os crimes em São Miguel são atribuídos ao trio.

Os três foram detidos após assaltarem uma Igreja Evangélica, localizada no Bairro Bandeirantes. De acordo com a PM, os marginais não utilizavam nenhum tipo de arma e efetuavam seus crimes apenas com ameaças verbais.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Campo Maior em Foco
Não resistiu · 20/04/2017 - 08h20 | Última atualização em 20/04/2017 - 08h21

Jovem encontrado com sinais de espancamento morre em Teresina


Compartilhar Tweet 1



Um jovem identificado como Joel Rodrigues de Sousa, de 25 anos, encontrado com sinas de espancamento na madrugada da ultima quinta-feira (13/04), proximo o pontilhão da Rua 7 de Setembro, em São Miguel do Tapuio, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no início da tarde desta quarta-feira (19/04), em Teresina.

Segundo informações repassadas por um familiar a nossa reportagem, ele teria sido encontrado por volta de 2h da madrugada, estava desacordado e com vários sinais de espancamento pelo corpo.

A vítima foi socorrido e levado para atendimentos no Hospital Estadual José Furtado de Mendonça em São Miguel do Tapuio, em seguida transferido para o Hospital de Urgências de Teresina (HUT), onde ficou internado até esta quarta-feira (19/04), quando veio a óbito.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do portal Samita