Compartilhar Tweet 1



Nesta quinta-feira (06/07), Divina leite assessora da cidade São Miguel do Fidalgo participou do treinamento de capacitação do Portal da Transparência na Associação Piauiense de Municípios (APPM).
A qualificação tem como base na necessidade de ampliar os mecanismos técnicos e facilitar a inserção de arquivos.A capacitação foi gratuita para todos os municípios que ocorreu no auditório da entidade.

(Equipe de Municípios)

dia 25 na Câmara Municipal de São Miguel foi colocado em votação em plenário o Projeto de Lei para Institui a Contribuição para o Custeio da Iluminação compreende o consumo de energia destinada à iluminação pública das vias, logradouros e demais bens públicos e a instalação, manutenção, melhoramento e expansão da rede de iluminação pública. A taxa de 18% foi rejeitada pelos vereadores na ultima reunião que acharam muito alta para os parâmetros da cidade, foi discutido com o Executivo sobre uma outra porcentagem para que fosse apresentada para nova votação, foi lançada a proposta de 15%, mas não passou pelo plenário fincando assim


Fonte: AUGUSTO ALENCAR
ATO PÚBLICO · 27/03/2017 - 10h44 | Última atualização em 28/03/2017 - 09h58

Ato Público em São Miguel do Fidalgo leva dezenas de pessoas as ruas


Compartilhar Tweet 1



Manifesto contra a PEC 287 (REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL).

Manifesto público realizado na cidade de São Miguel do Fidalgo, com o tema "SE VOTAR NÃO VOLTA", contra as reformas da Previdência e a terceirização geral reuniu dezenas de pessoas, o ato público foi organizado pelas entidades da cidade, Sindicato dos trabalhadores em Educação (SINTED), e o Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, Organizações não governamentais, e a população em geral, e os Jovens que estão vendo as suas oportunidade de uma vida melhor serem ceifadas se o Presidente Michel Temer sancionar a lei da terceirização.


Fonte: AUGUSTO ALENCAR

A primeira-dama e secretária de Assistência Social do município de São Miguel do Fidalgo, Maria Tereza , está participando da eleição para renovação da diretoria do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social – Coegemas/PI.

O evento começou as 8h no auditório da APPM. No evento ainda acontecerá algumas palestras técnicas.

Isabel Ribeiro - direto da APPM

Para prefeitos de 2017/2020 · 07/02/2017 - 15h15

Cristóvão Dias marca presença em evento com prefeitos na APPM


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o CGU realizou na manhã desta segunda-feira (06/02), o Encontro Município Transparente. O prefeito do município de São Miguel do Fidalgo, Cristóvão Dias, esteve no evento que é regionalizado, nos 26 Estados do país, que reúne prefeitos para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública.

Os prefeitos receberam um pen-drive que contém orientações da CGU.


Compartilhar Tweet 1



Hoje por volta da 11:00hs da manhã no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), faleceu a senhora Maria de Jesus Costa, a Dona Mirô como era conhecida em vida, mãe do Radialista Gilmar Costa e da Dona Dora esposa do Seu Tutu, ambos residentes em São Miguel do Fidalgo. O Velório está sendo realizado na residencia da mesma na cidade de Jaicós - PI.

Nós do portal 180graus/saomigueldofidalgo, desejamos nossos profundos sentimentos a família enlutada, e ao nosso amigo radialista Gilma Costa, que Deus conforte seu coração.


Fonte: Nathalya Costa e Emerson Costa

Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de São Miguel do Fidalgo, convoca todos os associados, para uma Assembléia Geral Ordinária a ser realizada no Salão Paroquial, no centro da cidade no dia 12/11/2016 sábado agora com a 1ª convocação das 08:00hs da manhã às 09:00hs e a 2ª convocação das 09:00hs às 10:00hs da manhã para deliberar sobre a Ordem do Dia: 1º Apreciação e aprovação do Regimento Interno Eleitoral; 2º Eleger a Comissão Eleitoral.
E a 3ª convocação das 10:00hs da manhã às 11:00hs da manhã para deliberar a seguinte Ordem:
1º Previsão Orçamentária e Plano de Trabalho para o ano de 2017.


Fonte: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Fidalgo

Compartilhar Tweet 1



Dia do Médico. Você que um dia me deu a vida! Tanto me ajudou e esta recompensa de estar viva(o), devo à você. Suas mãos especiais e a sua sabedoria que tanto me deram fé! Hoje você é especial, é seu dia e graças à você, estou aqui com saúde, vivendo, trabalhando, estudando. Não sei como agradecer, somente dizer PARABÉNS! E que continue ajudando a todos com seu dom especial. Deus te abençoe ainda mais!!!

Em especial ao Dr. José Dias de Oliveira, Dr. Joaquim Dias de Oliveira e ao Dr. Cristóvão Dias, que são filhos de São Miguel do Fidalgo. E aos médicos Dr. Francisco (Chiquinho), e Dr. Rogério que prestam serviço nesse município.


Fonte: Augusto Alencar
Dias das Crianças · 17/10/2016 - 09h29 | Última atualização em 18/10/2016 - 11h11

Comemoração do Dia das Crianças foi realizado ontem em São Miguel do Fidalgo


Compartilhar Tweet 1



Devido o Dias das crianças ter sido no meio da semana, a Secretaria de Assistência Social juntamente com a Secretaria de Educação decidiram festejar a data ontem dia 16, pois assim deu pra reunir todas as crianças do município na quadra do mercado central, onde os mesmo poderão se divertir com muitas brincadeiras com palhaço, brinquedos infantis, lanche e distribuição de muito brinquedo.


Fonte: Augusto Alencar

Compartilhar Tweet 1



Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, sorrisos e brincadeiras. Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.

Ser criança é acreditar num mundo cor-de-rosa, cheio de pipocas.

Ser criança é olhar e não ver o perigo. Ser criança é sorrir e fazer sorrir. Ser criança é chorar sem saber por quê.

Ser criança é querer ser feliz. Ser criança é se esconder para nos preocupar. Ser criança é errar e não assumir o erro.

Ser criança é pedir com os olhos. Ser criança é derramar uma lágrima para nos sensibilizar. Ser criança é isso e muito mais.

É nos ensinar que a vida, apesar de difícil, pode tornar-se fácil com um simples sorriso. É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto. É nos ensinar que, para sermos felizes, basta apenas olharmos para uma criança.

Feliz Dia das Crianças!


Compartilhar Tweet 1



Pouco mais de três meses após a saída de Ciro Gomes à frente da Transnordestina, o governo Michel Temer anuncia a liberação de R$ 153 milhões para retomar as obras da ferrovia pela CSN.

Os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Helder Barbalho (Integração), reuniram-se na semana passada com Benjamin Steibruch, que relatou a situação das obras e solicitou R$ 300 milhões para concluí-las.

Com uma extensão de 1.752 quilômetros, a Transnordestina deverá ligar a cidade de Eliseu Martins (Piauí) aos portos de Pecém (Ceará) e Suape (Pernambuco).

A obra também passa pelo município de São Miguel do Fidalgo, a mesma parada está deixando de ofertar empregos diretos e indiretos para os moradores da região.


Fonte: MonolitosPost

Compartilhar Tweet 1



O vestibular é para preencher as 9.310 (nove mil, trezentos e dez) vagas oferecidas em 14 (quatorze) cursos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na Modalidade a Distância, em 41 (quarenta e um) polos da Universidade Aberta do Brasil – UAB, situados em 39 (trinta e nove) municípios do estado do Piauí e 02 (dois) municípios do estado da Bahia. A inscrição será efetuada exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.ufpi.br/copese, a partir das 09h do dia 03/10/2016 até às 23h e 59 min do dia 03/11/2016, observado o horário local. Segue abaixo os cursos ofertados nos polos próximos a São Miguel do Fidalgo, você não pode deixar passar essa chance.


Compartilhar Tweet 1



A noticia que Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional a lei cearense 15.299/2013, que regulamentava os espetáculos de vaquejada no estado. Com o entendimento da Corte Máxima do país, a vaquejada passa a ser considerada uma prática ilegal, relacionada a maus-tratos a animais e, por portanto, proibida em todo território Brasileiro, pegou todos os vaqueiros do nosso município de surpresa, pois sabemos que na nossa cidade são as festas onde reúnem mais gente são as Vaquejadas e as pega de boi no mato e geram não só renda para os comerciantes quanto para o município também. Ficando assim proibida o espetáculo das pegas de boi no mato e as festas de morão no nosso município como no restante do País! Pois assim se acaba uma das maiores tradições do povo Nordestino.

quinta-feira (06) ás 21h, chegou á cidade de Simplício Mendes, escoltados por policiais militares e civis, Gilvan Cordeiro Soares Júnior e Elisvan Paixão de Macêdo, a dupla acusada de ter tomado de assalto o veículo modelo Hillux, do prefeito reeleito de Simplício Mendes, Dr. Heli de Araújo Moura Fé.
A ação dos bandidos aconteceu na manhã desta quarta-feira (05), por volta das 6h, quando abordaram o veículo modelo Hillux em um lugar conhecido por Castanheiro na PI 143, estrada que interliga Simplício Mendes á cidade de Oeiras, fazendo o prefeito, sua esposa, a filha e o motorista de reféns. As vítimas foram amarradas com braçadeiras de nylon conhecidas por enforca gato, afirma a polícia.


Fonte: DANILO BEZERRA

Compartilhar Tweet 1



Hoje pela manhã Deus nos agraciou com uma ótima chuva que começou por volta das 5:30 da manhã, chuva essa que atingiu a sede do município e zona rural.


Fonte: Augusto Alencar

Compartilhar Tweet 1



Cristóvão Dias (PSD) foi reeleito prefeito no município de São Miguel do Fidalgo com 53,68% dos votos. Ele derrotou Dr. Erimar PMDB), que teve 46,32% dos votos.


Compartilhar Tweet 1



Dois homens que bebiam num bar, se desentenderam após disputarem a mesma mulher, é um deles acabou morto, na noite deste sábado (20/02), em São Miguel do Fidalgo, distante 369 km ao sul de Teresina, na região de Oeiras. Francisco Ribeiro Silva, 50 anos, popularmente conhecido por Garimpeiro, estaria bebendo com a vítima, identificada como Filadelfo Rodrigues de Moraes, de 60 anos.

De acordo com as informações de testemunhas, os dois homens bebiam em um bar, localizado no bairro Café Quente, quando se desentenderam devido ao fato de estarem apaixonado pela mesma mulher, identificada como "Cléo", que se encontrava no local.
Após cometer o crime, o suspeito conseguiu fugir, sendo preso horas depois pelo sargento Maurício.

Clique aqui e leia a matéria completa.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Mural da Vila

Compartilhar Tweet 1



Antônio Francisco Avelino Borges da Silva, conhecido por "Sapuril" foi preso nesta terça-feira (15/09), suspeito de forçado filha menor de 12 anos a abortar no quarto mês de gestação.

Segundo testemunhas, "Sapuril" tomou conhecimento na quarta-feira (09/09), de que sua filha havia engravidado. No dia seguinte, o mesmo foi até São Miguel do Fidalgo onde a mesma reside e a levou à força para Oeiras. Ao chegar à cidade, obrigou a menor a tomar um remédio para abortar. Logo após, a menina começou a sentir fortes dores, e na sexta-feira, pela manhã por volta de meio dia veio a abortar . Após o aborto, Sapuril pegou a criança dentro de uma caixa.

Depois de ouvir as testemunhas o delegado pediu a prisão do suspeito que foi concedida pelo juiz da comarca de Oeiras.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de Mural na Vila
Vivência em terras piauienses · 12/12/2014 - 18h28

Médico Cubano volta a seu país para um mês de férias


Compartilhar Tweet 1



Diamni Abreu tem 36 anos e há quase 15 é médico. Há pouco mais de um ano, atende num posto de saúde no município de São Miguel do Fidalgo, há 369km ao sul de Teresina.

Quando ele chegou na cidade, os pacientes ficaram um pouco receosos com o novo profissional, mas após 12 meses de trabalho ganhou a confiança da população da pequena cidade que tem uma população com quase 3 mil moradores.

O médico agora se prepara para tirar férias, e seria mais um profissional que tira férias normalmente, mas esta não é uma história normal, pois Diamni mora há 5.400 km de Teresina.O 180 conversou com o cubano no aeroporto de Teresina antes de embarcar, e ele contou um pouco da vivência em terras piauienses.

Veja matéria completa aqui

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



O valor do repasse de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de dezembro está estimado em R$ 3,470 bilhões, que deverá ser creditado para todas as prefeituras até o dia 10, adianta o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. No Piauí o valor chega a R$ 92.112.649,00 milhões representando um aumento de 12,1% em relação ao ano passado.

O município de São Miguel do Fidalgo recebeu, em dezembro, R$ 248.272,04 a mais.

O presidente da CNM lembra que o 1% - pago sempre no mês de dezembro - é uma conquista da CNM e do movimento municipalista aprovado pelo Congresso Nacional em 2007, através da Emenda Constitucional 55. O FPM no ano de 2014 somando o 1%, deverá alcançar R$ 81,5 bilhões, em valores brutos.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



A presidente reeleita Dilma Rousseff, teve uma votação expressiva no municipio de São Miguel do Fidalgo, obtendo 1.448 (87,60%) dos votos válidos contra 205 do candidato Aécio Neves, e foi registrado abstenção de 826 votos cerca de (32.51 %), compareceram as urnas 1.715 pessoas totalizando (67,49%), votos em branco totalizaram 9 votos e votos nulos tatalizaram 53.


Fonte: TSE

Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 1114 votos e 65,57% dos votos válidos. Zé Filho recebeu 580 votos, sendo 34,14% dos votos válidos.

Wilson Martins venceu a disputa ao Senado em São Miguel do Fidalgo com 863 votos e 54,76% dos votos válidos. Já Elmano Férrer teve 708 votos e 44,92%.

Os três primeiros colocados para deputado federal, em São Miguel do Fidalgo, foram: Rejane Dias com 403 votos; Julio Cesar com 402; e Rodrigo Martins com 342 votos.


Os três primeiros colocados para deputado estadual, em São Miguel do Fidalgo, foram: Mauro Tapety 463 votos; Rubem Martins com 416 e Helio Izaias com 236 votos.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Wilson Martins venceu a disputa ao Senado em São Miguel do Fidalgo com 863 votos e 54,76% dos votos válidos. Já Elmano Férrer teve 708 votos e 44,92%.

Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 1114 votos e 65,57% dos votos válidos. Zé Filho recebeu 580 votos, sendo 34,14% dos votos válidos.

Os três primeiros colocados para deputado federal, em São Miguel do Fidalgo, foram: Rejane Dias com 403 votos; Julio Cesar com 402; e Rodrigo Martins com 342 votos.

Os três primeiros colocados para deputado estadual, em São Miguel do Fidalgo, foram: Mauro Tapety 463 votos; Rubem Martins com 416 e Helio Izaias com 236 votos.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Os três primeiros colocados para deputado federal, em São Miguel do Fidalgo, foram: Rejane Dias com 403 votos; Julio Cesar com 402; e Rodrigo Martins com 342 votos.

Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 1114 votos e 65,57% dos votos válidos. Zé Filho recebeu 580 votos, sendo 34,14% dos votos válidos.

Wilson Martins venceu a disputa ao Senado em São Miguel do Fidalgo com 863 votos e 54,76% dos votos válidos. Já Elmano Férrer teve 708 votos e 44,92%.

Os três primeiros colocados para deputado estadual, em São Miguel do Fidalgo, foram: Mauro Tapety 463 votos; Rubem Martins com 416 e Helio Izaias com 236 votos.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Os três primeiros colocados para deputado estadual, em São Miguel do Fidalgo, foram: Mauro Tapety 463 votos; Rubem Martins com 416 e Helio Izaias com 236 votos.

Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 1114 votos e 65,57% dos votos válidos. Zé Filho recebeu 580 votos, sendo 34,14% dos votos válidos.

Wilson Martins venceu a disputa ao Senado em São Miguel do Fidalgo com 863 votos e 54,76% dos votos válidos. Já Elmano Férrer teve 708 votos e 44,92%.

Os três primeiros colocados para deputado federal, em São Miguel do Fidalgo, foram: Rejane Dias com 403 votos; Julio Cesar com 402; e Rodrigo Martins com 342 votos.

(Redação Teresina)