Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 3.147 votos e 70,70% dos votos válidos.


Para o Senado, Marcelo Castro teve 3.122 votos e 37,36%. E Ciro Nogueira teve, em São João da Serra, 1.985 votos e 23,75% dos votos válidos. 


Os três primeiros colocados para deputado federal, em São João da Serra, foram: Flavio Nogueira com 1.076 votos (22,52 %). Rejane Dias com 716 (14,99%) e Assis Carvalho com 716 votos (7,62%).


Os três primeiros colocados para deputado estadual, em São João da Serra, foram: Fernando Monterio 1.209 votos (25,03%); Themistocles Filho com 742 (15,36%); e Janainna Marques teve 425 votos (8,80%).

 

 

Comentar
Resgatando cultura · 02/10/2018 - 08h18 | Última atualização em 02/10/2018 - 22h23

São João da Serra | População pôde prestigiar resgate à Cavalgada da Missão em Aroazes


Compartilhar Tweet 1



Reavivar a fé cristã. Reviver memórias. Inspirados pela busca do autoconhecimento, piauienses de Aroazes e Valença realizaram a Cavalgada da Missão neste 29 de setembro de 2018.

A cavalgada reúne uma série de eventos que tem objetivo maior conhecer e divulgar como se deu a formação de nossa sociedade nos anos de 1600 e 1700. A partir deste período, a presença dos bandeirantes, os conflitos com os índios, a chegada dos jesuítas, a formação das fazendas de gado, a vinda dos africanos escravizados para a mão-de-obra, certamente promoveram a transformação da região criando um palco de acontecimentos sociais que, apesar de tão marcantes, foram se apagando com o tempo e que precisam ser resgatados.

Com o envolvimento da população, a Cavalgada da Missão ganha sua importância no calendário turístico do Piauí. É uma festa religiosa que ajuda a colorir a cidade de Aroazes em um clima de confraternização.

Confira aqui a matéria completa

 


Fonte: Notícias 180
Comentar

Rio São Vitor. Você conhece este rio? Segundo pesquisas e o testemunho dos organizadores da Cavalgada da Missão este é o nome original do que hoje conhecemos por Rio Sambito. O nome atual, portanto vem a ser uma corruptela popular de São Vitor, ou seja, ao longo dos anos o nome foi se transformando até chegar ao atual Sambito.

Pois bem, no vale do Rio Sambito habitavam as sete aldeias dos índios da etnia Aroaque. A entrada dos Bandeirantes para a ocupação da região causou o massacre e a quase extinção dos índios da região. Os sobreviventes que habitavam estas sete aldeias, tidos como “pacificados” foram unidos no mesmo povoamento pela ação da Missão Jesuítica liderada pelo Padre Gabriel Malagrida.

Para ocupar e tornar a colônia produtiva, a coroa portuguesa mandou instalar as primeiras fazendas de gado na região. Daí a necessidade de “catequizar” os índios para formar a mão de obra.

Veja a matéria completa 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Capitaneado pelo desembargador federal Dr. Carlos Brandão, os piauienses estão “escavando” o passado histórico do Piauí de 300 anos atrás. Portugueses se embrenhando nas profundezas dos sertões nordestinos se depararam com os “índios”.

O enfrentamento foi brutal por décadas até que, por volta de 1729, o Padre Gabriel Malagrida, numa missão jesuítica, aldeou os índios Aroazes às margens do Rio Sambito, promovendo um período de pacificação, podendo assim, dar-se o início da instalação as primeiras fazendas de gado que viriam a transformar o Piauhy no maior produtor de carne bovina do Brasil Colônia, segundo informações do desembargador José de Ribamar Oliveira, um dos apoiadores do movimento.

Os jesuítas ergueram na região vários templos sendo que, de um deles, ainda existe uma pedra que está no centro do hoje município de Aroazes.

Conheça mais da história clicando aqui

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Pelo segundo ano seguido, será realizada a Cavalgada da Missão em Aroazes. O evento acontecerá neste sábado (29/09), com aclamação de Nossa Senhora, a representação do Auto da Imaculada, a Virgília das Luzes, com percurso feitos em hinos e hosanas até o largo da Matriz, onde ocorre o encontro entre Nossa Senhora e sua mãe Santa Anna, sob inspiração do Divino Espirito Santo.

A cavalgada é, ao mesmo tempo, uma jornada religiosa e a rememoração dos eventos históricos que ocorreram no período do Brasil Colônia. 

Segundo o desembargador Carlos Brandão, um dos entusiastas da Cavalgada, trata-se de "uma espécie de levante do sertão brasileiro, e de resgate das nossas tradições. A região dos Aroazes (região valenciana) guarda como um sacrário do patrimônio imaterial brasileiro, tradições militares e espirituais do catolicismo dos séculos XVII-XVII. Estamos revivendo nossa história. Daí, a grande importância da Cavalgada".

Clique e veja mais

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Cavalgada da Missão será realizada pelo município de Aroazes, nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Toda a população de São João da Serra e cidades do entorno estão convidadas para o momento.

O evento celebra a formação de um dos primeiros aldeamentos do Piauí, marcada pela presença do bandeirante Domingos Jorge Velho, por volta da segunda metade dos anos 1600, na ocupação dos vastos sertões nordestinos.

O evento traz a marca da religiosidade do povo piauiense. É um resgate da transformação do aldeamento, em 1725, em um Missão Jesuítica, por obra do Padre Gabriel Malagrida, quando os religiosos instalaram-se no lugar com a finalidade de catequizar os habitantes da região.

Resistem ao tempo muitos vestígios dessa história adormecida. Uma pedra do templo construído pelos jesuítas está no centro da cidade. Mas, o que se há de mais valioso é a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida e conservada.

Clique e veja a programação completa

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de São João da Serra, realizou na noite deste sábado (23/06), a última noite do novenário em homenagem à São João Batista, padroeiro da cidade. Após dias de festa em louvor ao santo, chegou ao fim uma das maiores festas religiosas da região dos carnaubais, numa tradição que já dura mais de 100 anos.

 

 


Fonte: Portal de Olho
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A deputada federal e secretária estadual da Educação, Rejane Dias, realizou a inauguração do polo educacional à distância da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). o evento aconteceu na Unidade Escolar Ubiraci Carvalho, localizada no município de São João da Serra, nessa segunda-feira (19/03).

A comemoração contou com apresentações artísticas dos alunos da instituição, que prestaram homenagem a um de seus professores através de poesia com o poeta e aluno Antônio Carlos, e em música, com coral da instituição.

A Seduc adaptou uma sala da escola para servir de base para o sistema de mediação tecnológica com uma biblioteca e uma sala de informática.

"Nós temos aqui o curso Técnico em Vendas com 30 vagas, administração com 120 vagas e vamos trazer o Pronatec e Mediotec com mais 30 vagas de Técnico em Vendas. Não podemos esquecer de uma grande conquista que foi transformar esta escola em uma escola de temo integral", destacou a secretária estadual.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem foi preso acusado de assassinar Jorge Santos Soares, 37 anos, a golpes de faca na manhã da última segunda-feira (08/01) na cidade de São João da Serra. O acusado foi identificado por Elivânio.

De acordo com informações da Polícia Militar, os dois tinham uma desavença antiga que acabou resultando nesta fatalidade. 

A guarnição da PM, comandada pelo SGT Alencar, após efetuarem a prisão conduziram o preso até à delegacia de polícia civil de Castelo do Piauí, onde se encontra a disposição da justiça.

Jorge Santos (Vítima)
Jorge Santos (Vítima) 
Elivânio (Acusado)
Elivânio (Acusado)  

 


Fonte: Tribuna em Foco
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Já estão abertas as inscrições para a agenda cultural do maior natal do Piauí, o Natal Campo Maior. Quem tiver interesse em se apresentar no palco do Natal com peças de teatro, musicais, corais, apresentações de danças, entre outros, pode se inscrever pelo WhatsApp (86) 9 9988-4905.

Com público estimado em mais de 20 mil famílias de todo o estado, Campo Maior receberá do dia 15 a 30 de dezembro, a Vila do Natal, espaço decorado para visitação totalmente gratuito na praça Valdir Fortes. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Campo Maior e da Secretaria Municipal de Turismo.

Foto: Divulgação

 


Fonte: Oxente
Comentar
Sobre saúde pública · 15/08/2017 - 15h47 | Última atualização em 15/08/2017 - 15h48

Prefeito Ananias André participa do Diálogo Municipalista na APPM


Compartilhar Tweet 1



A prefeita de São João da Serra, Ananias André está participando do Encontro Regionais de Municípios para mais uma etapa do Diálogo Municipalista na Associação Piauiense de Municípios (APPM), nesta terça-feira (15/08), na capital Teresina.

Esta edição do evento, estão sendo discutidas práticas para a gestão de qualidade para o incremento de receitas, além de fortalecida a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.

Durante o evento, o governador Wellington Dias anunciou melhorias na saúde, como destinação de Ambulância e UBS para 224 municípios do Piauí. Na solenidade esteve presente o Senador Ciro, vice-governadora Margarete, secretário de Governo Merlong Solano, deputados Júlio Arcoverde, Aluísio Martins e Georgiano Neto.

(Equipe de Municípios)

Diminuição da evasão escolar · 26/06/2017 - 12h11

Rejane Dias fala sobre o Mobieduca em São João da Serra


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal, Rejane Dias, esteve nesta ultima sexta-feira (23/06) no município de São João da Serra, para entrega da escola Mariano Ribero, onde aproveitou para tratar de outros temas relacionados a educação.

A deputada, elogiou as instalações e frisou a importância do Mobieduca para atual situação educacional do estado e do país, onde após a implantação, observou-se uma diminuição das taxas de evasão escolar.

Observou ainda que o Mobieduca terá a finalidade de dar um maior controle para os país, sobre o horário de chegada e saída de seus filhos, bem como ser informado de atividades escolares como reuniões de pais e mestres, servindo desde já para o município de São João da Serra.

Escola Mariano Ribeiro · 26/06/2017 - 12h03

Governador entrega escola em São João da Serra


Compartilhar Tweet 1



Nesta ultima sexta-feira (23/06) o governador do estado do Piauí, esteve no município de São João da Serra, acompanhado da deputada federal , Rejane Dias, para entrega e inauguração da escola municipal Mariano Ribeiro.

A escola conta com salas de informatica, quadra poli-esportiva, bibliotéca e ambiente para recreação, que segundo a secretária de educação, do município, vem em boa hora, para que os professores possam prestar um serviço de qualidade para os alunos.

Entrega de escola · 26/06/2017 - 11h57

Governador visita São João da Serra


Compartilhar Tweet 1



O governador W. Dias, visitou nesta sexta-feira (23/06) o município de São João da Serra, para cumprir solenidades de inauguração e autorização de obras para melhoria nos serviços.

Devido a agenda lotada do governador, que neste mesmo dia já havia visitado três outros municípios, também cumprindo solenidades, chegou já pela noite em São João da Serra, onde participou da entrega de uma escola ao lado da deputada federal Rejane Dias.

Sessão no plenario · 23/06/2017 - 10h16 | Última atualização em 23/06/2017 - 20h10

Prefeito Ananias André participa de sessão no plenário do TCE na capital


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de São João da Serra, Ananias André, esteve na manhã da última quinta-feira, (22/06), acompanhando a sessão no plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI).
Os gestores municipais realizaram uma consulta para a criação de um Diário Oficial dos Municípios público e eletrônico, com objetivo de reduzir custos para os municípios, atendendo aos princípios de publicidade e transparência. Como um conselheiro pediu vistas, o parecer final foi adiado.


Fonte: Com informações portal180graus

Compartilhar Tweet 1



A Polícia Civil de União prendeu um homem que usou nome falso para trabalhar em uma escola do município. O mesmo é acusado de assalto na cidade de São João da Serra.

Jurandir Soares Nunes foi preso após ir à delegacia local prestar queixa de um acontecido no final de semana, mas a polícia de União descobriu um mandado de prisão em seu nome, por conta de um assalto a um carro de transporte de valores, próximo à cidade de São João da Serra, no ano de 2010.

Ainda segundo a Polícia Civil, Jurandir alterou seu nome original para conseguir, no Fórum, uma Certidão de Bons Antecedentes Criminais e se empregar como vigia na Escola Municipal José Ricardo de Sousa, em Divinópolis, onde trabalha atualmente.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e fotos do Mais Castelo
Redução de gastos · 06/06/2017 - 11h14 | Última atualização em 06/06/2017 - 12h21

Seminário na Appm conta com a presença do prefeito de São João da Serra


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de São João da Serra, Ananias André, participou do Seminário sobre medidas de redução e contenção de gastos com pessoal, promovido pela APPM, em evento nesta segunda-feira (05/06).

Na ocasião, foi abordado temas como: Medidas e Providencias necessária para a redução de pessoal nos municípios; Práticas e Dificuldade enfrentados pela Administração na Redução de Despesas pela Administração com Pessoal, e também Obediência aos princípios da legalidade e da eficiência na redução e contenção da despesa pessoal.

(Equipe de Municípios)

Deixou moradores assustados · 06/04/2017 - 09h27 | Última atualização em 06/04/2017 - 09h32

Após boato sobre a queda de avião, balão do Google é encontrado no PI


Compartilhar Tweet 1



No final da tarde de última quarta-feira (05/04), se espalhou nas redes sociais uma informação que uma aeronave havia caído no município de São João da Serra, no Norte do Piauí. A polícia foi acionada e ao chegar ao local constatou que tratava-se de um balão do Google.

O equipamento caiu na comunidade Santa Rosa, distante 15 km da zona urbana. Segundo o prefeito de São João da Serra, Ananias André, o local onde o balão caiu fica na divisa com a cidade de Novo Santo Antônio.

No mês de fevereiro deste ano, outro balão do Google caiu no Piauí, na cidade de Buriti dos Montes.

O objeto compõe o Project Loon, lançado pelo Google em 2013 que promete levar internet a áreas remotas, pobres ou afetadas por desastres naturais.

- Imagens: Reprodução/Internet

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do portal Em Foco
Correção de chave danificada · 24/03/2017 - 18h20

Eletrobrás Piauí fará desligamento programado em São João da Serra


Compartilhar Tweet 1



A Eletrobrás Distribuição Piauí, por meio da Gerência Metropolitana de Campo Maior, comunica que neste sábado, dia 25 de março, fará desligamento programado de Energia Elétrica atingindo municípios de Jatobá do Piauí, Sigefredo Pacheco, Juazeiro do Piauí e São João da Serra.

De acordo com informações de um técnico do Departamento de Serviços da Empresa, o desligamento se faz necessário para substituição de uma chave danificada na localidade Bonito no município de Castelo do Piauí.

O desligamento terá duração de uma hora, ou seja, das 06 às 07 horas. A empresa comunica ainda que caso os serviços sejam finalizados antes do tempo estabelecido no comunicado, a energia elétrica será normalizada antes do horário programado.

(Redação Piauí)


Fonte: Com informações de Portal samita

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta sexta-feira (27/01), na superintendência do Banco do Brasil em Teresina, ocorreu uma reunião entre o prefeito do município de Castelo do Piauí, Magno, o prefeito de Juazeiro do Piauí, Zevaldo, e o prefeito de São João da Serra, Ananias André. Além dos deputados estaduais João de Deus e Antônio Felix e o Superintendente Estadual do Banco do Brasil Pio Gomes de Oliveira Júnior, bem como dirigentes sindicais e outras autoridades locais.

A pauta principal da reunião foi encontrar uma saída para a reabertura da agência bancária de Castelo do Piauí, que sofreu vários ataques de bandidos e está fechada desde novembro do de 2016, causando transtornos para quem necessita dos serviços do Banco do Brasil.

CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COMPLETA.

(Redação Teresina)

Resultado final · 04/10/2016 - 15h56 | Última atualização em 04/10/2016 - 16h03

Ananias André é eleito prefeito de São João da Serra com 60,01% dos votos


Compartilhar Tweet 1



Ananias André (PPS) foi eleito prefeito no município de São João da Serra com 69,01% dos votos. Ele derrotou Herbet Torres (PP), que teve 30,99% dos votos.

Café com oposições · 04/05/2016 - 11h04 | Última atualização em 04/05/2016 - 16h01

Herbert Torres, pré candidato de São João da Serra participa do Café com Oposições no 180


Compartilhar Tweet 1



O diretor geral do 180graus, Dr Helder Eugênio, recebeu na amanhã desta quarta-feira (04/05) na sede do portal, políticos do estado em mais uma edição o 'Café com as Oposições'. Participaram do encontro, a gerente de Vendas, Lorenna Ribeiro.

Participaram do encontro as lideranças políticas de São João da Serra, Helberth Torres acompanhado do vereador Edmilson Mariano e Julson Marcos de Currais.

Iniciativa do 180graus, o 'Café com Prefeitos' e 'Café com as Oposições', visa dar mais destaque aos gestores e lideranças municipais pelo Piauí. É uma oportunidade de, em ano eleitoral, os gestores prestarem conta de suas ações, e dos oposicionistas, cobrarem melhorias para o município. Isso feito através da imprensa, canal de aproximação entre políticos e sociedade.

Link da entrevista


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta terça-feira(12/04), mais um grupo de prefeitos piauienses foi recebido pelo Dr. Helder Eugênio, diretor-geral do 180, para um café da manhã na sede do portal.

Participaram do encontro o prefeito de Currais, Raimundo Santos, o prefeito de Pimenteiras, Venício do Ó e o prefeito de São João da Serra Joãozinho Manú.

O assessor de comunicação, Manoel Potonho, o secretário de Turismo, Alex Santos Borges e Luís Antônio, estiveram presentes no café.O atual vice-prefeito e pré-candidato Ananias de Sousa e o pré-candidato a vice-prefeito, João Paulo Manú de São João da Serra também estiveram presentes.

Clique aqui e leia matéria completa
Veja vídeo da entrevista:


Compartilhar Tweet 1



Uma grande festa na cidade de Campo Maior, a 84km de Teresina, marcou os 80 anos de Altivo Eugênio, pai do diretor geral do 180graus, Dr Helder Eugênio. O encontro reuniu políticos, empresários, amigos e familiares de Altivo, e foi pensado como uma homenagem ao homem que deu origem a uma família de garra e empreendedorismo.

O prefeito de São João da Serra, Joãozim Manú, compareceu a festa.

Clique aqui e leia a matéria completa

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Oito municípios piauienses ficaram sem energia por mais de sete horas nesta quarta-feira (09/09). Um problema nos equipamentos da Eletrobras, na linha de distribuição de Castelo do Piauí, interrompeu o fornecimento de energia para a cidade e mais São Miguel do Tapuio, São João da Serra, Assunção do Piauí, Buriti dos Montes, Jatobá do Piauí, Sigefredo Pacheco e Juazeiro do Piauí.

Em nota, a Eletrobras Distribuição Piauí informou que o problema foi registrado às 8h29 e normalizado às 16h08 desta quarta-feira (09/09).

Clique aqui e leia a matéria completa

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Portal Mais Castelo