Compartilhar Tweet 1



A Polícia Federal, em continuidade à repressão aos crimes de distribuição de moeda falsa no Estado do Piauí, cumpriu, na manhã desta terça-feira (29/09), no município de São João da Serra, dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Teresina.

Segundo o inquérito policial, o investigado estaria comercializando cédulas falsas em um grupo do aplicativo “WhatsApp”, fato que, em tese, configuraria, o crime previsto no artigo 289, § 1º do Código Penal.

As diligências realizadas identificaram o número do telefone celular utilizado para os anúncios no grupo do aplicativo Whatsapp, bem como que a conta bancária utilizada para recebimento dos valores decorrentes dessa prática ilícita estaria vinculada à agência da Caixa Econômica Federal (CEF) situada no município de Altos/PI.


Fonte: Com informações da Ascom/PF
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Saúde de  São João da Serra registrou nesta terça-feira (02/06) o primeiro caso positivo do  novo coronavírus. Com informações do Tribuna em Foco.

    Reprodução/

Segundo informações o paciente seria um vereador, mas não há nada confirmado sobre a identidade da possível vítima da doença. A cidade segue com 37 casos descartados.

 

 

 


Fonte: Tribuna em Foco
Comentar
Acusa de agressão · 06/05/2020 - 11h20 | Última atualização em 06/05/2020 - 11h22

Marceneiro registra B.O contra vereador de São João da Serra


Compartilhar Tweet 1



O marceneiro João Alves da Silva Neto, esteve na gerência de polícia de interior, para registrara um boletim de ocorrência acusando o vereador Raimundo Coimbra, de São João da Serra, de agressão física.

O marceneiro relatou que na segunda-feira (04/05), por volta das 17h30, estava em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, quando foi abordado pelo vereador, onde o mesmo desferiu vários socos no seu rosto e chutes nas costas.

João Alves acredita que a agressão foram motivadas por causa de desavenças em um grupo de Whatsapp local.

Não conseguimos contato com o vereador Raimundo Coimbra, o espaço fica aberto para ele passar sua versão dos fatos entrando em contato conosco pelo e-mail: municipios180@gmail.com

Segue o vídeo de matéria veiculada no programa Alerta Geral da Band TV e o boletim de ocorrência.

Boletim de Ocorrência
Boletim de Ocorrência 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O corpo de um homem identificado como Raimundo Nonato Silva, foi encontrado nesta terça-feira (10/03) na Zona Rural do município de São João da Serra.

Ele havia saído no último sábado (07/03) da cidade de Altos, onde reside, e ia para a cidade de Santas Cruz dos Milagres de bicicleta, mas não chegou a destino.

Preocupada, familiares e amigos começaram a fazer buscas, depois que 'Preto', como ele era conhecido, não deu mais notícias.

A suspeita é que o mecânico de 44 anos teria sido atingido pela força da água em alguma trila, morrendo afogado. Ele começou o trajeto por volta de 22h, e a falta de luminosidade pode ter contribuído com o caso.

Preto deixa esposa e três filhos. Ele esperava o primeiro neto, já que sua filha está grávida. O velório e sepultamento acontecem em Altos.

    Reprodução

 


Fonte: Portal 180graus
Comentar
Participe · 15/01/2020 - 10h06 | Última atualização em 15/01/2020 - 14h49

Defensoria leva atendimentos da Justiça Itinerante para São João da Serra


Compartilhar Tweet 1



A equipe da Defensoria Itinerante integrará as jornadas da Justiça Itinerante que serão realizadas neste mês, em São João da Serra de 27 a 31 de janeiro.

O diretor da Defensoria Itinerante, defensor público Marcelo Moita Pierot, destaca que o propósito para 2020 é atender cada vez mais pessoas em todo o estado. “Desde o dia 7 deste mês, quando retornamos do recesso, que estamos em atividades internas e já preparando um extenso calendário para esse primeiro semestre. A expectativa é atender o maior número possível de pessoas, descentralizando os serviços da Defensoria,  indo aos bairros mais distantes, às cidades do interior para continuar prestando esse serviço de qualidade, que tem a credibilidade da população", diz o defensor.

 

 

 


Fonte: AsCom / Governo do Estado
Comentar
São João da Serra · 17/07/2019 - 17h22

Ex-prefeito Jão Manu se reúne com senador Marcelo Castro


Compartilhar Tweet 1



O senador Marcelo Castro se reuniu, na última segunda-feira (15/07) com o ex-prefeito de São João da Serra, João Manu, e com  o vice-prefeito de Alto Longá, Maciel Sindô. 

    Foto: Reprodução/Instragram

 


Fonte: Reprodução/Instagram
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um acidente foi registrado na última segunda-feira (24/06), próximo a Baixa Verde, zona rural de São João da Serra.

Segundo informações o veículo pertence a ex-prefeita Maria Batista, porém no momento do acidente só estava no carro o filho dela conhecido como Batistinha. Apesar de o veículo ficar destruído, o condutor sofreu ferimentos leves e passa bem! As informações são do Portal Tribuna em Foco.

    Reprodução/ Portal Tribuna em Foco
    Reprodução/ Portal Tribuna em Foco

 


Fonte: Reprodução/ Portal Tribuna em Foco
Comentar

Durante a sessão de sexta-feira (22/02), na Câmara Legislativa de São João da Serra, o filho do vereador Mariano agrediu um espectador que estava plateia.

O rapaz, não identificado, disse que eram mentiras as palavras do vereador Mariano, que é oposição e falava sobre obras da gestão anterior e da atual gestão. O filho do vereador não gostando da resposta do moço, partiu para cima dos mesmos com socos e pontapés. Foi preciso que os vereadores intervissem para separar a briga.

 


Fonte: Herbert Torres
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A governadora em exercício Regina Sousa recebeu, nesta quarta-feira (23/01), o poeta Antônio Carlos. Na oportunidade, o jovem de apenas 17 anos, que escreve poemas de literatura de cordel, foi presenteado com um notebook que irá facilitar e agilizar o seu trabalho.

Morador da zona rural de São José da Serra, Antônio Carlos escreve os poemas em um caderno e conta com ajuda de amigos para digitá-los e imprimi-los. Para ele, o computador será muito útil para a digitação dos poemas e para realizar os trabalhos da universidade que começará a frequentar. Graças ao gosto pelo cordel, o poeta, que completou o Ensino Médio no Ceti Prof. Ubiraci Carvalho, conseguiu fazer 920 pontos na redação do Enem e passou em 3º lugar para o curso de História na Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Segundo Regina, o presente demonstra o interesse do Governo do Estado em apoiar e incentivar artistas como Antônio Carlos. "O cordel é um instrumento pedagógico".

    Fotos: Reprodução

 


Fonte: AsCom / CCOM
Comentar
Cultura e amor · 23/01/2019 - 14h42 | Última atualização em 23/01/2019 - 14h43

Antônio Carlos de Almeida | Poeta e cordelista de São João da Serra


Compartilhar Tweet 1



Antônio Carlos de Almeida, 17 anos, natural de São João da Serra (PI), cordelista e estudante veio para Teresina receber da governadora em exercício, Regina Sousa, um notebook para auxiliar na digitação de suas obras.

Em visita ao município, a governadora conheceu Antônio, que na mesma ocasião lhe apresentou o seu trabalho, foi então que essa lhe prometeu o notebook.

Com o apoio do ex-prefeito de São João da Serra, João Manu, o jovem veio em entrevista ao 180graus contar um pouco de sua história e do seu trabalho.

Na foto, Antônio ao lado de João Manu, João Paulo Manu, ex-prefeito, vice de São João da Serra, os vereadores René Ribeiro, Mariano do PT e Eldo Lima.
Na foto, Antônio ao lado de João Manu, João Paulo Manu, ex-prefeito, vice de São João da Serra, os vereadores René Ribeiro, Mariano do PT e Eldo Lima. 

"Sou de Floresta, zona rural de São João da Serra, tudo começou quando um senhor repentista levava cordéis para que eu lesse para ele, muito utilizado também na educação, eu comecei a me apaixonar pelo cordel. Eu vi que eu também podia fazer. Em 2016 tive meu primeiro cordel publicado na Revista De Repente, de Pedro Costa, cordelista piauiense. Hoje busco apoio e divulgação do meu trabalho" falou Antônio.

Confira toda a entrevista no vídeo

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 3.147 votos e 70,70% dos votos válidos.


Para o Senado, Marcelo Castro teve 3.122 votos e 37,36%. E Ciro Nogueira teve, em São João da Serra, 1.985 votos e 23,75% dos votos válidos. 


Os três primeiros colocados para deputado federal, em São João da Serra, foram: Flavio Nogueira com 1.076 votos (22,52 %). Rejane Dias com 716 (14,99%) e Assis Carvalho com 716 votos (7,62%).


Os três primeiros colocados para deputado estadual, em São João da Serra, foram: Fernando Monterio 1.209 votos (25,03%); Themistocles Filho com 742 (15,36%); e Janainna Marques teve 425 votos (8,80%).

 

 

Comentar
Resgatando cultura · 02/10/2018 - 08h18 | Última atualização em 02/10/2018 - 22h23

São João da Serra | População pôde prestigiar resgate à Cavalgada da Missão em Aroazes


Compartilhar Tweet 1



Reavivar a fé cristã. Reviver memórias. Inspirados pela busca do autoconhecimento, piauienses de Aroazes e Valença realizaram a Cavalgada da Missão neste 29 de setembro de 2018.

A cavalgada reúne uma série de eventos que tem objetivo maior conhecer e divulgar como se deu a formação de nossa sociedade nos anos de 1600 e 1700. A partir deste período, a presença dos bandeirantes, os conflitos com os índios, a chegada dos jesuítas, a formação das fazendas de gado, a vinda dos africanos escravizados para a mão-de-obra, certamente promoveram a transformação da região criando um palco de acontecimentos sociais que, apesar de tão marcantes, foram se apagando com o tempo e que precisam ser resgatados.

Com o envolvimento da população, a Cavalgada da Missão ganha sua importância no calendário turístico do Piauí. É uma festa religiosa que ajuda a colorir a cidade de Aroazes em um clima de confraternização.

Confira aqui a matéria completa

 


Fonte: Notícias 180
Comentar

Rio São Vitor. Você conhece este rio? Segundo pesquisas e o testemunho dos organizadores da Cavalgada da Missão este é o nome original do que hoje conhecemos por Rio Sambito. O nome atual, portanto vem a ser uma corruptela popular de São Vitor, ou seja, ao longo dos anos o nome foi se transformando até chegar ao atual Sambito.

Pois bem, no vale do Rio Sambito habitavam as sete aldeias dos índios da etnia Aroaque. A entrada dos Bandeirantes para a ocupação da região causou o massacre e a quase extinção dos índios da região. Os sobreviventes que habitavam estas sete aldeias, tidos como “pacificados” foram unidos no mesmo povoamento pela ação da Missão Jesuítica liderada pelo Padre Gabriel Malagrida.

Para ocupar e tornar a colônia produtiva, a coroa portuguesa mandou instalar as primeiras fazendas de gado na região. Daí a necessidade de “catequizar” os índios para formar a mão de obra.

Veja a matéria completa 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Capitaneado pelo desembargador federal Dr. Carlos Brandão, os piauienses estão “escavando” o passado histórico do Piauí de 300 anos atrás. Portugueses se embrenhando nas profundezas dos sertões nordestinos se depararam com os “índios”.

O enfrentamento foi brutal por décadas até que, por volta de 1729, o Padre Gabriel Malagrida, numa missão jesuítica, aldeou os índios Aroazes às margens do Rio Sambito, promovendo um período de pacificação, podendo assim, dar-se o início da instalação as primeiras fazendas de gado que viriam a transformar o Piauhy no maior produtor de carne bovina do Brasil Colônia, segundo informações do desembargador José de Ribamar Oliveira, um dos apoiadores do movimento.

Os jesuítas ergueram na região vários templos sendo que, de um deles, ainda existe uma pedra que está no centro do hoje município de Aroazes.

Conheça mais da história clicando aqui

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Pelo segundo ano seguido, será realizada a Cavalgada da Missão em Aroazes. O evento acontecerá neste sábado (29/09), com aclamação de Nossa Senhora, a representação do Auto da Imaculada, a Virgília das Luzes, com percurso feitos em hinos e hosanas até o largo da Matriz, onde ocorre o encontro entre Nossa Senhora e sua mãe Santa Anna, sob inspiração do Divino Espirito Santo.

A cavalgada é, ao mesmo tempo, uma jornada religiosa e a rememoração dos eventos históricos que ocorreram no período do Brasil Colônia. 

Segundo o desembargador Carlos Brandão, um dos entusiastas da Cavalgada, trata-se de "uma espécie de levante do sertão brasileiro, e de resgate das nossas tradições. A região dos Aroazes (região valenciana) guarda como um sacrário do patrimônio imaterial brasileiro, tradições militares e espirituais do catolicismo dos séculos XVII-XVII. Estamos revivendo nossa história. Daí, a grande importância da Cavalgada".

Clique e veja mais

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Cavalgada da Missão será realizada pelo município de Aroazes, nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Toda a população de São João da Serra e cidades do entorno estão convidadas para o momento.

O evento celebra a formação de um dos primeiros aldeamentos do Piauí, marcada pela presença do bandeirante Domingos Jorge Velho, por volta da segunda metade dos anos 1600, na ocupação dos vastos sertões nordestinos.

O evento traz a marca da religiosidade do povo piauiense. É um resgate da transformação do aldeamento, em 1725, em um Missão Jesuítica, por obra do Padre Gabriel Malagrida, quando os religiosos instalaram-se no lugar com a finalidade de catequizar os habitantes da região.

Resistem ao tempo muitos vestígios dessa história adormecida. Uma pedra do templo construído pelos jesuítas está no centro da cidade. Mas, o que se há de mais valioso é a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida e conservada.

Clique e veja a programação completa

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de São João da Serra, realizou na noite deste sábado (23/06), a última noite do novenário em homenagem à São João Batista, padroeiro da cidade. Após dias de festa em louvor ao santo, chegou ao fim uma das maiores festas religiosas da região dos carnaubais, numa tradição que já dura mais de 100 anos.

 

 


Fonte: Portal de Olho
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A deputada federal e secretária estadual da Educação, Rejane Dias, realizou a inauguração do polo educacional à distância da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). o evento aconteceu na Unidade Escolar Ubiraci Carvalho, localizada no município de São João da Serra, nessa segunda-feira (19/03).

A comemoração contou com apresentações artísticas dos alunos da instituição, que prestaram homenagem a um de seus professores através de poesia com o poeta e aluno Antônio Carlos, e em música, com coral da instituição.

A Seduc adaptou uma sala da escola para servir de base para o sistema de mediação tecnológica com uma biblioteca e uma sala de informática.

"Nós temos aqui o curso Técnico em Vendas com 30 vagas, administração com 120 vagas e vamos trazer o Pronatec e Mediotec com mais 30 vagas de Técnico em Vendas. Não podemos esquecer de uma grande conquista que foi transformar esta escola em uma escola de temo integral", destacou a secretária estadual.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem foi preso acusado de assassinar Jorge Santos Soares, 37 anos, a golpes de faca na manhã da última segunda-feira (08/01) na cidade de São João da Serra. O acusado foi identificado por Elivânio.

De acordo com informações da Polícia Militar, os dois tinham uma desavença antiga que acabou resultando nesta fatalidade. 

A guarnição da PM, comandada pelo SGT Alencar, após efetuarem a prisão conduziram o preso até à delegacia de polícia civil de Castelo do Piauí, onde se encontra a disposição da justiça.

Jorge Santos (Vítima)
Jorge Santos (Vítima) 
Elivânio (Acusado)
Elivânio (Acusado)  

 


Fonte: Tribuna em Foco
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Já estão abertas as inscrições para a agenda cultural do maior natal do Piauí, o Natal Campo Maior. Quem tiver interesse em se apresentar no palco do Natal com peças de teatro, musicais, corais, apresentações de danças, entre outros, pode se inscrever pelo WhatsApp (86) 9 9988-4905.

Com público estimado em mais de 20 mil famílias de todo o estado, Campo Maior receberá do dia 15 a 30 de dezembro, a Vila do Natal, espaço decorado para visitação totalmente gratuito na praça Valdir Fortes. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Campo Maior e da Secretaria Municipal de Turismo.

Foto: Divulgação

 


Fonte: Oxente
Comentar
Sobre saúde pública · 15/08/2017 - 15h47 | Última atualização em 15/08/2017 - 15h48

Prefeito Ananias André participa do Diálogo Municipalista na APPM


Compartilhar Tweet 1



A prefeita de São João da Serra, Ananias André está participando do Encontro Regionais de Municípios para mais uma etapa do Diálogo Municipalista na Associação Piauiense de Municípios (APPM), nesta terça-feira (15/08), na capital Teresina.

Esta edição do evento, estão sendo discutidas práticas para a gestão de qualidade para o incremento de receitas, além de fortalecida a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.

Durante o evento, o governador Wellington Dias anunciou melhorias na saúde, como destinação de Ambulância e UBS para 224 municípios do Piauí. Na solenidade esteve presente o Senador Ciro, vice-governadora Margarete, secretário de Governo Merlong Solano, deputados Júlio Arcoverde, Aluísio Martins e Georgiano Neto.

(Equipe de Municípios)

Diminuição da evasão escolar · 26/06/2017 - 12h11

Rejane Dias fala sobre o Mobieduca em São João da Serra


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal, Rejane Dias, esteve nesta ultima sexta-feira (23/06) no município de São João da Serra, para entrega da escola Mariano Ribero, onde aproveitou para tratar de outros temas relacionados a educação.

A deputada, elogiou as instalações e frisou a importância do Mobieduca para atual situação educacional do estado e do país, onde após a implantação, observou-se uma diminuição das taxas de evasão escolar.

Observou ainda que o Mobieduca terá a finalidade de dar um maior controle para os país, sobre o horário de chegada e saída de seus filhos, bem como ser informado de atividades escolares como reuniões de pais e mestres, servindo desde já para o município de São João da Serra.

Escola Mariano Ribeiro · 26/06/2017 - 12h03

Governador entrega escola em São João da Serra


Compartilhar Tweet 1



Nesta ultima sexta-feira (23/06) o governador do estado do Piauí, esteve no município de São João da Serra, acompanhado da deputada federal , Rejane Dias, para entrega e inauguração da escola municipal Mariano Ribeiro.

A escola conta com salas de informatica, quadra poli-esportiva, bibliotéca e ambiente para recreação, que segundo a secretária de educação, do município, vem em boa hora, para que os professores possam prestar um serviço de qualidade para os alunos.

Entrega de escola · 26/06/2017 - 11h57

Governador visita São João da Serra


Compartilhar Tweet 1



O governador W. Dias, visitou nesta sexta-feira (23/06) o município de São João da Serra, para cumprir solenidades de inauguração e autorização de obras para melhoria nos serviços.

Devido a agenda lotada do governador, que neste mesmo dia já havia visitado três outros municípios, também cumprindo solenidades, chegou já pela noite em São João da Serra, onde participou da entrega de uma escola ao lado da deputada federal Rejane Dias.

Sessão no plenario · 23/06/2017 - 10h16 | Última atualização em 23/06/2017 - 20h10

Prefeito Ananias André participa de sessão no plenário do TCE na capital


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de São João da Serra, Ananias André, esteve na manhã da última quinta-feira, (22/06), acompanhando a sessão no plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI).
Os gestores municipais realizaram uma consulta para a criação de um Diário Oficial dos Municípios público e eletrônico, com objetivo de reduzir custos para os municípios, atendendo aos princípios de publicidade e transparência. Como um conselheiro pediu vistas, o parecer final foi adiado.


Fonte: Com informações portal180graus