O município de São Gonçalo do Piauí e mais 30 outros do estado do Piauí entraram na lista de municípios com menos de 50% na cobertura de vacinação contra a poliomielite, segundo o Ministério da Saúde.

As baixas coberturas vacinais, principalmente em crianças menores de cinco anos, acenderam uma luz vermelha no país. Em reunião com representantes de estados e municípios, o Ministério da Saúde alertou o risco que 312 cidades.

Vale destacar que a pólio é uma doença já erradicada no país. O dado foi divulgado pela coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI), Carla Domingues, durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), na última quinta-feira (28/06).

 


Fonte: Com informações do MS
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de São Gonçalo do Piauí e mais 57 municípios do Piauí, entre os dias 4 e 8 de julho equipes de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizarão visitas técnicas para validar as informações obtidas através do questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

Neste ano foi definido pela Rede Indicon que as dimensões a serem validadas no exercício 2018/2017 serão Educação e Saúde. Uma equipe composta por 9 Auditores de Controle Externo e 6 Técnicos realizarão procedimentos in loco para conferir os documentos solicitados e efetuar entrevistas e visitas a, no mínimo, 1 Unidade Básica de Saúde e 1 unidade escolar em cada município.

O Tribunal de Contas do Piauí aplicou, entre os dias 01/03/2018 a 30/04/2018 (prorrogado até o dia 11/05/2018), questionários do IEGM para avaliar os municípios do Estado relativos ao exercício de 2017. Ao final do prazo, 100% dos municípios responderam os 7 questionários.

 

 


Fonte: Cidades em Foco
Comentar

O prefeito de São Gonçalo do Piauí, Junior Ribeiro, esteve presente em jantar na casa do senador Ciro Nogueira e da deputada federal Iracema Portella, em Brasília na noite desta quarta-feira (23/05).

Na ocasião estiveram presentes 83 prefeitos, presentes o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, deputados federais Rejane Dias, Mainha, Júlio César, Paes Landim, ministro das Cidades, Alexandre Baldy, vice-governadora Margarete Coelho, deputados estaduais Júlio Arcoverde, Flora Izabel, Firmino Paulo, Georgiano Neto, Arão Martins, do Detran, vereador de Teresina, Venâncio, e o ex-presidente da APPM, Carlão, entre outros.

Os parlamentares aproveitaram a presença dos prefeitos na XXI Marcha à Brasília, realizada pela Confederação Nacional de Municípios – CNM, para organizar a confraternização.

Cobertura feita diretamente de Brasília.

Fotos: 180graus

 

Comentar
Melhorias para o município · 18/08/2017 - 17h13 | Última atualização em 18/08/2017 - 17h19

Prefeito Junior Ribeiro comparece a APPM e participa de debates


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de São Gonçalo do Piauí, Junior Ribeiro, participou do Diálogo Municipalista, na Associação Piauiense de Municípios (APPM), na última terça-feira (15/08).

Durante o evento, o governador Wellington Dias anunciou melhorias na saúde, como destinação de Ambulâncias e kits com novos equipamentos proporcionam melhor qualidade no atendimento nas UBS para 224 municípios do Piauí.

Na solenidade, esteve presente o senador Ciro Nogueira, vice-governadora Margarete, secretário de Governo Merlong Solano, deputados Júlio Arcoverde, Aluísio Martins e Georgiano Neto.

Nesta edição do evento, estão sendo discutidas práticas para a gestão de qualidade para o incremento de receitas, além de fortalecida a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.

(Equipe de Municípios)

Shows em praça pública · 27/07/2017 - 10h23 | Última atualização em 27/07/2017 - 11h48

Grande público prestigia encerramento do festejo da comunidade Baixinha


Compartilhar Tweet 1



Uma grande multidão prestigiou o grande show de encerramento do festejo da comunidade Baixinha, zona rural de São Gonçalo do Piauí, na noite da última terça-feira (25/07). Banda Encantus e Forró Absoluth foram as atrações da noite na concentração de barracas.

Pessoas de várias cidades da região estiveram presentes, para acompanhar aquele que foi um dos maiores eventos já realizado na comunidade.

FOTOS: Portal Canal 121

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Canal 121
Em São Gonçalo do Piauí · 19/06/2017 - 10h54

Prefeito e amigos prestigiam as apresentações de quadrilhas


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de São Gonçalo do Piauí, Júnior Ribeiro se reuniu com os amigos na noite do último sábado (17/06), em um espaço particular para prestigiarem uma festa em comemoração às festas juninas no município de São Gonçalo do Piauí.

Estavam presentes no evento o Diretor de Transportes do município o senhor Max Eugênio Pires da Costa, Ângelo Carlos Lima Filho (Procurador Geral do Município), as senhoras Aurilene Pres (Assistente Social do Município), Cibele Carvalho (Enfermeira do Município), a professora Lúcia, os empresários Raimundo Carlos Barbosa Lima e Antonio Carlos Pires, o senhor José Ribamar Cardoso Júnior (Funcionário da Secretaria de Fazenda e Ex-Vereador de São Gonçalo do Piauí) entre muitos outros convidados que estiveram presentes.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do portal Canal 121

Compartilhar Tweet 1



Prezados eleitores dos municípios de São Pedro do Piauí, Beneditinos, Porto, Água Branca, Cocal, Demerval Lobão, Monsenhor Gil, São Gonçalo, Capitão de Campos, Francinólolis, São Feliz do Piauí, Arraial, Matias Olímpio, Várzea Grande, Angical do Piauí, Joaquim Pires, e Nossa Senhora dos Remédios fiquem atentos ao prazo de recadastramento biométrico que se encerra dia 03 de Julho. Compareça a sua zona eleitoral munidos dos seguintes documentos: RG, título eleitoral e comprovante de endereço atualizado.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do TRE

Compartilhar Tweet 1



O Prefeito de São Gonçalo do PI, Junior Ribeiro está participando de inaugurações, visitas para entrega de materiais e desenlace de fita de obras do Governo do Estado, em Água Branca.

Estão presentes as autoridades: governador Wellington Dias e secretaria Dona Rejane, deputado Merlong Solano, deputado Fábio Abreu, secretário Guilhermano Pires, deputado Flávio Nogueira, deputado Marcelo Castro e Júlio César. Prefeita Neta de Angical, prefeito de Água Branca, Jonas Moura; prefeito de Santo Antônio dos Milagres, Dr Adalberto Filho; prefeito Hélio Rodrigues, de Hugo Napoleão; Prefeito de Lagoa do Piauí, Antonio neto; Prefeito de Lagoinha, Dr Alcione; Prefeito de São Pedro, Junior Bill e Prefeito de Palmeirais, Reginaldo Junior.

(Equipe Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Um homem natural na comunidade Baixinha, zona rural de São Gonçalo do Piauí, identificado como Ayslan Costa e Silva, de 29 anos, morreu na manhã do último sábado (29/04) em um acidente de trânsito na BR-135, em Cristalândia do Piauí, a 10km da divisa entre os estados do Piauí e Bahia. Ayslan estava sozinho no momento do acidente.

Segundo informações da Polícia Militar, o provável motivo do acidente teria sido um cochilo do motorista, visto que no local não havia frenagem que indicasse manobra arriscada. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e deslocada para o local do acidente para averiguações da verdadeira causa do acidente.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal 121

Compartilhar Tweet 1



Um acidente com um ônibus escolar nesta segunda-feira (3) na comunidade Lagoa do Coco, em São Gonçalo do Piauí, deixou assustados professores, alunos e o motorista.

A ocorrência se deu no início da manhã quando os alunos iam para a escola. Segundo informações o motorista perdeu o controle do veículo e desceu a pista, ficando o ônibus inclinado.

O problema já é comum nas estradas vicinais da região durante o período chuvoso, que se enchem de lama escorregadias.

Segundo moradores, parte da via deve ter cedido, fazendo o ônibus sair da estrada vicinal. Eles afirmam ainda que a passagem por esses locais requer cuidado excessivo dos motoristas.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Somos Noticia

Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de São Gonçalo do Piauí, Júnior Ribeiro, está participando de uma palestra no Tribunal de Contas do Estado do Piauí – TCE/PI, que tem como objetivo informar e esclarecer os gestores sobre as novas regras e procedimentos que devem adotar em relação ao RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), a fim de solucionar problemas que ameaçam inviabilizar o sistema previdenciário nos municípios.

Os palestrantes são a conselheira do TCE-PI, Lílian Martins e o especialista em Previdência, Alex Sertão. Uma dessas exigências é que os municípios devem informar na prestação de contas os parcelamentos e pagamentos do RPPS, sob pena de terem as contas bloqueadas.

Isabel Ribeiro - direto do local

Capacitação para os municípios · 10/02/2017 - 10h28

Lia Ribeiro marca presença em evento para secretários da saúde no Rio Poty


Compartilhar Tweet 1



Nessa quinta-feira (09/02), a secretária municipal de Saúde da cidade de São Gonçalo do PI, Lia Ribeiro, esteve presente na abertura do Seminário de Acolhimento aos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí, em Teresina.

O evento oportuniza aos gestores entender melhor sobre o funcionamento dos principais programas e sistemas estaduais e federais da área. Na programação do Seminário, com palestras como a do secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, abordando as perspectivas da gestão estadual do Sistema Único de Saúde no Estado, e do presidente Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, Mauro Juqueira, falando sobre ser gestor e fazer gestão em saúde.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta quinta-feira (02/02) o prefeito do município de São Gonçalo do Piauí, Júnior Ribeiro, participa da primeira reunião de 2017 da Associação dos Municípios da Micro-Região do Médio Parnaíba (Ampar) no ano de 2017.

A reunião tem o intuito de integrar as prefeituras associadas da Ampar onde os prefeitos possam se integrar e ter uma troca de informações. Na reunião também está sendo discutida sobre a nova construção da sede da Ampar, bem como a marcha dos prefeitos que é organizada pela CNM. Será colocado em pauta também a contratação de uma assistente em Brasília e também um campeonato de futebol entre as prefeituras associadas a Ampar.

Leucilio Sales e Isabel Ribeiro - direto da APPM

Na manhã desta terça-feira (31/01), a secretária de educação da cidade de São Gonçalo do Piauí, Lucileide Monteiro, participou do 2º dia do seminário para os Novos DME e secretários de Educação dos municípios na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento acontece no Auditório da APPM e tem como proposta qualificar os gestores e técnicos municipais.

A programação iniciou com a palestra da Profª Cleidimar Tavares que falou sobre uma gestão eficiente na educação. Após aconteceu a palestra Conviva Educação: Atualização do valor do piso salarial do Magistério e Plano de Carreira onde a Profª Cleuza Reulho ministrou. No decorrer da manhã ainda houve outras palestras com a intensão de capacitar ainda mais os gestores.

Leucilio Sales - direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.
(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da APPM

Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de São Gonçalo do Piauí, Júnior Ribeiro, marcou presença na Assembleia Geral realizada nesta sexta-feira (06/01), na APPM. A pauta principal era a eleição para mesa diretora da Associação. O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, foi aclamado como presidente da APPM por maioria qualificada de votos.

A Assembleia foi aberta com 136 prefeitos presentes, quórum suficiente para tal. Perguntados se aclamavam o novo presidente, os prefeitos ergueram os braços. A posse aconteceu ainda no final da manhã com presença do governador Wellington Dias, senadores Regina Sousa e Elmano Ferrer, deputados federais Rejane Dias, Marcelo Castro, Júlio César, presidente da Alepi, Themístocles Sampaio, deputados e secretários estaduais.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



O prefeito eleito de São Gonçalo do PI, Junior Ribeiro, participou da abertura do Seminário de Gestão 2017-2020: Municipalismo de Resultados, na sede da APPM, nesta segunda-feira (28/11). Estão presentes o governador Wellington Dias e vários deputados e autoridades estaduais.

Realizado pela APPM e Escola dos Municípios do Piauí, o evento tem o patrocínio master da Caixa Econômica Federal e Governo Federal; patrocínio do Sebrae e OAB; e apoio do TCE, EGC, ODS, UESPI, Governo do Piauí e Alepi.

Equipe de Municípios – direto da APPM
Isabel Ribeiro, Maycon Carlos, Leucilio Sales e Altivo Neto – direto da APPM

Evento da CNM · 09/11/2016 - 13h18 | Última atualização em 09/11/2016 - 13h30

Prefeito eleito Junior Ribeiro chega à Brasília para Seminário Novos Gestores


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta terça-feira (09/11), 85 prefeitos do Piauí chegaram à Brasília para o Seminário Novos Gestores, realizado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM. Os prefeitos embarcaram em Teresina, 4h e 5h da manhã, e chegaram à capital federal entre 7h e 8h da manhã. A CNM ofereceu ônibus para deslocamento, passagens e hospedagem para os gestores eleitos e reeleitos. Veja fotos dos prefeitos chegando no Brasília Palace Hotel e do café da manhã.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Com 2152 votos, Júnior Ribeiro (PSB) foi eleito prefeito de São Gonçalo do Piauí. Ele obteve 54,70% dos votos válidos. Júnior derrotou o ex-prefeito Pedro do Nino (PMDB) que contabilizou 45,30% dos votos válidos, sendo 1782 votos.

Foram contabilizados 36 votos brancos e 178 votos nulos.


(Redação Teresina)

Café com prefeitos · 04/05/2016 - 17h20 | Última atualização em 20/05/2016 - 09h59

Diretor Geral do 180 Dr Helder Eugênio recebe o prefeito Vaqueiro. Veja vídeo


Compartilhar Tweet 1



Vaqueiro, prefeito de São Gonçalo do Piauí, foi recebido nesta terça-feira (26/04) pelo diretor-geral do 180, Dr Helder Eugênio, em café da manhã servido na sede do portal.

O prefeito veio acompanhado do presidente da Câmara de Beneditinos, Lucas Moura, e ainda dos vereadores Joca Alencar (PSDB) e Ernando Mariano (PRB).

Iniciativa do 180graus, o Café com Prefeitos e Café com as Oposições, visa dar mais destaque aos gestores e lideranças municipais pelo Piauí. É uma oportunidade de, em ano eleitoral, os gestores prestarem conta de suas ações, e dos oposicionistas, cobrarem melhorias para o município. Isso feito através da imprensa, canal de aproximação entre políticos e sociedade.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Em São Gonçalo do Piauí, distante 120 km ao sul da capital Teresina, mesmo estando com um índice aceitável de aprovação pelo Povo da Cidade, o atual prefeito Luciano Alves de Sousa, o Vaqueiro, decidiu pelo bem e unidade de seu grupo politico e pelo progresso de São Gonçalo do Piauí, em reunião realizada com lideranças politicas da cidade, apontar o nome do ex-prefeito de São Gonçalo do Piauí, Pedro Ferreira, para ser pré-candidato ao executivo da cidade ao lado da empresária, Gerlane Ferreira da Silva Cabral, como pré-candidata a vice-prefeita na chapa apoiada pela situação local.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de portal mpiaui
No Café com Prefeitos · 27/04/2016 - 15h04 | Última atualização em 20/05/2016 - 09h54

Dr Helder Eugênio recebe prefeitos de Beneditinos e São Gonçalo do PI


Compartilhar Tweet 1



Os prefeitos de Beneditinos, Dr. Arão (PSDB), e de São Gonçalo do Piauí, Vaqueiro (PT), foram recebidos nesta terça-feira (26/04) pelo diretor-geral do 180, Dr Helder Eugênio, em café da manhã servido na sede do portal.

Dr. Arão veio acompanhado do presidente da Câmara de Beneditinos, Lucas Moura, e ainda dos vereadores Joca Alencar (PSDB) e Ernando Mariano (PRB).

Iniciativa do 180graus, o Café com Prefeitos e Café com as Oposições, visa dar mais destaque aos gestores e lideranças municipais pelo Piauí. É uma oportunidade de, em ano eleitoral, os gestores prestarem conta de suas ações, e dos oposicionistas, cobrarem melhorias para o município. Isso feito através da imprensa, canal de aproximação entre políticos e sociedade.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Prefeituras do Piauí receberam nesta quinta-feira (9), a 1° parcela de aumento do FPM. O valor a ser transferido para o estado chega a R$ 25 milhões.

São Gonçalo do Piauí, que possui coeficiente 0.6, irá receber R$ 67 mil. Segundo a Confederação Nacional de Municípios, o valor a ser repassado para todo país será de R$ 946.065.290,15. O valor é 0,33% menor que o projetado pela entidade anteriormente.

A elevação no FPM é conquista do movimento municipalista com o Congresso Nacional e o governo federal, que demandou inúmeras mobilizações, reuniões e foi pauta da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

A CNM ressalta que, deste repasse extra, não é descontado nem um porcentual para a Educação, como acontece com a transferência convencional do FPM.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da CNM

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (08), na Associação Piauiense de Municípios (APPM), uma reunião para tratar sobre a implantação do Sistema Estadual de Transporte de Pacientes Eletivos, no Território Entre Rios. Os municípios, através da APPM, e o Estado vão custear o serviço.

O governo do Piauí adquiriu 30 micro-ônibus para realizar o deslocamento dos pacientes de todo território para realização de consultas e exames fora de seus domicílios. O transporte será feito para Teresina ou outras cidades mais próximas que sejam referência em atendimentos de média e alta complexidade.

(Redação Teresina)


Fonte: Com Informações da APPM
Aconteceu nessa madrugada · 14/04/2015 - 12h50 | Última atualização em 14/04/2015 - 14h29

Bandidos explodem Banco do Bradesco no Piauí


Compartilhar Tweet 1



Uma quadrilha explodiu na madrugada desta segunda-feira (13/04) o posto de autoatendimento do Bradesco no município de São Gonçalo do Piauí, na região do Médio Parnaíba. De acordo com informações da PM, a ação dos criminosos aconteceu por volta das 2h.

O grupo de assaltantes chegou à agência, que fica na Avenida Marechal Castelo Branco, 411, no centro da cidade, e usando dinamite explodiram o terminal eletrônico. O local ficou completamente destruído.

Os bandidos conseguiram levar parte do dinheiro, mas não se sabe o valor roubado.

Segundo a Polícia Militar, os criminosos usaram dinamite. Não se sabe ao certo quantos homens participaram da ação criminosa.

(Redação Teresina)


Fonte: Com Informações do Agora Piauí