Doação · 08/01/2018 - 11h14

Rotary Club de Teresina Piçarra entrega novo refeitório para ACEP


Compartilhar Tweet 1



A realização de um sonho! Assim, Deuselena Andrade, uma das administradoras da Associação dos Cegos do Piauí (ACEP), definiu a entrega do novo refeitório da instituição, que aconteceu na última semana. A obra é resultado da parceria entre a ACEP, o Rotary Club de Teresina Piçarra e o Ministério Público do Trabalho.

 

 

Segundo Antenilson Marques, administrador da associação, a ACEP procurou ajuda do Rotary para reformar o piso do refeitório. Porém, ao conhecer a situação do local, com o teto quase desabando, o Rotary Club de Teresina Piçarra buscou a parceria do MPT, e foi definido que não só o piso do local seria trocado, como seria realizada uma reforma completa. Foram trocados piso, bancadas, instaladas novas pias adaptadas, além de mudanças na ventilação do ambiente, deixando adequada para a utilização nos três turnos.

 

“Para o Rotary é um grande prazer poder realizar essa obra aqui na ACEP, tanto pela necessidade, como pelo trabalho que eles desenvolvem aqui em prol da pessoa com deficiência, levando educação, formação e promovendo a dignidade dessas pessoas”, afirmou Gustavo Mendes, presidente do Rotary Club de Teresina Piçarra, durante a solenidade de inauguração do espaço.

 

Os recursos para a realização da obra são oriundos de multas por ações trabalhistas, como explica o procurador do Ministério Público do Trabalho, José Heraldo. “O resultado das ações trabalhistas, em que alguns empresários acabam sendo multados pelo não cumprimento das leis, possibilita o investimento nesse tipo de atividade. Além disso, é nosso papel também estimular a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Por isso, achamos os investimentos em instituições como a ACEP tão importante”, explicou.

 

Durante a inauguração da obra, Antenilton Marques, que administra a associação relembrou a história da ACEP e também falou da superação que ele vive e tenta estimular em outras pessoas com defiência visual. “Nós aqui na ACEP sempre contamos com a ajuda e apoio da sociedade de Teresina e somos muito gratos por isso. Uma obra dessa aqui é muito importante para nós, é muito importante para nossos sócios, é muito importante para estimular os cegos aqui, porque ainda tem muito cego por aí que acha que não é capaz, que não é possível crescer, aprender e viver com dignidade. Isso aqui é mais que um refeitório, é uma forma de a gente poder desenvolver a educação e abrir novos caminhos para todos aqueles que tem deficiência visual, pois sem educação, seja cego ou não, não chegaremos a lugar nenhum”, afirmou o Marques.

 

Atualmente, a ACEP está localizada a rua Beneditinos, 537, no bairro São Pedro e oferece educação em diversos níveis para cercas de 135 alunos, atende em torno de 1.600 pessoas, que são sócias da instituição e praticam de alguma atividade no local. Além disso, oferece atendimento oftalmológico aos assistidos pela instituição.

 

 

Comentários