
Vídeos mostram condutores de Mercedes e moto fazendo manobras radicais durante eventos no Piauí
Na manhã desta terça-feira (11/03), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), deflagrou a “Operação Rolezinho”, com o objetivo de reprimir crimes ligados à direção perigosa em eventos clandestinos conhecidos como “Rolezinhos” e “Encontros do Grau”, realizados nas cidades de Palmeirais e Amarante.
As investigações revelaram que os condutores de um Mercedes-Benz CLA 250 4M e de uma motocicleta Triumph Tiger 900 Rally praticavam manobras radicais em vias públicas, colocando em risco a segurança da população. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os motoristas executando manobras perigosas, como arrancadas em alta velocidade, cavalos de pau e empinadas, em meio a eventos que também envolviam apostas ilegais e aglomerações clandestinas.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e quatro mandados de busca e apreensão. A Justiça também determinou a suspensão da CNH de três alvos e o sequestro de bens de alto valor, incluindo os dois veículos usados nas manobras — o Mercedes-Benz e a Triumph Tiger.
A exclusão de quatro perfis em redes sociais utilizados para organizar e promover os eventos também foi determinada, após solicitação à Meta Platforms, Inc. (Facebook e Instagram). De acordo com o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP, a retirada do conteúdo das redes foi uma medida essencial para impedir a continuidade da incitação aos crimes.
As investigações mostraram ainda que um dos alvos da operação já havia sido preso em flagrante em dezembro de 2024 por participação em “rachas” e demonstração de perícia com veículo automotor. A reincidência das práticas reforçou a necessidade de medidas repressivas para coibir a continuidade dessas ações ilegais.
“A prática de manobras perigosas em vias públicas representa um risco grave para a coletividade, além de configurar crimes como associação criminosa, adulteração de sinal de veículo automotor e apologia ao crime. A operação foi essencial para desarticular essa rede de eventos clandestinos que expõem a sociedade a riscos”, destacou Matheus Zanatta.
A SSP-PI reforça que continuará monitorando e adotando medidas rigorosas para coibir a prática de direção perigosa e outros crimes ligados a esses eventos clandestinos.