Vídeo mostra professor do IFPI importunando adolescente em condomínio de Teresina
Na tarde de segunda-feira (21/11), um professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), identificado como Tancredo Augusto, foi detido sob a acusação de assédio sexual contra uma jovem de 16 anos. O 8° Batalhão da Polícia Militar do Piauí conduziu a vítima, acompanhada por sua mãe, para prestar depoimento na Central de Flagrantes da Polícia Civil em Teresina.
O caso ocorreu em um condomínio na zona sudeste de Teresina. Vídeos de câmeras de segurança registraram o momento exato do crime, ocorrido nas dependências de uma loja de conveniência. A adolescente, junto com sua prima, estava aguardando um remédio pedido por delivery quando foram até a loja de conveniência para comprar um refrigerante.
No local, Tancredo Augusto chegou para comprar uma cerveja e, ao ter dificuldade em fazer a leitura do código de barras, pediu ajuda à adolescente. No momento em que ela iria deixar o local, o professor entregou seu celular, pediu que ela colocasse seu Instagram, e, em seguida, tentou beijá-la, sendo repelido pela vítima.
O IFPI, em comunicado, esclareceu que o caso não ocorreu nas dependências da instituição, mas sim na residência do professor acusado. O instituto repudiou o ato, enfatizando que a conduta é incompatível com o cargo. Aguardará a conclusão das investigações para tomar as providências cabíveis.
Confira a nota na íntegra:
O Instituto Federal do Piauí (IFPI) tomou conhecimento, nesta segunda-feira (20), de um caso de importunação sexual atribuído a um professor da instituição. De acordo com as notícias divulgadas até agora pela imprensa, o ato foi praticado fora da instituição, na esfera privada do docente.
Até o momento, o IFPI não foi notificado formalmente pelas autoridades competentes, mas aguardará a conclusão das investigações policiais para que possa tomar as providências cabíveis por se tratar de uma conduta incompatível com o cargo.
Reforçamos que o IFPI repudia atos de assédio e importunação e ressalta que estas práticas não condizem com as diretrizes da instituição, que preza pela ética, respeito, segurança e pela integridade física e psicológica de todos os seus alunos, servidores e colaboradores.
Reafirmamos o nosso compromisso em combater a naturalização das violências e dos abusos de poder dentro e fora das instituições de ensino.