Veja o vídeo -

"Vamos dobrar o número de blitz"; vídeo do Chico Lucas viraliza no WhatsApp

Um vídeo em que o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, conversa com populares viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (15/03), nas imagens ao ser questionado sobre a continuidade das blitz, ele reforça a importância das ações para redução da criminalidade e acidentes. 

Um dos populares presentes afirma que as blitz atrapalham os trabalhadores e que alguns não tem condição de regularizar os seus transporte e tira a proteção de outros pontos da cidade, Chico Luca rebate relembrando a lei apresentada pelo governador, Rafael Fonteles, que reduz o valor do IPVA das motos.

"Vai aumentar o número de blitz. Ontem o governador sancionou a lei  que para licenciar a moto será 41 reais. Então nós não vamos abrir mão de Blitz, nós vamos dobrar o número de blitz. Se possível vai ser de manhã, de tarde e de noite. A ponte vai ter todo dia, ninguém consegue passar sem passar pela ponte", pontua o Chico Lucas.

O secretário sobre a diminuição no número de mortes no trânsito: "Eu passei agora aqui eu vi 10 moto sem capacete. Alguém aqui sabe que tem que usar capacete? Alguém aqui, sabe? Pois eu contei 10 pessoas sem capacete aqui, porque que não usam? É obrigado. Diminui em 50% o número de mortos neste primeiro bimestre,  e eu vou botar mais blitz aqui em toda capital quando tiver os 1500 novos policiais", finaliza.

Veja o vídeo e em seguido os atuais resultado das blitz: 

Mais afinal qual efeito da blitz de acordo com os números presentados?

As operações de fiscalização de trânsito das forças de segurança do Piauí, realizadas com o objetivo de coibir a circulação de veículos irregulares e de motoristas alcoolizados, evitar acidentes e salvar vidas, começam a produzir resultados positivos. Relatório provisório de ocorrências de trânsito em Teresina, feito pela Polícia Civil, aponta queda vertiginosa nos crimes de trânsito na capital em janeiro e fevereiro deste ano em relação ao mesmo período de anos anteriores.

Elaborado pelo Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal (Nucleac), da Secretaria de Segurança Pública, o relatório aponta que foram registrados cinco homicídios culposos no trânsito em janeiro e fevereiro deste ano, contra sete no mesmo período de 2022. As mortes acidentais no trânsito caíram de 20 no primeiro bimestre de 2022 para 11 em janeiro e fevereiro deste ano, queda de 45%.

O número de lesão corporal culposa no trânsito caiu de 286 em janeiro e fevereiro do ano passado para 117 este ano – redução de 59%. Esse tipo de crime tinha aumentado em 2020 e 2021, quando foram registrados 177 e 201 ocorrências, respectivamente. Já a lesão corporal acidental, que também vinha crescendo em 2020 e 2021, caiu de 183 em janeiro e fevereiro de 2022 para 103 este ano, queda de 43%. 

Outro indicador que chama atenção é o número de lesões no trânsito decorrentes de acidentes. Nos primeiros dois meses de 2022 foram registradas 469 ocorrências desse tipo, contra 220 no primeiro bimestre deste ano, queda de 53,09%. Esse tipo de ocorrência tinha saltado de 339 em janeiro e fevereiro de 2020 para 387 no mesmo período de 2021.

Veja o infográfico:

Foto: 180graus c

Segundo o gerente de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Fernando Aragão, a redução nos números de crimes de trânsito é resultado direto da intensificação das blitzen realizadas em Teresina, que atuam fortemente contra fatores que favorecem os acidentes, como dirigir embriagado. 

Delivery do Tráfico: homem cai em blitz com cocaína, maquineta e notinhas de vendas
Delivery do Tráfico: homem cai em blitz com cocaína, maquineta e notinhas de vendas

As blitzen fazem parte das ações da Secretaria de Segurança Pública para enfrentamento do crime e da violência no Piauí, conforme diretrizes definidas pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário de Segurança, Chico Lucas. “Essa redução resulta das operações de fiscalização do trânsito. À medida que tiramos pessoas alcoolizadas do trânsito, por exemplo, reduzimos o número de acidentes e de óbitos ocasionadas por acidentes”. explica Fernando Aragão.

Dois menores de 15 e 12 anos são apreendidos em blitz com moto roubada no Dirceu
Dois menores de 15 e 12 anos são apreendidos em blitz com moto roubada no Dirceu

As operações de fiscalização do trânsito envolvem todas as forças de Segurança do Piauí – Polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) e Corpo de Bombeiros, além da Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito). Começaram a ser intensificadas a partir de janeiro, envolvendo cerca de 120 homens nas quatro zonas de Teresina e em cidades como Parnaíba, Piripiri, Picos e Floriano. 

As blitzen têm como foco principal ações preventivas e educativas, atuando também na repressão. O objetivo é reprimir o uso de álcool ao volante, prender infratores e pessoas com mandado de prisão e coibir a circulação de veículos roubados, com documentação atrasada e outras irregularidades, e o porte de drogas e armas.
Blitz

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco