Operação Porteira Fechada -

Polícia vai identificar e punir responsáveis por animais soltos em estradas no Piauí

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em parceria com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, vai iniciar a Operação Porteira Fechada com o objetivo de recolher animais soltos em rodovias estaduais e responsabilizar judicialmente seus proprietários. A iniciativa surge como resposta ao alto número de acidentes envolvendo animais nas pistas, que já causaram dezenas de mortes no estado.

Foto: Reprodução

De acordo com Fernando Aragão, diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI, os donos dos animais poderão ser enquadrados no Código Penal por crimes como lesão corporal e homicídio culposo, além de responderem por danos materiais às vítimas dos acidentes.

“Eles podem ser responsabilizados pelo Código Penal por crimes como lesão corporal e homicídio culposo. Fora isso, há a responsabilidade civil de arcar com os prejuízos das pessoas lesadas nesses acidentes”, explicou o diretor.

Dados do Observatório de Trânsito da SSP-PI revelam que, apenas em 2024, 65 pessoas morreram em colisões com animais nas rodovias do estado. Segundo Fernando Aragão, o número de ocorrências em 2025 já se aproxima da metade desse total, mesmo estando ainda no quarto mês do ano.

A operação contará com equipes especializadas para identificar os proprietários dos animais recolhidos. Além das medidas penais e civis, os donos também poderão ser multados. A expectativa da SSP-PI é que a medida reduza significativamente o número de acidentes causados por animais soltos nas estradas piauienses.

Fonte: Revista AZ

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco