Polícia Federal desmantela esquema de crimes ambientais no litoral do Piauí
A Polícia Federal anunciou os resultados da Operação Terra Prometida na tarde desta segunda-feira (13/11), após a deflagração da ação que visa investigar crimes ambientais, como desmatamento, exploração ilegal de jazidas e queimadas, além de invasão e loteamento de terras pertencentes à União em Cajueiro da Praia, litoral do Piauí.
Durante a operação, oito pessoas foram detidas, e outras 16 foram ouvidas na Delegacia Regional de Parnaíba. Os agentes apreenderam celulares, documentos, dinheiro em espécie e uma retroescavadeira. Além disso, a ação resultou na remoção de cercas e na distribuição de edificações clandestinas, com a devolução de 82 hectares de terra à União.
A operação mobilizou mais de 150 agentes federais, contando com a participação do Comando de Operações Táticas da PF (COT). Ao todo, foram cumpridos 24 mandados judiciais, incluindo 10 de prisão temporária, 13 de busca e apreensão, e um mandado de reintegração de posse, expedidos pela 1ª Vara Federal de Teresina. A ação busca coibir atividades criminosas que comprometem o meio ambiente na região costeira do estado.