
Piauí adere a câmeras corporais e apoio psicológico para policiais nesta quarta (19)
O estado do Piauí oficializa, nesta quarta-feira (19/02), a adesão ao Programa de Uso da Força e ao convênio para a implementação de câmeras corporais para policiais. A cerimônia acontecerá às 8h30, na sede do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí, com a participação do governador Rafael Fonteles. As medidas visam aprimorar as práticas de segurança, aumentar a transparência nas ações das forças policiais e garantir mais proteção tanto para a população quanto para os profissionais de segurança.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o Programa de Uso da Força buscará treinar os policiais conforme os padrões da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), com foco na melhoria das abordagens policiais. A implementação das câmeras corporais, por sua vez, tem como objetivo proporcionar maior controle e monitoramento das ações durante as operações, reforçando a segurança e transparência das atividades policiais. O governador Rafael Fonteles destacou que a medida será gradual e ressaltou a importância da tecnologia no combate à criminalidade, apontando os resultados positivos da segurança no estado, com a redução de homicídios e outros crimes.
Além dessas ações, o Piauí também formalizará a adesão ao Projeto de Intervenção Psicológica On-line para Profissionais de Segurança Pública (Escuta SUSP), que oferece suporte psicológico especializado para policiais, bombeiros e outros profissionais da segurança pública. A iniciativa visa reduzir o sofrimento psicológico causado pela atividade profissional, proporcionando atendimento psicológico remoto e protocolos de intervenção. O programa é uma ação do Governo Federal, que passa a beneficiar os agentes de segurança do estado.