
PC cumpre mandado por intolerância religiosa e incitação ao crime em Pedro II
A Polícia Civil do Piauí cumpriu, na última sexta-feira (20/06), um mandado de busca e apreensão contra um homem identificado pelas iniciais R.O.B., suspeito de praticar os crimes de racismo religioso e incitação ao crime por meio das redes sociais. A operação ocorreu no município de Pedro II e teve início a partir de denúncias feitas por movimentos de povos de terreiro do estado.
As investigações apontam que as publicações criminosas foram motivadas pela chegada da imagem de Iemanjá à cidade, no dia 31 de maio. O ato simbólico, que representa as tradições de religiões de matriz africana, integra as celebrações da 19ª edição do Festival de Inverno de Pedro II. Segundo os relatos, o suspeito fez postagens com mensagens de ódio e ameaças a praticantes dessas religiões.
Durante a ação, os agentes apreenderam o celular utilizado nas publicações, que passará por perícia. A delegada Bruna Venera, diretora de Proteção à Mulher e Grupos Vulneráveis da Polícia Civil, destacou que o investigado foi ouvido e o caso será conduzido pela comarca de Pedro II. Ela reforçou o compromisso da instituição na defesa dos direitos humanos e da liberdade religiosa, e afirmou que atos de intolerância não serão tolerados.