Pai dos presos está foragido · 22/06/2022 - 18h38

Irmãos incendiam casas e ameaçam indígenas por disputa de terras no Sul do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Dois irmãos foram presos nesta quarta-feira (22/06) após mandados cumpridos pela Polícia Civil do Piauí em Bom Jesus, no Sul do Piauí. Eles são suspeitos de incendiar e destruir casa de indígena na região. 

O terceiro investigado, que é pai dos dois presos, não foi encontrado em sua residência, na localidade Barra do Corretim, zona rural do município, passando a ser considerado foragido. Na residência  foi apreendida uma espingarda.

    Divulgação / Polícia Civil do Piauí

As investigações giram em torno de crimes de incêndio a casa habitada, ameaça, associação criminosa e porte/posse ilegal de arma de fogo praticados contra indígenas da etnia Gamela nos anos de 2020 e 2022. Nessas duas ocasiões, foram incendiadas casas de indígenas e proferidas ameaças de morte.

Segundo indícios coletados, os autores de tais crimes objetivam expulsar os indígenas de uma gleba de aproximadamente 5 mil hectares para tomar posse e vender essas terras para grileiros da região. O envolvimento de outras pessoas nesse conflito está sendo investigado.

A ação foi realizada pela Delegacia Regional de Bom Jesus, com apoio operacional da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil e da Polícia Militar do Piauí.

    Divulgação / Polícia Civil do Piauí

 

Comentários