32 pessoas participam da operação -

Incêndio de grandes proporções ameaça áreas rurais pelo quarto dia no interior do Piauí

Há quatro dias, um incêndio de grandes proporções consome a vegetação em Cocal dos Alves, no norte do Piauí. Nesta quarta-feira (30/10), brigadistas locais, reforçados por equipes de Viçosa, Ceará, e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), completaram o quarto dia de combate às chamas, que desde o início, em 26 de outubro, ameaçam propriedades rurais próximas.

Foto: Divulgação/CBMEPIDivulgação/CBMEPI
Divulgação/CBMEPI

Ao todo, 32 pessoas participam da operação. O avanço das chamas tem sido intensificado pelas fortes rajadas de vento. O foco das equipes, segundo o major Costa e Silva, subcomandante do 3º Grupamento Militar (GPM), é impedir que o fogo atinja as áreas habitadas próximas.

“Nossa equipe tem dado total apoio ao combate. As escalas de trabalho foram deixadas de lado, e muitos bombeiros estão atuando praticamente 24 horas por dia, com pouco tempo para descanso. Mesmo com os ventos fortes, conseguimos conter o avanço do fogo nas comunidades próximas, garantindo a segurança dos moradores de Cocal dos Alves”, afirmou o major.

Além da dificuldade de acesso, o subcomandante destacou que as altas temperaturas representam um obstáculo para os agentes, aumentando a intensidade do combate. Nesse cenário, o apoio dos brigadistas tem sido essencial para prevenir danos maiores.

“Em alguns momentos, o fogo é de difícil acesso, mas o auxílio de brigadistas, como o pelotão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e equipes locais treinadas, permite redirecionar as chamas até áreas onde as viaturas com kits de combate a incêndio, caminhões-tanque e carros-pipa podem atuar com reforço direto de mangueiras e reservatórios de água”, explicou.

Até o momento, o município registrou apenas danos à vegetação, sem feridos.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco