Operação Interditados III -

Forças de segurança fixarão base na Praça da Bandeira para coibir o comércio de produtos roubados

A participação da Guarda Municipal na operação Interditados III foi essencial para garantir a segurança e o êxito das ações. Em parceria com a Polícia Militar, a guarda teve a responsabilidade de realizar a contenção inicial, impedindo a entrada e a saída de pessoas, a fim de permitir que a Polícia Civil realizasse a identificação, efetuasse as prisões e apreendesse os materiais necessários. Essa atuação integrada demonstra, mais uma vez, o comprometimento da guarda municipal em gerar resultados positivos e benefícios para a população de Teresina.

Foto: 180 graus

No que diz respeito ao centro de apoio que será estabelecido na Praça da Bandeira, a Guarda Municipal assegurou que, a partir desta quinta-feira (25/05), uma equipe fixa estará presente no local. Esse centro de comando está sendo montado e contará com a presença permanente da Guarda Municipal, da Polícia Civil e da Polícia Militar, até que seja avaliado que os resultados esperados foram alcançados e seja possível reduzir o efetivo. Essa estrutura conjunta dentro da Praça da Bandeira visa garantir a eficácia das operações e o atendimento às demandas da população.

Em relação à atuação da Guarda Municipal no combate aos furtos de aparelhos, principalmente nas paradas de ônibus, o comandante ressaltou que foram designadas três equipes exclusivas para o centro da cidade. Uma dessas equipes está fixada na região da Praça da Bandeira, abrangendo as paradas de ônibus e o Mercado Central. Além disso, há uma equipe posicionada na Praça do Fripisa, e uma equipe móvel que cobre outras áreas e reforça a segurança quando necessário, especialmente nessas duas regiões com maior concentração de estudantes e trabalhadores. Essa abordagem reforçada é fundamental para garantir a segurança da população e reduzir os furtos nesses locais de maior movimento.

“Depois dessa operação agora na Praça da Bandeira, nós manteremos lá um posto de comando integrado com a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal onde o policiamento será intensificado com a presença das viaturas, aumentando nossas rondas e abordagens na região, exatamente para garantir que aquele comércio ilegal de produtor com origem duvidosa, produtos de furto ou roubo, não sejam novamente comercializados ali. A polícia estará mais presente para atender a população e garantir que aquela área seja uma área segura para a nossa população”, pontua. 

Durante a operação, todos os acessos da Praça da Bandeira foram fechados pela polícia e os vendedores ambulantes na praça foram abordados. Seis pessoas foram conduzidas à Corregedoria da Secretaria de Segurança. 
 

Praça passará por revitalização e terá base permanente

Após a instalação e trabalhos do posto de comando montado, a Praça da Bandeira contará futuramente com uma base permanente, da Guarda Civil Municipal, através da Prefeitura de Teresina. O ponto também passará por uma revitalização, visando requalificar o espaço público e devolvê-lo para a comunidade. 

"A partir de hoje, a GCM juntamente com a PM, assume esse posto provisório. E nos próximos dias, em menos de 30 dias, inicia a revitalização da Praça da Bandeira onde terá um posto da Guarda Municipal. Nossa intenção é de que esse posto seja compartilhado com as demais forças de segurança, voltado sempre a integração. Isso vai realmente consolidar essa ideia que foi desenvolvida hoje na operação, com uma praça mais segura e sem a venda de produtos ilícitos. Na praça existia muita a essa venda de celulares roubados, entorpecentes. Nos provimos dias vamos ter essa requalificação para a população que assim desejar utilizar ela", destaca André Viana, comandante da GCM.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco