12 instalações verificadas -

Exército faz operação no Piauí para evitar comércio ilegal de armas

O Exército Brasileiro em todo território nacional, através do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados, iniciou a operação 'Alta Pressão V', que tem como objetivo geral a intensificação das medidas de fiscalização no comércio de armas e munições.  No Piauí será executada pelo 25° Batalhão de e tem a previsão de verificar 12 instalações, incluindo comércio regular de armas e munições, clubes de tiro e atiradores desportistas, operando principalmente nas cidades de Teresina e Bom Jesus.

No estado,  em alguns casos específicos, conta com a participação da Policia Militar do Piauí, e caso seja necessário, da Polícia Civil do Piauí. A operação está sendo executada por militares lotados no Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados 25° Batalhão de Caçadores. 

    Exército Brasileiro

A Operação Alta Pressão V, bem como as demais operações voltadas para Produtos Controlados pelo Exército (PCE), visa, entre outros objetivos, a reduzir desvios de armas e munições que poderiam prover o comércio ilegal no Brasil, promovendo impacto direto na segurança pública nacional, urna vez que contribui diretamente para a redução da violência e consequente aumento da sensação de segurança. 

De acordo com os dados do Centro de Operação de Produtos Controlados (COPCON/DFPC), responsável pelo monitoramento permanente das operações desencadeadas pelo SisFPC,  em todo o tentório nacional, na última operação do mesmo gênero (Alta Pressão IV), ocorrida em julho deste ano, mais de 600 empresas foram fiscalizadas, resultando na autuação de 56 empresas cadastradas junto ao Exército e no emprego de mais de 1.400 militares e agentes. Mais de 93 mil quilômetros foram percorridos e 251 viaturas foram empregadas. 

Todas as atividades ocorrerão de forma simultânea, em um ambiente interagências, contando com o apoio integrado de organizações militares, órgãos de segurança e ordem pública (OSOP) —Tais como as Policias Militares, Federal, Rodoviária Federal e Civil — e agências de fiscalização fazendária, nos níveis federal, estadual e municipal, desdobradas nas áreas de responsabilidade das doze Regiões Militares (RM). 

A atual operação Alta Pressão V, tem a previsão inicial de verificar mais de 500 instalações comerciais, por meio do emprego de efetivo aproximado de 1.100 militares e 170 equipes interagências de fiscalização, proporcionando o emprego de considerável massa fiscalizadora em razoável espaço de tempo, gerando maior probabilidade de êxito para a operação. 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco