
Empresários de empresa de transporte são acusados de tráfico interestadual de drogas no Piauí
A Justiça aceitou a denúncia contra os donos da empresa de transporte interestadual Transcastelo, José Severo e Ivane Luiza, pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico. O caso refere-se à apreensão de 33 kg de maconha e 3 kg de cocaína, transportados de São Paulo para Castelo do Piauí, interceptados em 11 de outubro de 2022, na Avenida Miguel Rosa, em Teresina-PI. A denúncia foi formalizada em 6 de fevereiro de 2025, pelo juiz Almir Abib Tajra Filho.

De acordo com o relatório da Polícia Civil do Piauí, inicialmente, não havia provas suficientes para ligar José Severo e Ivane Luiza aos entorpecentes apreendidos. No entanto, investigações posteriores conduzidas pela Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública revelaram que os empresários não apenas tinham conhecimento das atividades ilícitas, mas também eram responsáveis pelo envio de drogas de São Paulo para o Piauí. O relatório também apontou indícios da participação de José Severo em outros crimes, incluindo seu envolvimento no carregamento de drogas apreendido em 11 de outubro de 2022.
A denúncia foi fortalecida por conversas extraídas de um celular apreendido de outro suspeito, o que levou a Polícia Civil a investigar as mortes de Mário Márcio Gonçalves e Érica Vitória Silva de Sousa, ocorridas em 18 de fevereiro de 2023, em Castelo do Piauí.
Após a denúncia do Ministério Público, em 6 de fevereiro de 2025, o juiz Almir Abib Tajra Filho marcou a audiência de instrução criminal para 4 de abril de 2025, às 9h. Na mesma ocasião, o magistrado revisou as prisões preventivas, mantendo todas as custódias cautelares dos investigados, conforme o art. 316 do CPP. O processo segue em andamento, aguardando a realização da audiência.