
Denarc realiza operação contra o Bonde dos 40 e prende agiota colombiano em Teresina
O Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), da Polícia Civil do Piauí, deflagrou nesta sexta-feira (23/05) a Operação Denarc 45, no contexto do Pacto pela Ordem, com o objetivo de cumprir 30 mandados judiciais — entre prisões e buscas — contra integrantes da facção Bonde dos 40, que atua em várias regiões de Teresina.
Segundo o delegado Samuel Silveira, a ação mirou principalmente um núcleo da facção na zona sudeste da capital, embora mandados tenham sido cumpridos em outras áreas. Até o momento, nove pessoas foram presas. Durante a operação, foram apreendidos armas de fogo, drogas, balanças de precisão, dinheiro em espécie — tanto verdadeiro quanto falso. “Nosso objetivo é desarticular uma célula criminosa ativa na zona sudeste e ampliar o cerco à facção em outras partes da cidade”, afirmou o delegado.
A operação é coordenada pela Secretaria de Segurança, sob o comando de Chico Lucas, em parceria com o delegado-geral Luccy Keiko e o comandante da Polícia Militar, coronel Sheiwann. A ação também contou com o apoio do Departamento Geral de Operações (DGO) da PM. “O trabalho conjunto entre Polícia Civil e Militar tem ampliado o número de prisões e apreensões, contribuindo para a redução da criminalidade em Teresina”, destacou Samuel Silveira.
Colombiano atuava como agiota e traficante
Entre os presos está o colombiano Esteban Rivera Quinones, investigado por tráfico de drogas e suspeito de envolvimento com agiotagem. De acordo com a polícia, ele já era monitorado por atuação no tráfico, mas os agentes identificaram também uma estrutura organizada de empréstimos ilegais.
“Durante a abordagem, encontramos grande quantia em dinheiro e evidências claras da prática de agiotagem. Há indícios de que esse recurso também financia o tráfico, o que será aprofundado nas próximas fases da investigação”, concluiu o delegado.