
Delegado Luccy Keiko destaca avanços tecnológicos da segurança com o lançamento do BO Fácil
O diretor-geral da Polícia Civil do Piauí, delegado Luccy Keiko, destacou, durante a solenidade de lançamento do BO Fácil nesta segunda-feira (30/06), que o novo serviço representa mais um passo importante no processo de modernização da segurança pública no estado. Segundo ele, a plataforma é resultado de um planejamento iniciado em conjunto com o secretário de Segurança, Chico Lucas, e tem como principal objetivo facilitar a comunicação entre a população e as forças policiais, usando o WhatsApp, ferramenta amplamente acessível à maioria dos piauienses.

Luccy Keiko lembrou que o processo de ampliação do registro de boletins de ocorrência teve início com a permissão para que ocorrências fossem registradas de qualquer lugar do estado, independentemente do local onde o fato aconteceu. Em seguida, veio a otimização da Delegacia Virtual, que já permitia registros via site. “Agora, com o BO Fácil, a pessoa pode relatar o ocorrido por texto, áudio ou até mesmo por vídeo, diretamente pelo WhatsApp, sem a necessidade de escrever longos relatos, o que facilita especialmente para quem tem dificuldades com a redação”, explicou.
De acordo com o delegado, a Polícia Civil já capacitou equipes específicas para receber os relatos, transcrever as informações e registrar os boletins de forma rápida e eficaz. Após o processamento, o documento é devolvido ao cidadão pelo próprio WhatsApp, garantindo agilidade e praticidade. Além disso, os boletins são automaticamente encaminhados à unidade competente para investigação, agilizando o início da apuração dos casos.
Outra novidade destacada por Luccy Keiko é a integração do número 190, tradicionalmente usado pela Polícia Militar, como canal de atendimento também para denúncias e demandas da Polícia Civil. “Essa medida reforça o papel do 190 como número unificado da segurança pública. Com ela, a população pode registrar ocorrências urgentes, fazer denúncias anônimas ou relatar crimes diretamente por esse canal, que agora é ainda mais completo e acessível”, finalizou.