
Delegado Charles Pessoa destaca potencial do BO Fácil para ampliar operações do Draco
O Governo do Piauí lançou, nesta segunda-feira (30/06), o primeiro serviço do Brasil que permite o registro de boletins de ocorrência (BO) pelo WhatsApp. Batizada de BO Fácil, a plataforma também possibilita que cidadãos realizem denúncias anônimas e acionem diretamente o número 190. A ferramenta foi apresentada em solenidade no Espaço Piauí Gov Tech, localizado no Centro de Teresina.

Durante o evento, o delegado Charles Pessoa, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), ressaltou a importância da nova tecnologia para fortalecer o trabalho investigativo. “Essa ferramenta vai proporcionar que a gente colete informações anônimas. Dentro desse próprio canal do BO Fácil, o cidadão ou cidadã de bem pode encaminhar uma denúncia anônima”, explicou o delegado.
Ele destacou ainda que todas as informações recebidas por meio do sistema serão tratadas com seriedade e sigilo. “Essas denúncias e informações serão tratadas com muita responsabilidade, sem expor nenhum cidadão. Mas, com certeza, vão trazer ainda mais dados que resultarão em mais operações deflagradas pelo Draco”, garantiu Charles Pessoa.
A iniciativa faz parte da política de modernização e digitalização da segurança pública do Piauí, aproximando o cidadão dos canais oficiais de denúncia e ampliando a capacidade de resposta do Estado frente ao crime organizado. O BO Fácil representa um passo inédito no país e coloca o Piauí na vanguarda do uso de tecnologias para a proteção da população.