
Delegado Charles Pessoa destaca inovação do BO Fácil no Piauí
O delegado do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Charles Pessoa, elogiou a iniciativa pioneira da Secretaria de Segurança Pública do Piauí com o lançamento do BO Fácil, primeiro serviço do Brasil que permite o registro de boletins de ocorrência diretamente pelo WhatsApp. A ferramenta foi apresentada nesta segunda-feira (30/06), durante solenidade no Espaço Piauí Gov Tech, no Centro de Teresina.

Segundo Charles Pessoa, a nova plataforma representa um avanço significativo na prestação de serviços públicos, ao tornar mais acessível o registro de ocorrências policiais. “Piauí novamente inovando, a Secretaria de Segurança Pública lança mais uma ferramenta para levar esse serviço para toda a sociedade piauiense, que é justamente o BO Fácil”, destacou o delegado.
Ele enfatizou que a acessibilidade é um dos principais diferenciais do projeto. “Qualquer cidadão ou cidadã aqui do nosso estado que tem acesso a celular, ao WhatsApp, pode fazer o registro de uma ocorrência”, explicou. Outro ponto importante, segundo o delegado, é a possibilidade de utilizar diversos recursos multimídia no envio das informações. “O cidadão pode gravar um áudio, encaminhar imagens, localização ou até vídeos da situação, o que facilita a apuração dos fatos e dá mais agilidade ao atendimento.”
Charles também fez questão de reconhecer o trabalho conjunto do governo estadual para concretizar a ferramenta. “É uma ação brilhante e inovadora, idealizada tanto pelo governador Rafael Fonteles como pelo nosso secretário Chico Lucas, que está levando mais serviço para a sociedade”, finalizou. A plataforma, além de registrar ocorrências, permite denúncias anônimas e o acionamento do número 190 de forma prática e rápida.