20 espécies diferentes -

BPA realizou 124 atendimentos envolvendo resgate de cobras em fevereiro; veja o relatório

O relatório aponta que no mês passado, foram realizados 159 atendimentos envolvendo resgates de animais de 20 espécies diferentes.

A Polícia Militar do Piauí, através do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), divulgou o relatório de ocorrências realizadas no mês de fevereiro em Teresina. O levantamento traz números de atendimentos a denúncias de maus-tratos a animais, apreensão de aves silvestres em situação de cativeiro, resgate de animais em área ou provocando perigo, além outras ações.

O relatório aponta que no mês passado, foram realizados 159 atendimentos envolvendo resgates de animais de 20 espécies diferentes, sendo destes, 124 atendimentos com cobras. Já nos primeiros dois meses do ano, foram 317 atendimentos gerais e 234 com serpentes.

Parte das ações são realizadas em área residencial. A maior frequência do aparecimento desses animais silvestres nesse período do ano é em decorrência das chuvas, pois eles têm mais possibilidades de encontrar alimento. As ocorrências nas casas são registradas devido à temperatura mais quente desses locais.

"Esse animais silvestres apreendidos são soltos em reservas. Aqueles que estão em perfeitas condições de saúde, soltamos nas reservas, parque Zoobotânico, Parque da Cidade e em algumas áreas de proteção ambiental. Reservas credenciadas em Teresina também", destaca o major Fredson Abreu, do BPA.

O levantamento destaca ainda que 22 aves silvestres, de 8 espécies diferentes foram apreendidas. Além disso, houve 65 atendimentos de ocorrências envolvendo abelhas e 38 atendimentos a denúncias de maus tratos a animais. 

"Na questão de vistoria de abelhas, nós temos as prioridades, como repartições públicas, creches, escolas, delegacias e em via pública, quando trata-se de abelhas italianas e africanizadas que está colocando em risco a vida de terceiros", diz o major. 

Acione a Polícia Ambiental

A orientação para quem encontrar animais silvestres no interior de casas ou em área residencial, é não tentar capturá-los ou afugentá-los. A recomendação é ligar para o 190 e acionar o Batalhão Ambiental para o resgate devido.

Operação Silêncio e Paz

A operação Silêncio e Paz, realizada nos finais de semana pelo Batalhão, tem a finalidade de coibir, através do policiamento ostensivo preventivo e repressivo, as contravenções penais de perturbação do trabalho ou sossego alheios. 

O BPA também divulgou números da ação referentes ao mês de fevereiro, totalizando um total de 61 ocorrências, sendo 52 residências/ comércios fiscalizados.

"A Silêncio e Paz é uma operação que a gente faz nos finais de semana, de pertubação do sosssego. Todos os meses temos os relatórios da produtividade mensal dessa operação, que é sexta, sábado e domingo, juntamente com outros órgãos integrados, como a delegacia dos crimes ambientais, a Semam do município e o Corpo de Bombeiros", destaca  major Fredson.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco