Priorizando ônibus e caminhões -

Programa para carro popular foi repaginado para focar transporte coletivo e de carga, diz Haddad

O programa de incentivo a carros populares foi repaginado e agora foca o transporte coletivo e de carga, priorizando ônibus e caminhões, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), nesta segunda-feira (5).

Apesar das mudanças, os carros populares ainda serão contemplados, acrescentou o petista. Ele se reúne ainda nesta segunda para apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o redesenho do programa.

Foto: José Cruz/Agência BrasilHaddad: despesas vão crescer menos do que 50% do aumento da receita
Programa para carro popular foi repaginado para focar transporte coletivo e de carga, diz Haddad

Segundo Haddad, o programa federal para reduzir o preço de veículos será formalmente anunciado na tarde desta segunda-feira.

Para bancar os custos do pacote, que poderia chegar perto de R$ 1 bilhão, a Fazenda pretende antecipar a reoneração do diesel -os descontos em tributos sobre o combustível estavam previstos para irem até o fim do ano.

O programa para carros populares foi inicialmente desenhado pelo Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), para diminuir o preço de carros até R$ 120 mil.

Os maiores descontos seriam concedidos para carros mais baratos, com maior parte da produção nacional e com maior eficiência energética.

Ele foi apresentado por Alckmin na semana retrasada e a Fazenda pediu 15 dias para estudar os impactos fiscais da medida e seu alcance.

Além do programa de incentivo ao setor automotivo, o programa Desenrola também será discutido com Lula. A iniciativa foca em pessoas com dívidas e é uma promessa de campanha do petista.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco