No Centro Pastoral Paulo VI · 06/12/2017 - 13h28 | Última atualização em 06/12/2017 - 13h38

Prefeito Dr. Macaxeira filia-se ao Partido Progressista na capital piauiense


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Redenção do Gurguéia, Dr. Macaxeira, esteve no auditório do Centro Pastoral Paulo VI para a filiação ao Partido Progressistas realizado nessa segunda-feira (04/12), que incluiu outros prefeitos e lideranças políticas municipalistas.

Estiveram presentes o presidente nacional do partido, o senador Ciro Nogueira, a vice-governadora Margarete Coelho, os deputados federais Mainha e Iracema Portella, a bancada do Progressistas na Alepi, incluindo o deputado Júlio Arcoverde, presidente da sigla no Piauí.

 


Compartilhar Tweet 1



Estão abertas as inscrições para a 5ª Edição do Selo UNICEF- 2017/2020. No Piauí, 160 municípios já assumiram o compromisso de melhorar a qualidade de vida de suas crianças e adolescentes. Durante o evento da CNM que aconteceu na APPM, entre os dias 14 e 15 de agosto, 25 prefeitos assinaram os Termos. Entre eles, o prefeito de Redenção do Gurguéia, Dr Macaxeira.

As inscrições podem ser feitas até dia 31 de agosto, pelo site www.selounicef.org.br.

Após a assinatura do Termo o município deve escanear o documento e enviar para: lana.selounicef@gmail.com/dmendes@unicef.org/fortaleza@unicef.org ou entregar na Sala da UNDIME, na SEDE da APPM (Av. Pedro Freitas,Teresina-PI).

Fotos: AsCom/ Selo Unicef


Fonte: AsCom/ Selo Unicef
Muitas autoridades presentes · 17/08/2017 - 12h59

Dr. Macaxeira acompanha evento na APPM com presença do governador W. Dias


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Redenção do Gurguéia, Dr. Macaxeira, participou do Diálogo Municipalista, na Associação Piauiense de Municípios (APPM), nesta terça-feira (15/08), em Teresina.

Durante o evento, o governador Wellington Dias anunciou melhorias na saúde, como destinação de Ambulância e UBS para 224 municípios do Piauí. Na solenidade, esteve presente o senador Ciro Nogueira, vice-governadora Margarete, secretário de Governo Merlong Solano, deputados Júlio Arcoverde, Aluísio Martins e Georgiano Neto.

Nesta edição do evento, estão sendo discutidas práticas para a gestão de qualidade para o incremento de receitas, além de fortalecida a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.



Compartilhar Tweet 1



Nesta quinta-feira (06/07), o coordenado da transparência de Redenção do Gurgueia Leonardo Ribeiro, participou do treinamento de capacitação do Portal da Transparência na Associação Piauiense de Municípios (APPM).
A qualificação tem como base na necessidade de ampliar os mecanismos técnicos e facilitar a inserção de arquivos.A capacitação foi gratuita para todos os municípios que ocorreu no auditório da entidade.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O desembargador José Francisco do Nascimento, em recente decisão, determinou que o ex-prefeito de Redenção do Gurgueia, Delano Parente, fosse recambiado para a penitenciária Irmão Guido.

A princípio, depois de perder a prerrogativa do foro, uma vez que deixou de ser prefeito, o juiz de Direito da comarca de Bom Jesus havia decidido que o ex-gestor seria recambiado para o sistema prisional daquele município

Mas a defesa de Delano contestou e recorreu ao Tribunal de Justiça, sob a alegação de que o ex-gestor possui filho menor estudando na capital e que sua mulher também mora em Teresina.

O desembargador então concedeu em parte a liminar solicitada, uma vez que não atendeu ao pedido de soltura de Delano, mas determinou seu recambiamento para a Irmão Guido.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Por: Rômulo Rocha- Direto de Brasília

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta segunda-feira (26/06), o prefeito Dr Macaxeira do município de Redenção do Gurgueia participou de uma reunião com os prefeitos do Sul do Piauí, no Palácio de Karnak. O governador Wellington Dias e o secretário Estadual de Governo, Merlong Solano, o presidente do Instituto das Águas, Dr. Francisco Costa e o deputado federal Júlio César estiveram na reunião.

Na oportunidade foram tratados de assuntos relacionados aos interesses dos municípios da região Sul.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Redenção do Gurguéia, Dr. Macaxeira, participou da reunião promovida pela APPM na última segunda-feira (05/06). Na ocasião, os prefeitos discutem os principais problemas que prejudicam os municípios na atualidade, com enfoque na questão das dívidas dos municípios.

Dentre as pautas que foram discutidas estão o endividamento dos municípios com precatórios TRT e TJ, FGTS, parcelamento do INSS conquistado na XX Marcha, RPPS, Eletrobrás, Diário Oficial dos Municípios, regulação de atendimento de urgência, emergência e eletivo, além de saneamento básico.

(Equipe de Municípios)


Fonte: 180graus
Morto em GPM · 06/06/2017 - 11h21 | Última atualização em 06/06/2017 - 15h57

Redenção do Gurguéia: população faz ato manifesto por morte de rapaz


Compartilhar Tweet 1



A população da cidade de Redenção do Gurguéia está inconformada com a morte de Marcelo, o rapaz foi morto no interior da GPM (Grupamento de Polícia Militar) do município com um tiro na cabeça, o principal suspeito de ter efetuado o disparo, um PM que estava de plantão, fugiu.

Durante toda segunda-feira (05/06), diversas mensagens nas redes sociais ilustravam a indignação da população com o acontecido. Houve manifestação da frente do GPM e o tráfego foi comprometido, várias pessoas se juntaram e protestaram, atearam fogo em objetos e gritavam por justiça.

A Polícia investiga as causas do crime, interrogando Policiais e algumas pessoas que moram nos arredores da GPM, que possivelmente teriam ouvido gritos de socorro enquanto o rapaz era torturado.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e fotos do Portal Gurgueia
Na missa de abertura · 04/06/2017 - 19h23 | Última atualização em 04/06/2017 - 19h29

Dr. Ângelo Macaxeira marca presença em missa de abertura do festejo de Redenção do Gurguéia


Compartilhar Tweet 1



O portal 180graus esteve na cidade de Redenção do Gurgueia para acompanhar a missa de abertura dos festejos do município no bairro Santo Antonio. O prefeito municipal Dr. Ângelo Macaxeira, marcou presença e falou que os festejos marcam uma data comemorativa para toda população.

Este ano a prefeitura estará participando ativamente de todos os dias do festejo. O Padre responsável pelo município disse que esta é uma importante iniciativa, sendo bem-vindas todas as ações que colaboram para o propósito da festa religiosa e social.


Compartilhar Tweet 1



A polícia civil de Redenção do Gurgueia, cumpriu nesta quarta-feira (31/5), um mandado de prisão preventiva contra Cleonilton Moura. O mandado dado pelo juiz da comarca de Bom Jesus, deu-se porque o homem teria lesionado e atendado contra a vida da sua ex-companheira. E estava impedido de se aproximar dela com uma medida protetiva de urgência, mas o homem violou a medida e teve de ser preso preventivamente.

Canito, como é conhecido, não reagiu à prisão. Além disso, é suspeito de furtos de cargas.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal B1
Assassino foi preso · 26/05/2017 - 09h49 | Última atualização em 26/05/2017 - 15h02

Assassino acusado de matar desafeto em Redenção do Gurguéia é preso


Compartilhar Tweet 1



Polícia Civil do Estado do Piauí, representada pelas Delegacias Regionais de Bom Jesus e Floriano, efetuaram a prisão do homicida Gevanilton Vieira de Sousa, popularmente conhecido como “Beba”.

No dia (20/02), nas primeiras horas da noite, “Beba” matou um desafeto com dois tiros nas costas, na cidade de Redenção do Gurguéia. Ele já respondeu por furto na Comarca de São Raimundo Nonato e responde por dano e tentativa de homicídio na Comarca de Bom Jesus.

Após o crime, “Beba” fugiu do local e em razão disso foi decretada sua prisão preventiva. A Polícia Civil de Bom Jesus, através das suas investigações, descobriu o paradeiro do foragido, o mesmo estava escondido na casa dos pais, em Nazaré do Piauí (30km de Floriano).

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Gurguéia

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Redenção do Gurguéia, Dr. Macaxeira, esteve ontem em um jantar na residência do Senador Ciro Nogueira juntamente com Iracema Portela. Estiveram presentes também diversos prefeitos do Piauí em ocasião da XX Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios.

A Marcha é anualmente promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CMN). O evento teve início dia 15 e segue até a próxima quinta-feira (18/05).Também é um espaço de lutas onde os prefeitos podem discutir e alertar autoridades do Executivo, do Congresso Nacional e do Judiciário sobre temas que permitam a conquista de autonomia pelos Municípios.

Foto: Ascom

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da AsCom
Violência no trânsito · 16/05/2017 - 09h57

Dois acidentes são registrados com secretários de Redenção


Compartilhar Tweet 1



Na madrugada do último domingo (14/05),Sr. Jorge Leandro Sena, secretário municipal e irmão do prefeito, sofreu um acidente quando retornava de Monte Alegre para Redenção do Gurgueia. O veículo, por sinal, tombou algumas vezes. Felizmente, o jovem secretário passa bem, tendo apenas um corte no braço.

Já na manhã da última segunda-feira (15/05), um outro acidente próximo ao Posto Amorim Parente, desta vez envolvendo o Sr. Roberto, secretário municipal e primo do prefeito, que felizmente também passa bem.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal B1

Compartilhar Tweet 1



A chegada de sete profissionais para integrar o Programa Mais Médicos no Piauí está prevista para as 14h19, no aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina. Chegando ao Piauí, serão conduzidos para atuarem em 6 municípios.

O grupo é formado por brasileiros formados em instituições do exterior, principalmente Cuba e Venezuela, para exercício da profissão de médico.

Chegando ao município, os médicos ingressam na equipe e iniciam o trabalho. O Piauí conta com 352 médicos do programa, desses 101 são brasileiros e 251 são cubanos que trabalham em 132 municípios, distribuídos nos 11 territórios de saúde.

Os médicos que chegam nesta terça-feira (25/04) irão atender nos municípios Ipiranga do Piauí, Barras, Buriti dos Montes, Piracuruca, Piripiri e Redenção do Gurgueia.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da Ccom

Compartilhar Tweet 1



O prefeito Dr. Macaxeira de Redenção do Gurguéia participou da primeira reunião ordinária do ano de 2017 da Associação dos Municípios do Extremo Sul do Piauí (AMES) realizada no último sábado (25/03), na cidade de Corrente.

Discussões sobre a criação de um consórcio em saúde pública, duplicação da BR- 135 e a organização da Associação foram temas que nortearam a reunião. Palestras com temas como: Direito tributário, resíduo sólidos, líquidos e armazenamento, duplicação BR- 135, programas de parcerias com ensino fundamental, regime de previdência própria foram ministradas aos gestores municipais presentes ao evento.

CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COMPLETA.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



A forte chuva que caiu na região do município de Redenção do Gurgueia na tarde desta quarta-feira (08/03) pegou de surpresa o motorista de uma picape que, ao tentar atravessar um riacho, acabou sendo coberta pelas águas.

O local do incidente foi na travessia do Riacho Grande, trecho que liga a sede do município à comunidade São José. O veículo pertence a uma empresa de Georreferenciamento.

A picape ficou praticamente submerso. A correnteza estava muito forte e o veículo teve que ser amarrado para que não fosse arrastado. O motorista conseguiu sair do veículo sem ferimentos.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Portal B1

Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Redenção do Gurguéia, Dr. Macaxeira, está participando de uma palestra no Tribunal de Contas do Estado do Piauí – TCE/PI, que tem como objetivo informar e esclarecer os gestores sobre as novas regras e procedimentos que devem adotar em relação ao RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), a fim de solucionar problemas que ameaçam inviabilizar o sistema previdenciário nos municípios.

Os palestrantes são a conselheira do TCE-PI, Lílian Martins e o especialista em Previdência, Alex Sertão. Uma dessas exigências é que os municípios devem informar na prestação de contas os parcelamentos e pagamentos do RPPS, sob pena de terem as contas bloqueadas.

Isabel Ribeiro - direto do local

Várias palestras · 16/02/2017 - 15h54

Dr. Macaxeira participa de dia de palestras na APPM


Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM), através da Escola de Municípios do Piauí, Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e a Controladoria Geral do Estado (CGE) realizam nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, o primeiro Seminário de Gestão de 2017.

O prefeito de Redenção do Gurgueia, Dr. Macaxeira, participou de várias palestras no segundo dia, terça-feira (16/02) , foram abordados temas como Princípios Legais da Licitação, Dispensa e Inexibilidade de licitação, Contratos Administrativos, onde o palestrante Emannuel Nogueira falou bastante, bem como a palestrante Naiara Silva que falou de temas como o Sistema de Registro de Preço, Pregão, Pareceres Jurídicos nas Licitações e muito mais.

(Redação Teresina)

Fazia linha na zona rural · 09/02/2017 - 16h12

11 pessoas ficam feridas em colisão de veículos no Sul do estado


Compartilhar Tweet 1



Um acidente grave envolvendo duas caminhonetes aconteceu na tarde desta quarta-feira (08/02) na estrada vicinal que liga a cidade de Redenção do Gurgueia ao povoado Brejão, zona rual do município, deixando 11 feridos.

Segundo o Portal B1Um dos veículos, Volkswagen Amarok,era usado pela Secretaria de Saúde do município e o outro, um Chevrolet D10, fazia linha na zona rural. Os veículos colidiram em uma curva, e a D10 acabou capotando com aproximadamente 10 pessoas na carroceria.

Não houve vítimas fatais, mas os envolvidos foram encaminhados ao Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus. Todos estavam conscientes e passarão por exames que irão mostrar a gravidade dos ferimentos.


Fonte: Com informações do Cidade na net

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta terça-feira (31/01), a secretária de educação da cidade de Redenção do Gurgueia, Delaice Fonseca, participou do 2º dia do seminário para os Novos DME e secretários de Educação dos municipios na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento acontece no Auditório da APPM e tem como proposta qualificar os gestores e técnicos municipais.

A programação iniciou com a palestra da Profª Cleidimar Tavares que falou sobre uma gestão eficiente na educação. Após aconteceu a palestra Conviva Educação: Atualização do valor do piso salarial do Magistério e Plano de Carreira onde a Profª Cleuza Reulho ministrou. No decorrer da manhã ainda houve outras palestras com a intensão de capacitar ainda mais os gestores.

Leucilio Sales - direto da APPM

Gestão 2017/2020 · 30/01/2017 - 17h06 | Última atualização em 30/01/2017 - 17h10

Secretária de educação de Redenção do Gurgueia participa de capacitação na APPM


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta segunda-feira (30/01), a secretária de educação da cidade de Redenção do Gurgueia, Delaice Fonseca, participou do seminário de Boas Vindas aos Novos DME e secretários de Educação dos municípios na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento acontece no Auditório da APPM e tem como proposta qualificar os gestores e técnicos municipais.

A palestra iniciou com a apresentação do plano municipal de Educação com o palestrante Rede PME. Logo após, foi departido sobre o uso pedagógico das avaliações externas: IDEB (Provas Brasil; ANA - Avaliação Nacional da Alfabetização) com a palestrante Rosangela Maria de Sá, avaliadora técnica.

Equipe de municípios - direto da APPM

MP e TCE · 13/01/2017 - 10h47 | Última atualização em 13/01/2017 - 11h11

Ministério Público apura irregularidades nas contas do município de Redenção do Gurgueia


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil público para apurar supostas irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado referentes à prestação de contas do município de Redenção do Gurgueia, no ano de 2011.

O relatório constante nos autos do processo TCE nº 14.498/12 apontam a aquisição de bens em violação à Lei de Licitações, com despesas realizadas de forma fragmentada, aquisição de bens e serviços sem licitação, contratação de profissional de contabilidade sem processo seletivo, concurso ou via inexigibilidade, além de gastos com gêneros alimentícios e transporte escolar, acima do valor homologado.

CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COMPLETA.

(Redação Teresina)

Novos gestores do PI · 30/11/2016 - 11h24 | Última atualização em 02/12/2016 - 17h32

Dr Macaxeira participa do Seminário de Gestão na sede da APPM


Compartilhar Tweet 1



Aconteceu na noite da última segunda-feira (28/11), a abertura do seminário de Novos Gestores: Municipalismo de Resultados, na sede da APPM, com algumas palestras sobre o evento. Na terça-feira (29/11), houve varias palestras de consultores. Em seguida na quarta-feira (30/11), pela manhã, teve o encerramento do seminário.
O prefeito eleito, Dr Macaxeira, esteve presente no evento, junto com outras autoridades.

Realizado por APPM e Escola dos Municípios do Piauí, o evento tem o patrocínio master da Caixa Econômica Federal e Governo Federal; patrocínio do Sebrae e OAB; e apoio do TCE, EGC, ODS, UESPI, Governo do Piauí e Alepi.

Isabel Ribeiro, Maycon Carlos, Leucilio Sales e Altivo Neto – direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito eleito de Redenção do Gurguéia, Dr. Ângelo conhecido como Dr. Macaxeira, esteve em Brasília participando do Seminário Novos Gestores: Região Nordeste, organizado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM. O evento começou dia 09 e encerrou dia 11 de novembro. Além de palestras, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, os prefeitos puderam manter contato com representantes dos ministérios e outros órgãos de interesse da gestão municipal. Assim como, puderam ter acesso há vários livros e informativos que podem lhe auxiliar no mandato.

Isabel Ribeiro e Lorenna Ribeiro – direto de Brasília


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Delano Parente, de Redenção do Gurgueia, foi novamente preso na manhã de terça-feira (11/10), em ação coordenada pelo GAECO. Ele foi localizado em seu apartamento no bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina.

O gestor havia sido preso em julho deste ano, por meio da Operação Déspota, que investiga crimes de corrupção. Delano chegou a ser solto por força de habeas corpus, mas na semana passada, o Superior Tribunal de Justiça suspendeu a liminar que garantia lhe liberdade.

Segundo o coordenador do Gaeco, promotor Rômulo Cordão, o prefeito não resistiu à prisão e disse que pretende colaborar com as investigações. Das 16 pessoas denunciadas pelo Ministério Público na âmbito da Operação Déspota, apenas Delano está preso.

(Redação Teresina)