Piauí -

Quem é Washington Bonfim?

Quem é Washington Bonfim?

Com dados de pesquisas qualitativas, o professor Dr. Washington Bonfim via alguma viabilidade de seu nome na corrida ao governo do Estado em 2022, quando se falava em renovação. Se não desse para se eleger, com certeza daria para esquentar o debate sobre ideias para fazer o Piauí avançar. Pelo Partido da Cidadania, pôs o nome e a cara na vitrine eleitoral e botou o pé na estrada. O arranjo político nacional do seu partido alinhando-se ao grupo do presidente Bolsonaro, candidato à reeleição, inviabilizou sua disputa ao governo do Estado.

Foto: Reprodução/InstagramWashington Bonfim
Washington Bonfim

Oriundo da classe média de Teresina, estudou em colégios particulares até o ensino médio. Conciliou a vida de aluno dedicado com a atuação no movimento estudantil participando do grêmio no Colégio Diocesano fazendo muitos relacionamentos que preserva com hoje como profissional.

Cursou Ciências Sociais na Universidade Federal do Piauí - Ufpi a partir de 1987 onde teve atuação destacada no centro acadêmico. No movimento estudantil da Federal circulava no campo da esquerda, mas se reconhecia como centro-esquerda, o que lhe possibilitava transitar entre os vários segmentos políticos como PT, PCdoB, PCB.

É professor concursado da Ufpi desde 1994. Em suas pós-graduações estudou em São Paulo, Rio de Janeiro, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos e em Fortaleza, no Ceará.

Suas teses mestrado e doutorado foram estudos sobre os “governos da mudança” do Ceará a partir da década de 1980. Queria entender por que o Estado vizinho estava deslanchando e o Piauí continuava pobre e patinando.

A aproximação com o PSDB, já no início dos anos 2000 se deu por intermédio de Kleber Montezuma, ex-PCdoB no movimento estudantil da Ufpi. Foi um dos formuladores de ideias do grupo do ex-prefeito Firmino Filho, tendo sido secretário de Educação e Planejamento e, após uma década, sentia que o grupo estava desgastado com uma sequência de sete mandatos e perdia força por não tratar de uma necessária renovação, o que o levou a se afastar. Selou a ruptura definitiva com a candidatura ao governo do Estado pelo Cidadania nas eleições de 2022.

No mesmo dia em que anunciou a desistência da candidatura ao governo, recebeu com surpresa o convite do então candidato Rafael Fonteles para integrar a campanha liderada pelo Partido dos Trabalhadores. Seus relacionamentos na Ufpi desde o tempo de estudante, o perfil técnico-político devem ter sido a razão maior de ter sido convidado pelo governador eleito Rafael Fonteles para o cargo de secretário de planejamento, cujo desafio encara com empolgação da primeira vez, como ele mesmo afirma.

Não é de hoje o relacionamento do professor Washington com o governador eleito Rafael Fonteles. De fato, eles se conheceram quando Rafael, ainda estudante, participou ativamente junto com seu pai, o também professor da Ufpi Nazareno Fonteles, da campanha do historiador Fonseca Neto à reitoria da Federal, sendo Washington o coordenador da mesma.

Dr. Washington Bonfim tem a seu favor, além da vivência com o estudante Rafael, as experiências bem-sucedidas como Secretário de Planejamento e Educação nas gestões de Silvio Mendes e Firmino Filho na Prefeitura de Teresina. Acostumado a trabalhar com planejamento e metas objetivas, terá papel fundamental no futuro governo de Rafael Fonteles.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco