Piauí -

Quem é Marcelo Noleto?

Quem é Marcelo Noleto?

Nada mais inspirador que o exemplo. Filho de um trabalhador sindicalista e de uma professora, Marcelo Noleto ouvia muito o pai falar sobre justiça que, por princípio, mantinha-se rígido nessa questão. “Sempre busque ser o melhor. Mas não melhor que os outros, apenas o melhor de si”. Esta é a segunda inspiração de Marcelo. A ideia, propagada pelo lendário professor Marcílio Rangel, falecido diretor do Instituto Dom Barreto - IDB, resume a busca pela excelência que norteia os alunos da escola, marcando suas vidas. Atuar com justiça buscando o melhor de si tornou-se a equação que molda a atuação e o sucesso de Marcelo.

Foto: Reprodução

Após a terceira série feita no Colégio das Irmãs, Marcelo Noleto foi estudar no IDB, onde ficou até concluir o Ensino Médio. Para sua geração, a política soava como algo “sujo” e pouco se falava sobre ela na escola. O que movia todo o alunado eram as famosas gincanas, quando exercitavam criatividade, esforço, planejamento, organização e liderança, para alcança resultados. De fato, em nível nacional, o IDB tem feito história levando o Piauí ao topo quando o tema é educação.

Eles viraram a chave. Liderados por Rafael Fonteles, representantes desta geração com menos de 40 anos chegam ao poder político no Estado do Piauí. Considerado um técnico, hoje Marcelo Noleto reconhece que não existe outra maneira de ajudar o Piauí a não ser pela política.

Após iniciar o curso de Direito na Universidade Federal do Maranhão, torna-se bacharel pelo Instituto Camilo Filho em 2009, em Teresina. Em seguida, concursado, foi trabalhar no TRT em Ilhéus, na Bahia. Veio transferido para a cidade de Corrente, depois Bom Jesus, no Piauí, onde passou um ano em cada e após para São Raimundo Nonato, onde ficou por sete anos até 2015. Após a saga de uma década fora de Teresina, volta à capital e assume cargos no TRT-PI, sob a presidência de Liana Chaib.

Parceiros de longa data, Marcelo já havia trabalho no Colégio CEV, em que Rafael é sócio. O reencontro profissional se deu com o convite para o cargo de chefe de gabinete do então secretário de Fazenda, em 2009, por ocasião do início do Pro-Piauí, o maior programa de investimentos do Estado liderado por Rafael.

Muito provavelmente, o Pro-Piauí foi a salvação da lavoura porque logo veio a pandemia do covid-19. Envolvendo todas as prefeituras do interior e centenas de empresas, o programa fez a economia girar em um momento em que os estados e municípios passaram por grandes dificuldades.

Organização, planejamento, metas, justiça, resultado. Esta era a visão do chefe de gabinete Marcelo à frente do Pro-Piauí. Diante de tantas demandas e a extrema necessidade de planejamento, também vieram à sua mente o senso de justiça do pai para que fosse feito o melhor possível. Considerado um sucesso, o Pro-Piauí foi um aprendizado muito útil ao que viria a seguir, as eleições. Era a campanha de Rafael Fonteles ao governo do Estado e lá estava Marcelo Noleto novamente rodando pelo Piauí em contato com o povo e com as lideranças.

Desenvoltura, competência e confiança levaram o governador eleito a convidar Marcelo para o cargo de secretário de governo. A partir de janeiro, os meninos do Dom Barreto iniciam a gincana mais importante de suas vidas e a mais esperançosa para o povo do Piauí.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco