
Escola em Tempo Integral – Secretário Washington Bandeira coloca o Piauí na liderança
São três os pilares do programa Acelera Seduc, que pretende mudar a realidade dos jovens estudantes piauienses: Ser Integral faz a Diferença, Seduc Tec e Recomposição da Aprendizagem.
Com mais de 35% dos alunos da Rede Pública Estadual já estudando em tempo integral, o Piauí está à frente no Brasil. Para se ter uma ideia do avanço da Seduc nesta direção, em segundo lugar está o Ceará com 15,7%, a Paraíba com 15,1% dos alunos estudando em tempo integral, conforme detectou em pesquisa a ONG CLP – Centro de Liderança Pública neste fevereiro de 2024.
Com proposta inicial, a partir do Plano de Governo de Rafael Fonteles, de passar de 96 a 192 escolas para o regime de tempo integral em quatro anos, a Seduc conseguiu superar com folga a meta ainda no primeiro ano da gestão, chegando em 2023 a 200 escolas. O benefício alcançava 23.800 alunos de 50 municípios e avançou para 62.000 alunos de 122 municípios.
Meta batida, aposta aumentada. A partir desta vitória, o Acelera Seduc prevê levar a modernização das escolas e a implantação do tempo integral a todas as 502 escolas da Rede Estadual, com seus mais de 110 mil alunos em todos os 224 municípios do Estado.
Alunos estudando em tempo integral melhoram a avaliação do IDEB, com média de 4.8, enquanto os demais no ensino regular chegam a 3.9, numa escala de 0 a 10. Está aí a comprovação de que o plano está funcionando.