Plantão odontológico · 15/06/2020 - 16h45

Zap Odonto realiza 1.500 atendimentos em quase dois meses


Compartilhar Tweet 1



Em quase dois meses de funcionamento, o Zap Odonto, serviço telefônico para auxiliar nas assistências odontológicas de urgência, já realizou 1.500 atendimentos em Teresina. Dos casos atendidos, cerca de 27% foram encaminhados para o plantão odontológico.

A maioria dos motivos por procura de atendimentos foram dor intensa, restauração fraturada, inchaço bucal e dor leve. O objetivo do serviço, que é feito através do aplicativo de mensagens, é fazer uma pré-triagem dos pacientes, para que procurem o serviço odontológico somente aqueles que realmente precisam.

“O Zap Odonto é inovador, pois foi um dos primeiros canais de atendimentos direto entre a população e o dentista, mediante uso de tecnologia no país. Orientamos a população a procurar atendimento odontológico de urgência apenas em casos de uma real necessidade, evitando deslocamentos desnecessários de pacientes aos serviços públicos de urgência, assim como a exposição a uma possível contaminação no ambiente do consultório odontológico”, explica Manoela Gonçalves, cirurgiã-dentista da Gerência de Saúde Bucal da FMS.

Durante o período de combate à COVID-19, a Atenção Básica Municipal está atendendo apenas casos de urgência na área de saúde bucal, como dor de dente intensa, inchaço bucal, edemas e traumas dentários. Seis Unidades Básicas de Saúde realizam atendimento de urgência odontológica em Teresina: a UBS Alto da Ressurreição (zona Sudeste), UBS Saci (zona Sul) e UBS Buenos Aires (Zona Norte) nos horários de 7h às 21h. E as UBS Vale do Gavião (zona Leste), UBS Porto Alegre (zona Sul), UBS Cristo Rei (zona Sul) nos horários de 7h às 18h.

“Os pacientes que são de urgência nós encaminhamos para as unidades básicas, que contam com os plantões odontológicos. Para os casos mais específicos como, por exemplo, cirurgias e aqueles que necessitem do uso da caneta de alta rotação, o paciente procura uma dessas unidades e é feito o agendamento”, ressalta a dentista.

O Zap Odonto funciona todos os dias, nos horários de 7h às 14h e das 14 às 21h, através de atendimento via WhatsApp pelo número (86) 98179-2576.


Comentários