Realizados em Teresina · 04/10/2019 - 08h48

Saúde realiza mais de 3 milhões de procedimentos de média e alta complexidade


Compartilhar Tweet 1



A Rede de Saúde de Teresina realizou, apenas na sua área especializada, 3 milhões, 520 mil e 56 procedimentos de média e alta complexidade, no primeiro semestre de 2019. O dado consta no relatório de prestação de contas da saúde referente ao 2º quadrimestre deste ano e foi apresentado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) aos vereadores, na Câmara Municipal.

O quantitativo abrange 48 mil e 218 internações hospitalares e 3 milhões, 472 mil e 342 procedimentos ambulatoriais, que englobam ações de prevenção em saúde, procedimentos de finalidade diagnóstica, clínicos, cirúrgicos, transplantes e, ainda, fornecimento de materiais especiais às pessoas com deficiência. O documento também reúne dados relativos ao atendimento realizado na atenção básica e área psicossocial.

Segundo o Relatório, a Prefeitura de Teresina investiu, entre janeiro e agosto de 2019, 34,86% da sua receita própria para cobrir gastos com ações e serviços de saúde. “Esse percentual corresponde a mais do que o dobro do exigido em lei, que é de 15%. O alto investimento representa o nosso esforço em qualificar a rede de saúde da capital, que é extensa e complexa”, afirma o presidente da FMS, Charles Silveira.

“O documento possibilita um maior controle da gestão, possui informações qualificadas e que permite tanto ao cidadão quanto aos órgãos de controle aferirem a qualidade dos serviços prestados pelos estabelecimentos públicos e conveniados ao SUS. É importante dizer que o conteúdo do relatório será disponibilizado para acesso público por meio do DigiSUS”, afirma a diretora de planejamento da FMS, Cláudia Glauciene.

Durante a apresentação, Cláudia Glauciene também informou que, atualmente, a rede física de serviços de saúde de Teresina conta com um total de 305 estabelecimentos públicos e privados conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, 150 correspondem a estabelecimentos de saúde municipais, 25 estaduais, 2 federais e 128 privados conveniados ao SUS.


Fonte: Prefeitura de Teresina

Comentários