Levantamento é da Semduh · 05/06/2020 - 14h47

Produção de resíduos sólidos registra menor taxa dos últimos 8 anos durante isolamento social


Compartilhar Tweet 1



Em isolamento social há mais de dois meses como estratégia de combate à disseminação do novo Coronavírus, Teresina apresentou uma redução na geração de resíduos sólidos. Em levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), foi registrada uma queda de 4% na produção de resíduo domiciliar em abril, e 6% no mês de maio. Já em relação aos resíduos extradomiciliares, a redução foi maior e apontou uma queda de 34% em abril e 32% em maio.  São as menores quantidades de resíduos coletadas quando comparadas à média mensal do mesmo período dos últimos oito anos.

“Logo no início dos primeiro decretos de isolamento pelo país, havia uma expectativa de aumento nos resíduos gerados pela população. No entanto, o serviço de coleta domiciliar atende tanto residências quanto estabelecimentos comerciais, que são pequenos geradores. Mesmo que o teresinense esteja produzindo mais resíduos dentro de casa, o fechamento temporário de serviços não essenciais permitiu que a quantidade total desses resíduos sofresse uma redução”, explica o secretário executivo da Semduh, Vicente Moreira.

De acordo com a verificação de dados de coleta domiciliar, a média mensal de abril dos últimos oito anos é de 16.855 toneladas, e a dos meses de maio é 17.029. Em 2020, foram recolhidas 16.164 toneladas de resíduos em abril e 15.988 no mês de maio, uma redução de 4,1% e 6,1%, respectivamente em relação à média.

Ele ressalta que outros dados de monitoramento dos resíduos da cidade mostram que houve redução na produção de resíduos na cidade. “Por uma obrigação legal da Semduh, também acompanhamos e monitoramos a coleta e destinação dos resíduos extradomiciliares, aqueles que são produzidos por grandes geradores e recolhidos por empresas privadas. Muitos desses grandes geradores prestam serviços não essenciais e estão fechados. Assim, a partir daí, notamos que a coleta dos resíduos extradomiciliares reduziu 34% em abril e 32% em maio”.


Comentários