"Arborização é fundamenta" · 30/09/2019 - 14h33

Prefeitura alcança marca de um milhão de mudas plantadas em Teresina


Compartilhar Tweet 1



    Foto: Rômulo Piauilino

A Prefeitura de Teresina comemorou, na manhã desta segunda-feira (30), o plantio e distribuição de um milhão de mudas na cidade nos últimos 12 anos. O evento de celebração, que aconteceu no Parque Matias Matos, no Mocambinho, contou com plantio simbólico de uma muda de ipê e outra de caneleiro, além de homenagens a cidadãos, entidades e servidores municipais que contribuíram para a arborização da cidade. Na ocasião também foram distribuídas mudas para a população.

O Prefeito Firmino Filho destaca a importância de alcançar o marco e usar isso como motivação para continuar o trabalho. “Arborização é algo fundamental, seja em relação à temperatura, a questão da drenagem, a qualidade do ar, e até para a própria saúde mental, pois olhar para todo esse verde nos faz sentir bem. Então a Prefeitura comemora esse um milhão de mudas inseridas nos últimos 12 anos e acredito que seja importante celebrar isso até para chamar a atenção para a necessidade que temos de fazer da nossa cidade uma cidade efetivamente verde”, aponta.

    Foto: Rômulo Piauilino

O evento é parte das ações do projeto Teresina Mais Verde, que atende à população com distribuição de mudas nos viveiros municipais e também com o Caminhão do Verde, que já fez 267 visitas aos bairros da capital, entregando mais de 100 mil mudas para as comunidades.

Segundo Firmino, com o aquecimento do planeta como um todo, Teresina, que já é uma cidade quente, sofrerá ainda mais com o aumento das temperaturas nas próximas décadas, e por isso se faz necessário tomar atitudes para diminuir as consequências.

    Foto: Rômulo Piauilino

“É importante ter consciência de que o quadro tende a se agravar, e uma forma concreta de buscar amenizar esse desafio é justamente plantar árvores, seja em espaço privado ou público. Não apenas plantar, mas também cuidar para que cresça e possa dar melhor qualidade de vida a todos nós”, afirma.

Clóvis Júnior, coordenador de arborização do município, também ressalta a importância da arborização no contexto atual, com a intensificação das mudanças climáticas, e que a capital piauiense está fazendo a sua parte.

    Foto: Rômulo Piauilino

“Estamos em tempos difíceis, com desmatamentos e queimadas, e o aumento da temperatura global. Mas Teresina está dando exemplo concreto de como se cuidar do meio ambiente de forma prática, direta e simples. Plantar árvores é comemorar a natureza, a vida, e garantir que as futuras gerações possam ter um planeta melhor. E estamos aqui, junto com o prefeito Firmino Filho, lançando uma nova meta: plantar, doar e distribuir mais um milhão de mudas nos próximos 10 anos”, diz.

    Foto: Rômulo Piauilino

Os teresinenses que quiserem contribuir com a arborização na cidade podem se dirigir a qualquer um dos viveiros, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h, levando carteira de identidade e comprovante de residência. Cada pessoa pode receber, gratuitamente, até 10 mudas de plantas nativas e frutíferas. Atualmente há três pontos de distribuição: nas avenidas Raul Lopes e Duque de Caxias e no km 7, na BR 316.


Fonte: Com informações da PMT

Comentários