Ato no Palácio da Cidade · 17/01/2020 - 12h25

Prefeito Firmino dá posse aos novos conselheiros do Conade-TE


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Firmino Filho deu posse na manhã desta sexta-feira (17/01) aos novos membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Teresina, para o biênio de 2020-2022. A solenidade aconteceu no salão nobre do Palácio da Cidade.

“Basicamente nós temos um conselho que já tem história na cidade, não apenas estabelecendo a participação popular na observância e monitoramento das várias políticas, dos vários projetos, mas também construindo alternativas. Para nós é uma alegria fazer parte dessa história e da manutenção desta luta pela inclusão e pelo respeito aos direitos das pessoas com deficiência”, destaca o prefeito em entrevista.

Com 12 titulares e 12 suplentes, o conselho reúne representantes de seis associações que atendem pessoas com deficiência na capital, além das secretarias responsáveis pela operacionalização das definições. Eles não recebem nenhuma remuneração pelos serviços prestados, conforme previsto no Decreto Nº 19.216, de 13 de novembro de 2019, que regula as nomeações.

“Com a posse dos conselheiros o controle social novamente se afirma, a maneira paritária como o conselho é formado, com organização governamental em número igual ao de organização não-governamental, fazem com que os debates, as discussões se deem em alto tom, e o reflexo disso é a melhoria da política pública”, diz o secretário Samuel Silveira, Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Do conselho, também fazem parte representantes da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), Secretaria Municipal de Educação (Semec), Secretaria Municipal de Juventude (Semjuv) e Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Já a Associação Piauiense pelos Direitos Iguais (APIDI), a Fundação de Apoio às Entidades de Cegos do Piauí (FACEP), Associação de Amigos dos Autistas do Piauí (AMA/PI), Sociedade de Apoio ao Deficiente Físico (SOADF), Associação Pestalozzi de Teresina e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Teresina (APAE) fazem parte do corpo de organizações da sociedade civil organizada.


Comentários