Lindolfo Monteiro -

Moradores em situação de rua participam de atividades informativas dentro de abrigo

Os assistentes sociais que estão trabalhando com os moradores em situação de rua acolhidos no abrigo montado no Estádio Municipal Lindolfo Monteiro estão desenvolvendo, desde o dia 10 de abril, uma série de atividades lúdicas e informativas com os usuários do espaço. O objetivo da equipe é informar sobre as mudanças ocorridas na sociedade devido a pandemia do novo coronavírus e entreter durante o tempo em que eles estiverem no abrigo.

O Secretário Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, disse que o momento é de cooperação e que todas as atividades estão sendo desenvolvidas e acompanhadas pelas equipes do abrigo para que não tenha risco de transmissão do vírus.

“Nossos profissionais estão aproveitando o espaço para desenvolver atividades voltadas para o enfrentamento de novos desafios e que mostram a capacidade de cada um diante das adversidades. Além disso, os moradores em situação de rua participam de palestras que buscam esclarecer dúvidas sobre o auxílio emergencial, os perigos da Covid-19 e do uso de entorpecentes. Ficamos felizes com a solidariedade do teresinense diante do apoio que recebemos de outros movimentos independentes e religiosos, que se colocaram a disposição para desenvolver atividades recreativas com eles”, disse o secretário.

O espaço conta ainda com uma equipe formada por médica, enfermeiras, assistente social e técnica de enfermagem do Consultório na Rua, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que busca garantir os cuidados necessários na área da saúde e reforçar ações de higiene dentro do espaço.

“Fizemos a distribuição de kits de higiene, medicamentos, consultas, vacinas da gripe, testes rápidos de Sífilis e HIV e os demais tratamentos que já realizavam nas ruas. Nas palestras, explicamos sobre a Covid-19, as suas formas de transmissão e os cuidados necessários para evitar o contágio. Por reconhecer que os moradores em situação de rua não tem hábitos de higiene adequados e uma parte faz o uso de substâncias psicoativas, foi dada maior ênfase à necessidade do autocuidado. Aos pacientes que não aceitaram acolhimento no abrigo, a equipe do Consultório de Rua orientou que eles buscassem acolhida na casa de familiares”, explicou a assistente social do Consultória na Rua, Melissa Lima.

A estrutura montada pela Semcaspi no Estádio Lindolfo Monteiro conta com alojamentos, refeitório, estande para atendimento em saúde, banheiros e estande administrativo. Os alojamentos estão separados em alas feminino, masculino e para pessoas idosas. Ao todo, 70 vagas foram disponibilizadas no abrigo. A Prefeitura atende a população em situação de rua através de vários projetos da Assistência Social e Saúde, por meio do Albergue Casa do Caminho, Centro Pop e o Consultório na Rua, que percorre a cidade levando profissionais de saúde até eles. Com a disseminação da Covid-19, a intenção da Prefeitura é que essa população permaneça em um espaço amplo, com o distanciamento adequado, atendimento, estrutura e segurança para conviver de forma saudável.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco