Serviço está disponível · 11/06/2020 - 18h13

Alô Saúde Teresina realiza mais de 33 mil atendimentos em quase dois meses de funcionamento


Compartilhar Tweet 1



O programa Alô Saúde Teresina realizou mais de 33 mil atendimentos para pessoas com síndromes gripais leves ou com outros problemas básicos de saúde. Criado pela Prefeitura de Teresina, o serviço está disponível por meio do número 0800 291 9984, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h.

O objetivo dessa nova forma de atendimento é ampliar o acesso à saúde, diminuindo a circulação de pessoas na cidade e evitando a exposição dessas pessoas ao coronavírus. De acordo com Karoline Alencar, gerente de informação em saúde da Atenção Básica, a avaliação do programa é positiva.

“A gente consegue atendimento para a população que está em casa, dar uma resposta e muitas vezes evitar que ela fique se locomovendo até uma Unidade Básica de Saúde ou de pronto atendimento. É uma medida que ajuda nas taxas de isolamento social, evitando com que a população precise sair de sua casa”, comenta a gerente.

Ao ligar para o 0800, a população é atendida por uma Unidade de Resposta Automática, que redireciona a ligação ao Call Center Covid-19 ou Saúde da Família. Em seguida, um operador repassa todas as orientações sobre a doença e coleta dados do paciente para atender as suas necessidades de saúde. Durante a ligação, é preenchido um prontuário de atendimento. Se houver necessidade, a ligação é imediatamente transferida para um médico, que dá procedimento ao atendimento.

A equipe médica do Alô Teresina foi ampliada e conta com 57 profissionais da Atenção Básica, formada por 50 médicos e sete psicólogos, distribuídos em escalas de serviço.


Comentários