Compartilhar Tweet 1



A capital com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Brasil também foi pioneira em um projeto do Instituto Ayrton Senna (IAS), que desperta os professores das escolas públicas municipais para suas próprias competências socioemocionais. O curso com 100 docentes e formadores da Secretaria Municipal de Educação (Semec) de Teresina teve início no mês de abril e encerrou na terça-feira (03). As aulas aconteciam no Centro de Formação Professor Odilon Nunes e consistiram em formações divididas em cinco módulos.

    Foto: AsCom/Semec

O projeto piloto ‘Desenvolvimento de competências socioemocionais de educadores’ contemplou professores de língua portuguesa das turmas do 3º ano do ensino fundamental. Na prática, o grupo participou de atividades, nas quais foram levados a conhecer e refletir sobre suas competências socioemocionais, envolvendo temas do cotidiano como comunicação, mediação de conflitos, gestão de sala de aula, entre outras práticas docentes fundamentais para o professor do século 21. As competências socioemocionais, como abertura ao novo, empatia, resiliência emocional e autogestão podem ser fortalecidas para ampliar as realizações, tanto em nível profissional quanto pessoal.

A gerente de Projeto no IAS, Nelma Lopes, explica que a formação tem tudo a ver com as referências mais atuais para a educação no Brasil e no mundo.

“A educação integral vai além das competências cognitivas, o aluno precisa ser olhado por completo. Esse processo começa pelo professor tomando consciência das competências socioemocionais, conhecendo melhor a si mesmo, para que tenha melhores condições de desenvolver tais competências com os alunos”, destaca Nelma.

De acordo com Celina Lira, coordenadora da ação no município, as formações aconteceram em cinco módulos presenciais e uma comunidade online, onde os professores passaram a multiplicar a ideia para os colegas. “Teresina cresce em relação à reformulação do seu currículo, onde trabalhamos a educação integral. Acreditamos que esse aprendizado faz toda a diferença na vida do professor em diversos aspectos”, pontua.

A especialista do Instituto Ayrton Senna, Sarah Morais, explica que o autoconhecimento é essencial e que o desenvolvimento socioemocional é um processo. “É uma consciência que desperta sobre si e sobre a relação com os outros. Além de conhecer, é preciso vivenciar e refletir sobre as experiências. Por exemplo, no módulo sobre empatia, vemos o quanto é desafiador ouvir o outro. Não só escutar, mas realmente ouvir sem julgar as opiniões, angústias, desafios e sonhos desse outro ser humano que é diferente de você. A partir da relação de confiança estabelecida, é possível construir um caminho que beneficia todos os envolvidos. Assim, o nosso curso não é apenas teórico, mas sim vivencial, para que os educadores consigam relacionar as competências com seu cotidiano. Os professores já relatam grande impacto não apenas em sala de aula e relações na escola, mas também na vida.”, disse.

Ruth Tavares de Oliveira, professora do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Rosângela Reis, zona sul de Teresina, explica que o curso transformou suas atitudes. “O curso é maravilhoso, foi um salto na qualidade da convivência escolar e na minha vida pessoal. Os encontros me prepararam para novos momentos, onde aprendi a lidar com minhas emoções e melhorar minhas relações. Minha vida mudou, tanto no pessoal como no profissional”, conclui a docente, enfatizando que pretende continuar participando de outras formações caso seja oferecida.


Fonte: AsCom/PMT
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Escola Municipal Santa Teresa realizou nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro uma pesquisa de campo no Parque Nacional Serra da Capivara, localizado na região de São Raimundo Nonato, sul do estado. O projeto foi coordenado pelo professor de geografia Edson Barrinha e contemplou 19 alunos.

    Foto: Divulgação/PMT

Edson explica que a pesquisa teve como objetivo conhecer o Parque, por ser o berço do homem americano, e sua riqueza natural, reconhecendo a necessidade de preservação, percebendo os impactos ambientais, verificando as formas de ocupação do espaço no trajeto da escola ao referido parque e analisar aspectos históricos.

“No contato direto com diversas realidades presentes apenas no livro didático, os estudantes puderam conhecer mais sobre a pré-história piauiense, possibilitada a partir da criação do Parque Nacional Serra da Capivara. Além disso, eles puderam constatar mais sobre o quadro natural, como relevo, clima, hidrografia, vegetação e a fauna, seja ela pré-histórica ou atual”, pontuou o professor.

Durante a visita os alunos também estiveram no Museu do Homem Americano e Museu da Natureza e aprenderam sobre a história de sua inauguração e estrutura, entre outros aspectos históricos.

No final os estudantes se reuniram após coleta de dados para, em plenária, socializarem suas anotações e impressões, bem como discutir os pontos principais da pesquisa para posterior publicação de material didático.

Parque Nacional Serra da Capivara

O PNSC é um monumental museu a céu aberto, com belíssimas formações rochosas, onde se encontram sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de humanos e animais pré-históricos em território piauiense.

O Parque Nacional foi criado, em grande parte, graças ao trabalho da arqueóloga Niéde Guidon, que dirigiu por vários anos a Fundação Museu do Homem Americano, instituição responsável pelo manejo do Parque. Pelo seu valor histórico e cultural, o Parque Serra da Capivara foi declarado pela ONU (Organização das Nações Unidas) pela Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 1991, Patrimônio Cultural da Humanidade.


Fonte: AsCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Foto: Apoliana Oliveira/180graus

O prefeito Firmino Filho (PSDB) visitou, nesta terça-feira (03/12), as obras da Avenida Marginal Via Sul. As equipes seguem o trabalho no trecho entre a Ponte Wall Ferraz e a Ponte Anselmo Dias. 

    Foto: Apoliana Oliveira/180graus

“Essa é uma obra grande e vai se construir como a terceira grande via de escoamento da zona Sul. Nesta primeira fase temos concluído do Balão do CFAP até a Ponte Wall Ferraz, faltando a parte da iluminação. Agora estamos trabalhando nesta passagem da linha férrea, que exige uma atenção especial”, informa o prefeito.

    Foto: Apoliana Oliveira/180graus

Com a proximidade do período chuvoso, a obra terá seu ritmo reduzido, mas até meados de 2020 deve ser entregue. Nesta etapa, o custo da obra é de R$ 30 milhões.

O processo de remoção das famílias que foram desapropriadas já foi iniciado. A prefeitura disponibilizou um terreno para a construção das novas moradias. Todas as desapropriação, em sua parte burocrática, já foram feitas. As indenizações estão sendo repassadas de forma gradativa. 

    Foto: Apoliana Oliveira/180graus

Na etapa seguinte, a Via Sul seguirá da Ponte Anselmo Dias, passando pela estrada da Alegria, chegando ao Vamos Ver o Sol. A licitação desta etapa já foi concluída. Ao todo, são R$ 65 milhões em investimentos.

Comentar
Aula inaugural · 02/12/2019 - 06h55 | Última atualização em 02/12/2019 - 08h19

Curso de Formação dos aprovados no concurso da Guarda Civil inicia nesta segunda (02)


Compartilhar Tweet 1



Teresina está cada vez mais perto de ganhar um grande reforço na área da segurança.  Nesta segunda-feira (02/12) será realizada a aula inaugural do Curso de Formação dos aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal (GCM). O evento ocorre a partir das 8h30 no Teatro João Paulo II, no bairro Dirceu.

Vão participar do curso de formação quase 300 candidatos aprovados e segundo a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), responsável pela GCM, todos os aprovados no curso serão chamados para tomar posse nos primeiros meses de 2020.

“O planejamento repassado com o prefeito Firmino Filho é que todos os participantes aprovados sejam nomeados a partir do mês de março. Com isso, nós vamos dobrar o tamanho da nossa Guarda Municipal e assim poderemos trabalhar mais para melhorar a segurança de Teresina”, disse o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira. 

O secretário informou ainda que candidatos convocados terão a carga horária do curso de mais de 400 horas distribuídas entre aulas práticas, teóricas, palestras e estágio supervisionado. A matriz curricular abrangerá conteúdos pertinentes que norteiam a atuação das Guardas Municipais e seguirá as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A coordenadora da comissão do Curso de Formação da GCM, Taysman Medeiros, explicou que os alunos vão participar da aula inaugural para conhecer a metodologia que será aplicada durante os três meses de curso. Além disso, eles devem apresentar o kit e enxoval que serão usados nas atividades teóricas e práticas.

“Definimos que as aulas vão acontecer na Academia de Polícia, no bairro Saci, durante os três turnos, com a previsão de encerramento no dia 29 de fevereiro. O curso vai contar com 285 participantes que se inscreveram”, disse.

O corpo decente do curso de formação será composto por professores da Universidade Estadual do Piauí, profissionais das polícias civil e federal, além de integrantes da própria Guarda Municipal. Os componentes curriculares serão distribuídos em seis módulos, contendo disciplinas como: “Funções e Atribuições das Guardas Municipais”, “Concepções de Segurança Pública”, “Ética, Direitos Humanos e Cidadania”, “Legislação”, “Segurança Patrimonial, Prevenção e Combate a Incêndios”, “Noções de Primeiros Socorros”, “Uso Legal e Progressivo da Força”; entre outras. Ao final do curso, os alunos que obtiverem nota superior ou igual a 7 pontos em avaliação a ser realizada nos respectivos módulos estarão aptos para exercer a função.


Fonte: Semcaspi Teresina
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um resultado que representa o êxito do ensino de Teresina nos últimos anos. Alunos de escolas da Prefeitura de Teresina e do Programa Cidade Olímpica Educacional brilharam ao receber Medalhas conquistadas nas Olimpíadas Brasileiras de Química Junior e nas Olimpíadas Brasileiras de Ciências.

A cerimônia oficial da premiação aconteceu na noite de sexta-feira, 29, no auditório FEA-5 da Universidade de São Paulo (USP). Entre os cinco primeiros premiados da escola pública, quatro fazem parte da educação municipal. A aluna do programa Cidade Olímpica Educacional, Evelyn Vitória, foi homenageada como mulher destaque na Olimpíada Nacional de Química Júnior.

“Estamos muito felizes com os resultados alcançados. Esses é um trabalho de muitas mãos. Nossos alunos são espetaculares. Agradecemos ao prefeito Firmino Filho e ao secretário Kleber Montezuma pelo apoio incondicional aos nossos alunos”, destacou Valdete Silva, coordenadora do Programa Cidade Olímpica.

    Semec

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, professor doutor José Arimatéia Dantas Lopes, participou da solenidade e ficou orgulhoso com o desempenho dos alunos da Prefeitura de Teresina. “Muito orgulho das conquistas dos estudantes, que é resultado do investimento em formação e de professores e alunos motivados”, disse.

Nos últimos anos, Teresina apostou num modelo de formação que coloca o aluno na dianteira do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, lança mão de metodologias ativas, investe em formas atrativas que fazem com que os conteúdos das Ciências possam ser tratados de uma maneira significativa, sempre relacionando teoria e prática com vistas a obter sempre os melhores resultados nesse campo de estudos.

O projeto Cidade Olímpica Educacional tem papel importante nessa nova forma de trabalho com o componente curricular de Ciências, na medida em que funciona como um laboratório de práticas e metodologias, que podem ser testadas e ampliadas por toda a Rede.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Até as 17h de hoje (30), 26 salas de vacina em todas as zonas da cidade estarão abertas para imunizar contra o sarampo. É o dia D da segunda etapa da Campanha Nacional, que desta vez abrange os jovens adultos na faixa dos 20 a 29 anos.

A campanha visa a atualização das cadernetas daqueles que não têm duas doses da tríplice viral, vacina que além do sarampo protege contra caxumba e rubéola. “Entre os adultos, o grupo dos 20 aos 29 anos é o que mais adoece de sarampo, então é preciso que estas pessoas tenham atitude e compromisso com a saúde e se vacinem”, alerta Amariles Borba, gerente de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS). “Lembramos também que além do sarampo eles também precisam se proteger contra a caxumba, doença que já tem registro de mais de 98 casos só em 2019 e que pode causar consequências graves como a infertilidade”, disse a diretora.

Ela explica ainda que, caso a pessoa não tenha ou não saiba onde está sua caderneta de vacinação, ela será aconselhada a iniciar o esquema novamente, tomando a primeira dose hoje e a segunda após 30 dias. Este não foi o caso de Samuel Eufrásio, de 25 anos, que contou com a ajuda da mãe para localizar sua caderneta para que pudesse levar à unidade. “Eu vi sobre os casos na televisão e comecei a me preocupar, por isso estou aqui hoje”, comenta o jovem.

Mesmo após a campanha, todas as salas de vacina do município seguem contando com a vacina para imunizar todas a população, de acordo com as especificações de cada faixa etária. “Pedimos que os pais estejam atentos à situação vacinal das crianças, pois até o momento alcançamos 63% da meta para crianças acima de um ano e 73% para as de seis meses a um ano”, alerta Amariles Borba.

O sarampo é uma doença causada por um vírus, transmitido quando alguém doente tosse, fala, espirra ou respira perto de outras pessoas. Tem sintomas similares ao de enfermidades respiratórias: febre com tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Cerca de três a cinco dias depois, podem aparecer outros sinais, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, que se espalham pelo corpo.

    Ascom / FMS

O Sarampo tem acometido o país após anos sendo considerada uma doença erradicada no Brasil. “Uma vez que não vemos casos da doença, nossa tendência é relaxarmos na prevenção e esquecermos de ter nossos esquemas vacinais completos. Precisamos entender que este é um problema de saúde pública combatido não apenas no Brasil como em todo o mundo”, diz Amparo Salmito, gerente de epidemiologia da FMS. Somente no Piauí, oito casos já foram confirmados, sendo um considerado autóctone (ou seja, com origem no próprio estado) no município de Lagoa do Sítio, a 242km de Teresina.

Comentar
Valorização do aprendizado · 30/11/2019 - 11h55 | Última atualização em 30/11/2019 - 12h08

Semec e AlfaSol divulgam resultado final de prêmios da Educação de Jovens e Adultos


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a AlfaSol divulgaram nessa sexta-feira (29/11) o resultado final do X Concurso Municipal de Redação da Educação de Jovens e Adultos – CMREJA e da X Olimpíada Municipal de Matemática da Educação de Jovens e Adultos – OMMEJA, além do VI Prêmio Escola Inclusiva.

As competições foram realizadas para motivar os estudantes desta modalidade e valorizar o aprendizado adquirido ao longo do ano. As provas aconteceram no mês de outubro, com mais de 300 participantes. Os campeões receberão um bônus em dinheiro.

    PMT

Já o prêmio de inclusão, reconhece práticas de sucesso realizadas pelas escolas da Prefeitura de Teresina para trabalhar com o público diverso, envolvendo a comunidade em suas práticas. Ficaram com o 1º lugar em cada categoria as escolas municipais Itamar Brito, Marcílio Rangel e Valter Alencar.

Confira o resultado completo

X Olimpíada Municipal de Matemática da Educação de Jovens e Adultos

X Concurso Municipal de Redação da Educação de Jovens e Adultos

Resultado final do VI Premio Escola Inclusiva 2019


Fonte: PMT
Comentar
Voto em urna eletrônica · 29/11/2019 - 14h12 | Última atualização em 29/11/2019 - 17h55

HUT realiza eleição para novos membros da CIPA 2020


Compartilhar Tweet 1



O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) irá realizar, de 10 a 12 de dezembro deste ano, uma eleição para selecionar os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), gestão 2020. O local de votação será no auditório do HUT, das 8h às 21 horas. Para garantir lisura no processo eleitoral, foi solicitada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí uma urna eletrônica. O próprio Tribunal alimentará o equipamento com as informações dos candidatos.

De acordo com a atual presidente da CIPA, Mirian Coimbra, a urna eleitoral vai agilizar o processo de votação. “Estamos trabalhando para que tudo aconteça sem intercorrências. A divulgação do resultado será dia 13 de dezembro, às 10h. Vamos garantir que todos servidores tenham direito ao voto”, explicou Mirian, destacando que somente servidores efetivos (FMS/SESAPI) podem participar.

A CIPA é um grupo formado por profissionais de diversas áreas, responsável por desenvolver ações de melhoria do ambiente de trabalho com a finalidade de evitar acidentes. É composta por 15 membros. Oito são eleitos e sete são indicados pela instituição. O número de integrantes obedece ao dimensionamento dado pela Norma Regulamentadora no 5 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Para o diretor geral do Hospital, Dr. Rodrigo Martins, as ações da Comissão são muito importantes para garantir o bem-estar e a integridade física e mental dos servidores. “Nossos servidores necessitam de um ambiente saudável que proporcione melhores condições de trabalho e a CIPA é essencial para que isso aconteça. Não podemos esquecer que nosso comportamento reflete no atendimento. Assim, se tivermos um colaborador mais seguro e saudável teremos também uma população melhor assistida”, finalizou o diretor.

O certame atende ao item 5.38 da Portaria nº. 8/99, da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST) do Ministério do Trabalho (MT).

 


Fonte: AsCom
Comentar
Ação leva informações às ruas · 28/11/2019 - 10h54 | Última atualização em 28/11/2019 - 11h14

Blitz Educativa combate a violência contra a mulher a parques de Teresina


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) está com programação intensificada pela campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Na tarde de quarta-feira (27), a equipe esteve no Parque da Cidadania, centro de Teresina, com a Blitz Educativa, atividade que busca informar sobre a campanha, sensibilizar e promover maior integração das ações entre as pessoas.

O projeto da Blitz Educativa se dá por meio de abordagens individualizadas de pessoas em parques ambientais, lugares públicos, etc. Durante a ação, é realizada a entrega de cartilhas e panfletos com maiores orientações, como a divulgação de números de denúncias e centros de acolhimentos a mulheres em situação de violência. A proposta é levar mais conhecimento e sensibilizar homens e mulheres acerca da problemática em torno da violência de gênero.

    Ascom/SMPM

“É uma ação conjunta, vamos estar nos parques chamando atenção da população e convidando-as a construírem com a campanha junto com a gente. Precisamos que elas se sintam parte dessa agenda tão importante, queremos transformá-las em multiplicadores e ativistas”, destacou Maria Helena, secretária executiva da SMPM.

Durante a atividade, a equipe abordou pessoas que passeavam no local, para dialogar e levar informações sobre a campanha. A guarda municipal Érita Oliveira, que trabalha na segurança do parque, destacou a importância do projeto e de como ele facilita o acesso para pessoas que não têm instrução. “É importante conscientizar a sociedade, a mulher está sujeita a violência em todos os lugares e muitas ainda não estão cientes dos seus direitos, essa campanha motiva a sociedade a falar sobre o tema, é extremamente necessária”, concluiu a agente.

    Ascom/SMPM

A Blitz Educativa vai atuar em vários pontos da cidade de Teresina durante vários dias da campanha. No dia 06 de dezembro, estará no Parque do Mocambinho; no dia 09 de dezembro, faz atividade no Complexo do Parentão e encerra a programação no Complexo Cultural Ponte Estaiada, no dia 10 de dezembro.


Fonte: Ascom/SMPM
Comentar

Os teresinenses prestigiaram os micro e pequenos empreendedores do bairro Mocambinho, Zona Norte de Teresina, na noite desta sexta-feira (22/11) no encerramento da Feira Empreende Bairro, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), através da Prefeitura. O evento reuniu empreendedores da região para realizar negócios, expor produtos e serviços, com direito a desfile de moda e apresentações musicais.

A feira, realizada no espaço da Praça Professor Paulo de Tarso, mais conhecida como Praça da Telemar, teve como objetivo fechar o ciclo de minicursos oferecidos pelo projeto iniciado no último dia 30 de outubro.

Com exposição e venda de roupas, acessórios, comida e bebidas, a feira Empreende Bairro também foi uma ótima oportunidade para empresários do setor da moda da localidade, exporem suas peças. Um desfile de moda reunindo o melhor de cada empreendimento foi realizado no evento. Além disso, as bandas Rosa Xote e Sandália de Couro comandaram a parte musical da noite com muito forró.

O prefeito Firmino Filho, secretários, vereadores e outras autoridades também prestigiaram o evento, que promete ganhar novas edições na cidade.

Confira os vídeos

Secretário fala da importância da feira
“Essa feira, com o desfile, será o encerramento perfeito deste Projeto. É uma oportunidade única do empresariado do Mocambinho aparecer. Com certeza pessoas que não conheciam alguns produtos e serviços passarão a conhecer com essa exposição. A ideia é justamente essa: fazer com que eles aparecem e multipliquem seus negócios. Afinal, o objetivo principal do Projeto Empreende Bairro é ajudar empreendedores para que eles se superem e consigam fazer e manter a circulação de dinheiro dentro seu bairro, gerando riqueza, renda e emprego”, explica o secretário da Semdec, Venâncio Cardoso.

Atendimento aos empreededores
Segundo a gerente de Micro e Pequenas Empresas da Semdec, Fabiana Nascimento, o desfile está sendo preparado para atender o maior número de empreendedores que trabalham com moda. “No início do projeto identificamos que o Mocambinho é um bairro que trabalha com moda e que tem grande capacidade para continuar trabalhando no setor. Queremos que o desfile abarque a maior quantidade de empreendedores desse ramo. No bairro há quem trabalhe com produção de roupas, vendas, aluguel, além de fabricantes de sandálias, bolsas, entre outros acessórios. Queremos que eles se exponham para o seu público inicial, que são os moradores do bairro”, comenta.

Parcerias de sucesso
O Projeto Empreende Bairro é uma realização da Prefeitura de Teresina por meio da Semdec, em parceria com a Rede Clube, o Sebrae no Piauí e o Conselho Regional de Administração (CRA-PI). Todas as capacitações ocorreram durante a noite na sede do Instituto Educacional São José e se centralizaram em quatro cursos: Gestão de Marketing, Pessoas, Finanças e Tecnologia e Sustentabilidade.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



               Divulgação PMT

A obra do Mercado do Satélite, situado na zona leste da cidade, já se encontra em sua fase final e deve ser inaugurado até o final deste ano. O espaço está recebendo os últimos serviços de acabamento, como a readequação de pequenos espaços para atender os anseios dos permissionários, consequentemente, o aprimoramento do local para o seu devido funcionamento.

O Mercado foi construído para receber 27 bancas para venda de carnes, peixes e frangos; hortifruti; lanchonetes; artesanatos; confecções; consertos; temperos e frios. Com investimento de R$ 729.882,31, por meio de recursos próprios do município, a obra é o reflexo da preocupação da Prefeitura na construção de espaços que possibilitem uma fonte de renda para inúmeras famílias da região.

“Essa obra representa uma enorme conquista para os moradores da região, que buscam uma fonte de renda para suas famílias, além de movimentar a economia do bairro. A SDU Leste, preocupada em proporcionar espaços amplos e seguros de trabalho e convivência, vem com mais um empreendimento para a região. Em breve, com a entrega dos boxes, os permissionários poderão sustentar suas famílias com dignidade e independência”, informou o superintendente da SDU Leste, João Pádua.

O mercado terá uma área ampla e ventilada, distribuída em 537,56 metros quadrados, com 27 bancas, dois banheiros (feminino e masculino), cozinha, depósito e sala da administração. Já a área total do terreno corresponde a 3.704, 97 metros quadrados, onde serão construídos dois pátios de 437,80 metros quadrados cada e dois estacionamentos, sendo um para veículos de passeio (626,11 metros quadrados) e outro para carga e descarga (409, 75 metros quadrados), além de vagas para motocicletas.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O IV Piquenique Literário da Secretaria de Educação de Teresina reuniu, nesta quinta-feira (21/11), dezenas de estudantes da rede municipal de ensino. Com o tema "Mar de Histórias", o encontro faz uma mostra das atividades do programa "Alfabetiza Teresina".

Da ação, participam alunos de 66 unidades de ensino.

"Nós temos durante o ano várias iniciativas em nossas escolas para incentivar a alfabetização, o Piquenique Literário é a culminância de todo esse processo. Aqui nós temos poesias escritas pela meninada, livros de pequenos contos, contação de histórias. São várias atividades", destaca o prefeito Firmino Filho, que participou do evento.

Em entrevista, ressalta ainda da importância da alfabetização na idade correta para o melhor aproveitamento escolar. "A SEMEC tem focado bastante na educação no momento correto. E é um sucesso na nossa rede. Um teste feito no ano passado demonstrou que 90% da nossa meninada, já com seis anos, estava devidamente alfabetizada, que é um passo importante na carreira escolar", pontua.

O secretário de Educação, Kleber Montezuma, destaca a atuação dos professores nas atividades e a importância de levar ao conhecimento da comunidade dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças da rede municipal.

"Muita gente desconhece o que fazem as escolas públicas, as escolas da prefeitura. Então, essa é uma forma de a gente colocar na vitrine aquilo que de bom nós temos. Temos muito a ser conhecido, a ser valorizado. É preciso trazer para a praça pública, mostrar. Esse é um dia de festa, de confraternização, a culminância do trabalho dos professores", ressalta.

Também participaram da exposição a deputada estadual Lucy Soares e o superintendente da SDU Sudeste, Evandro Hidd. 

 

Comentar
Percurso de 13 quilômetros · 20/11/2019 - 10h35

3º Passeio Ciclístico do Lagoas do Norte acontece neste domingo (24)


Compartilhar Tweet 1



A 3ª edição do Passeio Ciclístico, que acontece no próximo domingo (24/11), pretende reunir 300 ciclistas para percorrer 13 km, na tentativa de passar uma mensagem contra o sedentarismo na vida da população.

O passeio é fruto de uma parceria entre o Parque Lagoas do Norte, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), a Polícia Militar do Piauí, o Lions Club, o Sesc Piauí, a Associação de Moradores, as escolas no entorno do parque, clubes de escoteiros e o grupo de ciclistas Filhos do Sol.

    Foto: Divulgação/PMT

A ideia do evento é mobilizar os moradores da região para a prática esportiva. “Nossa intenção é conscientizar cada vez mais sobre a importância da mudança de hábitos por parte das pessoas, diminuindo o sedentarismo. Isso eleva a qualidade de vida e previne problemas de saúde”, argumenta o coordenador do Parque Lagoas do Norte, Jorgenei Fernandes.

Os ciclistas irão se concentrar na administração do espaço às 7h, seguindo um percurso que visitará o Parque Encontro dos Rios, o Bairro Mafrense, o Mercado do São Joaquim, com encerramento no local da concentração. A atividade é aberta ao público.


Fonte: AsCom/PMT
Comentar
"O sentido é a vida" · 16/11/2019 - 10h19 | Última atualização em 16/11/2019 - 10h20

Boas práticas desenvolvidas em escolas da Prefeitura ganham prêmio de educação no trânsito


Compartilhar Tweet 1



Alunos e professores da Rede Municipal de Ensino fizeram bonito em mais uma edição do Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito. Oito estudantes, dois professores e uma escola foram campeões da competição, que destacou ações educativas com o tema “Quem não respeita as leis e a sinalização está na direção errada. No trânsito, o sentido é a vida”. O resultado foi divulgado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

Os participantes apresentaram projetos já executados nas unidades de ensino e que ajudaram na conscientização sobre um trânsito mais seguro. Segundo a organização, foram vencedoras as ações de maior sensibilidade para a causa.

Na categoria Aluno – Educação Infantil, José da Fé Silva e João Gabriel Alves, ambos do CMEI João Paulo Reis Veloso, conquistaram o 1º e o 2º lugar, respectivamente. Já entre os alunos de 1º ao 3º ano, a campeã foi Nicole Valentina, da Escola Municipal Mário Faustino; e o vice-campeão foi João Cícero, da Escola Municipal Torquato Neto. Do 4º ao 9º ano, Milena Karine, da Escola Municipal José Gomes Campos, ficou com o 1º lugar e Emília Yasmin, da Escola Municipal Delfina Borralho, fez o 2º melhor poema entre os participantes. Entre as melhores histórias em quadrinho dos estudantes de 7º ao 9º ano, o 1º lugar foi para Davi Soares, da Escola Municipal Coronel Boa Vista e o 2º para Bruna Luizy, da Escola Municipal Mário Faustino.

Na categoria Professor de Escola Pública, o vencedor foi Francisco das Chagas, da Escola Municipal Roberto Cerqueira Dantas; seguido da professora Elizângela Pereira, do CMEI Alda Maria Castelo Branco. E até na categoria Responsabilidade Social, as escolas da Prefeitura saíram na frente, conquistando o 1º lugar através de uma ação do CMEI Júlio Romão.


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dez empresas se habilitaram na licitação realizada para a urbanização do Canal do Mocambinho, onde também serão realizadas melhorias do sistema de drenagem. A obra, que será executada através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro /Norte, vai garantir mais segurança e melhoria na mobilidade da região.

    Foto: Divulgação/PMT

Serão investidos cerca de R$ 3 milhões na urbanização do canal, com recursos oriundos de convênio com a Caixa Econômica Federal. Nessa fase da licitação, estão sendo analisadas a capacidade jurídica, a qualificação econômica e técnica e regularidade fiscal e trabalhista de cada empresa.

O canal, localizado na Avenida Prefeito Freitas Neto, será totalmente reconstruído, com a inclusão de cobertura em laje e definição de espaços para o escoamento da água no controle de enchentes. Além disso, haverá uma área de convivência, com cobertura em estrutura metálica e pergolado em madeira, inclusão de jardineiras, bancos, lixeiras, postes de iluminação, sinalização urbana e área de retorno para veículos.

“Com a requalificação do espaço, o risco de acidentes na Avenida Prefeito Freitas Neto será zerado. Afinal, o local se tornará um canteiro central, com ambiente agradável”, enfatiza a gerente de obras da SDU Centro/Norte, Patrícia Santos. A obra será entregue em 180 dias após a assinatura da Ordem de Serviço.

Rômulo Marques, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, destaca que a obra dará atenção especial aos pedestres. “O novo Canal do Mocambinho priorizará pela segurança e acessibilidade, com a presença de rampas e passeios para a melhor locomoção dos pedestres na avenida”, explica.

O bairro Mocambinho vem recebendo importantes investimentos da Prefeitura de Teresina. Mais recentemente foi entregue o Parque Ambiental Matias Matos, uma área total de 4,9 hectares com playground, quiosques, praça de alimentação, campo de areia, quadras de esportes, ciclovias, espaço para caminhadas e grande área verde.


Fonte: AsCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os cemitérios públicos de Teresina estão prontos para receber a população, que deve visitar seus entes queridos neste sábado (02/10), Dia de Finados. Estes espaços receberam mutirão de limpeza e manutenção, nos últimos dias, para oferecer mais comodidade às famílias que devem passar pelos cemitérios.

As ações de reparo e limpeza são feitas regularmente em todos os cemitérios da capital, mantidos pela Prefeitura de Teresina, através das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). Mas são intensificadas em datas especiais, como Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia dos Finados, diante do grande número de pessoas que passam pelos locais.

Os cemitérios da zona Norte costumam receber cerca de 30 mil pessoas no feriado de Finados. Já na zona Sul, a expectativa é de 9 mil visitantes nos cemitérios, o que deve movimentar não apenas estes espaços, mas todo o trânsito dos arredores. Para organizar o fluxo de veículos nas regiões de maior movimentação, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) fará uma operação especial nas entradas dos principais cemitérios da cidade.

A ação será realizada das 7h às 19h, deste sábado, nas proximidades dos cemitérios do Buenos Aires, São José (Zona Norte), Renascença e Jardim da Ressurreição (Zona Sudeste). De acordo com o Gerente de Operação e Fiscalização da Strans, Denis Lima, os Agentes de Trânsito estarão nas entradas dos principais cemitérios para fazer a orientação dos motoristas. “Todos os anos no Dia de Finados temos um grande fluxo de veículos nessas áreas, por isso as equipes sempre vão a esses locais orientar os condutores e diminuir o problemas com o fluxo dos veículos”, acrescenta.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A limpeza dos terrenos baldios é uma prática fiscalizada periodicamente pelas Superintendências de Desenvolvimento Urbano de Teresina e previne focos de incêndio, além da disseminação de pragas e doenças, como a dengue. Só neste ano, 258 proprietários de terrenos baldios foram notificados em decorrência do acúmulo de lixo, mato e descaso com muros de imóveis e terrenos abandonados, sendo 79 autuados.

Essa prática é regulamentada pela Lei Complementar n° 3.610/07 do Código de Postura do Município, que prevê que os terrenos devem ser conservados, limpos, murados e com calçada construída. Caso não atenda às determinações, o dono será notificado e deverá regularizar a situação de acordo com prazo previsto pela municipalidade.

Segundo o gerente de Controle e Fiscalização, Lupércio Medeiros, as medidas de controle tentam, rotineiramente, diminuir esses casos, mas a população deve ter consciência sobre o assunto. “Quando existe um terreno que o dono não mura, por
exemplo, é passivo das pessoas, e até os próprios vizinhos, depositarem lixo indevidamente no local, o mato cresce e se torna um perigo para a comunidade que vive no entorno”, explicou.

Os casos de desobediência da lei resultam em advertência e punição a quem infringe. “Se o cidadão não atender às orientações, poderá ser multado em valores que variam de R$ 253 a R$ 2.500”, completou o gerente. O superintendente João Pádua avaliou positivamente o trabalho dos fiscais e destacou a importância das ações para tentar amenizar tal situação.

“As fiscalizações são importantes para que os proprietários façam uma limpeza na área e murem os espaços necessários, colaborando com o nosso trabalhado. Parabenizo a força do trabalho empregado pela Gerência de Controle e Fiscalização por estar atuando diariamente no combate às irregularidades na região”, frisou o gestor.

Para casos de denúncia ou informações que auxiliem na fiscalização, a Superintendência disponibiliza os números (086) 3215 7875 e (086) 3215 7874. “Nosso maior interesse é regularizar, por isso pedimos o auxílio de todos”, enfatizou Lupércio Medeiros.


Fonte: Com informações da PMT
Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Ascom/SDU Leste

Visando acessibilidade pelas ruas da zona leste da cidade, a Prefeitura de Teresina vem traçando projetos de pavimentação, como os corredores estratégicos para permitir a mobilidade de pessoas com dificuldades de locomoção. As obras de pavimentação, promovidas pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste), incluem a sinalização vertical das vias e a implantação de calçadas com rampas acessíveis para as pessoas com deficiência.

Para o superintendente executivo e engenheiro da SDU Leste, Ângelo Cavalcante, as obras melhoram o acesso e circulação de pessoas com dificuldades de locomoção, que vivem nos bairros onde ainda não existe mobilidade urbana. “As ruas escolhidas facilitam o trânsito, em todos os sentidos, sejam transversais ou longitudinais. Além de contarmos com o fato de algumas regiões terem sido ocupadas de forma desordenada, levamos em consideração também o espaçamento das calçadas já existentes e nos apropriamos da lei para executar esse tipo de construção. Portanto, o cadeirante poderá circular de um extremo ao outro, dentro dessa rota traçada”, explicou Cavalcante.

As obras de calçamento das vias somam investimentos de mais de R$ 9 milhões, recursos oriundos do governo federal com contrapartida do Poder Municipal. “As calçadas estão sendo executadas de forma programada nos bairros, algumas já finalizadas e outras ainda em execução”, contou o executivo. Os bairros Santa Bárbara, Planalto Ininga, Pedra Mole e Parque Universitário, dentre outros da região, estão recebendo obras de pavimentação que priorizam a acessibilidade em suas ruas.

Para o cadeirante Pedro Inácio, de 31 anos, ter acessibilidade e possibilidade de mobilidade é fundamental. “Minha rua já é asfaltada e com as calçadas adaptadas com as rampas, isso vai facilitar nosso passeio, meu e de outros cadeirantes do bairro também”, disse o jovem, que mora na zona Leste.


Fonte: Com informações da PMT
Comentar
Obras que melhoram vidas · 30/10/2019 - 11h32

Zona Norte ganhará novas opções de esporte e lazer


Compartilhar Tweet 1



    Fotos: Rômulo Piauilino

A zona Norte de Teresina é referência em espaços destinados ao bem-estar das comunidades. Além das academias populares estão sendo executadas, através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro Norte (SDU Centro/Norte), reformas em praças, parques, e quadras esportivas. Dessa forma, estão previstas para a região novas opções nos setores de esporte e lazer.

O Prefeito de Teresina, Firmino Filho, esteve presente em obras da região na manhã desta terça-feira (29). A primeira parada foi no Parque Ambiental Floresta Fóssil, que já teve sua licitação concluída e sondagem já iniciada no local pela empresa vencedora, que aguarda ordem de serviço.

“Hoje, estamos acompanhando, principalmente, as obras de esporte e lazer presentes na região Norte. O Parque Ambiental Floresta Fóssil é uma obra de lazer importantíssima para a nossa história e preservação do nosso sítio arqueológico. Quando concluídos os serviços, esperamos receber muitos visitantes”, diz Firmino Filho.

Com a reforma, o Parque passará a contar com um Museu de Paleontologia, Centro de Apoio ao Visitante e um Bloco de Administração. A obra está orçada em aproximadamente R$ 15 milhões via CAF- Banco de Desenvolvimento da América Latina.

A Praça dos Eucaliptos, no Acarape, que será transformada em um complexo esportivo, também foi visitada nesta manhã. Os recursos totais investidos no local somam mais de R$ 1 milhão e são oriundos de financiamento do Banco do Brasil.

O superintendente da SDU Centro Norte, Carlos Daniel, pontua que essa será uma obra de grande valor para os moradores do bairro Acarape. “Com a revitalização, esse espaço contará com playground; pistas para skate, caminhada e ciclismo; e implantação de uma academia popular. A quadra poliesportiva, que já existe, também será transformada. Portanto, entendemos que essa é uma obra de grande valor para essa comunidade do entorno”, enfatiza Daniel.

Ainda nesta manhã, foram visitadas mais obras de esporte e lazer da região, como a reforma do Estádio Mafrense, campo que será totalmente requalificado, e também a reforma da Praça do Residencial Inglaterra, que terá uma quadra de futebol com vestiários e a inserção de uma academia popular na área. Os investimentos totais na praça somam pouco mais de R$ 247 mil, com recursos do Banco do Brasil.

Por fim, a região do Monte Verde foi contemplada com vistorias. O Prefeito, na companhia dos gestores da SDU Centro Norte, visitou casas entregues pelo Orçamento Popular na comunidade. Nos últimos dois anos foram entregues, somente na região Norte, 64 unidades habitacionais, transformando a vida de muitas famílias de baixa renda na zona Norte da capital.

    Fotos: Rômulo Piauilino
    Fotos: Rômulo Piauilino
    Fotos: Rômulo Piauilino
    Fotos: Rômulo Piauilino
    Fotos: Rômulo Piauilino
    Fotos: Rômulo Piauilino

 


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Por conta do feriado do Dia de Finados, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) fará uma operação especial nas entradas dos principais cemitérios da cidade. A ação será realizada das 7h às 19h, no próximo sábado (2), nas proximidades dos cemitérios do Buenos Aires, São José (Zona Norte), Renascença e Jardim da Ressurreição (Zona Sudeste).

De acordo com o Gerente de Operação e Fiscalização da Strans, Denis Lima, os Agentes de Trânsito estarão nas entradas dos principais cemitérios para fazer a orientação dos motoristas. “Todos os anos no Dia de Finados temos um grande fluxo de veículos nessas áreas, por isso as equipes sempre vão a esses locais orientar os condutores e diminuir o problemas com o fluxo dos veículos”, acrescenta.

Lima reforça que as pessoas devem optar por fazer a visita aos cemitérios cedo pela manhã, pois assim reduz a possibilidade de enfrentar congestionamentos. “Estaremos nesses locais para orientar os condutores e garantir o acesso aos cemitérios da melhor maneira possível”, enfatiza.


Fonte: Com informações da PMT
Comentar
R$ 31 milhões em investimento · 29/10/2019 - 14h16 | Última atualização em 29/10/2019 - 17h53

Firmino assina ordem de serviço da ponte da UFPI; execução em 14 meses


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Firmino Filho assinou no início da tarde desta terça-feira (29/10) a ordem de serviço para construção de uma nova ponte sobre o Rio Poti. A ponte vai ligar bairro Água Mineral, na altura do balão da Coca-Cola, à Universidade Federal do Piauí (UFPI), no trecho próximo ao Setor de Esportes.

Na obra, serão investidos mais de R$ 31 milhões, para uma estrutura de 240 metros de comprimento, com vias para ciclistas e pedestres, além de quatro faixas de rolamento. O prazo de execução da empresa TCE Engenharia, vencedora da licitação, é de 14 meses.

O superintendente da SDU Centro/Norte, Carlos Daniel, explica que a ponte trará benefícios não só no deslocamento entre as zonas Norte e Leste, como ajudará na fluidez do trânsito em outros pontos da capital. "Vai trazer muitos benefícios em termo de tempo de deslocamento das pessoas que trabalham nestas zonas, além de melhorar outras vias da cidade, com o desafogamento de vias como a ponte da Universidade [da Primavera] e a Ponte JK. Vamos fazer o possível para cumprir os termos contratuais, para que Teresina possa, o mais breve possível, contar com essa obra", disse durante a solenidade no Palácio da Cidade. 

A obra da "Ponte da UFPI", como já vem sendo chamada, vai ser complementada com a obra da Avenida Ulisses Marques, que já está em andamento.

"Essa obra impacta na mobilidade, não apenas no transporte coletivo, já que ela faz parte de um corredor interterminais, une corredor do Balão da Coca-Cola com o terminal do Zoobotânico, servindo a esse novo modelo que está sendo implementado, assim como vai servir ao transporte individual", explica o prefeito Firmino.

No discurso durante a solenidade, ele ainda ressaltou que o novo plano de mobilidade vem sendo implementado pela prefeitura de Teresina como um grande quebra-cabeça, com resultados que serão perceptíveis ao longo dos próximos anos.

"Esse plano de mobilidade é como um quebra-cabeça, que quando a gente começa a gente nem imagina como vai chegar ao final, e o quadro final vai ser bonito, vai nos encher os olhos. Um trabalho que quando a gente está no meio se pergunta: será se isso faz sentido, se vamos chegar em algum lugar, se as peças vão se encaixar? E cada obra que a gente faz é uma peça no quebra-cabeça a mais que a gente coloca, para essa grande modificação que é a implementação do plano de mobilidade", pontuou.

Comentar
Audiência no MP · 12/10/2019 - 10h23 | Última atualização em 12/10/2019 - 10h32

Prefeitura e Governo assinam acordo para aperfeiçoar atendimento às urgências psiquiátricas


Compartilhar Tweet 1



A Fundação Municipal de Saúde (FMS) criou protocolo que define o papel de cada instituição nos atendimentos de pessoas em situação de urgências psiquiátricas antes da chegada ao hospital e, nessa sexta-feira (11/10), órgãos da Prefeitura de Teresina e do Governo do Estado do Piauí que são responsáveis pelo atendimento desse público assinaram acordo no qual se comprometem a executá-lo.

Em audiência no Ministério Público, o acordo foi assinado por representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e prevê também a execução do fluxo de atendimento à pessoa com transtorno mental em crise para melhorar o acesso aos serviços de saúde mental. Esse documento foi lançado nesta sexta-feira e será implementado para reorganização da rede.

O protocolo da FMS estabelece que, em caso de urgência psiquiátrica, o usuário pode acionar o SAMU através do 192. Se houver necessidade, o próprio médico regulador do SAMU aciona o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar para contribuir com o atendimento no local. “Todas essas equipes receberão capacitação para realizar a abordagem do paciente psiquiátrico de forma humanizada”, explicou o presidente da FMS, Charles Silveira.

Segundo Luanna Bueno, gerente de Saúde Mental da FMS, esse procedimento irá ampliar o cuidado com o usuário diagnosticado com transtorno mental. “O conhecimento é a chave propulsora para vencer preconceitos na saúde mental. Hoje, foi dado um passo importante, pois SAMU, Corpo de Bombeiros e Policia Militar vão ser capacitados para acolher esse usuário em crise de maneira mais humanizada e conduzir o caso da melhor forma”, destacou.

A promotora de justiça do Ministério Público do Piauí, Marlúcia Gomes, afirma que a assinatura do acordo e consecutiva criação do protocolo ocorreu após verificação da necessidade de aperfeiçoar a abordagem do paciente com transtorno mental em crise. “Constatamos essa necessidade e, então, discutimos com os entes envolvidos para que cada um possa atuar dentro da sua esfera”, ressaltou.


Fonte: Ascom PMT/PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Teresina vem cada vez mais avançando e melhorando suas políticas socioassistenciais, é o que mostra os últimos dados da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Governo Federal que foram registrados através do Índice de Desenvolvimento do CRAS em 2018. Os indicadores do IDCRAS avaliam o grau de desenvolvimento das unidades de Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e permite medir a qualidade dos serviços ofertados.

O IDCRAS especifica três indicadores de qualidade, são eles: 1) Estrutura física, 2) Recursos humanos e 3) Serviços e benefícios, que são medidos em níveis que variam de 1 a 5. Quanto mais próximo ao nível 5, significa que melhor os municípios foram avaliados e quanto mais próximo ao nível 1 representa o mais longe da qualidade ideal. Em 2018, Teresina alcançou a marca de 3,67 e vem apresentando uma evolução anual na avaliação ocupando a 8ª colocação dentre as capitais brasileiras e a 4ª colocação entre as capitais do nordeste, acima da média nacional que é de 3,55.

O secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Samuel Silveira, destacou os esforços das articulações intersetoriais da Gerência de Proteção Social Básica (GPSB) e da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (GSUAS) da Semcaspi para chegarem a estes resultados e, assim, garantir recursos para a melhoria dos serviços ofertados.

“Estes novos índices que apontam significativos avanços que o município alcançou no último ano é resultado dos esforços da gestão para chegar a um índice favorável, dentro daquilo que é medido pelo Governo Federal na área da Assistência Social. Isso garante não só a permanência das famílias mais vulnerabilizadas no Programa de Transferência de Renda(Bolsa Família), mas também possibilita o aumento de recursos que serão destinados para qualificar ainda mais os programas sociais de Teresina”, explica o secretário Samuel Silveira.

Outro dado significativo diz respeito às condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF). Teresina conquistou o 1º lugar nacional no acompanhamento de frequência escolar com 98,01% de estudantes que cumpriram a condicionalidade e o 1º lugar entre as capitais do Nordeste no índice de acompanhamento de saúde com 69,3% de famílias acompanhadas no primeiro semestre de 2019.

Os dados do IDCRAS são obtidos através do CENSO SUAS do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Registro Mensal de Atendimentos (RMA) acompanhados pelos CRAS, em que são quantificadas as demandas dos centros, as articulações com outras políticas setoriais dos municípios e o perfil dos recursos humanos da rede socioassistencial de todo território nacional com a finalidade de nortear as políticas públicas no âmbito dos serviços sociais de proteção básica.


Fonte: Com informações da PMT
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A segunda semana da criança do Parque Lagoas do Norte foi oficialmente aberta na tarde desse sábado (05/10), na Praça dos Orixás. O evento, batizado de “Encontro de Gerações”, levou diversas atividades lúdicas e educativas para as crianças, além de serviços para os adultos e apresentações culturais para toda a comunidade. Durante toda essa semana, outros eventos serão realizados nas escolas da região.

“Nós estamos oferecendo diversas atividades e serviços e chamando esse evento de Encontro de Gerações, pois temos um grande número de crianças até a idosos participando e se divertindo, com arte e alegria, porque isso faz muito bem”, afirmou o diretor do Parque Lagoas do Norte, Jorgenei Moraes.

O evento contou com a parceria de diversos órgãos públicos e organizações da sociedade civil, como as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte e Leste, que organizaram um show de talentos no palco da Praça dos Orixás; e os membros do Lions Clube de Teresina, que levaram diversos serviços de saúde, como medição de glicemia e entrega de kits para higiene bucal.

“É um momento muito rico de integração entre os nossos usuários e as pessoas da comunidade através da arte e da cultura. É um reconhecimento do talento dos nossos usuários, tanto os idosos quanto às crianças”, disse Sara Carvalho, do CRAS Norte. “É algo que o Lions faz a nível mundial todos os anos, que é esse mutirão da saúde. E através da parceira com a Prefeitura nós conseguimos levar esses serviços a um público ainda maior”, completou Demerval Miranda, presidente do Lions Clube Teresina-Centro.

Para os membros das comunidades vizinhas, eventos como esse são uma forma de ter lazer de qualidade e de forma gratuita, além de ver uma boa utilização dos espaços públicos da região. “É muito bom até para movimentar a praça, aumentar o fluxo de pessoas. Uma praça grande e bonita e como essa fica melhor movimentada, ainda mais com as crianças”, disse Angela Keyte, que levou seus três filhos para brincar nas atividades do evento.   

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Rede de Saúde de Teresina realizou, apenas na sua área especializada, 3 milhões, 520 mil e 56 procedimentos de média e alta complexidade, no primeiro semestre de 2019. O dado consta no relatório de prestação de contas da saúde referente ao 2º quadrimestre deste ano e foi apresentado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) aos vereadores, na Câmara Municipal.

O quantitativo abrange 48 mil e 218 internações hospitalares e 3 milhões, 472 mil e 342 procedimentos ambulatoriais, que englobam ações de prevenção em saúde, procedimentos de finalidade diagnóstica, clínicos, cirúrgicos, transplantes e, ainda, fornecimento de materiais especiais às pessoas com deficiência. O documento também reúne dados relativos ao atendimento realizado na atenção básica e área psicossocial.

Segundo o Relatório, a Prefeitura de Teresina investiu, entre janeiro e agosto de 2019, 34,86% da sua receita própria para cobrir gastos com ações e serviços de saúde. “Esse percentual corresponde a mais do que o dobro do exigido em lei, que é de 15%. O alto investimento representa o nosso esforço em qualificar a rede de saúde da capital, que é extensa e complexa”, afirma o presidente da FMS, Charles Silveira.

“O documento possibilita um maior controle da gestão, possui informações qualificadas e que permite tanto ao cidadão quanto aos órgãos de controle aferirem a qualidade dos serviços prestados pelos estabelecimentos públicos e conveniados ao SUS. É importante dizer que o conteúdo do relatório será disponibilizado para acesso público por meio do DigiSUS”, afirma a diretora de planejamento da FMS, Cláudia Glauciene.

Durante a apresentação, Cláudia Glauciene também informou que, atualmente, a rede física de serviços de saúde de Teresina conta com um total de 305 estabelecimentos públicos e privados conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, 150 correspondem a estabelecimentos de saúde municipais, 25 estaduais, 2 federais e 128 privados conveniados ao SUS.


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar