Compartilhar Tweet 1



    Foto: Divulgação/PMT

Começou nesta terça-feira (31) a distribuição de kits de alimentação escolar para alunos da Rede Municipal de Ensino. A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), vai entregar 50 mil kits para ajudar a permanência das famílias dentro de casa, medida emergencial adotada para conter a transmissão do novo coronavírus.

Estão recebendo os kits de alimentação pais ou responsáveis com alunos cadastrados no Programa Bolsa Família, de acordo com a base de dados dos Ministérios da Cidadania e Educação. As escolas entraram em contato com as famílias para agendar o horário de retirada, evitando aglomerações.

Para Maria Iranilde, mãe de aluna da Escola Municipal Marcílio Flávio Rangel, a ação chega em boa hora. “Estamos sem poder trabalhar e com as crianças em casa, essa ajuda é muito bem-vinda, só tenho a agradecer”, disse.

O diretor da Escola Municipal Ubiraci Carvalho, Samuel Rógeres, destaca a importância da distribuição dos alimentos. “Organizamos a entrega de forma a evitar concentração de pais no mesmo horário, então eles estão vindo como combinado e bastante satisfeitos. Essas famílias realmente precisam do reforço na alimentação em um momento tão difícil para todo o mundo”, declara.

Os kits de alimentação escolar estão em 71 pontos de distribuição espalhados pela cidade. Pais ou responsáveis só recebem com apresentação do cartão do Bolsa Família e documento de identificação com foto.

“O momento é de união, todos juntos em defesa da vida”, afirma o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma.


Fonte: Com informações da PMT
Comentar
Conforme calendário · 30/03/2020 - 15h21

Prefeitura inicia pagamento dos servidores municipais


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Teresina começou a pagar seus servidores nesta segunda-feira (30) conforme calendário estabelecido ainda em janeiro deste ano. Segundo o secretário municipal de Finanças, Francisco Canindé, mesmo enfrentando a pandemia do novo coronavírus e a consequente queda de receitas, a Prefeitura consegue honrar, em dia, seu compromisso com os servidores municipais.

“Estamos fazendo o pagamento integral, sem nenhum prejuízo, dos servidores municipais de acordo com o calendário definido ainda no começo deste ano. Desta forma, mesmo diante da queda brutal de receitas, o prefeito Firmino Filho e a Prefeitura de Teresina conseguem honrar o compromisso com seu maior ativo, que são os servidores”, destaca o gestor.

Nesta segunda-feira (30) estão sendo pagos os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Amanhã (31) é a vez dos servidores da Arsete, Sema, Semf, Secretaria de Planejamento (Semplan), Gabinete do Prefeito, Gabinete do Vice-Prefeito, Secretaria de Governo (Semgov), Procuradoria Geral (PGM), Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FCMC), IPMT e Câmara Municipal.

Na quarta-feira (1º), os servidores da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM), da Secretaria Municipal de Concessões e Parcerias (Semcop), Semduh, Semcom, Semjuv, Semdec, Semel, Semcaspi, Semam, Semest, Fundação Wall Ferraz, Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), Strans, SDUs, Eturb e Prodater recebem seus salários. E, por fim, na quinta-feira (2), o pagamento da folha é encerrado com o repasse aos servidores da Fundação Municipal de Saúde (FMS).


Fonte: Com informações da PMT
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Teresina, através do aplicativo Colab, está realizando uma consulta onde a população pode relatar como está se sentindo e notificar possíveis sintomas de contaminação por coronavírus. A iniciativa faz parte do projeto Brasil sem Corona, que está sendo aplicado em todo o país e visa gerar dados mais completos sobre a situação na cidade, ajudando as prefeituras a tomarem decisões mais eficientes no combate à pandemia.

Para participar da consulta, basta abrir o aplicativo Colab, disponível para celular Android e iOS, e responder as perguntas. O questionário envolve questões como “Você está se sentindo bem?”, ou “Teve contato com alguém que apresentou sintomas?”, entre outras. Esses dados são compilados e apresentados em forma de mapa, mostrando onde há mais concentração de possíveis casos suspeitos. Quanto mais pessoas responderem à consulta diariamente, mais precisas serão as informações que chegarão à Fundação Municipal de Saúde, que poderá assim intensificar as ações onde for necessário.

“Não é possível testar toda a população, então é preciso utilizar outras alternativas para entender melhor a transmissão comunitária. Ao responder à consulta todo dia, o cidadão vai informando sobre como se sente, isso fica registrado na plataforma e a Prefeitura vai tendo esse acompanhamento”, explica Aurélia Araújo, coordenadora da secretaria executiva de planejamento e gestão da SEMPLAN.

Brasil Sem Corona

O Brasil Sem Corona é um movimento que busca ajudar a barrar o coronavírus no Brasil. O Colab, a maior plataforma colaborativa do país, em parceria com a Epitrack, referência internacional para detecção de epidemias, uniram forças com o objetivo de diminuir a disseminação do vírus nas cidades. As plataformas irão mapear os casos de Covid-19 e as regiões com risco de surtos, para ajudar as equipes de saúde das prefeituras e governos estaduais e federal a combater a disseminação do coronavírus.

O Colab é uma ferramenta utilizada pela população para comunicar os problemas do seu bairro ao poder público, criando uma ponte entre o cidadão e a Prefeitura. Com a pandemia do coronavírus, além desta consulta, novas categorias de reclamações foram disponibilizadas, como estabelecimentos comerciais funcionando de forma irregular.


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar
Saiba detalhes! · 28/03/2020 - 18h01 | Última atualização em 28/03/2020 - 18h04

SDU Sul mantém quatro equipes para recuperar ruas e obras emergenciais


Compartilhar Tweet 1



    Reprodução

A SDU Sul está atuando com equipes na recuperação de ruas e obras emergenciais na região. Segundo lembra o superintendente Executivo Paulo Roberto, a meta é, principalmente, recuperar trechos de ruas que foram danificados pelas águas das chuvas. Um exemplo é o trecho de ligação entre as quadras F e G do bairro Torquato Neto.

“Não temos como parar nossas ações por completo, mesmo diante da necessidade de ficarmos todos em casas. Mas alguns serviços são realmente essenciais para a comunidade. Temos que manter a trafegabilidade nestes locais para garantir que as pessoas tenham condições de chegar e sair de casa, que ambulâncias e viaturas da polícia possam passar”, explicou.

Paulo Roberto explicou que as solicitações das comunidades estão sendo registradas e atendidas, respeitando uma programação encabeçada pelas situações mais urgentes. Outros exemplos de bairros que tiveram ruas recuperadas foram a Vila Irmã Dulce (Rua Estômato), conjunto Saci, Parque Sul e outros. Uma das ferramentas mais utilizadas no momento para fazer essas solicitações é o aplicativo Colab.


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Reprodução

O prefeito Firmino Filho iniciou neste sábado (28) uma série de conversas, no formato de entrevista, com profissionais de saúde sobre a pandemia causada pelo coronavírus no mundo. O objetivo é informar a população e tirar dúvidas dos teresinenses sobre a Covid-19. As conversas serão transmitidas através de lives em suas redes sociais, Twitter @firmino_filho, Instagram @firminosfilho e Facebook, através da sua página Firmino Filho.

Nesta primeira transmissão, o prefeito conversou com o médico cardiologista Marcelo Martins. O profissional ressaltou a importância de mantermos o isolamento social como a única forma que temos agora para conter o avanço do vírus em nossa sociedade, principalmente porque ele já avança por todo o Brasil. “A partir do momento que a onda vai se aproximando, a gente corre mais riscos. Em Fortaleza temos casos de hospitais com sua capacidade completamente lotada. A doença está chegando na nossa porta e é hora de unidade, serenidade, para que a gente faça com que essa onda não chegue aqui tão forte. Ela vai chegar, ela está chegando no mundo inteiro, cabe a nós tomarmos todas as medidas para que ela chegue mais fraca possível. E a única forma de conseguirmos isso é com o isolamento social”, disse o médico.

Ele afirma que a prevenção é importante principalmente porque o sistema de saúde do Piauí não tem capacidade de suportar uma onda forte da doença. “Não temos UTIs suficientes, o número de leitos de terapia intensiva no Piauí é muito pequeno, o numero de profissionais habilitados para lidar com estes pacientes é muito pequeno. Não temos estrutura de atendimento, vamos ter que lidar com a nossa deficiência de anos na saúde. Alguns dias atrás me ligou um colega de um hospital regional, responsável por receber pacientes de mais de 10 municípios e tinha apenas um ventilador. Isso gera uma angústia muito grande. Infelizmente não temos estrutura para aguentar uma onda forte”, lamentou o médico.

As lives na página do prefeito Firmino Folgo devem continuar e, na tarde deste sábado, às 16h, ele conversará com o professor de cardiologia da Universidade Federal do Piauí e presidente da Associação Piauiense de Medicina, Paulo Márcio. “É fundamental que a gente possa se alimentar de informações de técnicos da área, de quem tem autoridade para falar do assunto e esse é o objetivo dessa nossa série de entrevistas. Não é a opinião do prefeito, mas de quem tem experiência vasta na área e está sintonizado com aquilo que está acontecendo no mundo”, disse Firmino Filho.

Comentar
Combate ao coronavírus · 28/03/2020 - 12h45 | Última atualização em 28/03/2020 - 17h27

SDU faz limpeza e acesso ao hospital de campanha na UFPI


Compartilhar Tweet 1



Para colocar em funcionamento o hospital de campanha da quadra de badminton na Universidade Federal do Piauí (UFPI), uma equipe da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU Centro Norte) está coordenando a limpeza e a execução de acesso ao local.

De acordo com a Gerente de Obras da SDU Centro Norte, Patricia Santos, o trabalho está sendo feito em caráter de urgência, a fim de agilizar a implantação da unidade de saúde para atender aos possíveis pacientes que possam surgir por conta da pandemia do coronavírus. “Estamos acompanhando o serviço para que tudo aconteça o mais rápido possível”, disse.

    Reprodução

Patricia explica que está sendo feita a poda, capina, varrição e limpeza da área. “Além disso, estamos fazendo a abertura de uma rua de acesso com pavimentação para que as ambulâncias e veículos de urgência possam entrar com mais facilidade ao local”, acrescenta.

A gerente reforça que esse é um momento de emergência, por isso é importante que todo o serviço seja feito com agilidade. “Agradecemos aqui a todos que estão empenhados nesse serviço e esperamos concluir essa etapa o quanto antes”, complementa.


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os serviços internos da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), e de unidades vinculadas como Amor de Tia e Centro de Referência Esperança Garcia (CREG), foram suspensos nesta segunda-feira (23/03) como medida preventiva à disseminação do coronavírus.

Os atendimentos e demandas solicitadas à SMPM ao longo desses 15 dias devem ser enviados pelo e-mail: smpm.gabinete@gmail.com, ou pelo telefone: (86) 99470-8798.

Para a secretária de Políticas para as Mulheres, Macilane Gomes, são extremamente necessárias as medidas de isolamento social que estão sendo adotadas nesse momento de crise, se tornando um ato de consciência de preservação da própria vida e do outro.

“É uma chamada importante, um ato de consciência, uma atitude radical de isolamento social. Mesmo com as medidas adotadas, sabemos também da importância de alguns serviços estarem funcionando, como o CREG, que atende mulheres em situação de violência. Por isso, estamos disponibilizando todos os contatos para qualquer demanda que possa surgir, não podemos deixar essas mulheres desamparadas”, afirmou a secretária.

Os profissionais que fazem parte do Centro de Referência Esperança Garcia (CREG), espaço que atende mulheres em situação de violência, estarão disponíveis para os atendimento de segunda a sexta, de 8h às 14h. O contato pode ser feito via whatsapp ou ligação, através do número: (86) 994169451.

Segundo a coordenadora do Centro de Referência Esperança Garcia (CREG), Roberta Mara, as mulheres que estão em isolamento social e que sentirem necessidade de qualquer tipo de atendimento ou orientação quanto a violência de gênero, devem imediatamente entrar em contato.

“Sabemos que esse isolamento social pode reforçar ainda mais as ocorrências de violência doméstica. Nosso centro não pode parar, por isso nossos profissionais continuam atendendo e orientando caso haja necessidade”, finalizou Roberta Mara.


Fonte: Com informações da Semcom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Agindo de forma preventiva e por meio de ação solidária, os assistentes sociais da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste) e os agentes da Defesa Civil estão visitando famílias em situações de risco nas Vilas Santa Bárbara e Bandeirantes, zona Leste de Teresina.

Nas comunidades visitadas pelos assistentes da Gerência de Habitação da SDU Leste foram constatadas famílias que tiveram suas casas atingidas pela força das águas das chuvas nos últimos dias. Segundo a assistente social Marlene Siqueira, a intenção da visita é promover um amplo diálogo com as famílias e fazer um pré-cadastro com todos os dados necessários.

“Estamos aqui visitando essas famílias para entender as suas realidades e fazer seus pré-cadastros com nome completo, endereço, telefones e documentos. Nossa missão aqui é orientá-las para que elas procurem um aluguel solidário que, posteriormente, serão incluídas no Programa Cidade Solidária. Após esse período que enfrentamos com a proliferação do novo coronavírus, visitaremos essas famílias novamente para dar efetividade à inclusão no Programa, junto à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI)”, explicou a assistente social Marlene Siqueira.

O Programa Cidade Solidária, responsável pela realocação das famílias em situação de risco, ocorre de duas formas: por meio da ‘Família Solidária’ e do ‘Residência Solidária’.

No primeiro, a pessoa acolhida indica outra família para lhe receber e a Prefeitura repassa uma ajuda de custo no valor de R$ 300. No segundo, a família deve indicar um imóvel, no valor de até R$ 300, para alugar e a Prefeitura arca com o pagamento no prazo de um ano.

O superintendente João Pádua parabenizou a atuação da Gerência de Habitação, que tem como gerente a assistente social Aldeane Velozo. “Esse trabalho solidário feito pelos nossos assistentes sociais é extremamente valoroso. O monitoramento acontece rotineiramente, mas nesses períodos de chuvas, a ação acontece de forma mais atuante e constante. A nossa missão é levar mais dignidade às famílias que tanto necessitam de ajuda do município”, explanou.

Vale ressaltar ainda que os profissionais da Gerência de Habitação trabalharão em casos emergenciais em virtude das recomendações do Prefeito Firmino Filho, que decretou, no último sábado (21), estado de emergência.

Os cidadãos que queiram solicitar orientações na Gerência de Habitação poderão entrar em contato por meio do telefone (86) 99490-0864. Os assistentes sociais estarão de sobreaviso. A medida também leva em consideração a importância do combate à disseminação do COVID-19.


Fonte: Com informações da Semcom
Comentar
Avanço do coronavírus · 23/03/2020 - 13h00 | Última atualização em 23/03/2020 - 13h10

SDUs reduzem regime de trabalho, mas mantêm serviços essenciais


Compartilhar Tweet 1



Desde a semana passada, os serviços nos diversos órgãos da Prefeitura de Teresina estão se adequando ao regime home office, como forma de conter o avanço do coronavírus na capital. A partir desta segunda-feira, alguns serviços essenciais, desenvolvidos pelas Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), terão continuidade, mas em regime de trabalho reduzido.

No âmbito da Gerência de Habitação, famílias que estiverem em situação de emergência receberão atendimento assistencial por parte dos profissionais do setor. Os assistentes sociais já estão fazendo o pré-cadastro de famílias em situação risco por conta das chuvas. Após tal medida, os assistentes trabalharão de casa, ficando sobre aviso. No caso da SDU Leste, será possível o contato com estes profissionais no horário das 07h30 às 13h30, por meio do telefone (86) 99490-0864.

Quanto às ações de fiscalização, a Gerência de Controle e Fiscalização da SDU Leste dará continuidade ao atendimento das demandas, priorizando as situações de maior urgência. O munícipe que queira solicitar a formalização de uma denúncia, poderá fazê-la por meio do Aplicativo Colab, que deve ser instalado em qualquer smartphone.

Os serviços de capinas, varrições de ruas e avenidas, limpeza de áreas verdes, galerias e podas continuam acontecendo de acordo com o cronograma habitual, demandas emergenciais e por meio das rotas das chuvas. Os mercados públicos vão funcionar com alguns espaços abertos, como a parte de cereais e produtos alimentícios, já restaurantes e lanchonetes permanecerão fechados. Os cemitérios também funcionarão normalmente. Tudo isso respeitando os protocolos dos órgãos de saúde.

O superintendente da SDu Leste, João Pádua, ressalta que as medidas levam em consideração as recomendações do Prefeito Firmino Filho, que decretou estado de emergência na cidade de Teresina. “Estamos unidos e definindo medidas preventivas em virtude do novo coronavírus. Nossa intenção é dar continuidade aos trabalhos possíveis, de forma efetiva e célere, mas assegurando a saúde dos servidores e dos munícipes. Continuaremos com as medidas necessárias para garantir o atendimento ao público, por meio dos telefones institucionais”, destacou.

Para o superintendente da SDU Sudeste, Evandro Hidd, as medidas de precaução são necessárias no atual momento pelo qual passa o país. “Tudo isso está sendo feito com o objetivo de minimizar os impactos e tentar garantir a segurança e saúde de todos”, finaliza Evandro.

As SDUs estão disponibilizando um informativo com os emails das Gerências e o telefone institucional e de chefes de setores para comunicação e atendimento à população na porta de cada órgão.


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar
Medidas contra o Coronavírus · 22/03/2020 - 20h30

PMT usa carro de som para alertar população sobre o novo coronavírus


Compartilhar Tweet 1



O uso de carro de som nos bairros é mais uma estratégia da Prefeitura de Teresina para conscientizar a população sobre o controle da pandemia do novo coronavírus. A medida reforça às pessoas a importância de ficar em casa para diminuir o risco de disseminação da doença, que poderá sobrecarregar os serviços de saúde.

Os veículos estão circulando em diversas regiões da cidade com mensagens educativas sobre os sintomas, as formas de transmissão e prevenção da doença. “A Prefeitura de Teresina e a Fundação Municipal de Saúde estão trabalhando para diminuir a contaminação de nossa população. Nossas unidades de saúde estão atendendo pessoas com sintomas do coronavírus. Mas, para não sobrecarregar o sistema de saúde, só procure a unidade se realmente estiver com os sintomas”, diz o alerta divulgado no carro de som.

Os principais sintomas do coronavírus são febre, tosse e falta de ar. As Unidades Básicas de Saúde de Teresina continuam atendendo urgências, vacinas, exames e entrega de medicamentos. Os demais serviços estão suspensos.

A transmissão do vírus acontece por meio de gotícula de saliva, espirro, tosse, catarro, toque, aperto de mãos e quando tem contato com objetos ou superfícies contaminadas. Por isso, para se prevenir, você precisa lavar bem as mãos com água e sabão frequentemente, evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados.

 


Fonte: Com informações da Semcom
Comentar
Pelo número (86) 99438-0254 · 22/03/2020 - 17h16 | Última atualização em 22/03/2020 - 17h55

População pode denunciar descumprimento de decreto através do WhatsApp


Compartilhar Tweet 1



A Guarda Civil Municipal disponibilizou o número de WhatsApp (86) 99438-0254 para denúncias de descumprimento do decreto 19.540, que suspendeu o funcionamento de bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais em Teresina. O documento foi assinado no último sábado pelo prefeito Firmino Filho como medida de prevenção contra o novo Coronavírus.

    Ascom/Semcaspi

O secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, explicou que no primeiro dia de patrulhamento, a Guarda Civil fechou 214 estabelecimentos comerciais e que o novo número foi disponibilizado para que as viaturas tenham mais celeridade no atendimento das denúncias.

“Agora, a população pode utilizar o número de WhatsApp direto da Guarda Civil Municipal para denunciar os estabelecimentos que estão desrespeitando essas medidas de segurança”, explicou o secretário ao destacar que, nesta segunda-feira (23), a Guarda Municipal vai intensificar a fiscalização no centro comercial da cidade.

Além do WhatsApp, o cidadão ainda pode utilizar os números 153 e (86) 3215-9317 para entrar em contato diretamente com a Prefeitura de Teresina e repassar as informações de estabelecimentos que permanecem abertos irregularmente.

“Nossas viaturas estão rodando por toda a cidade para reforçar que todas as pessoas permaneçam em suas casas como forma de prevenção ao Covid-19. Os agentes estão percorrendo diversos lugares que possuem a aglomeração de pessoas explicando essa necessidade de saúde pública”, acrescentou.

O decreto estabelece que fica permitido o funcionamento dos setores administrativos, desde que seja realizado remoto e individualmente. Farmácias, supermercados e os serviços de saúde permanecerão abertos, assim como os deliverys. Os postos de gasolina deverão funcionar no horário de 7 às 19h, com a suspensão do funcionamento das lojas de conveniência localizadas nesses locais.

O funcionamento de bancos e lotéricas não serão afetados, mas deve ser respeitado e cumprido um limite máximo para acesso e distância mínima de dois metros entre as pessoas. Em caso de descumprimento das regras, serão aplicadas, de maneira cumulativa, multa, interdição total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.


Fonte: Com informações da Semcom
Comentar
Reunião será realizada · 22/03/2020 - 15h36

Strans mantém frota de ônibus de acordo com demanda de usuários


Compartilhar Tweet 1



Os terminais de integração de Teresina continuam funcionando para atender a quem realmente necessita se deslocar pela cidade. Conforme a demanda, os profissionais nos terminais estão coordenando o fluxo de veículos e de pessoas.

Na próxima terça-feira (24/03), terá reunião com representantes dos consórcios de ônibus para avaliar o serviço de transporte de passageiros.

A Superintendência Municipal de Transportes e Transito (Strans) mantém o funcionamento desse serviço, apesar do decreto municipal da ultima sexta-feira, 20, de fechamento de estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes e a não realização de festas, entre outros. A recomendação é que as pessoas permaneçam em casa.

“A administração dos terminais observa a demanda da quantidade de passageiros e faz os ônibus circularem porque temos que atender a população que necessita. Na última sexta-feira já havia uma redução de passageiros de cerca de 60% e deve se reduzir ainda mais após o decreto”, explica o superintendente da Strans, Weldon Bandeira.


Fonte: Com informações da Semcom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A partir desta sexta-feira (20), a Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater) está disponibilizando o requerimento geral, documento que permite que a população possa, de forma on-line, solicitar serviços da Prefeitura por meio do projeto Teresinense Digital. A ação faz parte das medidas determinadas pelo prefeito Firmino Filho para evitar aglomerações de pessoas nos órgãos públicos e dificultar a transmissão do novo coronavírus na capital.

Para ter acesso ao requerimento, é necessário acessar o site da Prefeitura de Teresina e clicar no ícone Teresinense Digital. Durante toda a semana, foram disponibilizados mais de 30 novos serviços on-line para a população,

O presidente da Prodater, Eduardo Aguiar, ressalta que a medida ajuda a dar mais comodidade para a população, agiliza os serviços e colabora na campanha contra o Covid-19. “O nosso objetivo é seguir a determinação do prefeito Firmino em desburocratizar o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura, evitando que as pessoas de desloquem aos órgãos públicos para fazer as suas solicitações. É uma maneira de proteção nesse momento de pandemia”, comenta o gestor.

Já estava disponibilizado aos teresinenses o recurso de multas, solicitação de serviços de limpeza, poda de árvores e entre outros. A partir de hoje, novos serviços foram incluídos como: certificado de conclusão de loteamento, interdição de ruas, licenças, repasse de verba, ofícios diversos e solicitações de cópias de processos.


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar
Não precisa sair de casa · 19/03/2020 - 12h20

Certidões e guias de tributos municipais podem ser emitidas online


Compartilhar Tweet 1



Os teresinenses que estejam precisando emitir certidões, a exemplo da negativa de débitos municipais ou de ITBI, bem como as guias de tributos municipais, como IPTU, Taxa de Coleta de Resíduos e Cosip, podem utilizar o Portal de Serviços da Secretaria Municipal de Finanças (Semf) através do endereço eletrônico http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/. A orientação é que os contribuintes evitem se deslocar às Centrais de Atendimento ao Público (CAP) como medida preventiva à proliferação do novo coronavírus.

“Acessando os serviços disponíveis nesta plataforma online, além de desburocratizar e agilizar os procedimentos no conforto da sua casa, você evita estar em ambientes aglomerados e com grande circulação de pessoas”, indica Alexandre Castelo Branco, coordenador especial da Receita do Município.

Todavia, quem precisar se dirigir até à CAP deve ficar atento às adequações de funcionamento em vigor. Está determinado que apenas 25 pessoas poderão estar simultaneamente dentro da CAP e apenas 10 pessoas por vez no atendimento das Gerências de Taxas e ISS (prédio anexo à CAP Centro). A medida se estende até o dia 2 de abril e faz parte do conjunto de ações adotado pela Prefeitura de Teresina para evitar aglomerações e a propagação do novo coronavírus na cidade.

Saiba quais serviços estão disponíveis no Portal de Serviços:

Certidão Conjunta Negativa de Débitos Municipais e da Dívida Ativa do Município: http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=PES_CCNDA

Certidão Conjunta Positiva com Efeito de Negativa de Débitos Municipais e da Dívida Ativa do Município: http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=PES_CCPENDA

Declaração de Inexistência de Imóvel: http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=PES_DII

Declaração de Inexistência de Cadastro Mercantil: http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=PES_DICM

Certidão de ITBI – Transferência Imobiliária: http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=IMO_CITBI

Certidão Negativa de Débitos IPTU: http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=IMO_CNDIPTU

Certidão Positiva com Efeito Negativa IPTU: http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=IMO_CPCENIPTU

Cartão de Inscrição: http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=MOB_CI

Certidão de Baixa: http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=MOB_CB

Certidão de Estimativa: http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=MOB_CE

Emitir Memória de Cálculo do Imóvel: http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=IMOVEL

Emitir Cartão de Inscrição de Empresa/Autônomo: http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=CADECO

Emitir Guia IPTU/TCRD-Taxa de Lixo/COSIP – Taxa Iluminação Pública: http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=EXTRATOIMOVEL

Emitir Alvará para Taxista/Mototaxista: http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=MOB_ALVARA

Emitir Guia ISS/TLFF/TLA/TRIFS: http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=EXTRATOEMPRESA

Reemitir Certidão / Declaração: http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=REEMITIRCERTIDAO

Validar Certidão / Declaração: http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=VALIDARCERTIDAO

Emitir guia ITBI (Processos feitos no SIAT): http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=EMITIRITBI

Consultar ITBI (Processos de ITBI Eletrônico): http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=CONSULTARITBI

Notificação Instrução Normativa: http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=RELNOTIFICACAOESTIMATIVA


Fonte: Com informações da PMT
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Diante de todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde pela proliferação do COVID-19, a cultura em Teresina não para. Com funcionamento voltado para expediente interno e com um plano especial para funcionários, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves está trabalhando na elaboração de editais e, apesar de ter cancelado a realização de eventos e oficinas, mantém o atendimento com aulas via internet para alguns alunos.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), até o início da tarde da última quarta-feira (18) não existia nenhum caso de COVID-19 confirmado em Teresina. No entanto, várias medidas estão sendo tomadas para prevenção por diversos órgãos da Prefeitura de Teresina. A Fundação Monsenhor Chaves, por exemplo, cancelou todos os eventos que aglomerem pessoas, bem como as oficinas.

“Nosso objetivo fim, que são eventos e oficinas que reúnem pessoas, está bloqueado. No entanto, estamos aproveitando esse tempo para a revisão de diversos editais que serão lançados em breve, mas buscando maneiras de evitar que sejam feitos presencialmente. É uma forma de preservar tanto a população como a nossa equipe”, destaca Paulo Dantas, gerente de promoção cultural.

As ações também estão voltadas para caráter educativo, principalmente nas oficinas. No projeto Banda Escola, que atende mais de 400 jovens, por exemplo, estão sendo reforçadas as ações de higiene para os alunos para que evitem o compartilhamento de instrumentos e que façam a higienização a cada vez que usarem e que procurem sempre locais arejados para o estudo.

“O estudo e a prática da música é algo que tem que ser frequente e nessa época em que as pessoas estão em casa, o instrumento pode ser uma boa companhia. Para que nossos alunos não parem, estamos oferecendo um acompanhamento via internet para que possam tirar dúvidas e peguem exercícios”, destaca Paulo.


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar
Medidas de prevenção · 19/03/2020 - 10h10 | Última atualização em 19/03/2020 - 10h26

Prefeitura disponibiliza serviços online para evitar aglomerações em prédios públicos


Compartilhar Tweet 1



A Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater) está disponibilizando desde o início da semana serviços que podem ser solicitados pela população por meio do projeto Teresinense Digital. A ação faz parte das medidas determinadas pelo prefeito Firmino Filho para evitar a propagação do coronavírus na capital. O objetivo é evitar que as pessoas se desloquem até os órgãos municipais para fazer as solicitações, que agora podem ser feitas virtualmente.

A cada dia novos serviços estão sendo inclusos na plataforma. Já estava disponibilizado aos teresinenses o recurso de multas, solicitação de serviços de limpeza, poda de árvores e nesta quinta-feira (19) foram incluídos serviços das SDUs, Semplan, Semel e Fundação Wall Ferraz.

Eduardo Aguiar, presidente da Prodater, afirma que a ampliação de serviços online pela Prefeitura já estava acontecendo, porém, por conta da pandemia do coronavírus, o prefeito Firmino Filho solicitou que a inclusão de novos serviços fosse adiantada. “A ideia é evitar que a população se desloque aos órgãos para fazer suas solicitações de forma presencial. A cada dia vamos incluir novos serviços e isso vai facilitar a vida da população, ao mesmo tempo em que contribui com a orientação de evitar aglomerações”.

O acesso ao Teresinense Digital se dá pelo site da Prefeitura de Teresina, no link https://pmt.pi.gov.br/teresinensedigital/

Confira abaixo os serviços que foram inclusos na plataforma nesta quinta-feira (19)

SDUs:
-Revisão de alinhamento
-Certidão de uso do solo
-Viabilidade técnica
-Licença para trailers
-Defesa de auto de infração
-Licença para ocupação de praça
-Perpetuidade

Semplan:
– Solicitação de mapas
– Declaração de logradouros
– Requerimento de informações

Semel
– Pagamento de instrutores

Fundação Wall Ferraz:
– Pagamento de instrutores


Fonte: Com informações da PMT
Comentar
Para conter disseminação · 17/03/2020 - 12h01 | Última atualização em 17/03/2020 - 12h03

Atividades da Agenda Março Mulher são adiadas e Amor de Tia suspende serviços


Compartilhar Tweet 1



Em reunião realizada na última segunda-feira (16), o Prefeito Firmino Filho definiu um plano de ação para conter a disseminação do novo Coronavírus em Teresina. Para a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM), a determinação é o adiamento das diversas atividades da Agenda Março Mulher e suspensão no funcionamento dos Serviços Amor de Tia Norte e Sudeste por pelo menos 15 dias, a partir desta quinta-feira (19).

De acordo com as ações emergenciais definidas, a Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres, que estava prevista para acontecer no dia 31 de março, foi adiada para uma data ainda a ser determinada. Também foram adiados eventos como Selo Dona Saló que aconteceria nesta quarta-feira (18), rodas de conversa, visitas, inauguração do anexo do Amor de Tia Sudeste e demais atividades coletivas que geram uma maior concentração de pessoas.

Já o Centro de Referência Esperança Garcia (CREG), que atende mulheres em situação de violência, não teve seu funcionamento suspenso por trabalhar com a dinâmica de atendimentos individuais, sem tantas aglomerações de pessoas.

A Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Macilane Gomes, afirmou que todas as medidas adotadas foram feitas sob recomendação dos profissionais de saúde e especialistas.

“Tudo isso foi feito analisando todo o contexto social e o impacto desse vírus que é nosso inimigo invisível. Vamos seguir todas essas recomendações, cumprindo todo esse protocolo, seja de maneira individual ou institucional. Convocamos que todas as mulheres, toda a cidade de Teresina, possa dar um exemplo de como combater esse vírus, que tem a ver com nossas atitudes individuais e coletivas”, enfatizou a secretária.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde, a cidade de Teresina ainda não possui nenhum caso confirmado de Coronavírus. No entanto, segundo a Secretária Macilane Gomes, essa informação não pode deixar a população descansada, devendo tomar todos os cuidados na mesma intensidade que as outras capitais.

“A situação exige uma mudança de comportamento, neste momento se faz necessário uma atitude coletiva de bloqueio e prevenção. Temos que mostrar para o mundo toda nossa capacidade. Ainda não tivemos nenhum caso confirmado em Teresina, mas se tivermos, teremos toda a inteligência e habilidade para superar esse problema”, finalizou.

Comentar
Primeiro ano de implantação · 17/03/2020 - 09h50

83,1% dos casos que chegam ao Procon Teresina são resolvidos


Compartilhar Tweet 1



O Procon Teresina, desde sua inauguração, registrou resolutividade em 83,1% dos casos que chegam ao local. A informação foi apresentada na manhã desta segunda-feira (16), durante solenidade para comemorar o primeiro ano de implantação do órgão. No total, foram realizadas 2.796 audiências de conciliação.

    Ascom/Semdec

Ainda de acordo com os dados, o Procon recebeu 2.468 reclamações, sendo que 47,73% foram relacionadas a serviços essenciais, 22,26% relacionadas a assuntos financeiros, 15,06% sobre produtos e 12,56% relacionadas aos serviços privados. A Equatorial Piauí e a Águas de Teresina são as empresas que mais acumulam reclamações.

“Os números mostram a eficiência do Procon Teresina em resolver as demandas que chegam ao local. Mostram também que o órgão tem se tornado uma referência para os munícipes buscarem seus direitos, buscarem um local para reclamar quando se sentirem lesados, isso tudo com um ano de implantação. Acredito que são números muito positivos do trabalho”, afirmou Venâncio Cardoso, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), pasta na qual o Procon está vinculado.

Durante a solenidade, além de apresentar dados, a Coordenadora Geral do Procon Teresina, Nara Cronemberger, ainda falou das ações que o órgão deve impulsionar até o fim do ano, como começar a realizar fiscalizações; expandir o projeto do Procon nas Escolas; orientar o consumidor sobre o uso da plataforma pública (consumidor.gov.br) e abrir o Procon para parcerias com instituições de ensino superior.

“O Procon deve começar a realizar esse trabalho de fiscalização, mas a nossa intenção é educar, não punir. Nós queremos o desenvolvimento econômico da nossa cidade, para isso, precisamos dos empresários. Essa fiscalização é no sentido de popularizar as informações. Nós queremos tornar as relações de consumo mais saudáveis. Além disso, precisamos expandir o Projeto Procon nas Escolas, porque é importante dar educação consumerista desde cedo, entre outras questões que precisaremos trabalhar”, explicou a coordenadora.

O Procon Municipal de Teresina completou um ano no último domingo (15), data em que também é comemorada o Dia do Consumidor. A comemoração de aniversário aconteceu na sede do Procon, em uma solenidade especial na manhã desta segunda-feira.


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar

Compartilhar Tweet 1



    PMT

O bairro Nova Teresina e região tiveram sábado (14/03) uma manhã de celebração dos direitos da mulher, de lazer e de cidadania. A praça Camila Pereira Abreu recebeu mais de 170 serviços levados pela Prefeitura da capital, voluntários e entidades parceiras através do Teresina em Ação.

“Felicidade em formular uma parceria que tanto serve ao povo, que é quem precisa dos serviços que aqui foram disponibilizados. Aqui todos os moradores dessa parte da zona Norte têm acesso de forma descomplicada a serviços como tirar um R.G., cortar um cabelo, parcelar sua conta de energia, ter acesso a aconselhamento de direitos do consumidor e tantas outras coisas. Essa união entre poder público, setor privado e os voluntários faz a diferença na vida das pessoas”, afirmou Samuel Silveira, secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), organizadora do evento, junto com a Rede Clube.

A 29ª edição do Teresina em Ação teve como tema o Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de março, e contou com uma programação especial conduzida pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM). Teve também as atividades já tradicionais de orientações e serviços em diversas áreas, como assistência social, saúde, justiça itinerante, consultas e emissões e regularização de documentos.

“Vim aqui para trazer minha filha para compartilhar seu trabalho de escritora com outras crianças e aproveitei para fazer uma atividade de fisioterapia. Foi legal, bem relaxante, melhorou a dor nas minhas costas”, afirmou Teresinha Araújo, moradora do bairro Água Mineral, também da zona norte.

Para o gerente de marketing da Rede Clube, o Teresina em Ação une a força da comunicação, que atrai muita gente, com a ampla necessidade das pessoas por serviços próximos a suas casas. “É um momento em que a TV Clube, utilizando sua força de mobilização, convida a todos a usufruir dessa estrutura montada para servir e melhorar a qualidade de vida de todas essas pessoas”, afirmou Ribeiro Júnior.

A programação do palco teve a participação do grupo de capoeira Raízes do Brasil e a animação das bandas 16 de agosto e Luiz Gonzaga, da Fundação Monsenhor Chaves (FMC), além do entusiasmo do grupo de ginástica laboral e dança que atrai todos os públicos.

“Um evento desse é super importante para todas as pessoas que não tÊm condições ou mesmo tempo de ir até o Centro para tirar um documento como o Passe do Idoso. Além disso, tem entretenimento e lazer. Ficamos felizes de nos apresentar aqui e fazer parte dessa programação”, afirmou Rita de Cássia Feitosa, integrante do Grupo Superação, que realizou uma apresentação durante o Teresina em Ação.


Fonte: PMT-PI
Comentar
    Renato Bezerra/ PMT

Alunos de escolas municipais de Teresina mais uma vez foram destaque na Olimpíada Piauiense de Matemática (OPIM), realizada em 2019, e conquistaram 19 medalhas. Foram três medalhas de ouro, oito de prata e oito de bronze, além de cinco menções honrosas. A solenidade de premiação aconteceu na noite do último sábado (14/03) no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e contou com a presença do prefeito Firmino Filho.

“Estamos orgulhosos e satisfeitos com o resultado da Olimpíada Piauiense de Matemática, que contou com a participação de alunos de 21 escolas municipais, 15 escolas particulares e quatro escolas estaduais. Temos um compromisso com a educação para transformar o futuro, e as grandes estrelas são esses alunos. E hoje vendo esses meninos e meninas conquistando medalhas, competindo de igual para igual com alunos de escolas particulares, podemos dizer que é apenas o primeiro passo para grandes conquistas”, destacou Firmino Filho.

As escolas da Prefeitura ficaram com quase 30% das medalhas alcançadas por todas as unidades de ensino públicas e particulares do Piauí, tanto do Nível 1 (6º e 7º ano do Ensino Fundamental), quanto do Nível 2 (8º e 9º ano).

O secretário municipal de Educação de Teresina Kleber Montezuma destacou a grande quantidade de meninas campeãs, ocupando espaços que já foram predominantemente ocupado por meninos. “Temos orgulho do que as meninas têm conquistado e damos total apoio aos projetos que incentivem os talentos que surgem nas escolas da Rede Municipal”, disse.

A OPIM é uma realização da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).

A competição estimula o estudo da matemática em todos os níveis, contando ainda com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Também motivo de orgulho para a Rede, ex-alunos tiveram resultados de destaque na competição, como Pablo Andrade, revelado no Programa Cidade Olímpica Educacional. Pablo ganhou medalha de ouro especial, com nota máxima entre os estudantes do Ensino Médio.

    Renato Bezerra/PMT
    Renato Bezerra/PMT
    Renato Bezerra/PMT
    Renato Bezerra/PMT
    Renato Bezerra/PMT
    Renato Bezerra/PMT

 


Fonte: PMT-PI
Comentar
29ª edição do evento em THE · 14/03/2020 - 10h40 | Última atualização em 14/03/2020 - 14h24

Teresina em Ação acontece no bairro Nova Teresina com serviços gratuitos ofertados à população


Compartilhar Tweet 1



A Praça Camila Pereira Abreu do bairro Nova Teresina, zona Norte da capital, recebe neste sábado (14/03) a 29ª edição do Teresina em Ação. O evento teve início as 8h e segue até às 13h. O projeto, realizado pela Prefeitura Municipal de Teresina, em parceria com a TV Clube, visa realizar serviços básicos e gratuitos de cidadania, a fim de promover a qualidade de vida à população teresinense. 

Além das atividades já tradicionais de orientações e serviços em diversas áreas, como assistência social, saúde, justiça itinerante, consultas, emissões e regularização de documentos, a praça também é palco simbólico da luta por direitos com uma programação especial conduzida pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

A deputada estadual Lucy Soares destacou a importância do evento, que também homenageia o Dia da Mulher.

O secretário municipal de cidadania, assistência social e políticas integradas, Samuel Silveira falou sobre a importância da prestação de serviços gratuitos à população.

A programação do palco contou com a participação do grupo de capoeira Raízes do Brasil e a animação das bandas 16 de Agosto e Luiz Gonzaga da Fundação Monsenhor Chaves (FMC), além do entusiasmo do grupo de ginástica laboral e dança que atrai todos os públicos. A diversão das crianças também é garantida com atividades recreativas, jogos, pintura de rosto e muito mais.

Confira fotos do evento:

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Programa Cultura Mix, que irá ao ar nesta segunda-feira (09), na Rádio Cultura FM, abordará os desafios da mulher moderna no segmento empresarial. O tema será debatido às 09h30, durante o quadro “Qualifica Teresina”, e a entrevistada é a Administradora, Fabiana Oliveira, que há 12 anos atua no mercado de negócios.

Fabiana Oliveira também é Estrategista de Negócios, Especialista Emocional, Programadora Neurolinguística, Analista Comportamental, Master Coach e CEO da Inovance Desenvolvimento Humano e Corporativo. “Além de estarmos prestando orientações pela Rádio Cultura FM, que fica na sintonia 107,9 MH´z, o quadro também poderá ser assistido por meio da fan-page da Fundação Wall Ferraz no Facebook”, informa Fabiana Oliveira.

O Qualifica Teresina está no ar desde 2018 e é uma produção realizada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz, Secretaria Municipal de Comunicação e a Rádio Cultura FM. Para ficar atento ao quadro de entrevistados, basta acessar o site fwf.pmt.pi.gov.br .

    PMT/FWF

 


Fonte: PMT
Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Foto: Reprodução

Enquanto os alunos do Programa Cidade Olímpica Educacional assistiam as aulas neste sábado (07/03), as mães participaram de uma programação especial montada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e a Fundação Wall Ferraz (FWF). As atividades, realizadas no Centro de Formação Odilon Nunes, foram em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

As mães tiveram uma manhã de beleza com algumas das oficinas disponibilizadas pela Fundação, como corte de cabelo, design de sobrancelhas e artesanato. O momento foi de fortalecimento da autoestima e incentivo ao empreendedorismo.

A coordenadora do Cidade Olímpica, Valdete Silva, e a superintendente da FWF, Samara Pereira, deram depoimentos sobre suas próprias histórias de vida, estimulando as mulheres a buscarem o empoderamento. Para elas, o 8 de março é uma oportunidade para lembrar as importantes conquistas femininas ao longo do tempo.

“Estamos sempre mostrando para as mães que elas podem e devem tomar as rédeas de suas vidas, pois são também fundamentais na trajetória de sucesso que esses alunos estão trilhando. Acredito que essa é uma data para falarmos sobre direitos iguais, respeito e futuro”, disse Valdete.

Samara exaltou a parceria com a SEMEC para uma cobertura integral das famílias na área da educação e da profissionalização. “Há três anos estamos nesse trabalho aos sábados, oferecendo aos pais conhecimentos específicos para que posam lucrar com novas formas de empreender. Já tivemos oficinas com bastante êxito, transformadoras de vidas, e teremos muitas outras este ano”, garante. 


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Foto: Reprodução

Os Alunos do 9º ano das escolas municipais de Teresina, com dificuldades na matemática, começaram neste sábado (07/03), as aulas do Reforço Unificado oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). O projeto foca na superação dos desafios dos estudantes com a disciplina, estimulando o grupo a retomar o ritmo.

As aulas acontecem aos sábados no Centro de Formação Odilon Nunes. Este ano, 390 estudantes participam do projeto, que traz a proposta de aulas mais dinâmicas e atividades fora da sala.

Durante a abertura no Centro de Formação Odilon Nunes, o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, incentivou os alunos a construírem seus futuros a partir da educação. “Essa é uma oportunidade de aprender mais, dos alunos buscarem seus sonhos. Esse é o caminho para um futuro melhor”, declarou. Montezuma também pediu dedicação da turma e apresentou o time de professores escalado para a missão.

Além do estudo da matemática, o Reforço Unificado conta com aulas de dança, futsal, desenho e teatro. Para este ano, a novidade são as disciplinas de protagonismo juvenil, criação de jogos e manutenção de computadores.

A coordenadora do projeto, Ilenyldes Aquino, explica que alunos de 19 unidades de ensino foram selecionados para as aulas extras.
“São alunos que precisam dessa motivação a mais para superar as dificuldades que encontram na matemática, então eles terão o reforço do conteúdo, com aulas mais prática, dinâmicas, além de poder escolher disciplinas diversificadas para intercalar com as aulas. Ao final do semestre faremos exposições com o que foi produzido, avaliaremos os avanços, e eles ainda participarão de sorteio de smartphones”, finalizou.


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Alunos do 9º ano das escolas municipais de Teresina, com dificuldades na matemática, começaram hoje (07) as aulas do Reforço Unificado oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). O projeto foca na superação dos desafios dos estudantes com a disciplina, estimulando o grupo a retomar o ritmo.

As aulas acontecem aos sábados no Centro de Formação Odilon Nunes. Este ano, 390 estudantes participam do projeto, que traz a proposta de aulas mais dinâmicas e atividades fora da sala.

Durante a abertura no Centro de Formação Odilon Nunes, o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, incentivou os alunos a construírem seus futuros a partir da educação. “Essa é uma oportunidade de aprender mais, dos alunos buscarem seus sonhos. Esse é o caminho para um futuro melhor”, declarou. Montezuma também pediu dedicação da turma e apresentou o time de professores escalado para a missão.

Além do estudo da matemática, o Reforço Unificado conta com aulas de dança, futsal, desenho e teatro. Para este ano, a novidade são as disciplinas de protagonismo juvenil, criação de jogos e manutenção de computadores.

A coordenadora do projeto, Ilenyldes Aquino, explica que alunos de 19 unidades de ensino foram selecionados para as aulas extras.
“São alunos que precisam dessa motivação a mais para superar as dificuldades que encontram na matemática, então eles terão o reforço do conteúdo, com aulas mais prática, dinâmicas, além de poder escolher disciplinas diversificadas para intercalar com as aulas. Ao final do semestre faremos exposições com o que foi produzido, avaliaremos os avanços, e eles ainda participarão de sorteio de smartphones”, finalizou.

Comentar