Compartilhar Tweet 1



Com placar apertado de 1 x 0 sobre o Olímpia a equipe veterana do Meridional sagrou-se campeã na disputa pelo título do Campeonato Municipal 2014 de Porto Franco-MA, O jogo aconteceu no início da noite de sábado (22) no Estádio Municipal Manoel Pereira de Sousa (Panelão).

No jogo preliminar aconteceu a disputa do terceiro e quarto lugares respectivamente onde o Operário perdeu pelo placar de 1 x 0 para o Estrela Vermelha.O Estádio ficou lotado e no intervalo do primeiro tempo do jogo da final, o prefeito de Porto Franco acompanhado dos secretários executivos do esporte Jailson Cerqueira e Valtenes Almeida, além de vereadores como Edidácio Oliveira, Neguim do Mazim, Nouredim Rocha, Rogério da Van que representaram os vereadores Josivan Júnior, Gonçalves Amigão que estavam nas arquibancadas.

Fórum judicial · 22/11/2014 - 07h47

Porto Franco terá novo fórum judicial


Compartilhar Tweet 1



A comarca de Porto Franco (entrância intermediária), terá novo fórum até março de 2015. As obras de implantação são realizadas pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) com recursos do Fundo de Modernização e Reaparelhamento do Poder Judiciário (FERJ).
Porto Franco – situado na Região Sul do Maranhão com cerca de 22 mil habitantes, a 732 km da capital – o novo fórum terá 952,60 m². A unidade, que é uma das maiores do polo judicial de Imperatriz, tem cerca de quatro mil processos em tramitação, nas duas varas e juizado especial.

A comarca atende também os termos judiciários de Campestre do Maranhão, Lajeado Novo e São João do Paraíso. Além da estrutura padrão contará com amplo estacionamento para servidores e salão do júri.


Compartilhar Tweet 1



A partir das 8 horas da manhã deste sábado (22) todos os postos de saúde de Porto Franco abrem para da continuidade à campanha de vacinação de crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos contra Sarampo e Poliomielite.
No município a meta vacinal está longe de ser atingida, por causa disso, as autoridades de saúde pedem que as famílias não deixem de levar as crianças para vacinar
A campanha termina dia 28 de novembro.

Postos de Saúde e Hospital Municipal estarão abertos hoje para vacinação
Entroncamento
São Francisco
Lobão / Carmelina
Vila Nova
Centro
HMAM


Fonte: Nardele Oliveira

Compartilhar Tweet 1



Empresa concessionária dos serviços bancários e correspondente do Banco do Brasil FACILIT fecha as portas do escritório que mantinha em Porto Franco-MA. Clientes do Banco do Brasil utilizavam os serviços da empresa na realização de transações como depósitos e pagamentos de boletos.

O escritório funcionava ha quase dois anos e era opção para muitos que perdiam o horário de funcionamento da agência do Banco do Brasil que fica bem em frente. Para surpresa de muitos, o local deixou de funcionar sem ter havido nenhum aviso prévio.


Fonte: Nardele Oliveira
No interior do Maranhão · 20/11/2014 - 10h18

Levar uma vida saudável requer esforço e determinação


Compartilhar Tweet 1



Grupo de mulheres, maioria donas de casa se reúne diariamente na beira rio de Porto Franco-MA para fazer exercícios físicos em busca de manter a boa forma e uma vida saudável.

Geralmente elas se reúnem no final da tarde e início de noite para praticar os exercícios que vão desde alongamentos, abdominais e danças. Toda essa maratona é acompanhada por um Educador Físico pago pela prefeitura de Porto Franco.

São cerca de duas horas de exercícios todos os dias nesse ritmo que exige esforço físico e determinação. Quem faz parte do grupo afirma que a qualidade de vida mudou depois que começou a praticar as atividades. Mesmo assim, tem aquelas que apesar dos esforços para manter forma perder peso não faz dieta equilibrada, o que é importante nesse momento.


Fonte: Nardele Oliveira

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Porto Franco está fazendo investimentos com recursos próprios e de convênios com o Governo Federal na construção de calçadões em diversas ruas e avenidas de bairros como Cibrazen, São Francisco, Lobão e Rua da Areia. Nessa etapa estão sendo aplicados mais de 500 mil reais na construção dos Passeios Públicos.

Dezenas de trabalhadores estão atuando na execução dos serviços que nesse etapa estão sendo feitos na Avenida Tiradentes entre o Campos Universitário Darcy Ribeiro e o Viaduto sobre a Ferrovia Norte Sul. O acesso entre as Avenidas Valentim Aguiar para Tiradentes contemplando ruas de acesso ao Campus Universitário e a Unidade de Pronto Atendimento que está em construção já está pronto


Compartilhar Tweet 1



Tom de Alerta está confirmada para se apresentar em Porto Franco no dia 13 de dezembro no Parque de Exposições Alfredo Santos, em show muito requisitado por quem assistiu a apresentação feita durante o carnaval desse ano na concentração do bloco Chicleteiros.
Atualmente a banda usa uma das maiores estruturas existentes em Fortaleza-CE com trio elétrico, instrumentos musicais de primeira e ônibus para transportar os músicos.
A expectativa é que o evento deve reúna pessoas de diversas cidades dos estados do MA, PA e TO. No final da semana passada a banda se apresentou na cidade de Itinga-MA durante o Itinga-Folia 2014.

O sertanejo Juliano Reis vai fazer abertura do evento que está marcado para dia 13 as 22 horas no Parque Alfredo Santos.


Fonte: Nardele Oliveira

Compartilhar Tweet 1



Em Porto Franco e outras cidades do Maranhão, usuários dos serviços de telefonia fixa e internet da prestadora OI estão reclamando de demora nos serviços de manutenção em linhas instaladas nas residencias e empresas. Segundo eles, ao solicitar reparo nas redes, a empresa pede até 48 horas para que um técnico faça contato com o objetivo de realizar a manutenção, o que não acontece no prazo, e as vezes nunca.

Por causa disso, muitos usuários tentam cancelar a linha telefonica o que também não conseguem sendo obrigados a pagar por um serviço que não está sendo utilizado.
Com a chuva que caiu na região esta semana algumas redes telefônicas ficaram sem sinal e equipamentos como moldem e outros acessórios utilizados para manter o sinal de internet danificaram.


Fonte: Nardele Oliveira
No interior do Maranhão · 13/11/2014 - 08h39

Hospital e Maternidade de Porto Franco é reformado e ampliado


Compartilhar Tweet 1



Depois de concluir a construção de bloco com mais 37 leitos de internação o Hospital e Maternidade Público de Porto Franco está ganhando mais uma ala onde vão ser construídos 6 leitos, salas de repouso, melhoramento e reforma completa no ambulatório, no acesso para entrada e saída de ambulâncias e pessoas, inclusive a saída do veiculo do IML. Esses serviços e obras estão orçados em R$ 499.108,00 reais. Recursos do Ministério da Saúde e a contra partida da prefeitura de Porto Franco - MA. Prazo para conclusão é de 67 dias, segundo a empresa contratada para fazer os serviços.

No ano passado, o HMA ganhou 37 novos leitos de internação com a construção da nova ala. Obra custou 599 mil e 212 reais, recursos do fundo Municipal de Saúde.


Fonte: Nardele Oliveira

Compartilhar Tweet 1



Por intermédio Sala do Empreendedor do SEBRAE em Porto Franco, 33 trabalhadores entre homens e mulheres garantiram vagas para fazer Cursos de Especialização nas áreas de Cabeleireiro, Esteticista e Maquiadores. Os cursos vão ser ministrados no periodo de 15 a 17 de novembro em Imperatriz, durante a Feira da Beleza que acontece no mesmo periodo no Centro de Convenções.

O evento está sendo organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz e tem apoio do SEBRAE-MA, Senac, Banco do Brasil, Governo do Maranhão e outros.
A prefeitura de Porto Franco que mantém o funcionamento da Sala do Empreendedor do SEBRAE na cidade está apoiando a inciativa que permite nossos trabalhadores e se capacitarem cada vez mais para o mercado de trabalho.


Compartilhar Tweet 1



Para garantir conforto e segurança para quem mora na cidade de Porto Franco incluindo centro e bairros, a prefeitura está intensificando os serviços de reparos e manutenção em toda rede de iluminação pública.

Esta semana equipe da empresa que faz a manutenção está substituindo luminárias e lampadas estragadas por novas peças.

Na manhã desta terça-feira (11) a equipe está no bairro Vila Nova e Centro mas, os serviços serão estendidos por toda cidade. Dessa forma a prefeitura de Porto Franco na gestão do prefeito Aderson Marinho cumpre o que dizem as Leis, devolve para o povo o que é do povo. Iluminação pública é mantida pela prefeitura, embora a arrecadação feita pela concessionária de energia junto aos consumidores seja menor que o investimentos feitos pela prefeitura.


Fonte: Nardele Oliveira

Compartilhar Tweet 1



Em Porto Franco já foram vacinados 665 contra paralisia e 446 contra sarampo desde o lançamento da campanha feito no sábado (8). Meta é vacinar cerca de 1800 crianças de 6 meses a menores de 5 anos até o término da campanha.

No sábado (22) todos os postos de vacinação estarão novamente abertos das 8h as 17h, além de ações de vacinação em escolas e creches que vão ocorrer durante a toda a campanha no periodo de 8 a 28 de novembro. Não deixe para última hora, leve o seu filho e não esqueça a caderneta de vacina.


Compartilhar Tweet 1



A equipe de futebol da localidade Bacaba zona rural de Porto Franco venceu o tima da Sucupira por 2 x 1 em cobrança alternada de pênaltis na final do Torneio Início do 12º Campeonato Rural do municipio.

O evento de abertura da competição organizada pela prefeitura através da secretaria de esportes reuniu 16 equipes no Torneio Início, realizado no domingo (9) no campo de futebol do povoado Coité.

As autoridades do municipio compareceram para prestigiar o encontro de trabalhadores que se tronam atlétas no fim de semana. Além do prefeito Aderson Marinho e vice-prefeito Fortunato Macedo e secretários da prefeitura estavam presentes.

O time campeão levou troféu e 1 ponto de bonificação para a primeira rodada da competição que acontece no próximo final de semana.


Fonte: Nardele Oliveira

Compartilhar Tweet 1



Um homem conhecido por apelido de Pelezinho, foi preso na manhã deste sábado (8) em Porto Franco-Ma. Ele tentava fugir depois de furtar uma moto no bairro São Francisco.
A Polícia Militar foi acionada e quando o homem percebeu que estava sendo seguido fez manobras na rua e bateu a moto se feriu. Ousado, Pelezinho abandonou a moto e furtou uma bicicleta, mas, foi pego pelos policiais e levado para a Delegacia de Polícia Civil onde ficará a disposição da Justiça.

Atenderam essa ocorrência os Soldados PM Alves e Matos além do Cabo PM Sampaio. Os mesmo estavam de serviço fazendo rondas pela cidade.


Fonte: Nardele Oliveira

Compartilhar Tweet 1



A PRF prendeu ois criminosos que tinham mandados de prisão preventiva em aberto. Eles foram identificados como Anthoniony Bezerra Silva, 32 anos, César Rodrigues Filho, 37 anos e Huan Carlos Lima, 31 anos, que fugiu antes de ser preso. Eles estavam em automóvel Fiat/Pálio, cor preta e ao passarem pelo posto policial da PRF em Porto Franco - Ma foram abordados pelos agentes, que desconfiaram do grupo e realizaram consultas constatando os mandados.

Durante a vistoria ao banco de dados do serviço de inteligência de Imperatriz, os agentes descobriram que Anthoniony e Huan Carlos têm mandados de prisão por roubo majorado, já Cezar, por roubo e homicídio. Além deles, havia outro homem no veículo, mas conseguiu fugir enquanto os PRF’s consultavam a procedência do grupo.


Fonte: Nardele Oliveira

Compartilhar Tweet 1



Acontece hoje terça-feira (4) a partir das 16 horas no Auditório da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Porto Franco, lançamento oficial da Campanha Natal Solidário 2014. Evento estava marcado para acontecer na segunda-feira (3) mas, foi adiado.

O Natal Solidário prevê arrecadação de donativos para serem distribuídos na véspera do natal em evento realizado no Estádio Manuel Pereira de Sousa onde são entregues cesta básicas às famílias contempladas pela campanha.

Além da prefeitura por meio de suas secretarias se envolvem na campanha as escolas da rede municipal e universidade, além de empresas privadas e o comercio em geral.
A campanha Natal Solidário é coordenada pela Secretaria de Assistência Social que tem à frente da pasta a assistente social Eth Coutinho.


Fonte: Nardele Oliveira

Compartilhar Tweet 1



No final da tarde desse domingo (2) a deputada reeleita Valeria Macedo e o ex-prefeito de Porto Franco Erivaldo Marinho (Eri) visitaram o Cemitério Jardim da Saudade onde estão sepultados ente queridos da família deles. Mãe e um irmão de Eri receberam as homenagens feitas por filhos e netos.

Valeria Macedo acompanhada da irmã Verbena visitaram o tumulo de um irmão onde acenderam velas e deixara flores.

Centenas de pessoas lotaram as depencias do cemitério para homenages póstumas.
Entre essas pessoas, algumas crianças foram visitar o túmulo de parentes, como esta menina de vestido branco que foi em companhia da mãe acender velas e rezar pela alma do pai dela.


Fonte: Nardele Oliveira

Primeira missa celebrada nesse dia de finados 2 de novembro de 2014 no Cemitério Jardim da Saudade em Porto Franco reuniu centenas de fiéis, maioria, parentes e amigos de pessoas mortas e sepultadas no local.

Neste domingo (2) as autoridades do municipio foram ao cemitério para acompanhar a programação organizada pela Igreja Católica. O prefeito Aderson Marinho ao lado da esposa e do ex-prefeito Deoclides Macedo acompanharam a celebração.

Como tradição em Porto Franco são celebradas missas pela manhã e a tarde. Um tenda montada dentro do cemitério é usada para instalação de equipamentos sonoros e altar improvisado de onde a equipe de liturgia da Igreja, celebra a memoria dos que já morreram.


Fonte: Nardele Oliveira

Compartilhar Tweet 1



O comércio de flores, velas e coroas praticados por vendedores ambulantes se intensifica nesse dia de finados. Em Porto Franco os vendedores ambulantes se instalaram do lado de fora do cemitério onde montaram barracas para comercializar seus produtos. Eles aproveitam a movimentação de pessoas nas dependências do cemitério para aumentar o faturamento.

Desde as primeiras horas da manhã que o cemitério de Porto Franco está recebendo visitas de pessoas que aproveitam para homenagear seus ente queridos.

Além de acender velas e rezarem, parentes a amigos dos mortos sepultados no Jardim da Saudade, aproveitam para deixar no local, algum tipo de lembrança. A mais comum, flores e coroas.


Fonte: Nardele Oliveira

Na manhã deste domingo (2) dia de finados, a família de Epaminondas Gomes de Oliveira fez pela primeira vez, visita ao túmulo onde está sepultado ao lado da esposa no Cemitério Púbico de Porto Franco-MA.

Epaminondas morreu em 1971, em Brasilia-DF sob custódia do Exercito Brasileiro. Membro do Partido Revolucionário dos Trabalhadores (PRT) e do Partido Comunista, Epaminondas foi morto em 20 de agosto de 1971, aos 68 anos, no antigo Hospital de Guarnição de Brasília, atual Hospital Militar de Área de Brasília.

Dias antes de sua morte, ele havia sido preso pelo Exército em um garimpo na cidade de Ipixuna do Pará em decorrência da Operação Mesopotâmia, destinada a detectar focos de guerrilha na região do Bico do Papagaio.


Fonte: Nardele Oliveira

Compartilhar Tweet 1



Os primeiros beneficários do Programa da Habitação Rural de Porto Franco, assinaram contratos para construção das casas em solenidade realizada neste sábado (1º) no Auditório da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura.

O projeto feito pela prefeitura contempla 150 famílias da área rural, mas, nessa etapa apenas 50 foram liberadas.


Compartilhar Tweet 1



Em parceria com o SEBRAE a prefeitura de Porto Franco apoia e incentiva o Programa Balde Cheio visando aumentar a produção de leite no município. Porto Franco possui uma das maiores bacias leiteiras do Maranhão, produzindo cerca de 5 milhões de litros/ano, gerando lucro para produtores e empregos diretos para mais de 900 trabalhadores.

Esta semana o prefeito Aderson Marinho Filho-PDT participou de Dia de Campo realizado na Fazenda Recanto do Sossego na região do Coité, ás margens do Riacho Sucupira. Na ocasião o SEBRAE-MA realizou a entrega de Unidade Móvel equipada com instrumentos que fazem análise do leite antes de ser comercializado.


Compartilhar Tweet 1



Os serviços de reforma do cemitério de Porto Franco avançam para que no dia de finados (2) de novembro próximo domingo esteja tudo pronto para receber visitas de pessoas que aproveitam data para prestar homenagens a seus ente queridos sepultados no local.

Limpeza da área, pintura de túmulos e jazigos além de reparos e pintura no muro e nos portões fazem parte dos serviços feitos pela prefeitura. Iluminação da área, banheiros e bebedouros também recebem manutenção. No próximo domingo, portões do cemitério serão abertos nas primeiras horas da manha para visitações. A tarde deve acontecer missa campal como em anos anteriores.


Fonte: Nardele Oliveira

Compartilhar Tweet 1



O Prefeito Cicero Neco entregou, nesta quinta- feira ( 29), os certificados de conclusão do Curso de Formação da Guarda Municipal de Estreito, aos 29 Formandos.

A solenidade aconteceu na Câmara Municipal, com as presenças da Vice- Prefeita Dra. Cristina Andrade, Promotores de Justiça Dra. Carla Tatiana, Dr. Carlos Róstão, Comandante do 12º Batalhão da Policia Militar Coronel Arquimedes Brito, Representante do Ceste Sra. Bethe Pacifico, Presidente da Câmara Mariana Leite e vereadores Domingos da Sucan, Maria do Socorro, Sabrina Passos, Delfina Oliveira e Diney Noleto.

Também prestigiaram o evento, os familiares dos Formandos de Estreito, Porto Franco, Belém do Pará e Araripina-PE, a equipe da Guarda Municipal de Grajaú, Padre Luzimar Moura e Pastor Antônio Melquiades.


Compartilhar Tweet 1



Está chegando à reta final a Campanha Outubro Rosa da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Porto Franco. Durante 30 dias, equipe especializada da secretaria realiza desde o dia 1º de outubro, palestra voltadas ao combate à doença que mata mulheres e homens em todo o mundo.

No ano passado 11 casos de câncer de mama foram diagnosticados em Porto Franco. Segundo o Ministério da Saúde, a cada grupo de 100 mulheres, 8 delas podem contrair a doença.
Na manhã desta quinta-feira (30) aconteceu palestra para mulheres grávidas. O tema escolhido foi, câncer de mama. Evento aconteceu no posto de Saúde Centro. Desde que a campanha começou, ja aconteceram palestras na outras Unidades de Saúde do municipio com temas variados como planejamento familiar, métodos contraceptivos e DST/AIDS.


Fonte: Nardele Oliveira