Palestra Agosto Lilás · 14/08/2019 - 15h51 | Última atualização em 14/08/2019 - 16h44

SEMAS de Porto realizará palestra para alertar sobre a violência contra a mulher


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Assistência Social de Porto (SEMAS), realizará dia 19 de agosto, uma palestra dentro da programação de atividades do "agosto lilás" , que é o mês de proteção à mulher, onde a campanha tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre os tipos de violência contra a mulher.

A palestra terá a participação do Promotor de Justiça de Porto, Drº Glécio Paulino e acontecerá na sede da SEMAS.

 


Fonte: Jornalista Orlando Paiva
Comentar
Escola Aberta Porto · 14/08/2019 - 15h38 | Última atualização em 14/08/2019 - 16h14

Técnicos da Seduc realizam formação do "Programa Escola Aberta" para oficineiros da cidade de Porto


Compartilhar Tweet 1



As técnicas da UGIE/Seduc, professoras Lucélia Narjera e Edivane Silva, realizaram na manhã desta terça-feira, uma formação do "Programa Escola Aberta" para os oficineiros que irão realizar as oficinas nas duas escolas estaduais em Porto, U.E. Otávio Falcão e U.E. Miguel Nunes de Sales.

As oficinas acontecerão aos finais de semana para alunos e pais nas áreas de culinária, leitura, dança e jogos, visando despertar nos alunos e pais a valorização do espaço escolar e o sentimento de pertencimento de forma a alcançar seu protagonismo juvenil em ações e projetos desenvolvidos na escola.

Além das técnicas e dos oficineiros, participaram também da formação o supervisor de ensino Orlando Paiva, além dos diretores e coordenadores de ambas as escolas. O início das oficinas será dia 24 de agosto.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Educação de Porto realizará uma formação do SAEB para os gestores, professores e coordenadores das escolas da rede municipal de ensino que serão avaliadas em 2019. Será dia 16 de agosto, no auditório da SME.

 


Fonte: Jornalista Orlando Paiva
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Porto, por meio da SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), que tem à frente Lourdes Sousa, realizou na manhã desta terça-feira, 13/08, a entrega de enxovais para gestantes que são acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social(CRAS). Os enxovais foram adquiridos através de recursos do fundo da assistência social. 

 


Fonte: Jornalista Orlando Paiva
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretária Municipal de Educação de Porto, Profª Ivanete Rocha, está participando do 17ª Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que iniciou dia 13 e segue até dia 16 de agosto de 2019, em Mata de São João, na Costa do Sauípe (BA). O evento tem como tema “Qualidade da Educação: financiamento, gestão e aprendizagem”, e visa trazer à tona assuntos ligados ao tripé que sustenta a educação pública do Brasil.

O fórum, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, está mobilizando cerca de 1.500 dirigentes, técnicos de secretarias e educadores para discutir assuntos como o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade do ensino.

 


Fonte: Jornalista Orlando Paiva
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Porto, Dó Bacelar, esteve recentemente acompanhado de técnicos da Fundação Rio Parnaíba, visitando a Lagoa do Marruás Velho, onde a prefeitura está elaborando um projeto de revitalização do local, com várias obras que contemplarão a recuperação ambiental, urbanização e projeto de piscicultura.

    Foto: Reprodução/Facebook Ricardo Neto

O projeto será executado em conjunto com a Secretaria de Agricultura Famíliar do Estado do Piauí e Fundação Rio Parnaíba (FURPA), que tem como presidente Víctor de Aguiar Filho.
Na ocasião, eles também visitaram alguns dos igarapés que existem entre a lagoa e o Rio Parnaíba, onde também estiveram no cais do Velho Monge.

    Fotos: Reprodução/Facebook Ricardo Neto

 


Fonte: Reprodução/Facebook Ricardo Neto
Comentar

O Prefeito de Porto, Dó Bacelar, esteve em Brasília/DF nesta quarta-feira onde, com o apoio da deputada federal Iracema Portella, busca liberar projetos para o centenário de Porto, inclusive para construir o Obelisco - monumento que vai marcar os 100 anos da cidade.

Também esteve em busca de sistemas de água para beneficiar comunidades da zona rural. Outro benefício que ele busca é o caminhão processador e coletor de lixo.

    Foto: Reprodução/Facebook

 


Fonte: Reprodução/Facebook
Comentar
Projeto Escola Aberta · 03/08/2019 - 08h19 | Última atualização em 03/08/2019 - 09h39

Escolas da rede estadual em Porto ofertarão oficinas a alunos e pais aos finais de semana


Compartilhar Tweet 1



As escolas da rede estadual em Porto/Pi, U.E. Otávio Falcão e Miguel Nunes de Sales, a partir deste mês de agosto irão executar um projeto de intervenção denominado Programa Escola Aberta, onde serão ofertadas oficinas aos finais de semana para alunos e pais.

As oficinas acontecerão aos sábados nas áreas de culinária, leitura, dança e jogos, visando despertar nos alunos e pais a valorização do espaço escolar e o sentimento de pertencimento de forma a alcançar seu protagonismo juvenil em ações e projetos desenvolvidos na escola.

"A Seduc, em parceria com as duas escolas, busca com este projeto, contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e construção de uma cultura de paz, assim como promover e ampliar a integração entre escola e comunidade" - Destaca Profª Ana Rejane, diretora da Unidade de Gestão e Inspeção da Seduc/Pi, que recentemente participou de uma reunião em Porto com as equipes gestoras de ambas as escolas.

 


Fonte: Jornalista Orlando Paiva
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na UESPI, são 20 vagas para ampla concorrência para o Campus de Parnaíba

O Conselho Gestor do Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (ProfHistória), torna pública a realização do Exame Nacional de Acesso 2020.  O ProfHistória, Programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de História, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, visa à formação continuada do docente em História que atua na Educação Básica, propiciando qualificação certificada para o exercício da profissão.

As inscrições devem ser feitas de 15/08/2019 até 29/09/2019.

https://www.vestibular.uerj.br/wp-content/uploads/2019/07/Anexo-01.pdf

Mais informações

Fonte: Site UESPI


Fonte: Site UESPI
Comentar
Mestrado em Matemática · 02/08/2019 - 22h27

UESPI tem 15 Vagas de Mestrado Profissional em Matemática


Compartilhar Tweet 1



As inscrições para o Exame Nacional de Acesso para ingresso no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), em 2020, estão abertas e podem ser realizadas até o dia 16/09 no site do programa. A UESPI dispõe de 15 vagas.

O Exame consistirá em uma única prova, que será realizada no dia 19/10, com o objetivo de avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e geométricos dos candidatos, de forma a aferir o domínio matemático dos candidatos.

O campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, é um dos polos do programa e oferece 15 vagas para a turma de 2020, sendo 12 para professores efetivos de Matemática da rede pública e 3 para ampla concorrência. Mais informações acesse ao site ou entre com a coordenação do PROFMAT da UESPI através do e-mail profmat@uespi.br ou dos números (86) 3213-7441 e/ou (86) 3123-7524.

Edital do PROFMAT

Distribuição de Vagas para a UESPI


Fonte: Site UESPI
Comentar
Professor Eudes Júnior · 02/08/2019 - 21h12 | Última atualização em 02/08/2019 - 21h33

Professor portuense participa de Olimpíada Internacional de Matemática na China


Compartilhar Tweet 1



O Professor portuense Eudes Júnior, embarcou para a China, na Ásia, onde integra a delegação brasileira que irá participar da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras, considerada a maior olimpíada de matemática interclasses do mundo, onde cerca de 100 países de todo o mundo participam desta competição.

Ele que é servidor efetivo na cidade de Tutóia/MA, está acompanhando alunos medalhistas daquele município, onde o mesmo participa como instrutor responsável por esses discentes. Ele passará dez dias no país asiático.

Filho da Professora aposentada Adelaide Nascimento, sua atuação como professor merece destaque, em especial por sempre ter estudado em escola pública na cidade de Porto, assim como também ter se formado em nível superior também em Universidade pública. 

 


Fonte: Jornalista Orlando Paiva
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Porto, Dó Bacelar, e o deputado estadual Gessivaldo Isaias, visitaram, na tarde dessa quinta-feira (1º/08,) as obras de pavimentação em paralelepípedo que a Prefeitura está construindo com recursos destinados pelo deputado estadual Gessivaldo. Eles visitaram a construção do calçamento do prolongamento da Rua São João da Serra, ligando Rua Chico Churuta ao Bairro Rua Nova. O secretário Municipal de Planejamento, professor Gilson Carvalho e assessores estiverem presentes.

Para o prefeito Dó Bacelar, o deputado estadual Gessivaldo tem trazido obras importantes para Porto, a exemplo da Praça Tenente Pedro Silva, que se transformou em um cartão postal da cidade e agora destinou 5.000m2 de pavimentação em paralelepípedo.

 


Fonte: Reprodução / Prefeitura de Porto
Comentar

A cidade de Porto sediou, nessa terça-feira (30/07) e quarta-feira (31/07), uma oficina de capacitação do prontuário SUAS e prontuário eletrônico/Criança Feliz, que está sendo realizada pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania (SASC) em parceria com a Prefeitura de Porto, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), que tem à frente profª Lourdes Sousa. 

    AsCom/Prefeitura de Porto

 A oficina aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de representantes de sete cidades da região do Cocais.

A abertura contou com a presença da Coordenadora Estadual do Programa Criança Feliz, Rosângela Sousa, Secretária da SEMAS, Lourdes Sousa, Secretária de Educação Ivanete Rocha, além do Secretário de Cultura Wellington Costa. A formação está sendo ministrada por Gracília Carvalho, Gerente de Gestão do SUAS, Ana Beatriz, multiplicadora do Criança Feliz e Virgínia.

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Porto
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O presidente da Fundação Rio Parnaíba (FURPA), Víctor de Aguiar Filho, participou de uma reunião na manhã desta quarta-feira (24/07), na Secretaria de Agricultura Família do Estado do Piauí. Estiveram presentes o prefeito de Porto, Dó Bacelar, o superintendente de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado do Piauí, Francisco das Chagas Ribeiro (Chicão) e assessores. Com informações do Portal Corrente.

No encontro, o tema em questão foi o projeto de revitalização da lagoa do Marruás, no município de Porto, com várias obras em conjunto que contemplarão a recuperação ambiental, urbanização e projeto de piscicultura.  

Victor de Aguiar ressalta que além dos inúmeros benefícios ambientais, as ações favorecerão a população daquela comunidade, bem como aos 283 pescadores sindicalizados em Porto.

Será feita uma visita técnica no dia 1º de agosto à cidade de Porto para elaboração urgente do projeto executivo.

    Foto: Reprodução/Portal Corrente 

 


Fonte: Reprodução/Portal Corrente
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias recebeu, nesta segunda-feira (22), o presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Mercosul, Miguel Lujjan Palleta, além de secretários de Estado e prefeitos municipais para tratar da instalação de um comitê da instituição no Nordeste.

O objetivo do Comitê é desenvolver economicamente as regiões do país com investimentos e estrutura que atraiam investidores estrangeiros para as macrorregiões beneficiadas. A ideia inicial é que o Comitê do Mercosul seja instalado no município de Porto.

O presidente da Associação Piauiense dos Municípios, Jonas Moura, fala da importância da iniciativa para o desenvolvimento dos municípios.

"Inicialmente, esse grande projeto internacional irá beneficiar a microrregião de Porto, mas nossa meta é estender essas ações para mais regiões e municípios piauienses. A APPM se coloca à disposição para auxiliar a equipe do Mercosul nesse trabalho", comenta.

    Foto: Reprodução/Instagram da APPM

 


Fonte: Portal da APPM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretária de Assistência Social de Porto, Profª Lourdes Sousa, promoveu uma reunião nessa terça-feira (16/07), na sede da SEMAS com técnicos e coordenadores da Secretaria para avaliar as atividades realizadas no primeiro semestre e planejar as que serão realizadas no segundo semestre de 2019. Com informações do Portal R10.

Entre as atividades planejadas estão encontro com as famílias assistidas pelo Programa Criança Feliz no povoado Titaras, encontro em Teresina com representantes da SEMAS em setembro, assim como o encontro com as famílias com descumprimento de condicionalidade do Bolsa Família, além do evento Porto Feliz que acontecerá em outubro.

Nessa quarta-feira (17/07) aconteceu um planejamento com os orientadores dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 

    Foto: AsCom/Prefeitura de Porto

 


Fonte: Fonte: Portal R10
Comentar
Prefeito Dó Bacelar · 13/07/2019 - 10h17 | Última atualização em 13/07/2019 - 10h33

Prefeito Dó Bacelar esteve em Brasília em busca de obras para o centenário de Porto


Compartilhar Tweet 1



O Prefeito Municipal de Porto, Prof. Dó Bacelar(Progressistas), foi recebido na última terça-feira, 09/07, em Brasília, pela deputada federal Iracema Portella e pelo senador Ciro Nogueira. Na pauta do encontro, o prefeito Dó Bacelar está em busca de obras para o centenário de Porto. O Prefeito também está representando o Piauí em Brasília na Mobilização pela inclusão dos Municípios na Reforma da Previdência.

 


Fonte: Jornalista Orlando Paiva
Comentar
Escola Otávio Falcão · 08/07/2019 - 16h53 | Última atualização em 08/07/2019 - 17h56

SEDUC anuncia climatização do "Otávio Falcão" e várias outras melhorias para a escola


Compartilhar Tweet 1



A diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) da Seduc/Pi, Ana Rejane e a professora Elizângela Duarte participaram de uma reunião nesta segunda-feira, 08/07, com a equipe gestora e professores da U.E.Otávio Falcão de Porto, que tem como diretor profº Dário Kardeck. Participaram do encontro a Gerente de Educação da 2ª GRE, profª Perpétua Barbosa, Supervisor de Ensino da rede estadual em Porto, profº Orlando Paiva, além de profissionais do NASF da Sec. Mun. de Saúde e também do PSE da Sec. de Educação de Porto.

Na reunião, profª Ana Rejane fez o anúncio da climatização de todas as salas de aulas da unidade escolar, ação que deverá ser realizada até o final de agosto, além da substituição de 400 carteiras escolares. A escola receberá recursos e irá ofertar aos alunos da manhã, café, lanche e almoço(lanche reforçado) e aos do turno da tarde, dois lanches. Além da contratação de um psicólogo, oficinas serão ofertadas para alunos e pais.

 

 


Fonte: Jornalista Orlando Paiva
Comentar
Hospital de Porto · 06/07/2019 - 13h10 | Última atualização em 06/07/2019 - 17h18

Hospital Municipal de Porto será referência na região do Baixo Parnaíba


Compartilhar Tweet 1



O Prefeito Profº Dó Bacelar(Progressistas), recebeu nesta sexta-feira, 05/07, a visita em Porto de dois Secretários Estaduais representando o governador Wellington Dias, Secretário de Planejamento Antonio Neto e Secretário de Estado Saúde, Florentino Neto. O objetivo da vinda dos representantes do governo estadual foi realizar uma visita ao Hospital Municipal Dr. Roosevelt Bastos, que passará a ser referência para toda a região.

O Prefeito destacou a importância da contrapartida do Estado para bom funcionamento do hospital. “Estamos adquirindo equipamentos importantes para o nosso hospital, ultramodernos, um investimento altíssimo. O secretário assumiu conosco a contrapartida do Estado de fazer essa parceria e manter o custeio, de melhorar algumas ações, como o mutirão da catarata e tantos outros programas que tem a Secretaria de Saúde".

 

 


Fonte: Site Governo Piauí
Comentar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Porto/PI, FAZ SABER que, após análise dos RECURSOS pela Comissão Especial, foram DEFERIDAS, conforme previsões deste Edital, as inscrições dos concorrentes abaixo mencionados, estando aptos para a Prova de Conhecimentos Específicos:

EDSON LOPES DA COSTA NETO
ERINALDA MARIA DE OLIVEIRA
FRANCISCA NILZA PEREIRA DA SILVA
FRANCISCA FERNANDA DE OLIVEIRA SOUSA
FRANCISCA MARIA DOS SANTOS
FRANCISCA DE PAIVA FREITAS
MARIA DIVINA DE PAIVA FREITAS
MARIA DAS DORES DUTRA
MARLENE DA SILVA OLIVEIRA
PAULO HENRIQUE CARVALHO DA SILVA
RAFAEL ASSUNÇÃO DE CARVALHO
RAIMUNDONONATO NUNES DA SILVA JUNIOR

A prova de conhecimentos específicos será realizada no dia 07 de julho de 2019 às 09 horas, na Escola Municipal Teresinha Bastos, devendo os concorrentes, comparecer com 30 (trinta) minutos de antecedência.

 


Fonte: Jornalista Orlando Paiva
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Aconteceu dia 03 de julho, na SEMAS o treinamento com a equipe de agentes de cadastro, que irão percorrer a zona urbana do Município, com o objetivo de cadastrar as residências em relação aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A Ação faz parte do processo de Implantação da empresa “Soluções de Abastecimento e Água de Porto”, nova empresa de abastecimento de Porto, que irá atuar no município durante os próximos 30 anos. Os agentes de cadastro irão visitar os consumidores com o objetivo de informar a população sobre a mudança nos serviços, cadastro dos consumidores (residências, prédios públicos, comerciais e industriais).

A Empresa orienta a população que receba os Agentes de cadastro que estarão devidamente identificados e que dúvidas, sugestões e reclamações poderão ser encaminhadas para a sede à Rua: Teodora Sousa, 338 – Centro, Porto-PI. E-mail: compa.porto@gmail.com – Fone: (86) 3301-0833

 


Fonte: Jornalista Orlando Paiva
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Atenção educadores do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas estaduais, municipais e do Distrito Federal. Foram prorrogadas, até 03/07, as inscrições para o curso de aperfeiçoamento "Saúde e Segurança na Escola", de 180 horas na modalidade a Distância(EAD).

Na modalidade a distância (EAD), em ambiente virtual de aprendizagem, a iniciativa é gratuita e voltada prioritariamente para oito mil educadores (professores) das últimas séries do ensino fundamental e do ensino médio dos municípios mais violentos do país. Será realizado entre agosto deste ano e janeiro de 2020.

Promovido em parceria das Secretarias Nacional de Segurança Pública (Senasp) e de Políticas sobre Drogas (Senad), ambas do MJSP, com a Fundação Oswaldo Cruz-Brasília e a Universidade de Brasília (UnB), é voltado para o fortalecimento da comunidade escolar, será ministrado com tutoria é certificado (pela FIOCRUZ e pela UnB).

CLIQUE AQUI PARA SUA INSCRIÇÃO

Curso Saúde e Segurança na Escola
Curso Saúde e Segurança na Escola 

 


Fonte: Site Educadores Senasp
Comentar
Soluções em Águas de Porto · 28/06/2019 - 21h32 | Última atualização em 30/06/2019 - 02h37

"Soluções em Águas de Porto" começará atuar na cidade e gerente de projetos concede entrevista


Compartilhar Tweet 1



O senhor José Gleisfan, gerente de projetos da empresa "Soluções em Águas de Porto", informa aos portuenses que a empresa irá iniciar sua atuação em Porto nos próximos dias, com a abertura do seu escritório local. A empresa será a responsável pelo abastecimento de água e da rede esgoto pelos próximos trinta anos, após vencer licitação e firmar uma Parceria Público-Privada com a Prefeitura de Porto. A Prefeitura realizou esta parceria, após resolução do TCE que orienta os gestores municipais a organizar este serviço nas cidades em que as concessões estavam vencidas..

Cláudio Rocha, Daniela Moraes e José Gleisfan
Cláudio Rocha, Daniela Moraes e José Gleisfan    Orlando Paiva

O gerente de negócios informa que as tarifas cobradas serão as mesmas, sem aumento nos valores nos talões. Informou também que os servidores terceirizados, serão aproveitados na nova empresa. Nos próximos dias, uma equipe coordenada pelo senhor Cláudio Rocha visitará todas as residências de Porto, realizando o cadastramento dos usuários..

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

 


Fonte: Jornalista Orlando Paiva
Comentar

O secretário de comunicação Orlando Paiva falou a equipe do 180 graus sobre as comemorações do 99º aniversário de Porto. Confira o vídeo.

 

Comentar

O vice prefeito de Porto, Elias Pessoa e o presidente da câmara de vereadores, João Elton, falaram na última terça-feira (25/06), durante as comemorações do 99º aniversário de Porto, sobre a importância da parceria que o município de Porto firmou com uma multinacional americana.

 

Comentar