Compartilhar Tweet 1



A Agespisa investiu R$ 93 mil na recuperação do principal reservatório de água da cidade de Porto. Com capacidade para 200 mil litros, o reservatório elevado é responsável pelo armazenamento de 70% da água distribuída no município.

O serviço incluiu impermeabilização interna, reforço e envelopamento das estruturas dos pilares e melhorias na estrutura do entorno. Além de garantir maior salubridade na reservação da água para a população da cidade, a reforma também torna o sistema mais eficiente.

Outro benefício desse investimento é a garantia de mais segurança à população, como também aos servidores que fazem manutenções periódicas no reservatório.

Foto: Agespisa

(Equipe de Municípios)


Fonte: Agespisa
Desperdício do material · 18/10/2017 - 13h28

Livros da rede pública são jogados às margens de rodovia em Porto


Compartilhar Tweet 1



Com carimbos da Unidade Escolar Municipal Nilo Rêgo, dezenas de livros foram jogados no lixo no município de Porto, no Norte do Piauí. Imagens mostram o desperdício do material, ainda novo, que poderia está sendo utilizado em sala de aula.

Os livros didáticos são de diferentes disciplinas como matemática, português, geografia, química, física, arte, espanhol, sociologia e cadernos de exercícios. A grande parte do material está com embalagens fechadas e informações como nome e endereço da escola na etiqueta.

Clique aqui e leia a matéria

Fotos: Francisco Barbosa (Facebook)

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Visão do Piauí

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Porto, Dó Bacelar, participou do Diálogo Municipalista, na Associação Piauiense de Municípios (APPM), nesta terça-feira (15/08), em Teresina.

Durante o evento, o governador Wellington Dias anunciou melhorias na saúde, como destinação de Ambulância e UBS para 224 municípios do Piauí. Na solenidade, esteve presente o senador Ciro Nogueira, vice-governadora Margarete, secretário de Governo Merlong Solano, deputados Júlio Arcoverde, Aluísio Martins e Georgiano Neto.

Nesta edição do evento, estão sendo discutidas práticas para a gestão de qualidade para o incremento de receitas, além de fortalecida a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.


PF investiga o caso · 07/08/2017 - 15h08

Bandidos invadem agência dos correios e explodem cofre


Compartilhar Tweet 1



A agência dos Correios, da cidade de Porto, situada na Região da Grande Barras, foi arrombada durante a madrugada desta segunda-feira (07/08). Porto localiza-se a 197 km de Teresina. Os bandidos usaram explosivos para arrombar o cofre da agência.

De acordo com o Cabo PM José Luís, da Polícia de Porto, o crime aconteceu por volta das 2h30. O bando entrou pelos fundos da agência e abriu um buraco numa das paredes do local. Do lado de dentro, abriram o cofre com os explosivos e conseguiram fugir da cidade levando o dinheiro.

Por se tratar de um órgão federal, a agência dos Correios foi isolada para investigação da Polícia Federal. Câmeras de segurança instaladas na agência poderão ajudar na identificação dos bandidos.

Foto: Tribuna de Barras


Fonte: Tribuna de Barras

Compartilhar Tweet 1



Nesta quinta-feira (06/07), o assessor da cidade de Porto Orlando Paiva, participou do treinamento de capacitação do Portal da Transparência na Associação Piauiense de Municípios (APPM).
A qualificação tem como base na necessidade de ampliar os mecanismos técnicos e facilitar a inserção de arquivos.A capacitação foi gratuita para todos os municípios que ocorreu no auditório da entidade.

(Equipe de Municípios)

Salários não pagos · 03/07/2017 - 17h44 | Última atualização em 04/07/2017 - 11h36

TCE aceitou denuncia contra prefeitura na cidade de Porto


Compartilhar Tweet 1



A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado julgou procedente denúncia contra a prefeitura de Porto (PI), devido falhas no pagamento de servidores públicos, no exercício de 2016. Pela decisão, o atual prefeito Dó Bacelar tem 30 dias para apresentar o cronograma de regularização dos salários atrasados.

A Corte de Contas recebeu uma nota de alerta, que foi convertida em denúncia, a qual aponta, dentre outros fatos, que ao final do ano de 2016 o pagamento dos professores da rede municipal de ensino referente a dezembro foi feito em ordem alfabética, e somente até a letra “F”.

Clique aqui e leia: Prefeitura pagou salário dos professores só até a letra 'F'

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do 180graus

Compartilhar Tweet 1



O ex-prefeito da cidade de Porto, professor Manin, esteve presente na manhã desta segunda-feira (03/07), no Palácio de Karnak, em solenidade da liberação de recursos do Projeto Pontos de Cultura, que irá beneficiar a 80 municípios no Piauí. Ele estava acompanhado do deputado e secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma. A solenidade foi comandada pelo governador Wellington Dias.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Para regularizar o cadastro junto à Justiça Eleitoral, a população de Porto, Norte do Piauí, sofre com as grandes filas para conseguir atendimento. Moradores da Zona Rural chegam na tarde do dia anterior e dormem na calçada do Fórum. Muitos são idosos e utilizam papelão para dormir durante a noite. As senhas para atendimento são distribuídas às 7h.

O prazo para regularização encerra no dia 03 de julho. O não recadastramento acarretará no cancelamento do título que implica em vários impedimentos como cidadão, como recebimento de salários, empréstimos em bancos oficiais, a não obtenção de passaporte ou carteira de identidade, além de nomeação em concursos públicos.

Veja mais detalhes da matéria:

Da editoria de Municípios)


Fonte: Fotos: Francisco Barbosa

Os eleitores no município de Porto, estão dormindo em frente ao Fórum Eleitoral da cidade para conseguirem uma senha e, com ela, receber atendimento para fazer o recadastramento biométrico e a renovação do título de leitor.

A espera e as longas filas foram registradas por um dos moradores locais. Eles chegam por volta das 17 horas, alguns levam papelões para dormir na calçada, a espera do início do atendimento no dia seguinte.
Porto é um dos 40 municípios piauienses, localizados no norte do estado e no médio Parnaíba, em que os eleitores precisam fazer o recadastramento biométrico.
O prazo para recadastramento será encerrado no dia 03 de julho deste ano.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal 180 graus

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesse sábado (10/06), a revisão Pré-Enem no município de Barras.

O evento reuniu 1.030 estudantes dos 13 municípios jurisdicionados à 2ª GRE: Barras, Batalha, Cabeceiras, Campo Largo, Esperantina, Joaquim Pires, Joca Marques, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Nossa Senhora dos Remédios, Porto e São João do Arraial.

O evento,foi realizado no Ginásio Carlos Augusto Rêgo Damasceno, faz parte do projeto Pré-Enem Seduc e tem como objetivo promover alternativas para reforçar conteúdo aos alunos das escolas públicas estaduais que irão prestar o Enem.

Os alunos assistiram aulas de Física, Química, Biologia, Linguagens, Redação e Matemática,receberam o material didático gratuitamente e lanche no intervalo.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em Ascom Seduc
Prazo está acabando · 07/06/2017 - 18h00

TRE alerta para prazo de recadastramento biométrico


Compartilhar Tweet 1



Prezados eleitores dos municípios de São Pedro do Piauí, Beneditinos, Porto, Água Branca, Cocal, Demerval Lobão, Monsenhor Gil, São Gonçalo, Capitão de Campos, Francinólolis, São Feliz do Piauí, Arraial, Matias Olímpio, Várzea Grande, Angical do Piauí, Joaquim Pires, e Nossa Senhora dos Remédios fiquem atentos ao prazo de recadastramento biométrico que se encerra dia 03 de Julho. Compareça a sua zona eleitoral munidos dos seguintes documentos: RG, título eleitoral e comprovante de endereço atualizado.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do TRE

Quatro pessoas sofreram um sequestro seguido de roubo na madrugada desta Quarta-feira, 7 de Junho, na cidade de Porto, as vítimas foram à professora Virginia Castelo Branco, o empresário Edmar Truvão, Breezy Castelo Branco e uma quarta pessoa de nome não revelado.

Ainda na fuga, os bandidos levaram uma pick-up Toyota Hilux, ano 2012, placa OIW-0479-Caxias-MA, pertencente ao casal. Porém, o veículo foi encontrado às 6:30 horas em um matagal na zona rural de Boa Hora, sem combustível.
A polícia realiza diligências para capturar a quadrilha, que provavelmente deve ter seguido rumo ao Estado do Ceará.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Tribuna de Barras

Compartilhar Tweet 1



Na noite da última quinta-feira (17/05) na bancada federal, vários deputados e senadores reuniram-se com mais de 120 prefeitos do Piauí, entre ele o prefeito do município de Porto. Todos estão participando da XX Marcha dos Municípios em Brasília.

(Equipe Municípios)

Qualificação profissional · 17/05/2017 - 10h33

Setre entrega 100 certificados de qualificação em Porto


Compartilhar Tweet 1



Na noite desta sexta-feira (12/05), a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) entregou 100 certificados de qualificação profissional dos cursos de Embelezamento e Corte e Costura no município de Porto, região norte do Piauí, os cursos fazem parte do Programa Setre nos Municípios. A solenidade de certificação aconteceu num clima de muita festa e descontração no Clube de Evento Marruás.

O Secretário Gessivaldo Isaías, destacou a importância da qualificação profissional para a economia das pequenas cidades. "A Setre tem levado aos municípios do interior do estado cursos de qualificação profissional, palestras sobre empreendedorismo. Precisamos estimular a economia das pequenas cidades que na maioria das vezes gira apenas em torno das prefeituras."

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da AsCom

Compartilhar Tweet 1



O Juiz baiano, Ulysses Gonçalves da Silva Neto, estará nesta segunda-feira (08/05), assumindo em definitivo a Comarca da cidade de Porto.

Vale ressaltar que o competente magistrado durante três anos e meio, foi o grande responsável pelos trabalhos judiciários dos municípios de Esperantina e do Morro do Chapéu do Piauí.

Ulysses Gonçalves, esteve recentemente participando de um importante congresso de Juízes na cidade de Foz do Iguaçu. Lembrando que o magistrado, foi o grande responsável pela cassação do ex-Prefeito Lourival Bezerra da Silva e pela prisão do ex-Prefeito, Antonio Felipe Santolia Rodrigues, além desses dois feitos, o magistrado iniciou recentemente o processo que poderá cassar também a atual Prefeita do município, Vilma Carvalho Amorim.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do jornalesp

Compartilhar Tweet 1



Depois de inspecionar 28 escolas e creches municipais em Porto do Piauí, a Promotora de Justiça Áurea Emília Bezerra Madruga está executando uma série de medidas para transformar o quadro de precariedade que encontrou.

As visitas foram realizadas no final de fevereiro, em parceria com o Conselho Tutelar, com o Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e com a Secretaria Municipal de Educação.

A equipe se deparou com insalubridade, focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, carteiras quebradas e edificações de taipa que não tinham condições de abrigar adequadamente alunos e professores.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do MPPI

Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Porto, Dó Bacelar, está participando de uma palestra no Tribunal de Contas do Estado do Piauí – TCE/PI, que tem como objetivo informar e esclarecer os gestores sobre as novas regras e procedimentos que devem adotar em relação ao RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), a fim de solucionar problemas que ameaçam inviabilizar o sistema previdenciário nos municípios.

Os palestrantes são a conselheira do TCE-PI, Lílian Martins e o especialista em Previdência, Alex Sertão. Uma dessas exigências é que os municípios devem informar na prestação de contas os parcelamentos e pagamentos do RPPS, sob pena de terem as contas bloqueadas.

Isabel Ribeiro - direto do local

Com autoridades presentes · 21/02/2017 - 17h29

Prefeito Dó Bacelar marca presença em evento do PP em Teresina


Compartilhar Tweet 1



Nesta segunda-feira (20/02) o prefeito de Porto Dó Bacelar, participou do ato de filiação de vários novos membros do partido do PP, no Cine Teatro da Alepi.

Estavam presentes o senador Ciro Nogueira, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, o governador W. Dias, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, os deputados Iracema Portella, Paes Landim, Marcelo Castro, Júlio César, Maia Filho, Themístocles Filho, Júlio Arcoverde e outras muitas autoridades.

No evento, o secretário de saúde de Teresina, Silvio Mendes, a primeira-dama de Teresina, Lucy Silveira, o secretário de Planejamento de Teresina, Washington Bonfim, o ex-deputado federal Elizeu Aguiar, os prefeitos de Beneditinos e Elesbão Veloso, além de outras lideranças, se filiaram ao PP.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o CGU realizou na manhã desta segunda-feira (06/02), o Encontro Município Transparente. O prefeito do município de Porto, Dó Bacelar, esteve no evento que é regionalizado, nos 26 Estados do país, que reúne prefeitos para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública.

Os prefeitos receberam um pen-drive que contém orientações da CGU.

Aluno de escola estadual · 26/01/2017 - 11h52

Porto-PI: jovem de 18 anos tirou 980 pontos na redação no Enem


Compartilhar Tweet 1



O estudante Cleysson Francisco Laudisio Sales, 18 anos, tirou 980 na redação no Exame Nacional do Ensino Médio 2016 e comemorou muito a vitória. Natural de Porto, região Norte do Piauí, Cleysson estudou na escola estadual Otávio Falcão e não esqueceu a importância do professor em sua conquista. Hoje, ele mora e estuda em Teresina.

"É a realização por ver que todo esforço valeu a pena, de ver que realmente é possível, e que qualquer um é capaz. É algo que fiz por mim para alcançar meu sonho, mas ver a felicidade que os outros sentem por algo que fiz é a melhor parte", relata o aluno.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom da Seduc

Compartilhar Tweet 1



A cidade Porto não vai deixar passar em branco a posse do novo prefeito Dó Bacelar. E para celebrar essa conquista a cidade vai ganhar uma mega festa no dia 01 de janeiro com a banda Lagosta Bronzeada e Skalla Livre, na quadra Dunshee Castro, às 22 horas.

(Redação Teresina)

Festa da posse · 16/12/2016 - 12h22

Prefeito eleito fará festa da posse em Porto


Compartilhar Tweet 1



Acontecerá no domingo (01/01) no município de Porto a festa da posse do prefeito eleito Dó Bacelar. Começará as 22hr, na quadra Dunshee Castro. Contará com as atrações, Lagosta Bronzeada e Banda Skalla Livre.

(Redação Teresina)

Seminário de gestores no PI · 01/12/2016 - 16h03

Seminário sobre gestão realizado na APPM tem a presença de Dó Bacelar


Compartilhar Tweet 1



O prefeito eleito de Porto, Dó Bacelar, participou do Seminário de Gestão 2017-2020: Municipalismo de Resultados, na sede da APPM Esteve presente nas diversas palestras ministradas no evento na última terça-feira (29/11) e de mais uma sequência de palestras na manhã da última quarta-feira (30/11).

O encontro terminou na última quarta-feira (30/11). Realizado pela APPM e Escola dos Municípios do Piauí, o evento tem o patrocínio master da Caixa Econômica Federal e Governo Federal; patrocínio do Sebrae e OAB; e apoio do TCE, EGC, ODS, UESPI, Governo do Piauí e Alepi.

Equipe de Municípios – direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito eleito de Porto, Dó Bacelar, esteve em Brasília participando do Seminário Novos Gestores: Região Nordeste, organizado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM. O evento começou dia 09 e encerrou dia 11 de novembro. Além de palestras, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, os prefeitos puderam manter contato com representantes dos ministérios e outros órgãos de interesse da gestão municipal. Assim como, puderam ter acesso há vários livros e informativos que podem lhe auxiliar no mandato.

Isabel Ribeiro e Lorenna Ribeiro – direto de Brasília


Compartilhar Tweet 1



Domingos Bacelar, mais conhecido como Dó Bacelar (PP) foi eleito prefeito de Porto com 63,61% dos votos válidos. O segundo mais votado foi o candidato Dr. Valter com 32,01% dos votos seguido pelo candidato Prof. Dário (SD) com 4,38%. Foram contabilizados ainda 79 votos brancos e 312 votos nulos.

(Redação Teresina)