Povoado João Pinto · 15/02/2019 - 08h15 | Última atualização em 15/02/2019 - 08h36

Escola do município de Porto corre risco de desabamento e alunos ficam sem aula


Compartilhar Tweet 1



Os alunos da escola do povoado João Pinto estão sem aula desde segunda-feira (11/02) após os pais e responsáveis terem identificado o risco de desabamento do prédio localizado na cidade de Porto (PI). Os moradores denunciam que a prefeitura realizou apenas o reboco e pintura das paredes que já estão rachadas. As informações são do FM Imperial.

Segundo eles, além do problema estrutural, o local se encontra em estado de abandono, uma denúncia será protocolada junto ao Ministério Público (MP-PI).

A comunidade rural afirma que as crianças não vão retornar à escola enquanto a secretaria de educação não executar os devidos reparos para evitar uma tragédia. A cidade de Porto teve a nota Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) rebaixada em 2018.

    Fotos: Reprodução

 


Fonte: FM Imperial
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O deputado estadual Oliveira Neto (PPS) pediu, em requerimento, para que o Governo tome providências em solucionar o problema da PI-112 que segue de Teresina a Porto. O pedido foi aprovado na sessão desta quarta-feira (13/02).

“A PI-112 tem uma grande importância para a população daquela região, por ser a principal via de acesso à capital. Por esta razão e diante do alto desgaste da pavimentação, fizemos o requerimento solicitando uma medida mais imediata”, explicou o deputado Oliveira Neto. O requerimento foi expedido ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), para beneficiar os três municípios da microrregião do Baixo Parnaíba, ao Norte do Piauí.

Oliveira Neto destacou ainda a importância dos serviços solicitados para evitar acidentes. “É válido também ressaltar que o atendimento ao nosso requerimento ajudará a evitar acidentes na estrada, preservando vidas e prevenindo também contra outros prejuízos”, pontuou.

 


Fonte: Alepi
Comentar
Encaminhados a delegacia · 13/02/2019 - 12h30 | Última atualização em 13/02/2019 - 14h41

Dupla é presa em Porto acusada de roubo a loja de roupas da cidade


Compartilhar Tweet 1



A Polícia Militar prendeu uma dupla acusada de praticar assalto à Loja Vitor Confecções de Porto nesta terça-feira (13/02). Os acusados ainda são apontados como autores de agressão a um homem para roubar um aparelho de celular na cidade.

Os infratores foram encaminhados à delegacia local para registro de ocorrências.

 


Fonte: Longah
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Polícia Civil prendeu um homem suspeito de aliciamento de menores no município de Porto, neste sábado (09/02). As informações são do Diário do Longá.

Francisco Mendes da Silva, vulgo “Chico Américo”, é proprietário de um bar situado na beira do 'Açude do Deslize'. Chico foi preso suspeito do crime de aliciamento de menores e favorecimento de prostituição ou exploração de adolescente, previsto no art. 218-B do Código Penal.

Conforme informações colhidas pela Polícia Civil de Porto, “Chico Américo”, de forma organizada e corriqueira, supostamente submete adolescentes á prostituição em seu estabelecimento comercial.

O homem será transferido para a penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo de Esperantina.

 


Fonte: Diário do Longá
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O servidor público de nome Francisco das Chagas Lourena foi atacado com golpes de faca pelas costas na tarde desta segunda-feira (04/02), em Porto.

A vítima encontra-se em estado grave de saúde. Segundo informações, o mesmo foi primeiro para o hospital da cidade de Miguel Alves, respirando com ajuda de um balão de oxigênio, de onde foi transferido daqui a pouco para Teresina.

A vítima foi levada às pressas para o município vizinho, por que em Porto não havia médico para realizar os procedimentos emergenciais. Francisco trabalha como vigia no hospital Dr. Rooselvet Bastos, onde, infelizmente, faltou-lhe estrutura para atendimento.

 


Fonte: Portal Longah
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Porto, região do Baixo Parnaíba do Piauí, Domingos Bacelar de Carvalho (Progressista) foi encaminhado às pressas para o hospital no fim da manhã desta sexta-feira (18/01), depois de desmaiar durante discurso que fazia ao entregar uma ambulância. Bacelar criticava duramente seus opositores, quando começou a chorar e perdeu o equilíbrio. As informações são do N10.

Dó Bacelar falava em frente ao Poliesportivo Central justamente sobre os problemas que enfrenta na área da saúde.

De acordo com o repórter Francisco Barbosa, há uma semana, uma verdadeira crise foi instalada com postos e hospital fechados, servidores demitidos, sendo que muitos destes com mais de sete meses de salários atrasados.

No momento em que passou mal, o prefeito estava anunciando a entrega do veículo na tentativa de sanar a falta de transporte de pacientes que se arrastava há quatro meses.

 

Comentar

Indivíduos fortemente armados com arma de fogo invadiram a Loja do Armazém Paraíba por volta das 8h30 desta terça-feira (15/01), renderam funcionários e clientes, e roubaram dinheiro mais diversos aparelhos eletrônicos no município de Porto, localizado ao Norte do Piauí.

Uma mulher foi segurada pelo braço e teve uma arma apontada por um dos meliantes enquanto outro coletava mercadorias. A ação durou poucos minutos na filial, que foi gravado por câmeras de segurança no local.

 

 


Fonte: N10 Notícias
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma idosa morreu neste sábado (05/01), em frente ao hospital municipal Dr. Roosevelt Bastos, da cidade de Porto. Isabel de Sousa Cruz, que atuou na área de serviços gerais da delegacia local, havia saído de casa em busca de atendimento de urgência na referida unidade de saúde, mas não encontrou.

Conforme testemunhas, a vítima tinha aproximadamente 63 anos de idade e sofria de hipertensão e diabetes. Ela morreu praticamente na calçada do hospital que conta apenas o reduzido quadro de profissionais do Estado, cerca de 10%,  após o ato de demissão dos servidores municipais realizado pelo prefeito Dó Bacelar.

Os postos de saúde dos bairros estão desativados há três dias, por decreto da prefeitura, inviabilizando o acesso adequado de pacientes que sofrem de doenças crônicas. A ambulância da cidade está presa com mais de R$ 30 mil em multas num posto da Polícia Rodoviária Federal.

 


Fonte: Francisco Barbosa, de Porto / Longah
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Porto, Dó Bacelar, acreditem, já foi condenado a ressarcir o erário público pela emissão, vamos lá, de ao menos 302 cheques sem provisão de fundos. Isso mesmo. 302.

A decisão é do magistrado da Comarca de Porto, Ulysses Gonçalves da Silva Neto, que ainda condenou Dó Bacelar, pela terceira vez, por litigância de má-fé.

Da decisão se extraí que nos anos de 2003 e 2004, a princípio, o prefeito teria emitido 191 cheques sem fundo. Mas documentos que integram os autos, comprovaram a emissão de 302 cheques sem fundo. Chega a ser quase um cheque assinado para cada dia do ano.

O juiz sustenta que “conforme já decidiu a jurisprudência pátria, ‘a emissão de cheques sem fundos afronta o artigo 60 da Lei Federal nº 4.320/64, que impede a realização de despesa sem o prévio empenho, o Decreto-Lei nº 201/67 e a própria Lei de Responsabilidade Fiscal’”. Dó Bacelar era o ordenador de despesas.

Clique aqui e confira a matéria completa

 

 


Fonte: Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores
Comentar
Improbidade administrativa · 19/11/2018 - 13h36 | Última atualização em 19/11/2018 - 13h48

Com perda do cargo: prefeito de Porto, Dó Bacelar, é condenado por fracionar licitações


Compartilhar Tweet 1



O juiz da Comarca de Porto Ulysses Gonçalves da Silva Neto condenou o gestor do município de Porto, Dó Bacelar à, perda do cargo de prefeito, à perda dos direitos políticos por oito anos e também ao pagamento de multa civil, cujo valor é de cinco vezes o dano provocado ao erário. Ainda, proibiu o chefe do Executivo municipal de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios através de pessoa jurídica da qual seja sócio, e pelo prazo de cinco anos. Dó Bacelar é acusado de facionar e não realizar licitações nos anos de 2011 e 2012.

No relatório da sentença proferida, o magistrado informa que “alega o Parquet [Ministério Público] que a negligência do réu quanto à realização de licitação para casos em que seria obrigatória, implicou em despesas no patamar de R$ 2.113.814,86”.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA AQUI

 


Fonte: Rômulo Rocha
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) determinou o bloqueio das contas bancárias do município de Porto que está inadimplente com a prestação de contas dos gastos públicos. A decisão foi proferida após Corte acatar por unanimidade a solicitação do Ministério Público de Contas (MPC), com base na Resolução nº 18/2016 do TCE e na análise das prestações de contas municipais de 2018 realizada pela Divisão de Fiscalização da Administração Municipal do Tribunal (DFAM).

Conforme a representação do MPC, o município apresenta pendências na prestação de contas referentes ao SAGRES Contábil e ao SAGRES Folha até o mês de julho deste ano. Estes dois sistemas são mecanismos de prestação de contas eletrônica para as administrações municipais e seus órgãos. O SAGRES permite aos gestores gerenciar informações de finanças junto ao TCE.

 


Fonte: Cidades em Foco
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 4.243 votos e 74,85% dos votos válidos.


Para o Senado, Marcelo Castro teve 3.114 votos e 31,13%. E Ciro Nogueira teve, em Porto, 2.958 votos e 29,57% dos votos válidos. 


Os três primeiros colocados para deputado federal, em Porto, foram: Iracema Portella com 1.835 votos (31,44 %). Rejane Dias com 682 (11,68%) e Marcos Aurelio Sampaio com 668 votos (11,44%).


Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Porto, foram: Julio Arcoverde 1.131 votos (18,81%); Janainna Marques 817 (13,58%); e Flavio Nogueira teve 668 votos (11,11%).

 

 

Comentar
Moradores denunciam · 22/09/2018 - 12h16

Casas funcionam como prédios de escolas públicas em Porto


Compartilhar Tweet 1



Moradores do povoado Mororó, zona rural de Porto Piauí, estão indignados com a situação de casas alugadas pela prefeitura para ensino de dezenas de crianças. Faltam estrutura adequada, ventiladores e quadros para execução das atividades escolares.

Em 2017, o Ministério Público denunciou a existência de escolas funcionando há 15 anos com paredes de barro e madeira, cobertura de palha, sem banheiros, sem fornecimento de energia elétrica e abastecimento de água na referida localidade.

Atualmente, esta é a 2ª residência alugada em menos de um ano. A primeira, o proprietário pediu de volta após meses sem receber os valores do aluguel de 500 reais mensais.

A cidade de Porto apresentou recentemente uma grande queda na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, um dos piores indicativos nos últimos anos, apontando a má qualidade do ensino local.

    Fotos: Reprodução

 

 


Fonte: Longah
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem, conhecido popularmente como 'Coringa', foi preso pela Polícia Militar (PM), nessa terça-feira (11/09), suspeito de realizar assaltos na cidade de Porto, no Norte do Piauí.

Na abordagem feita pela PM, o homem teria reagido e entrado em confronto com os militares no bairro Piçarreira do Porto Marruás. O mesmo foi rendido após ser baleado. Em seguida, ele foi levado ao hospital pelos policiais e conduzido à delegacia.

'Coringa' fazia assaltos com outro homem, identificado como Wesley, preso há quatro dias, segundo a PM. Os dois teriam praticados roubos na região do Norte do estado, e buscavam joias, motocicletas, celulares e dinheiro.

 

 


Fonte: Portal Longah
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Luziane Freitas teve seu enterro cancelado, após populares acreditarem que apresentava sinais vitais, no município de Porto.  Sua morte havia sido anunciada no último domingo (29/07), a jovem esteva internada na UTI do Hospital Regional de Picos depois depois de ingerir grande quantidade de medicamentos.

“Percebemos que o corpo não ficou duro, ainda está frio e não exala mau cheiro, mesmo depois de 24h. Até saiu lágrimas dos olhos dela quando íamos levar o caixão para o cemitério”, disse uma moradora do local, identificada por Valnice.

Um médico soube do fato e foi até o local para analisar o corpo. O enterro teve de ser cancelado para novos exames, na tarde dessa segunda-feira (30/07).

O médico novamente confirmou a morte da jovem. Sem nenhuma prova que contrariasse o laudo médico, a jovem foi enfim enterrada na manhã desta terça-feira (31/07), em Porto.

 

 


Fonte: Com informações do portal Longah
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Por Rômulo Rocha – Do Blog Bastidores

O juiz Ulysses Gonçalves da Silva Neto, da Vara Única da Comarca de Porto, condenou Domingos Bacelar de Carvalho, o Dó Bacelar, à perda da função de prefeito e à suspensão dos direitos políticos por longos oito anos.

O atual gestor é acusado de se apossar de parte dos valores descontados do contracheque dos servidores públicos, por conta de empréstimos consignados, e não repassar o recolhido à instituição financeira Bradesco, entidade que contratou no período compreendido entre 2009 a 2012.

Segundo o Ministério Público, os descontos não repassados ao banco teriam ocorrido nos meses de novembro e dezembro de 2012. O não repasse dos valores obrigaria ao município a arcar com o débito junto à instituição financeira.

O juízo determina o envio do caso para o Ministério Público Estadual.

Da decisão cabe recurso para o Tribunal de Justiça.


Clique aqui e leia a matéria completa

(Equipe de Municípios)


Fonte: Por Rômulo Rocha – Do Blog Bastidores
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Agespisa investiu R$ 93 mil na recuperação do principal reservatório de água da cidade de Porto. Com capacidade para 200 mil litros, o reservatório elevado é responsável pelo armazenamento de 70% da água distribuída no município.

O serviço incluiu impermeabilização interna, reforço e envelopamento das estruturas dos pilares e melhorias na estrutura do entorno. Além de garantir maior salubridade na reservação da água para a população da cidade, a reforma também torna o sistema mais eficiente.

Outro benefício desse investimento é a garantia de mais segurança à população, como também aos servidores que fazem manutenções periódicas no reservatório.

Foto: Agespisa

(Equipe de Municípios)


Fonte: Agespisa
Comentar
Desperdício do material · 18/10/2017 - 13h28 | Última atualização em 18/10/2017 - 17h27

Livros da rede pública são jogados às margens de rodovia em Porto


Compartilhar Tweet 1



Com carimbos da Unidade Escolar Municipal Nilo Rêgo, dezenas de livros foram jogados no lixo no município de Porto, no Norte do Piauí. Imagens mostram o desperdício do material, ainda novo, que poderia está sendo utilizado em sala de aula.

Os livros didáticos são de diferentes disciplinas como matemática, português, geografia, química, física, arte, espanhol, sociologia e cadernos de exercícios. A grande parte do material está com embalagens fechadas e informações como nome e endereço da escola na etiqueta.

Clique aqui e leia a matéria

Fotos: Francisco Barbosa (Facebook)

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Visão do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Porto, Dó Bacelar, participou do Diálogo Municipalista, na Associação Piauiense de Municípios (APPM), nesta terça-feira (15/08), em Teresina.

Durante o evento, o governador Wellington Dias anunciou melhorias na saúde, como destinação de Ambulância e UBS para 224 municípios do Piauí. Na solenidade, esteve presente o senador Ciro Nogueira, vice-governadora Margarete, secretário de Governo Merlong Solano, deputados Júlio Arcoverde, Aluísio Martins e Georgiano Neto.

Nesta edição do evento, estão sendo discutidas práticas para a gestão de qualidade para o incremento de receitas, além de fortalecida a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.


PF investiga o caso · 07/08/2017 - 15h08 | Última atualização em 07/08/2017 - 15h48

Bandidos invadem agência dos correios e explodem cofre


Compartilhar Tweet 1



A agência dos Correios, da cidade de Porto, situada na Região da Grande Barras, foi arrombada durante a madrugada desta segunda-feira (07/08). Porto localiza-se a 197 km de Teresina. Os bandidos usaram explosivos para arrombar o cofre da agência.

De acordo com o Cabo PM José Luís, da Polícia de Porto, o crime aconteceu por volta das 2h30. O bando entrou pelos fundos da agência e abriu um buraco numa das paredes do local. Do lado de dentro, abriram o cofre com os explosivos e conseguiram fugir da cidade levando o dinheiro.

Por se tratar de um órgão federal, a agência dos Correios foi isolada para investigação da Polícia Federal. Câmeras de segurança instaladas na agência poderão ajudar na identificação dos bandidos.

Foto: Tribuna de Barras


Fonte: Tribuna de Barras

Compartilhar Tweet 1



Nesta quinta-feira (06/07), o assessor da cidade de Porto Orlando Paiva, participou do treinamento de capacitação do Portal da Transparência na Associação Piauiense de Municípios (APPM).
A qualificação tem como base na necessidade de ampliar os mecanismos técnicos e facilitar a inserção de arquivos.A capacitação foi gratuita para todos os municípios que ocorreu no auditório da entidade.

(Equipe de Municípios)

Salários não pagos · 03/07/2017 - 17h44 | Última atualização em 04/07/2017 - 11h36

TCE aceitou denuncia contra prefeitura na cidade de Porto


Compartilhar Tweet 1



A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado julgou procedente denúncia contra a prefeitura de Porto (PI), devido falhas no pagamento de servidores públicos, no exercício de 2016. Pela decisão, o atual prefeito Dó Bacelar tem 30 dias para apresentar o cronograma de regularização dos salários atrasados.

A Corte de Contas recebeu uma nota de alerta, que foi convertida em denúncia, a qual aponta, dentre outros fatos, que ao final do ano de 2016 o pagamento dos professores da rede municipal de ensino referente a dezembro foi feito em ordem alfabética, e somente até a letra “F”.

Clique aqui e leia: Prefeitura pagou salário dos professores só até a letra 'F'

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do 180graus

Compartilhar Tweet 1



O ex-prefeito da cidade de Porto, professor Manin, esteve presente na manhã desta segunda-feira (03/07), no Palácio de Karnak, em solenidade da liberação de recursos do Projeto Pontos de Cultura, que irá beneficiar a 80 municípios no Piauí. Ele estava acompanhado do deputado e secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma. A solenidade foi comandada pelo governador Wellington Dias.

(Equipe de Municípios)

Muitos são idosos · 28/06/2017 - 15h03 | Última atualização em 28/06/2017 - 15h04

Drama para eleitores que dormem na fila para regularizar título no interior do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Para regularizar o cadastro junto à Justiça Eleitoral, a população de Porto, Norte do Piauí, sofre com as grandes filas para conseguir atendimento. Moradores da Zona Rural chegam na tarde do dia anterior e dormem na calçada do Fórum. Muitos são idosos e utilizam papelão para dormir durante a noite. As senhas para atendimento são distribuídas às 7h.

O prazo para regularização encerra no dia 03 de julho. O não recadastramento acarretará no cancelamento do título que implica em vários impedimentos como cidadão, como recebimento de salários, empréstimos em bancos oficiais, a não obtenção de passaporte ou carteira de identidade, além de nomeação em concursos públicos.

Veja mais detalhes da matéria:

Da editoria de Municípios)


Fonte: Fotos: Francisco Barbosa

Os eleitores no município de Porto, estão dormindo em frente ao Fórum Eleitoral da cidade para conseguirem uma senha e, com ela, receber atendimento para fazer o recadastramento biométrico e a renovação do título de leitor.

A espera e as longas filas foram registradas por um dos moradores locais. Eles chegam por volta das 17 horas, alguns levam papelões para dormir na calçada, a espera do início do atendimento no dia seguinte.
Porto é um dos 40 municípios piauienses, localizados no norte do estado e no médio Parnaíba, em que os eleitores precisam fazer o recadastramento biométrico.
O prazo para recadastramento será encerrado no dia 03 de julho deste ano.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal 180 graus