Melhorias para o município · 26/10/2020 - 21h32

Deputado Gessivaldo Visita Obras em Porto-PI


Compartilhar Tweet 1



Na tarde dessa terça-feira (26) o deputado Gessivaldo Isaías visitou obras no município de Porto, localizado no norte do estado. Dentre elas um poço tubular e sistema de abastecimento de água na Unidade Escolar Otávio Falcão, fruto de uma emanada parlamentar destinada pelo deputado; e ruas dos bairros Alto Bonito, Bela Vista e nas proximidades do Cemitério, aonde já estão sendo construídos 5 mil metros de calçamento, através de requerimento do deputado ao Governo do Estado.

Gessivaldo Isaías, que é natural de Porto, visitou a escola e as ruas que serão calçadas, ele destacou a importância das obras para o município. “Estou hoje aqui custeando as obraste conversando com os moradores. Fico muito feliz em poder ajudar meu município com essas melhorias. Estudei na U. E. Otávio Falcão, aqui aprendi minhas primeiras letras, agora pude presentear toda comunidade acadêmica.”


Fotos: Lucas Oliveira

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem foi preso pela Polícia Militar da cidade de Porto, no Norte do Piauí, na noite desta quarta-feira (30/09), mas foi solto porque a delegacia da cidade estava fechada.

O homem foi identificado como Fábio, que espancou a esposa. Os policias foram acionados e testemunharam as agressões, prenderam o homem em flagrante, mas ao chegarem na delegacia, a encontraram com as portas fechadas.

O sargento J. Luís, comandante do GPM de Porto, gravou um vídeo mostrando a liberação do preso. Segundo ele, não é a primeira vez que isso acontece e esta é uma forma de resguardar a responsabilidade da Polícia Militar.

O caso de Porto é apenas mais um exemplo dos problemas enfrentados pela segurança do estado. Em praticamente todos os municípios a falta de assistências à população é uma constante.

Comentar
Polícia investiga o caso · 09/09/2020 - 00h01 | Última atualização em 09/09/2020 - 09h13

Porto: corpo de homem que teria sido sufocado por casal é achado boiando no Rio Parnaíba


Compartilhar Tweet 1



Pescadores encontraram nesta terça-feira (08/09) boiando nas águas do Rio Parnaíba em Porto, região Norte do estado do Piauí, o corpo do portuense Antônio José Miranda de Oliveira, de 41 anos de idade.

Ele estava desaparecido desde o último domingo (06/09) quando foi visto pela última vez participando de uma manhã de lazer com amigos, na coroa do Rio Parnaíba, local que tem atraído muitas pessoas aos finais de semana.

Os policiais militares, sargento J. Luís e o soldado Maycon do Grupamento da Polícia Militar da cidade foram acionados e isolaram o local. Técnicos do Instituto de Medicina Legal (IML) de Teresina estiveram na cidade e levaram o corpo para ser feito a perícia em Teresina.

Ainda não foi confirmado se o mesmo morreu por afogamento, mas o sargento J. Luís relata que de acordo com uma testemunha, o mesmo teria sido sufocado por um casal e em seguida jogado nas águas do Rio Parnaíba. A polícia civil deverá abrir inquérito para apurar o caso.

    Foto: Orlando Paiva
    Foto: Orlando Paiva
    Foto: Orlando Paiva
    Foto: Orlando Paiva

 


Fonte: Orlando Paiva
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um idoso identificado como Leônidas Ferreira da Silva, de 74 anos, foi achado morto dentro da própria residência nesse sábado (25/07), no bairro Cavas, em Porto, no Norte do Piauí. As informações são do NE10.

O corpo foi encontrado com os pés, mãos e boca amarradas sobre uma cadeira.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área. Ainda não há informações sobre os suspeitos e nem o que motivou a morte da vítima.

O caso que deve ser investigado pela Polícia Civil chamou bastante atenção da população.

 

Comentar
Por conta do Covid-19 · 01/05/2020 - 15h12

Prefeitura de Porto determina uso obrigatório de máscaras


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Porto emitiu nota para informar a população que obedecendo o decreto do governador Wellington Dias, fica decretado o uso obrigatório de máscaras.

    Reprodução

 

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Porto
Comentar

A cidade de Porto possui risco "muito baixo" de contágio pelo novo coronavírus, é o que mostra um estudo feito pelo geógrafo piauiense Hélio Ulisses, que elaborou um mapa dos municípios do risco de contágio comunitário por COVID-19 no Piauí com base na mobilidade pendular da população. O estudo foi baseado em modelos matemáticos da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.

Para a construção do mapa, o geógrafo levou em consideração o trânsito intermunicipal de pessoas para trabalhar e/ou acessar serviços diversos. No mapa, são classificados os municípios cinco escalas: Muito baixo – baixo – médio – alto – muito alto, do risco da COVID-19. O estudo foi divulgado no dia 31 de março.

Com informações de Portal Rede 1

Comentar
Cordel Coronavírus · 01/04/2020 - 21h36

CORONAVÍRUS EM CORDEL contaminação, sintomas e prevenção


Compartilhar Tweet 1



CORONAVÍRUS EM CORDEL sintomas e prevenção

Autor: Orlando Paiva(86)98106-6868

 

O mundo em desespero

Pânico para todo lado.

Um vírus está deixando

O planeta infectado.

O assunto virou manchete

Deixou o povo assustado.

 

Coronavírus é o nome,

Teve início no oriente.

foi lá pras bandas da China

E infectou muita gente.

Como um rastrilho de pólvora

Chegou logo no ocidente.

 

Essa pandemia é

Espécie de assombração,

Que tirando o nosso sono,

Parecendo obra do “cão”.

Mas nós vamos combater

Deus é nossa proteção.

 

O mundo está parando,

Quarentena mundial.

O cidadão evitando

Parar em um hospital.

Todos ficarem em casa

Este alerta é global.

 

As formas de transmissão

Deste vírus vil, malvado

Assim como a prevenção

Pra não ser infectado.

Aqui nesse meu Cordel

Ficará tudo explicado.

 

O vírus se espalha em

Espirro e tosse no ar.

Por gotículas expelidas

Ou pela boca ao falar.

Mas também pelo contato

De uma mão ao apertar.

 

LEIA NA ÍNTEGRA O CORDEL DO CORONAVÍRUS

Comentar
Polícia em ação · 31/03/2020 - 16h58 | Última atualização em 01/04/2020 - 08h01

Vídeo: bandidos armados realizam assalto com reféns e trocam tiros com a polícia


Compartilhar Tweet 1



Dois bandidos armados, realizaram um assalto na tarde desta terça-feira (31/03), no supermercado A Deuselina, no Centro de Porto. No local funciona um correspondente bancário do Bradesco. Foram momentos de terror, onde os bandidos levaram clientes como reféns.

    Reprodução/ Orlando Paiva

 

    Reprodução /Orlando Paiva

Os Policiais Militares de plantão no GPM do município de Porto, com seu pronto treinamento agiram rapidamente abortando o crime. Houve troca de tiros entre PM e bandidos, onde a polícia conseguiu prender um dos suspeitos. Testemunhas relatam que o comparsa fugiu baleado para o Maranhão.

As cenas são fortes, confira o vídeo e foto sem tarjas.

 

 


Fonte: Reprodução/Facebook Orlando Paiva
Comentar
CORONAVÍRUS · 30/03/2020 - 21h53 | Última atualização em 30/03/2020 - 22h11

Prefeitura de Porto inicia desinfecção nas vias públicas da cidade contra o Coronavírus


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Porto, através da Secretaria Municipal de Saúde, Equipe de Vigilância Sanitária e Agentes de Combate a Endemias, começou o processo de desinfecção das vias públicas, praças, hospital, Samu, calçadas e estabelecimentos de grande fluxo de pessoas, em combate ao coronavírus (COVID-19). 

A Secretaria também iniciou nesta segunda-feira, 30/03, a borrifação nas várias ruas e avenidas da cidade com a utilização de um carro. A equipe realizou hoje nas duas vias das Avenidas Presidente Vargas e Dirceu Arcoverde, e nesta terça-feira será na Rua São José e Avenidas Matias Olímpio e Didi Carvalho.

A partir desta terça-feira, 31/03, será sempre às 19:00h, desta forma a Secretaria pede que neste horário, a população fique dentro de casa, para colaborar com o trabalho dos Agentes de Endemias no combate e prevenção ao coronavírus.

 


Fonte: Jornalista Orlando Paiva
Comentar
CORONAVÍRUS · 27/03/2020 - 23h29 | Última atualização em 27/03/2020 - 23h46

Cidades da região dos Cocais possuem casos com SUSPEITA do novo Coronavírus


Compartilhar Tweet 1



O boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, no final da tarde desta sexta-feira (27/03), mantém em 9 os casos confirmados de coronavírus no Piauí. No estado, apenas em Teresina há confirmações de infecção por coronavírus.

Setenta cidades tem casos suspeitos e em 153 não há notificações.

De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, as cidades da região dos Cocais com SUSPEITOS são:

Porto
Matias Olímpio
São João do Arraial
Miguel Alves
Esperantina
Barras
Batalha
Joaquim Pires
Morro do Chapéu

 

Comentar
NOTA DE PESAR · 27/03/2020 - 14h38 | Última atualização em 27/03/2020 - 15h26

Câmara de Comércio do Mercosul divulga Nota de Pesar pelo falecimento Prefeito de S. José do Divino


Compartilhar Tweet 1



A Câmara de Comércio do Mercosul e Américas, através de seu Presidente e Diretores, vem manifestar o seu mais profundo sentimento à família e a população de São José do Divino PI. É com profundo pesar que recebemos a noticia do prematuro falecimento do Prefeito de São José do Divino, município integrante do Consórcio Intermunicipal do Território dos Cocais, Sr.Antonio Nonato Lima Gomes.

 


Fonte: Jornalista Orlando Paiva
Comentar
NOTA DE PESAR · 27/03/2020 - 14h35 | Última atualização em 27/03/2020 - 15h26

Presidente do CITCOCAIS divulga Nota de Pesar pelo falecimento do Prefeito de São José do Divino


Compartilhar Tweet 1



O Prefeito de Porto e Presidente do CITCOCAIS, Prof. Dó Bacelar, divulgou Nota de Pesar em nome do CITCOCAIS, pelo falecimento do Prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antonio Felício (PT), 57 anos.

O Prefeito Antonio Felício morreu na madrugada desta sexta-feira, 27, no pronto-socorro do município de Piracuruca com diagnóstico clínico de Covid-19. Ele foi sepultado por volta das 9h30 em cemitério da cidade e na despedida fizeram um cortejo rápido. Até a conclusão do exame do prefeito no Lacen (Laboratório Central), os funcionários da sede da prefeitura – um total de 15 – ficarão de quarentena.

 


Fonte: Jornalista Orlando Paiva
Comentar

O Prefeito Municipal de Porto, Prof. Dó Bacelar, publicou nesta segunda-feira (23/03), dois Decretos Municipais, onde declara situação anormal em Porto, caracterizada como “Situação de Emergência”, decorrente da Pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e também Declara situação anormal caracterizada como “Situação de Emergência” as áreas do Município afetadas pelas fortes chuvas e enchentes ocorridas nos últimos dias.

    AsCom/ Prefeitura de Porto

 

DECRETO Nº 025/2020 – “Situação de Emergência” as áreas afetadas pelas fortes chuvas e enchentes

DECRETO Nº 026/2020 – “Situação de Emergência” decorrente da pandemia do novo coronavírus.


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Porto
Comentar

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto, que tem à frente o enfermeiro Murillo Sotero, comunica a existência de um caso suspeito do coronavírus na cidade. Ele informa que a equipe da Saúde coletou amostra do referido paciente que apresenta sinais e sintomas do Covid-19, se enquadrando assim como caso suspeito da doença.

    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto

A amostra foi enviada com urgência para o Laboratório Central do Piauí(LACEN-PI), onde será feita a análise e o resultado divulgado em breve. Vale ressaltar que este paciente está em isolamento domiciliar, seguindo todas as normas e medidas de segurança preconizadas pelo Ministério da Saúde, sendo monitorado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Porto.

 

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Porto
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Porto, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de criar medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), a que tem à frente o enfermeiro Murillo Sotero, montou nesta segunda-feira (23/03), uma ala no Hospital Municipal Roosevelt Bastos, exclusiva para atendimento de pacientes sintomáticos.

    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto

O Secretário Murillo Sotero informa à população, que será desativada temporariamente neste período de pandemia do Coronavírus, a clínica de fisioterapia para montar uma ala em anexo ao Hospital Municipal Roosevelt Bastos, onde será instalado 01(um) leito em sala de isolamento e 02 leitos com isolamento de barreira física, local que será usado exclusivamente no atendimento de pacientes sintomáticos. Uma das duas ambulâncias do Hospital ficará à disposição desta ala, sendo usada para transportar pacientes dentro da cidade ou de maior complexidade para Teresina.

    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto

 

    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto

 

 

 


Fonte: FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Porto, Prof. Dó Bacelar, está mobilizando as equipes da Defesa Civil Municipal, coordenada por Renato Bezerra e a Secretaria de Assistência Social, à frente Profª Lourdes Sousa, para prestar assistência às famílias que tiveram suas casas alagadas nas últimas horas, devido à enchente do Rio Parnaíba.

    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto

 

De acordo com o Secretário Renato Bezerra, uma equipe da Prefeitura de Porto está monitorando e mapeando as áreas mais afetadas.

“As famílias alagadas moram em área de risco, onde as mesmas já haviam sido alertadas para deixarem estes locais.  Áreas essas onde as famílias já foram contempladas com casas do Governo Federal em enchentes passadas. Porém algumas venderam estas casas ou alugaram e voltaram para os mesmos locais de risco” – Informa o membro da Defesa Civil Municipal.

    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto

 

Desta forma, uma sugestão das equipes que estão auxiliando estas famílias, é que as mesmas se alojem na casa de familiares.

 

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Porto
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Porto, Prof. Dó Bacelar, presidente do CITCOCAIS e embaixador do Mercosul no Piauí, se destacou na região norte ao do Piauí, ao trazer empresários nacionais e internacionais para realizarem investimentos no território dos Cocais, gerando desenvolvimento para a região que agrega 14 municípios.

    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto

 

    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto

 

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Porto
Comentar

O município de Porto, será piloto em um programa educacional desenvolvido baseado em Singapura, que é considerado um dos melhores sistemas de educação do mundo, obtendo altos resultados no Programa de Avaliação Internacional de Alunos (Pisa, na sigla em inglês). Cinco escolas da rede municipal de ensino de Porto, totalizando quase mil alunos, receberão as ações do Projeto CIS Educar, que tem o Programa Jornada do Ser. Serão três escolas da sede e duas da zona rural.

    FOTO: AsCom/Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/Prefeitura de Porto
    FOTO: AsCom/Prefeitura de Porto

O Prefeito Municipal, Prof. Dó Bacelar, juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Ivanete Rocha, participaram da apresentação deste projeto piloto em Teresina, onde conheceram a forma de atuação do programa, assim como os impactos positivos que o mesmo irá promover na educação municipal portuense.


Fonte: AsCom/Prefeitura de Porto
Comentar
Porto · 28/02/2020 - 10h14 | Última atualização em 28/02/2020 - 10h58

Secretaria de Cultura de Porto inicia inscrições para tradicional Via Sacra/Paixão de Cristo


Compartilhar Tweet 1



As inscrições para quem deseja participar da tradicional encenação teatral da Via Sacra(Paixão de Cristo) em Porto/PI começam nesta sexta-feira( 28/02). Maiores informações com o Secretário Municipal de Cultura Wellington Costa ou pelo fone (86)98831-5029.

    FOTO: AsCom/ Prefeitura de Porto

 

Realização: Secretaria Municipal de Cultura
Apoio: Secretaria Municipal de Comunicação
Patrocínio: Prefeitura de Porto

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de Porto
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em comemoração aos seus 41 anos de criação, a Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizou, nesse sábado (18/01), confraternização que reuniu, no município de Demerval Lobão,  prefeitos de todo o Estado, bem como deputados federais e estaduais, a vice-governadora Regina Sousa e funcionários da entidade de classe municipalista. A celebração começou com o 1° Torneio Integrado de Futebol dos Prefeitos do Piauí, realizado no estádio municipal Helvídio Nunes.

E o prefeito de Porto,Dó Bacelar, que esteve presente no local falou sobre sua expectativa para o ano de 2020,onde o seu município irá  completar 100 anos . 

  

Confira: 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Prefeito de Porto, Profº Dó Bacelar, sancionou neste mês de dezembro, Lei que cria a Secretaria Municipal da Juventude na cidade de Porto. Esta nova Secretaria terá como finalidade entre outras, propiciar a inclusão social dos jovens por meio de ações voltadas às áreas de esporte, lazer, cultura, educação e saúde.

O Projeto de Lei que é de autoria do Presidente da Câmara vereador João Elton, é mais um passo nas políticas públicas para os jovens portuenses e a criação desta Secretaria era um compromisso de campanha do prefeito Dó Bacelar e do vice-prefeito Elias Pessoa.

LEIA A LEI NA ÍNTEGRA – LEI 512-2019

 

Comentar
Plantão 24 horas · 26/12/2019 - 12h15 | Última atualização em 26/12/2019 - 12h16

SAMU 192 chega no município de Porto e estará funcionando em breve


Compartilhar Tweet 1



Já está em Porto a ambulância do SAMU 192, que estará funcionamento em breve atendendo a população portuense. Serão sete profissionais em escala de plantão 24 horas por dia (enfermeiro, técnicos de enfermagem e motoristas).

Mais uma ação da gestão do Prefeito Prof. Dó Bacelar e do vice-prefeito Elias Pessoa, que teve Projeto do SAMU elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Enfermeiro Murillo Sotero, e aprovado junto ao Ministério da Saúde.

    Foto: reprodução/Porto
    Foto: reprodução/Porto
    Foto: reprodução/Porto

 


Fonte: Prefeitura de Porto
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Porto, que tem como Prefeito Prof. Dó Bacelar, está realizando a instalação de sistemas de abastecimento d’água, com a instalação de caixas d’água e chafarizes nas comunidades Paulos, região do Estanhado e Canto da Canoa, zona rural de Porto.

De acordo com o gestor municipal, esta ação da Prefeitura tem como finalidade garantir o fornecimento de água potável de qualidade, às dezenas de famílias que residem nestas localidades.

    Foto: reprodução/Prefeitura de Porto
    Foto: reprodução/Prefeitura de Porto
    Foto: reprodução/Prefeitura de Porto
    Foto: reprodução/Prefeitura de Porto

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Porto/Pi, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem como Secretária Lourdes Sousa e do CRAS, realizou na última sexta-feira, 20/11, a entrega de 800 kg de peixes para famílias residentes no Bairro das Cavas.

Os peixes distribuídos foram adquiridos através da Compra Direta da Agricultura Familiar local com recursos do MDA e do MDS do Governo Federal. Esta ação garante renda aos produtores de peixe do município, pois fortalece a agricultura familiar, contribuindo com mais distribuição de renda e movimentando a economia local.

    Foto: reprodução/Prefeitura de Porto
    Foto: reprodução/Prefeitura de Porto
    Foto: reprodução/Prefeitura de Porto

 


Fonte: Prefeitura de Porto
Comentar

Compartilhar Tweet 1



As escolas da Prefeitura de Porto/Pi, receberão em 2020 atividades do Programa “Samuzinho na Escola”, onde as aulas visam conscientizar os alunos sobre a importância do serviço em Porto.

Serve também para orientar os alunos para prevenir acidentes em casa, na escola e ainda prestar solidariedade ao próximo em caso de algum acidente.

Comentar