'Parlamentar do Futuro' -

Francisco Limma apresenta projeto que busca vivência parlamentar para alunos da rede pública

O presidente da Escola do Legislativo, deputado Francisco Limma, apresentou, nessa quinta-feira (23/03), o projeto "Parlamentar do Futuro". A iniciativa visa reunir estudantes de todo o Piauí em uma experiência de três dias para vivenciarem a rotina de parlamentares da Assembleia Legislativa. O programa será realizado em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação.

A iniciativa, presente em outras casas legislativas, como o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, envolve os alunos matriculados nas escolas públicas do estado do Piauí para estimular a formação política e cidadã dos jovens, além da compreensão da sociedade sobre o papel dos parlamentares.

Foto: Ascom

"Durante três dias, eles vão conhecer a Assembleia Legislativa, como funciona o plenário e as comissões, apresentar e discutir projetos. Nós vamos transformar a Alepi em um parlamento jovem. É uma estratégia de aproximação do parlamento com a sociedade, desenvolvendo atividades que fortaleçam a cidadania", explica o deputado Limma.

Em um processo semelhante às eleições para deputados, as 21 Gerências Regionais de Educação realizarão um processo eleitoral para escolha de 30 alunos dos 12 territórios de desenvolvimento do Estado.

Os estudantes terão três dias de experiências na Assembleia Legislativa, acompanhando os processos legislativos e os trâmites legais, com acesso ao plenário e as discussões das comissões setoriais da Casa.

Estiveram presentes na reunião de apresentação do programa, o presidente da Escola do Legislativo, deputado Francisco Limma; o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva; o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira; e a diretora da Escola, Patrícia Vasconcelos.

Segundo o deputado, o programa deve ser lançado nos próximos meses, com o início da execução ainda em 2023.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco